Page 1

www.folhadocerrado.com.br

"Sua empresa anunciada na Folha do Cerrado vira Notícia. Notícia aqui tem mais Veracidade e Credibilidade. É coisa séria!!! ” Balsas-MA - Setembro de 2011 - Edição 42ª - Ano VII - Jornalista Diretor: Carlos Airton Rocha - MTb/DRT/SP 17.706 A Folha do Cerrado é enviada para mais de 10.500 e-mails, em PDF ou JPEG. A verdadeira Informação para o crescimento do Cidadão. Obrigado, empresariado, pela sua colaboração.

FOLHARadar Abóbora de 800 kg é desclassificada de concurso no Alasca

Proprietário de várias casas alugadas e de uma lotérica, o sr. Ariosto esqueceu que uma delas fica no centro de Balsas. Na rua 15 de Novembro, atrás dos Correios, ao lado da Igreja Matriz, há anos sem um inquilino e sem limpeza, o local é repleto de mato e de pessoas desocupadas ou drogadas, que tomam conta diuturnamente. Dia desses, calor aos 40°, o fogo tomou conta do capim seco e das palhas de coco caídas, se alastrando para a casa vizinha, causando prejuízo enorme no forro de PCV da casa. Além de causar alvoroço entre os vizinhos que se adiantaram em apagar e aos bombeiros que se deslocaram aos montes.

Muita gente ainda está duvidando que estes dos empreendimentos não sejam concluídos até o final do ano. Mas o prefeito Chico Coelho respondeu à reportagem da Folha do Cerrado que para ele isso é questão de tempo. Pág. 06

Um encanador de Anchorage, no estado do Alasca (EUA), viu sua abóbora, que ele estima ter mais de 807 quilos, ser desclassificada de um concurso local por causa de um pequeno furo na superfície. Dale Marshal cultivou a fruta gigante em uma estufa. Fora da competição, a abóbora, no entanto, é um caso raro. O recorde mundial foi de uma com 821 quilos. Já a competição de abóboras gigantes deste ano no estado foi vencida por um exemplar com quase 584 quilos.

Preso na 11ª Delegacia de Balsas, por faltar com a pensão alimentícia, este pai cumpre pena em cela aberta, mas para compensar as horas paradas e gerar receita para o pagamento das pensões pendentes, ele fabrica, ali mesmo, jarros de papel cartolina (porta trecos, etc), artesanatos criativos, para serem vendidos. Ele disse à redação da FolhaRadar que air dali não pretende mais deixar de pagar a dívida com os filhos. Que vergonha!

O corpo de Bombeiros fizeram notificação, mas a prefeitura deveria tomar duras providências em relação a este tipo de abandono. É feio e inúltil. Vale multas pesadas!

Por falar em calor de 40° C, a temperatura esses dias na região tem fritado ovos na pedra e faz do peito da vaca sair queijo, de tão quente que está esta terrinha. Para a menizar o calor muitos recorrem aos balneários que a cidade pode oferecer, sem nenhuma restrição. No caso desta foto, o local é no rio Maravilha, ponte de concreto, sentido Riachão. Centenas de famílias e namorados, amigos descem a pé, de carro ou moto para se divertir, esfriar a mente. Água pouco turva, muita areia e pedras ovais no fundo, pouco corrente e raso, o rio é feito para quem leva crianças ou pessoas que não aprenderam a nadar. Vale a pena conferir! Resistir a um bom banho nesta época é difícil!

A rádio Boa Notícia (AM 770) comemora, neste mês de setembro, 07 anos de existência fazendo sua marca entre as melhores e mais ouvidas do Brasil, de acordo com as estatísticas do site www.radios.com.br. No país, no mês de agosto, a Boa Notícia ocupou o 436º lugar com 242 visitas, entre as 926 on

line mais ouvidas. A Globo AM do Rio é a 1ª. No estado do Maranhão, a emissora ocupou o 27º lugar no mês passado, em 1º lugar está a Mirante AM de São Luis/MA. No segmento das rádios Católicas, ocupa o 28º lugar, no país, entre as 60 católicas. A rádio Colméia, de Maringá/PR, está em 1º.

Correto em seus negócios e zeloso pelo patrimônio local, o proprietário do Grupo Mateus, Ilson Mateus, certamente não tem conhecimento do que acontece diariamente na entrada da logística do Armazém, na Av. Cel. Fonseca, em Balsas/MA. O tumulto começa assim que as carretas bi-trem fazem manobras para despejar suas

mercadorias. Haja paciência dos motoristas balsenses. Se arriscam por trás de carretas enguiçadas ou atravessadas, por tempo indeterminado. Achando pouco, na rotatória da mesma avenida, uma carreta faz outra manobra na contramão, ao sair da distribuidora Invicta, subindo nos ovais brancos.


02

TODA INICIATIVA PREVALECE NOSSO APOIO...

A governadora Roseana Sarney acompanhou, dia 20/08, via videoconferência, no Salão de Atos do Palácio dos Leões, a reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural que, na sede do IPHAN, em Brasília, avaliou o registro do Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão como Patrimônio Cultural do Brasil. Representantes do Iphan, secretários de Estado e integrantes de grupos de bumbameu-boi de diversos sotaques estiveram presentes. A proposta foi apresentada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pela Comissão Interinstitucional de Trabalho no ano de 2008. A comissão é composta pela Superintendência Regional do Iphan e atual Superintendência do Iphan no Maranhão, Secretaria de Estado

de Cultura, Fundação Municipal de Cultural, Comissão Maranhense de Folclore, Grupo de Pesquisa Religião e Cultura Popular da UFMA, representantes dos Grupos de Bumba-meu-boi dos Sotaques da Baixada, Matraca, Zabumba, Costa-de-mão, Orquestra e de Bois Alternativos. Ao fim da votação, a governadora Roseana falou sobre os planos de comemoração do título: "Vamos fazer uma festa sim para comemorar este momento e pretendemos que seja quando a comissão vier entregar o título. Queremos que a ministra, os conselheiros, principalmente, o Luís Felipe Andrés, que defendeu este voto de maneira tão dedicada, compartilhem dessa festa com a gente", finalizou.

Leandro Amaral Barbosa (foto abaixo) matou o “tio” Antonio com facadas, cortou seus membros e decepou a cabeça, depois jogou tudo em um poço, nas proximidades da casa. Já conhecido da PM, com passagens por outros atos criminais, Leandro foi à delegacia se entregar. Mesmo assim, ainda poderá ficar em liberdade por ser réu primário e se declarar com problemas mentais. O crime chocou o município de Balsas, mesmo com tantas atrocidades que vem acontecendo ultimamente. Pior de tudo é que não se descobriu o motivo da barbaridade, apesar que Antonio já não estava mais com sua esposa, tia consanguínea de Leandro.

A matança hedionda das plantas nativas como o buritizeiro, em Balsas, está se tornando uma prática cada vez mais comum aos olhos da população local. Na Lagoa do Jardel, dito de preservação e futuro parque ecológico, como também nos riachos afluentes do Rio Balsas (riacho Nazaré e São Caetano) transformam-se dia a dia em um cemitério de espigões de uma fruta tão desejada pelo sabor culinário e cientificamente de ênias utilidades para a medicina terapêutica. A Secretaria do Meio Ambiente fechou os olhos para os quesitos básicos de preservação da natureza e aderiu à destruição destas plantas em prol do progresso e comodidade de poucos. Liberou a matança coletiva de buritizeiros e coqueiros para a construção de uma casa para o sr. Marciano Longo, em terreno a menos de 30 metros do leito do córrego e acima de tudo, sobre uma nascente, de acordo com o coordenador do Ibama em Balsas, Felipe, que entrou com ação judicial na promotoria pedindo o embargo da construção.

Para Felipe, o caso se resume em crime ambiental, não se tratando somente da preservação da espécie de planta mas a utilidade que ela tem perante as nascentes que ela transforma, levando água para o rio. Para melhor ter direito de construir destruindo a natureza, Longuim, como é mais conhecido se dispôs a

COMECE AGORA, ANUNCIE!!!

plantar outras mudas, em área distante das margens do rio e plantas não frutíferas.

A Secretária do Meio Ambiente assina autorização de corte dos buritizeiros alegando que os mesmos estão obstruindo o terreno

onde será construído imóvel residencial, em troca das 50 mudas, conforme expedido em 22/06/2011 Autorização de nº 004/11, assinada pela secretária adjunta Bernadete Alencar. Enquanto isso, Felipe aguarda conclusão judicial, na esperança de que o ambiente, já danificado, porém recuperável, possa ser salvo e o córrego tome vida novamente. Como também os pés de buriti e coqueiros possam ter suas raízes livres do aterro que tira sua vida aos poucos.

Gesso, Placas, Blocos

José Carlos Tel: (99) 3541-2528 Cel: (99) 8811-6426

Munidos de lampião aceso e muitas faixas e cartazes as comunidades que esperam pelo benefício do governo federal no programa Luz Para Todos lotaram o plenário da Câmara Municipal, com a anciosa vontade de receber o ausente ministro das Minas e Energia, Edson Lobão. Mas a audiência, que teve mais cara de sessão itinerante do Legislativo maranhense transformou-se em pré comício para as eleições 2012, quando o Dep. Stênio Resende disfarçadamente lança o sogro Dr. Francisco Martins candidato a prefeito de Balsas. Entre muita discussão e esclarecimentos vazios os representantes do Legislativo ouviram os clamores dos pobres moradores do sertão e das comunidades onde o programa Luz Para Todos se transforma em Luz Para Poucos.

Bom será se não acontecer como a audiência pública da Telefonia, que não teve nenhum respaldo concreto até o momento. Pelo menos aqui há uma luz no fim do túnel, a caminho.

Balsas, setembro de 2011


03

NÃO DEIXE PARA AMANHÃ SUA NOTÍCIA DE HOJE...

ANUNCIE SUA EMPRESA AQUI.

Balsas, setembro de 2011

CNBB/Regional 5

Foram mais de dois milhões de jovens que participaram da missa com o papa Bento XVI, justamente numa Espanha secularizada, cujo governo socialista de Zapatero tem agido tão duramente em relação aos princípios cristãos ortodoxos. Mesmo assim, a presença de tantos jovens na praça, comprovou ao mundo que por passa, o papa atrai multidões, e continua sendo ouvida a sua mensagem, que é a do próprio Cristo. O mais emocionante foi quando Bento XVI confirmou que a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) será realizada em 2013, na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro. Ele rezou para que Deus lhe dê saúde e forças para estar presente no evento, pois hoje conta com 84 anos, mas demonstrou na Espanha que está firme na missão de chefe da Igreja Católica. Os jovens que estiveram bem perto de Bento XVI ficaram admirados com a sua humildade, e cada dia mais o papa vai conquistando o coração de muitos que viam nele apenas o homem da ortodoxia, ao tempo em que presidiu, como cardeal, a Congregação para a Doutrina da Fé. Bento XVI é um

Depois da constituição da Política Nacional de Juventude (Lei 11.129/2005) e da criação da Secretaria Nacional de Juventude, do Conselho Nacional de Juventude, da execução do PROJOVEM e de políticas universais em várias áreas, muito vem se destacando na política e no mercado de trabalho o conceito de juventude politicamente correta, mas mesmo assim ainda faltam rever muitas políticas de apoio aos jovens que pensam no bem da sociedade e no futuro. No domingo, dia 18/09, o CRB em Balsas cedeu seu palco para discussões centradas em 04 eixos temáticos, para dar maior segurança no futuro desta juventude maranhense, que não vê nenhuma expectativa nas eleições senão com a sua participação. Com os 04 eixos temáticos: Direito à Diversidade e Vida Segura; Direito ao Território e Direito à Experimentação e Qualidade de Vida; Direito à Participação; Direito ao Desenvolvimento Integral, os

resistir, defender, construir”, e o lema “Precisamos destruir as forças que destroem o planeta”(cf. Ap 11, 18 c). Este tema foi escolhido para refletir o tema da Campanha da Fraternidade de 2011 a partir da realidade concreta do povo maranhense.

dos maiores intelectuais do mundo, como teólogo de primeiríssima linha, e vem transmitindo com clareza o sentido de ser Igreja e a mensagem do Evangelho, dando aos jovens o conteúdo de que tanto precisam, para viver uma vida digna e santa, em nossos dias. Certamente será uma grande confraternização a visita do papa ao Rio de Janeiro, em 2013, onde se espera inclusive que o pontífice beatifique a Princesa Isabel, como deseja o Movimento que leva o seu nome, e que irá

mais de 1.000 participantes, alunos de escolas públicas, das cidades do sul do Maranhão: Balsas, Carolina, Riachão, São Raimundo das Mangabeiras, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Alto Parnaíba, Loreto, Feira Nova do Maranhão, Tarso Fragoso, São Domingos do Azeitão, Benedito Leite, Sambaíba, São Félix de Balsas, São Pedro dos Crentes Nova Colinas, Imperatriz, Açailândia, Amarante do Maranhão, João Lisboa, Itinga do Maranhão, Estreito, Porto Franco, Bom Jesus das Selvas, Senador La Rocque, Sítio Novo, Buritirama, Davinópolis, Cidelândia, Campestre do Maranhão, São Pedro da Água Branca, Governador Edison Lobão, São João do Paraíso, Montes Altos, São Francisco do Brejão, Vila Nova dos Martírios, Ribamar Fiquene, Lajeado Novo, Buriticupu, puderam expor seus anseios para a garantia de uma sociedade mais justa e uma juventude segura. Dentre os múltiplos requesitos abordaram-se:

celebrar os 90 anos de seu falecimento, em novembro próximo. A Princesa Isabel é nascida no Rio de Janeiro e tem uma vida exemplar, de grandes virtudes heróicas, chamada A Redentora do Brasil, por ter perdido o trono brasileiro, por libertar os escravos. Esperamos então que a visita do papa seja mais um momento de revigoramento da fé católica em nosso País, e que toque o coração de muitos jovens para aceitar Jesus Cristo como “caminho, verdade e vida”.

-Que a secretaria estadual de educação e juventude possam desenvolver campanhas e programas de combate a intolerancia e ao racismo, com afiscalização do conselho estadual de juventude. -Incluir a disciplina de educação no trânsito e socioambiental na grade escolar desde o ensino fundamental e educação econômica. -Construção e ampliação de escolas de nivel medio nas zonas rurais e urbanas com quadras poliesportivas cobertas. -Mais investimento nos acadêmicos recém formados garantindo a experiência e o emprego. Presentes nesta 2ª Coferência Estadual da Juventude estiveram o dep. Stênio Resende; o sec. Est. da Juventude Marco André Campo; o presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES de Pio XII) Assis Filho; chefe de Gabinete de Balsas Paulo Fonseca e o candidato a prefeito de Balsas Chico Martins.

O Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão) realizou dias 10 e 11/09 a sua 11ª Romaria da Terra e das Águas. O evento aconteceu no Distrito de Piquiá, município de Açailândia, na diocese de Imperatriz. Todas as 12 dioceses do R e g i o n a l participaram com representações significativas e apresentações diversas. A missa foi o ponto alto do evento, concelebrada por nove bispos e mais de 70

O relatório: desenvolvido pela Sociedade Maranhense d e D i r e i t o s Humanos(SMDH) em parceria com o Movimento N a c i o n a l d e D i re i t o s Humanos (MNDH), com o apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviços (CESE), apresenta diversos aspectos dos impactos da monocultura da soja na microrregião do Baixo Parnaíba maranhense (dados de 2008). O livro: publicado pela Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE), A agricultura familiar da soja na região sul e o monocultivo no Maranhão: duas faces do cultivo da soja no Brasil traz o resultado das pesquisas de Sérgio Schlesinger (PR) e

padres, contou com a participação de mais de dez mil pessoas. Houve também a caminhada do povo de Deus, numa extensão de aproximadamente quatro quilômetros.

A romaria foi preparada durante um ano por uma equipe de trabalhos do Regional, que procurou envolver os fiéis na sua preparação a partir de um subsídio com quatro encontros para reflexão que foi realizado por grupos de

O tema da romaria deste ano foi “Terra, água, direitos:

rua em todo o estado do Maranhão.

Sidemar Presotto Nunes (RS) e d o P r o f . D r. d o Departamento de Ciências Sociais da UFMA, Marcelo Carneiro, que apresenta o caso da soja na região do Baixo Parnaíba e na cidade de Balsas.

documentário foram lançados pela SMDH no dia 1º. de setembro, no Auditório do Memorial Maria Aragão. A SMDH integra o Fórum de Defesa do Baixo Parnaíba, conjunto de organizações que têm se preocupado em estudar a p ro b l e m á t i c a d a s o j a naquela região.

O documentário: A soja na Terra das Chapadas tem roteiro filmagem e edição de Murilo Santos. Relatório, livro e

Maiores informações: SMDH, (98) 3231 1601, 3231 1897.

O juiz da Comarca de Carolina Makurkiévicz Saraiva de Sousa Cruz sentenciou, dia 30/08, Genilson Conceição da Silva e Maurício Reis Ferreira da Silva pelo assassinato de Maria de Lourdes Matos Tavares, ocorrido em 29 de abril deste ano. A vítima era proprietária da Pousada Tavares localizada na Avenida Getúlio Vargas, no centro de Carolina. Maria de Lourdes havia acolhido em sua propriedade a dupla mais a menor M.P.C, namorada de Maurício. Segundo familiares, o trio estava hospedado na pousada desde dez dias antes do crime e a menor havia sido internada no Hospital Municipal de Carolina por sofrer problemas neurológicos, além de está grávida.

Lourdes. Como o veículo apresentou problemas mecânicos, os latrocidas abandonaram-na na Rua Imperatriz, próximo ao local do crime. Genilson e Maurício foram presos, dia 1º de maio, no povoado Canabrava, no município de Riachão.

Após roubarem apenas R$ 62 da vítima e a matarem, os assassinos roubaram a motocicleta de Pedro Alcântara Matos Tavares, filho de Maria de

Genilson Silva foi condenado a 25 anos de reclusão por ter sido ele o autor dos golpes de faca contra a vítima. Maurício Reis foi condenado a

24 anos e três meses de reclusão. Os assassinos deverão cumprir suas penas em penitenciária da capital do estado. Conforme a sentença, as penas originais dos assassinos foram aumentadas em três anos cada pelo agravante da confissão e crime contra maior de 60 anos. O juiz também determinou que Genilson Silva cumpra ainda 500 dias-multa e Maurício Reis 480 dias-multa. Maranhão News.com


04

SAIR DO ANONIMATO É SAIR DA CRISE...

Eh! Seu Zilbene. Saiba que sua sinalização tem várias utilidades nas ruas de Balsas. Até para banheiro ou banheira...

A policial militar Flávia Andréia esteve na comemoração do Dia do Soldado, no 4º BPM, ao lado do seu esposo, oficial do corpo de Bombeiros e de seu bebê.

ANUNCIE SEM MODERAÇÃO !!!

Quando se trata de beleza feminina Balsas não esconde a quantidade de mulheres que viram os olhos masculinos, ainda mais quando o tema é desfile. O já tradicional desfile da negra balsense firmou-se n Selva de Pedra ao som de Mulequinho, onde a passarela é cercada e os aplausos ressoam entre o show belas pernas e rostos suaves estampados de sorriso, mesmo que o resultado final não dê o título.

Na mesa de jurados Marcos Rocha e Rochinha se apoiaram no olhar do radialista Manoel Carvalho, que manifestou vários palpites indecisos pelo contingente de beleza.

Já que se fala tanto em herdeiros, vamos falar também de mais um, mas cuidado. Não confunda: talento que vem no dom e talento de aprendizagem. Leozinho é puro DNA da música mais popular do Brasil, o Forró. O garotinho tem apenas 08 aninhos e tira de letra uma sanfona, tantos das pequenas quanto as de porte médio, devido ao seu tamanho pequeno. Leozinho é neto da professora Ana Lúcia Leite (grande talento de ‘fessora’), mas descobriu-se que também é sobrinho de Marquinhos Motta, fundador da banda Herdeiros do Forró. E agora cantam juntos em uma música do novo CD, compôs a música “Meu Amor”. O novo herdeiro do forró também não perde tempo quando o negócio é divulgar seu talento. Tendo passado por vários canais de TV desde que iniciou a carreira, não sente a menor timidez ao se apresentar, mesmo que os pais estejam ao seu lado ou outros cantores ou sanfoneiros mais experientes.

Balsas, setembro de 2011

O galã do brega e vaquejadas Mariozan Rocha passou em Balsas, numa turnê pelo sul do Maranhão. Visitou lojas, percorreu o centro comercial da cidade... Numa dessas paradinhas para fugr dos fãs, enfiou-se na Loja Mix, onde seu proprietário Jardiel chamou o empresário da Marissol Confecções, Allan Douglas para fotos com o cantor. Dá-lhes paraibanos. Na rua muita gente para fotos, mas no show... faltou fãs.

Se para muitos o Dia do Comerciário é dia de descanso, pelo menos para a maioria dos balsenses é dia de solidariedade. O que aconteceu no BNB Clube, 20 de agosto foi dia de doação e comunhão. A turma que colabora para o aumento do PIB local aproveitou para se dar um pouco e neste dia souberam levar 01 kg de alimento não perecível para ajudar a quem passa fome - que ainda tem muitos em Balsas, mesmo com o Bolsa Família aí, que mantem muitas famílias amparadas no programa de governo.

Ele merece uma carona da JR 4000, mas Miranda, fã de vaquejada, pe quem pegou carona nos ombros de Amado Edilso. O show foi simplesmente fantástico para quem foi. Miranda curtiu Amado em seu escritório.

Fleiton e sua futura esposa entendem que do Dia do Comerciário, não é só para descanso nem para divertimento, mas para acender mais uma vela no fim do túnel daqueles que às vezes perdem a esperança de viver dignamente.

Parabéns Leozinho do Acordeon!!!

Eduardo Jr. Carvalho, filho de Iracema e Eduardo Carvalho Feitosa, visita lixão onde crianças catam restos de comida. Como o pai, ele também é contra a miséria e a exploração de menores no trabalho. Tá no DNA.

(99)


Balsas, setembro de 2011

005

Dia do Soldado é comemorado em todo o Brasil, no dia do nascimento de Luís Alves de Lima e Silva Marechal de Exército - Duque de Caxias - Patrono do Exército Brasileiro (25 de agosto 1803 - 7 de maio 1880). Nasceu na Fazenda de São Paulo, Vila de Porto de Estrela, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Em Balsas a Polícia Militar assinalou este dia com festa no 4º BPM, condecorando os bravos guerreiros, que lutam

para manter a ordem nas comunidades regionais. Assim está sendo desde que o comandante, cel. Antônio Alves assumiu este batalhão. O trabalho da polícia feminina tem sido de grande valia para a sociedade, nas buscas e prisões, como também dos soldados masculinos. Promoções valiosas e familiares satisfeitos, guerreiros prontos à luta - treinados constantemente -, cada vez mais deliquentes na prisão.

Renovar os mandamentos da união matrimonial depois de 25 anos é uma tradição pouco vista nos dias de hoje. Bernadete Capuchinho e Nédio, donos da Escolinha Doce Infância, não só cumpriram este quarto de centenário, conhecido como Bodas de Prata, como fizeram diante dos olhares de todos os familiares e amigos - mais

especialmente perante os olhos dos 03 filhos - o juramento de quem quer alcançar o Ouro (50 anos). A guerreira, protetora e amável Bernadete recebeu em seu próprio ambiente (quadra do colégio) - conquistado com próprios punhos - quase 500 convidados. A festa de Bodas de Prata rolou por incansáveis três dias, prática que está no sangue dos Capuchinhos alegres e festeiros, unidos a um b o m churrasco gaúcho, já que seus esposo veio dos r i n c õ e s pampalinos.

No dia do Soldado, cel. Alves e maj. Medeiros condecoraram e promoveram os bravos oficiais do 4º BPM de Balsas. Merecimento pelos feitos durante as ocorrências nas ruas e nos campos do município e da região onde a instituição se responsabiliza. Cel. Roberto Uchôa Lima, hoje como diretor de Ensino da PM, no Comando Geral, sala DR, em São Luis, também tem promovido, durante seus dias de trabalho em Balsas, muitas promoções e dado muitos diplomas a seus aplicados alunos. Reconhecendo a forma de retribuir de seus superiores, o vereador Cb. Trajano recorreu a seus colegas da Câmara Municipal e propôs condecorálos, não pela superioridade ou autoritarismo, mas pela lealdade e pelos gestos ímpares que cada um destes comandante demonstra dentro da sociedade maranhense.

Dia 13/09 o plenário da Câmara Municipal de Balsas foi palco de muitos elogios pelos representantes políticos para homenagear a suave e inteligente bravura dos soldados que tentam guardar a paz na comunidade balsense e nas cidades vizinhas pelo 4º BPM. Diante de tantos aplausos, tanto a presidente da Câmara

quanto seu colega vereador Trajano sentiram que dar a quem merece vale a pena porque recebem o que merece. Assim, a sociedade balsense recebeu de braços abertos esta dupla (cel. Alves e maj. Medeiros) que deles recebe ótimos trabalhos como o Proerd. Cel. Roberto Uchôa também mostrou seu amor pela cidade e disse sentir alegria por estes dois guerreiros da paz, que usam a inteligência, mesmo onde cabe a violência.


06

Acesse: www.folhadocerrado.com.br

Deixe seu recado ou sugestão!

Jornal O 4º Poder

O jornal 4º Poder, que circula em São Luís neste sábado, traz uma matéria que é um escândalo, a respeito do SUS, e é preciso o Ministério Público Federal tomar um posicionamento. Confira matéria abaixo. Desvio e má aplicação de recursos do Governo Federal, fraudes em licitação, despesas não comprovadas e contratos irregulares colocaram o Maranhão entre os estados mais pobres e corruptos do Brasil. No Sistema Único de Saúde (SUS), que deveria assegurar o pleno atendimento médico-hospitalar à população, os desvios somam R$ 75,4 milhões. O SUS transformou-se no tesouro mais nobre e vulnerável do orçamento público brasileiro. Os recursos bilionários são desviados através de hospitais, clínicas credenciadas e unidades de saúde. Dados apurados pela equipe de reportagem do Portal O Quarto Poder, junto ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde CNES, mostram que pelo menos 35 políticos do Maranhão (27 prefeitos, 5 deputados e 3 vereadores) estariam recebendo repasse do SUS de maneira ilegal. Cabe à Justiça Federal processar e julgar os acusados de crimes relacionados a verbas do Sistema Único de Saúde (SUS), já que o uso desses recursos é fiscalizado por órgão federal. EM 05 LUGARES AO MESMO TEMPO O ginecologista Gildasio Chaves Ribeiro, que foi prefeito de Fortaleza dos Nogueiras e conseguiu eleger a mulher Adriana Luriko Kamada Ribeiro(PV), prefeita de Amarante do Maranhão, só cumpriria a carga horária se fosse onipresente. Ele tem 05 vínculos, dos quais 03 seriam com o SUS em cidades de Imperatriz e Fortaleza dos

Um convite obscuro, acima da hora, mas só a imprensa ficou sabendo e nem todas. A 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social aconteceu no auditório do Fórum de Balsas, no mês de agosto. Presentes poucas pessoas, entre elas o chefe de Gabinete Paulo Fonseca Filho, o Coordenador da CPT Antonio Crioulo, o bispo dom Enemésio

Ângelo e Pe. Nadir, representantes da sociedade local, já que o convite everia ter alcançado pelo menos 1/3 da população. As Conferências são regionais, estaduais e nacionais. De acordo com Ielma Rezende o objetivo das Conferências é tornar público o orçamento e o controle da gestão pública para que a sociedade tenha mais estímulo em acompanhar os gastos públicos.

Nogueiras. Assim, sua carga de trabalho semanal chegaria a 78 horas diárias, sete dias por semana. Gildasio não é o único a receber de maneira suspeita pelo Sistema Nacional de Estabelecimento de Saúde. Na mesma situação está o prefeito Edmar Alves de Oliveira (PDT), de Riachão. Ele aparece 'prestando serviço' em 04 estabelecimentos de saúde, sendo que um deles fica na cidade de Balsas. PREFEITO-MÉDICO QUE TRABALHA EM MATINHA E SÃO LUÍS A 242 km de São Luís, no município de Matinha, o prefeito Emanoel Rodrigues Travassos (PV), formado em medicina, com especialização em Cirurgia Geral, deveria atender 20 horas por semana, no hospital Santa Casa, do Governo do Estado, mas faz um bom tempo que o médico não dá expediente no local. Para o Governo Federal, ele também atende 20 horas por semana, no Hospital da Mulher, em São Luís, como cirurgião, além de 40 horas semanais, no hospital Tarquínio Lopes Filho. Os três cadastros no SUS foram atualizados no dia 18 de maio deste ano. Enquanto isso, os recursos continuam sendo enviados. Tentamos fazer contato por telefone com o médico-prefeito, mas não conseguimos localizá-lo. VEREADOR DO PC DO B PRECISA SE DIVIDIR EM DOIS O caso mais intrigante está acontecendo na Câmara de São Luís. O vereador Fernando Lima (PCdoB), teria que estar na Santa

Casa, no Hospital Universitário e na Clínica Procardio ao mesmo tempo, para cumprir a carga horária de 26 horas semanais, nos três estabelecimentos de saúde. Ele não está sozinho nessa ilegalidade, além do comunista, dois colegas de Parlamento Ludovicence estariam, também, recebendo verba ilegalmente do SUS. É o caso do vereador Sebastião Albuquerque (DEM), que precisa de 34 horas por semana para poder cumprir a carga horária na Santa Casa. Além de Fernando Lima e Sebastião Albuquerque, o vereador Gutemberg Araujo, que se licenciou do cargo para assumir a Secretaria de Saúde, também aparece no cadastro irregularmente. Entretanto, Gutemberg, em nota encaminhada a nossa redação, informou que já foram encaminhados expedientes ao Hospital Universitário e ao Hospital Carlos Macieira para que o seu nome seja retirado do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (DATASUS) do Ministério da Saúde. HOSPITAL DE ICATÚ COM MÉDICO FANTASMA Quem precisa de atendimento no povoado Jussatuba, em Icatu, tem que recorrer a Unidade Básica de Saúde de Jussatuba PSFSB. Mas, na maioria dos casos os pacientes recebem passagens de vereadores da região para usarem o ônibus da empresa Cisne Branco, para tentarem conseguir atendimento em São Luís. Os motivos: falta de médicos para atender a população. A reportagem realizou uma busca junto ao banco de dados do Datasus

O observador técnico A galera da Unibalsas do Corinthians Paulista, está de parabéns, com tanto Ney Assory esteve em talento e muita boa Imperatriz, nos dias 27 e vontade. 28/08, avaliando alguns garotos de Balsas, das escolinhas de futebol “O Astro” e Estrelas do Amanhã. O nervosismo da mulecado talvez tenha sido o fator que determinou o Na Praça Eloy Coelho, baixo rendimento dos sábadão profissionais de mesmos e portanto a todas as áreas se juntaram reprovação nos testes. A vinda de Ney a em barracas e construiram o m e l h o r e m Imperatriz foi a convite do Solidariedade. O mutirão senhor Pereira presidente tinha desde higiêne até do Marília que tem uma l i t e r a t u r a , e x a m e s grande estrutura e ótimo médicos, maquiagem e trabalho com as categorias culinária, conciliação etc. de base.

e constatou que a Unidade de Saúde funciona com 17 profissionais, destes, apenas 02 são médicos. O QUARTO PODER foi até o povoado Jussatuba para conversar com os médicos, mas para nossa surpresa, um morador que pediu para não ter a identidade revelada, afirmou que se tratava de mais um caso de “médico-fanstama”. No local fomos informados que os médicos já não trabalhavam mais no Unidade de Saúde. MENTIRA NOS CADASTROS DE NORTE A SUL DO ESTADO O levantamento de O Quarto Poder encontrou números fictícios em todo parte do Estado. Números falsos, Leitos de UTI invisíveis, profissionais cadastrados com especialidades em que não tem nenhum conhecimento. Essa é a estratégia usada por alguns agentes públicos para receberem todo recurso que vem do Ministério da Saúde. Na Raposa, a última atualização junto ao Ministério foi no dia 22 de maio deste ano. Existem mais de 100 médicos que atendem no município, tudo ilusão. Um dos médicos que geralmente fica no plantão possui outros seis vínculos empregatícios e deveria cumprir uma carga horária de 120 horas por semana, segundo os dados do SUS. Além do Centro Integrado Medico e Odontológico de Raposa (Cimor), ele possui vínculos com a Prefeitura de Bacabeira; com a Prefeitura de Barreirinhas; Unidade Básica de Saúde Santo Antonio, ligada à

Aconteceu no dia 31 de agosto de 2011, a solenidade do “Aluno Nota Dez,” na Câmara Municipal de Balsas, onde 38 alunos das Escola Públicas, Conveniadas e Particulares de ensino Fundamental e Médio foram homenageados e receberam o certificado “Aluno Nota Dez”. Este foi um Projeto de Lei nº 1103/2010 da Vereadora Fransuíla, que instituí o “Aluno Nota Dez” no município de Balsas, sancionada pelo Prefeito Francisco Coelho. Esta Lei tem como objeto incentivar os alunos a se tornarem um “Aluno Nota Dez” tanto em Pontuação Máxima e Disciplina, Participação, Respeito, Comportamento, P o n t u a l i d a d e , Assiduidade.

Balsas, setembro de 2011

A JR4000, empresa no ramo de Transportes e em fase de ampliação está precisando de Motorista de Ônibus Rodoviário, Cobrador, Lavador de Ônibus e de Vigilante. Os interessados deverão deixar seus Currículos para matriz: Av. José Sarney, 400 (BR 230) - Bairro Potosi - Balsas/MA Prefeitura de Bequimão e Multiclinicas Assistência Medica Cirúrgica e Hospitalar LTDA. A mesma situação se repete com outros profissionais.

17. Valdivino Rocha Silva (PTC) Montes Alto 18. Tancledo Lima Araújo (PV) Paulo Ramos

PREFEITOS NA FARRA DO SUS:

19. Lenoilson Passos da Silva (PV) Pedreiras

1. Emanoel Rodrigues Travassos (PV) Matinha

20. Maria José Gama Alhadef (PP) Penalva

2. Raimundo Soares do Nascimento (DEM) Alcântara

21. Edmar Alves de Oliveira(PDT) Riachão

3. Nilton da Silva Lima Filho (PV) Anajatuba

22. Helena Maria Lobato Pavão (PTB) Santa Helena

4. Raimundo Nonato Lisboa (PDT) Bacabal

23. Hilton Gonçalo de Sousa (PDT) Santa Rita

5. Liorne Branco de Almeida Junior (PMDB) Alto Alegre do Maranhão

24. Raimundo Roberth Bingel Martins (DEM) Santa Inês

6. Gildasio Chaves Ribeiro (PDT) Amarante do Maranhão

25. João Sebastião Silva de Almeida (PDT) Santana do Maranhão

7. João Menezes de Souza (PDT) Arame 8. Washington Luís de Oliveira (PSB) Bacuri

26. Luiz Alfredo Malheiros Simões (PMDB) Santo Amaro do Maranhão

9. Antônio Roque Portela de Araújo (PSB) Bom Jardim

27. José Creomar de Mesquita Costa (PR) São Benedito do Rio Preto

10. Francisco Pereira Lima(PDT) Davinópolis

DEPUTADOS NA ILEGALIDADE DO SUS

11 . J o s é A r n a l d o B r i t o Magalhães(PDT) Fortaleza dos Nogueiras

Magno Barcelar (Medico Clinico Geral)

12. Raimundo Nonato Leal (PDT) Governador Archer 13. Francisco Emiliano Ribeiro de Menezes (PDT) João Lisboa 14. Haroldo Euvaldo Brito Leda (DEM) Lago do Junco 15. Jorge Eduardo Gonçalves de Melo (PT) Lagoa Grande do Maranhão 16. Joacy de Andrade Barros (PPS) Mirador

Muita gente ainda está duvidando que estes dos empreendimentos não sejam concluídos até o final do ano. Mas o prefeito Chico Coelho respondeu à reportagem da Folha do Cerrado que para ele isso é questão de tempo. Verdade que faz tempo que as obras tiveram início, parou por algum período (longo), mas o mais importante que futura rodoviária já está alcançando os céus e a ponte de ferro já tira o sono de muitos trezidelenses, pois está quase pronta e só de pensar em atravessar para o centro sem ter que dar grande volta pela ponte de madeira (símbolo de Balsas) ou de concreto, já que por ela passarão carros pequenos, motos e pessoas (no piso inferior). Uma preocupação que a reportagem transmitiu ao prefeito é quanto à segurança, pois na passagem de pedestres torna perigoso pelo estreitamento da passagem, o que ele respondeu

Valeria Macedo (Enfermeira) Maria Vianey Bringel (Médica) Antonio Pereira Filho (Médico) Dr. Pádua (Oftalmologista)

VEREADORES DE SÃO LUÍS NA LISTA NEGRA Fernando Lima (Cardiologista) Sebastião Albuquerque (Cirurgião) Gutemberg (Licenciado)

que haverá boa iluminação além de segurança até certo período da noite. Quanto à nova rodoviária, que fica no bairro São Félix, próximo ao

Clube Mangabeira Show, 05 km do centro da cidade, o projeto que está sendo construído mostra que irá beneficiar muitos dos que querem faturar, com vários quiósques e sala para butiques, além das plataformas para entrada e saída de ônibus sem provocar ‘engarrafamento’, e que deverá ser concluído ainda neste final de ano, de acordo com o prefeito.


07

Acesse: www.folhadocerrado.com.br

Deixe seu recado ou sugestão!

Balsas, setembro de 2011

Informes do Legislativo

Ascom: Cris Iappe

A Presidente do Legislativo Balsense, Deuzilene Soares Barros conduziu a 23ª sessão ordinária do ano, ladeada pelo 1º Secretário Deusval Trajano, 2ª Secretária Edelice Borges e demais Edis da Casa: Carlos Antunes; Antônio de Pádua; Eumar Lopes; Fransuíla das Chagas e Ruberval Martins. Após a oração inicial, Deuzilene Barros, passou a palavra para a Secretária Marlene que leu a Ata da Sessão anterior. Após aprovação da Ata, iniciou-se a apresentação e justificativa das indicações presentes na pauta. O Vereador Carlos Antunes fez apresentação de três indicações ao Prefeito Municipal: - Que interceda junto ao Departamento de Trânsito (DMT), uma campanha para educação no trânsito, direcionada aos ciclistas. Que viabilize um Projeto de Lei, que transforme o Matadouro Público Municipal em autarquia Municipal. E a terceira indicação solicita obras de pavimentação asfáltica sobre as ruas 8,9, 10 e 11 no Bairro

Açucena Velha. A Vereadora Edelice Borges, teve também a apresentação de três indicações . A primeira delas é o pedido de que seja viabilizada a construção de uma rotatória na Praça do Egito, localizado no centro da cidade; também, indicou ao Comandante da Polícia Militar do 4º BPM, que viabilize o destacamento de policiais militares para efetuar o policiamento ostensivo no H o s p i t a l M u n i c i p a l D r. Roosevelt Moreira Cury (Balsas Urgente) nos finais de semana. Ta m b é m , q u e p r o c e d a a instalação de uma porta com grade de proteção na área dos fundos do Hospital Municipal Dr. Roosevelt Moreira Cury (Balsas Urgente). Em seguida o Vereador Ruberval Martins, usou a tribuna para fazer a defesa das suas indicações. A primeira solicitou serviços de terraplanagem em todas as ruas, do Bairro Nova Esperança. E a outra indicação, é para que proceda obras de recuperação da Estrada Vicinal, no trecho que se inicia logo após

a Rancharia, acessando a Cerâmica Santo Antônio, Mata do Cariolando, até a Localidade Mato da Vaca. A Vereadora Fransuíla das Chagas fez uma indicação para que o Prefeito Municipal interceda junto ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Balsas (SAAE), para que tome as providências, quanto à resolução do problema da falta de água no Bairro Potosí. E, também apresentou o Projeto de Decreto Legislativo 001/2011 que dispõe sobre a outorga de títulos honorífico de Cidadão Balsense ao Excelentíssimo “Joaquim Washington Luiz de Oliveira”, Governador do Estado do Maranhão. O Vice-Presidente da Casa, Antônio de Pádua, também defendeu suas duas indicações: A primeira para que sejam viabilizadas obras de recuperação por meio de massa asfáltica ou paralelepípedo, na Rua Sandoval Pereira Leite (antiga Rua 02 de Junho), situada no Bairro Tresidela. E a outra, para que procedam obras

de construção de um poço artesiano na comunidade “Marimbomdo”. O Vereador Deusval Trajano apresentou dois Requerimentos: Requereu ao Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), informações acerca de quais os critérios foram adotados para proceder o reajuste das tarifas de água. E, também, solicitou ao Secretário Municipal de InfraEstrutura, Obras e Recursos Hídricos, Sr. João Silva Sousa, informações sobre contratos administrativos firmados entre a Prefeitura Municipal de Balsas e as empresas: Construtora Paudarco Ltda e Ircon Construções Ltda. GRANDE EXPEDIENTE A moradora do Bairro Açucena Velha, Georinia Lúcia Lima, fez uso da palavra e falou com revolta da falta de água nesta cidade. “O que interessa pra nós é a execução dos pedidos apresentados pelos Vereadores nesta Casa. Como é que podemos ter saúde, se não temos água para fazer as atividades

básicas dentro de nossa casa”, disse. Vereador Eumar Lopes, falou sobre os requerimentos e indicações apresentadas na ocasião desta sessão ordinária. Falou também que o SAAE, não pode aumentar a tarifa de água, sem passar o projeto por esta Casa. “Solicito que o Diretor do SAAE, venha até esta casa explicar porque deste aumento da tarifa”, completou. Eumar também fez uma observação sobre o poço de água do Bairro Potosí, o porquê dele

não estar funcionando. Da sua insatisfação e revolta quanto à falta de água em todo o município de Balsas. Sivaldo Alves de Sousa, morador do Bairro Açucena, usou a tribuna na ocasião e pediu encarecidamente para que os Vereadores olhem situação desta cidade, “pois estamos em calamidade pública. Balsas é uma ilha, é vergonhoso ver está situação da nossa cidade ser atendida pelo caminhão pipa”, concluiu Silvando.

Sessão Solene foi realizada nesta terça-feira, 13, no plenário da Casa com a participação de inúmeras pessoas Por: Cristiane Iappe - ASCOM Câmara Municipal

A Presidente Deuzilene Soares Barros presidiu o evento no plenário da Câmara Municipal, em Sessão Solene que aconteceu nesta terça-feira (13), às 10 horas, e realizou a entrega de “Títulos de Cidadãos Balsenses” a três homenageados: Major Juarez Medeiros Sobrinho, Ten.Cel. Marco Antonio Alves da Silva e o Coronel Roberto Uchoa Lima. A ocasião contou com a presença de uma grande maioria de pessoas oficiais do Quartel, empresários, imprensa e pessoas da comunidade, participaram da oportunidade. Foi realizada á execução do hino, seguido de leitura das resoluções e após entrega das comendas aos três homenageados. A mesa contou com a presença da 1º Secretária Edelice Dias Borges, e 2º Secretário Deusval Trajano de Sousa, Chefe de Gabinete Paulo de Tarso Fonseca, Sargento Filho, Empresária Iracema Carvalho e o Pastor Pedro Mendes. E os demais Vereadores também se fizeram presentes na ocasião: Carlos Antunes, Amauri Carneiro de Sousa, Antonio de Pádua, Ruberval Martins e Fransuíla das Chagas Lopes Farias.

HOMENAGEADOS Maj. Qopm. Juarez Medeiros Sobrinho - Sub. Cmt. Do 4º BPM: Prova de seu empenho e eficiência no cumprimento do seu dever constitucional, que veio em tão pouco tempo

reduzir o alto índice de criminalidade em nossa cidade, destacando-se de forma positiva e ímpar, no trabalho diário desenvolvido junto ao comando do 4º Batalhão de Polícia Militar, contribuindo decisivamente para com uma maior sensação de segurança, controle e bem estar social à população balsense. Principais condecorações recebidas: MEDALHA DO SERVIÇO POLICIAL MILITAR 10 ANOS PMMA; MEDALHA BRIGADEIRO FALCÃO

PMMA . Ilmoº sr. Ten. Cel. Qopm. Marco Antônio Alves da Silva Cmt. do 4º bpm: Devemos ressaltar a conduta exemplar do Ten. Cel. QOPM MARCO ANTONIO ALVES DA SILVA que recebeu diversas condecorações nas quais podemos citar a :MEDALHA DO SERVIÇO POLICIAL MILITAR 10 ANOS PMMA; MEDALHA BRIGADEIRO FALCÃO PMMA, MEDALHA GOVERNADOR LUIS DOMINGUES GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO; MEDALHA DE MÉRITO POLICIAL MILITAR PMSE; MEDALHA SIMÃO ESTÁCIO DA SILVEIRA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO LUIS Diante dessas ações faz acreditar em que possamos ter uma sociedade mais segura, mas justa, onde o direito de ir e vir não seja sistematicamente cercado por pessoas inescrupulosas que são ás vezes nocivas ao convívio social.

Exmoº sR. Cel. Qopm. Roberto Uchôa Lima - Diretor de ensino da polícia militar do maranhão: Aspirante a Oficial QOPM - Dez de 1.982antiguidade: 2º Tenente QOPM - Dezembro de 1.983 antiguidade; 1º Tenente QOPM - Dezembro de 1.985 antiguidade; Capitão QOPM - Dezembro de 1.988 antiguidade; Major QOPM Dezembro de 1.996 antiguidade; Ten Cel QOPM Dezembro de 1.999 merecimento; Cel QOPM dezembro de 2003 merecimento; Reformou e ampliou as instalações do 9a CI, 6a CI, 11a CI, 110 BPM, 4º BPM e 3o BPM, sendo que alguma dessas na época eram companhias isoladas e hoje se constituem Unidades Policiais Militares.Policiamento náutico no Verão Balsas do Canaã à AABB.Idealizou e implantou o Projeto Natal Feliz, nas comunidades carentes de Balsas, com entrega de alimentos as famílias necessitadas. Policiamento cidadão USO DA PALAVRA Vereador Ruberval: Falou da importância do trabalho da Polícia no município de Balsas. Todas as ações para que gera uma segurança maior, uma ordem urbana que é tão desejada por todos nós. Parabenizou todos

os policias. Vereador Carlos Antunes: Esta casa mais uma vez vem fazendo justiça e prestando uma homenagem a estas pessoas ilustres, que estão abrilhantando nossa cidade com seu trabalho. Espero que estas homenagens possam representar uma humilde homenagem pelos trabalhos prestados. Vereador Amauri: “Esta homenagem prestado por esta Casa, faz jus aos trabalho prestados neste município”, falou Amauri. “Quantas vezes vi vocês virem aqui neste plenário para falar do seu trabalho com transparência, e isso é muito importante”. È uma homenagem simples, mas a maior que está Casa pode ofertar. Vereadora Fransuíla: Após cumprimentar os presentes, falou que é conhecedora das dificuldades existentes no município de Balsas. Principalmente os casos de drogas que tem atingido a nossa cidade. “Eu acredito que esta simples homenagem vem fortalecer e demonstrar a importância do trabalho desenvolvido por vocês na nossa cidade. Fica aqui os meus parabéns aos três homenageados” completou Fransuíla. Vereador Antonio de Pádua: Parabenizou o Vereador Deusval Trajano de Sousa, pela iniciativa

do Projeto. Parabenizou também os três homenageados, falando da longa trajetória e importância dos serviços prestados na nossa comunidade. “Continuem fazendo este trabalho bem feito aqui na nossa cidade de Balsas”. Ve r e a d o r a E d e l i c e : Cumprimentou especialmente a Sargento Iolanda, que como mulher está também desenvolvendo este importante trabalho dentro da Polícia. E, falou dos homenageados que foram muitas as ações realizadas por estes homenageados aqui no município de Balsas. Ações de

responsabilidade social, voltada para a população. Vereador Deusval Trajano: Falou da importância de ser policial militar. Dos problemas que são enfrentados, dificuldades que existem para desenvolver a segurança no nosso mundo. A população é a beneficiada. “Estou muito feliz hoje por estar ladeado por todos os policiais presentes aqui nesta

ocasião. E, principalmente aos homenageados que fizeram este evento de fato acontecer”. Presidente da Casa, Deuzilene Barros: Sentimos-nos honrados, e sabemos que esta homenagem é justa. Agradeço a todos os meus colegas Vereadores que aceitaram realizar esta homenagem a estas três pessoas que foram e continuam sendo um exemplo para esta sociedade. A Presidente falou também do Projeto do Proerd: “O PROERD, que é um projeto de prevenção que sem dúvida ira preparar uma sociedade mais justa e consciente é um exemplo dos vários serviços prestados em prol da segurança da nossa cidade”, disse Deuzilene. “Mesmo sendo simples e humilde este é o maior reconhecimento que o Poder Legislativo pode fazer é realizar a entrega deste título”, completou a Presidente. Chefe do Gabinete, Paulo Fonseca: Cumprimentou a todos os presentes no evento, agradeceu a oportunidade e falou do trabalhado prestado através da Administração Municipal que presta com muita justiça aos nossos valorosos membros e à comunidade. Este momento hoje é a expressão de reconhecimento do nosso município. A qualquer cidadão que por aqui passa, e aqui deixa sua marca é oferecer este título. “Só temos que nos juntar e em nome do Prefeito Municipal e de todos os munícipes agradecer aos homenageados pelos serviços prestados, e que continuem acontecendo aqui em Balsas. Sabemos que é um trabalho muito grande, honesto, que exige muita dedicação. Com muito amor e muito reconhecimento o município de Balsas agradece aos homenageados pelos serviços prestados a esta sociedade”, finalizou Paulo, Chefe de Gabinete.


08

Denunciar não é pecado, ver e calar é suicidar-se

Não é fácil conquistar espaço num mercado tão competitivo quanto o imobiliário. Mas a

conquista só vira realidade se houver respeito pela natureza e pelo bem estar de quem procura conforto ambiental e segurança

nos projetos. A CB Engenharia demorou 10 anos para alcançar este p a t a m a r. S u b i u d e degrau e degrau, confiante na equipe que sempre esteve ao lado de quem une criatividade e muita vontade. Balsas já merecia algo assim há tempos. C o m o a paciência anda junto com a persistência e rimam com a consciência, é importante que alguém pense na comodidade aliada a preço baixo e natureza bem

perto. Isso a CB Engenharia calcula no papel e no coração. Amanhecer o dia de bem com a vida faz parte dos planos desta destacável empresa, que se estende a outras cidades do sul do estado, fazendo Balsas diferente de metrópoles com d e s c o n t r o l e socioeconômico e ambiental. Sem lazer!

Informação que dá gosto ler!

Está aí o idealizador, criador e mão na massa, que não poupa tempo em construir seus sonhos. Como muitos que abrem áreas para plantar o sonho de alimentar multidões com o grão de ouro que parte das terras maranhenses, Celso Henrique Borgneth, 38, também chegou em Balsas com os olhos atentos no progresso. Semeou esperanças em seus currículos de Engenharia Civil e há 10 anos vem plantando moradias, como as 400 casas feitas e entregues no bairro Santa Rita de

Balsas, setembro de 2011

programa de governo para dar início à construção das novas casas. Partiu para a licitação da construção de apartamento, que possam atender a uma classe que hoje é muito forte na aquisição de seus bens. A moradia é um bem necessário e direito de todo cidadão. Cássia, pelo programa Minha Casas Minha Vida, através de seus bons contatos com a Caxa Econônica e outras mais estão para vir, através deste mesmo programa. Mas Celso Henrique não ficou parado, esperando apenas a licitação do

FOLHA DO CERRADO - ED. 42ª  

NOTICIAS DE BALSAS DOS MESE DE GOSTO E SETEMBRO DE 2011

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you