Page 1

O sabor da época! Prove. Anuncie!

www.folhadocerrado.com.br

Proteja o buritizeiro

"Sua empresa anunciada na Folha do Cerrado vira Notícia. Notícia aqui tem mais Veracidade e Credibilidade. É coisa séria!!! ” Balsas-MA - 31 de Julho de 2011 - Edição 41ª - Ano VII - Jornalista Diretor: Carlos Airton Rocha - MTb/DRT/SP 17.706 A Folha do Cerrado é enviada para mais de 10.500 e-mails, em PDF ou JPEG. A verdadeira Informação para o crescimento do Cidadão. Obrigado, empresariado, pela sua colaboração.

Sexo & Bluetooth (2ª Parte)

FOLHARadar Os irmãos Mariana Fogaça, 08 e Davi Fogaça, 04, moradores da Chácara Santa Salete, a 08 kms de Balsas, encontraram, no último final de semana do mês de julho, uma batata doce de 07 kg. No mesmo lugar, legumes deste tamanho estão chamando a atenção dos proprietários.

Após recolhidas amostras foram encaminhadas ao laboratório da Universidade Federal do Paraná e ficou constatado que o produto Standak, da fabricante...

Pág. 07

A onda do bluetooth pegou moda mesmo, em Balsas. Não adianta fazer sexo somente entre quatro paredes. Na primeira matéria sobre Sexo&Bluetooth, um professor levou uma aluna para um determinado motel, até aí, tudo bem, se a personagem feminina não fosse menor de idade e se ambos não fossem da mesma escola, e se... Mas os alunos do colégio Coelho Neto, em Balsas, aproveitam a ausência constante dos professores (em algumas escolas) e praticam - talvez estejam pondo em prática as aulas de sexologia - stripe tees dentro da própria sala de aula, na presença dos colegas, até mesmo dos que não desejam aprender com prática dos outros. Menores, estudantes, que sem ocupação intraescolar se comportam desta maneira. A filmagem é verdadeira

Equilibrista assim, nunca mais. Uma motorista de Balsas, distraída, subiu na separação entre as passagens de pesdestres e de veículos, levando junto o poste. O carro ficou 01 metro suspenso e nem bateu no pega mão. O fato aconteceu na ponte do bairro de Nazaré. Devido a irregularidades constatadas nas prestações de contas dos exercícios financeiros de 2001 e 2004, a 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Balsas ofereceu Denúncias contra o ex-prefeito do município, Jonas Demito. Datadas de 20 de junho e de 12 de julho, as manifestações ministeriais tiveram como referência, respectivamente, os Acórdãos (decisões) nº 656/2009 e nº 53/2008, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que julgou irregulares as contas do ex-gestor.

Por: Manoel Carvalho

A onda de assaltos e violência, em Balsas/MA, está cada vez mais preocupante. Geralmente menores de 18 anos estão envolvidos em roubos, crimes e infrações, resultado: NÃO SÃO PUNIDOS, isso pelo simples fato de serem protegidos pelo estatuto da criança e adolescente (ECA).

Completar 60 anos de união matrimonial ou Bodas de Diamante, também pode levantar suspiros e brilho no olhar de muitos humanos vivos, mas em dose dupla, a festa fica certamente mais cinematográfica no coração de quem veio de Passo Fundo/RS para Balsas/MA, com a metade destas décadas. Pág. 05

e originalmente feita por um celulares de colegas, que depois descarregam para vários celulares, através de Bluetooth e na internet, com títulos que denunciam a falta total de moral e respeito. Além de tirar a roupa e ficar somente de calcinha, - já foi para a escola com duas, uma tipo short furadinho e a de baixo fio dental - como mostra o vídeo. A dançarina ainda convida um colega para dançar e insinuar fetiches ou gestos de libido ou ainda dança erótica, para o parceiro, sob aplausos de alguns colegas. O vídeo foi entregue à redação deste Jornal por alunos da escola Coelho Neto, onde se passam as cenas e que salva guardará o nome e endereço de quem o entregou.

Ontem a Polícia prendeu mais um menor acusado de praticar uma série de assaltos, especialmente no centro da cidade. Um fato curioso é que os assaltos eram praticados a bordo de uma motocicleta também roubada. Eram dois menores. Segundo Major Medeiros (4º BPM) geralmente os assaltos acontecem em dupla.

A Polícia Militar do 4º BPM saiu em perseguição dos acusados e um dos menores acidentou-se. Na manhã desta quinta-feira a polícia efetuou a prisão de um dos envolvidos, o outro se encontra foragido possivelmente em uma residência localizada na zona rural de Balsas.

A Polícia afirma que em apenas em uma única noite os menores delinqüentes praticaram vários assaltos, com arma de fogo em punho.

O menor que foi detido disse que a arma está sob poder do outro elemento que estava com ele e se encontra foragido.

-“Desde ontem guarnições da rádio patrulha e agentes do serviço de inteligência estavam atrás desses menores. Eles fizeram o roubo de uma moto, e pelo modo operante, tudo leva a crer que são os mesmos que fizeram um assalto na última terça-feira, roubam e praticam assaltos.” Afirmou Major Medeiros.

Diariamente, a Polícia Militar de Balsas prende menores envolvidos em delitos. Geralmente os acusados são soltos em poucos dias. Não podem permanecer presos, são menores.

Só na terça-feira, os menores tomaram a moto de um cidadão conhecido apenas como Chico; roubaram R$ 200,00 de uma lanchonete localizada na Rua Luis Gomes, no bairro de Fátima; roubaram o celular de um militar do Corpo de Bombeiros e fizeram a tentativa de mais dois assaltos.

Enquanto isso, a comunidade pagadora de impostos é obrigada a se isolar em suas residências, muitas vezes inseguras. Os governos não oferecem políticas públicas viáveis para ocupar o tempo e a mente de adolescentes em situação de risco. Resultado: MENORES DELIQUENTES DE HOJE, BANDIDOS PERIGOSOS DE AMANHÃ.


TODA INICIATIVA PREVALECE NOSSO APOIO...

02

COMECE AGORA, ANUNCIE!!!

Balsas, 31 de julho de 2011

Informe Publicitário

Com a equiparação de direitos e deveres de casais heterossexuais e homossexuais, aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a rotina dos casais gays deve passar por alterações, principalmente para incorporar novos direitos civis.

A decisão do STF faz com que a união homoafetiva seja reconhecida como uma entidade familiar e, portanto, regida pelas mesmas regras que se aplicam à união estável dos casais heterossexuais, conforme previsão do Código Civil (veja abaixo):

O que muda com a decisão do STF hoje

Comunhão parcial de bens: Conforme o Código Civil, os parceiros em união homoafetiva, assim como aqueles de união estável, declaramse em regime de comunhão parcial de bens.

Pensão alimentícia: Assim como nos casos previstos para união estável no Código Civil, os companheiros ganham direito a pedir pensão em caso de separação judicial.

O ex-deputado e exp re s i d e n t e d o D i re t ó r i o Estadual do PSDB Roberto Rocha é o mais novo membro do PSB do Maranhão. Indicado pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente nacional do PSB e confirmado dia 28/07, o partido terá, agora, candidato a prefeito de São Luís e em todas as cidades com mais de 200 mil habitantes. Eduardo Campos disse que “Esta é uma decisão da direção nacional, a quem caberá decidir sobre alianças e candidaturas para 2012” e anunciou a pré-candidatura do ex-deputado Roberto Rocha. Campos ressaltou a importância de Roberto para a política do Maranhão e da contribuição que deu como deputado à política nordestina. Disse ainda que o PSB é uma agremiação partidária que tem a preocupação de ser espaço político e por isso foi o que mais cresceu no país, elegendo seis governadores. O presidente nacional do PSB, ao ser questionado sobre as divergências internas e das especulações de que haveria resistência à entrada de Rocha

Políticas públicas: Os casais homossexuais tendem a ter mais relevância como alvo de políticas públicas e comerciais, embora iniciativas nesse sentido já existam de maneira esparsa.

Imposto de Renda: Por entendimento da Receita Federal, os gays já podem decalrar seus companheiros como dependentes, mas a decisão ganha maior respaldo Jurídico.

Sucessão: Para fins sucessórios, os parceiros ganham os direitos de parceiros heterossexuais em união estável, mas podem incrementar previsões por contrato civil.

Adoção: A lei atual não impede os homossexuais de adotarem, mas dá preferência a casais, logo, com o entendimento, a adoção para os casais homossexuais deve ser facilitada.

A relação homoafetiva era considerada antes apenas um regime de sociedade no Código Civil. Pela interpretação anterior, o casal homossexual era tratado como tendo uma relação de sociedade, ou seja, se há uma separação, os direitos são equivalentes aos existentes em uma quebra da sociedade. Mas, hoje em dia o casal homossexual se equipara em direitos e deveres ao casal heterossexual.

Contudo, um direito que não foi estendido aos casais gays pela corte é o do casamento. “O casamento exige registro civil e, ás vezes envolve uma aprovação religiosa, se assim decide o casal. Há toda uma formalidade que não existe na união estável”, explica a advogada especialista em direito homoafetivo, Sylvia Maria Mendonça do Amaral.

Responda a enquete: Você concorda com a legalização da união homoafetiva? ( )sim

( )não

Aguardo críticas e comentários no email: helmamaria@bol.com.br

Eduardo Campos, ao responder pergunta sobre a aproximação do presidente regional José Antonio Almeida com o prefeito João Castelo, esclareceu que a entrega de uma secretaria ao PSB aconteceu em um outro momento e garantiu que a sigla terá candidato a

prefeito de São Luís, embora, em algumas cidades, o partido esteja coligado com o PSDB. O presidente do PSB fez questão de anunciar que no Maranhão o campo de atuação do partido é na oposição ao grupo Sarney e destacou a aliança nacional que possui com o PCdoB, do presidente da Embratur Flávio Dino, que não compareceu ao ato de filiação, mas mandou uma carta explicando os motivos da ausência e parabenizando Roberto Rocha pelo ingresso na legenda.

Assim é o Terapeuta Naturopata Milto Benigno. Tratando quase 40.000 pessoas de Balsas e cidades vizinhas dos mais de 100 tipos de doenças em pessoas de todas as idades, em pouco mais de 05 anos, através dos medicamentos naturais FITOTERÁPICOS. No Piauí ele já tratou mais de 100.000 com os remédios naturais e por isso ganhou a confiança daquela população, que acredita cada vez mais na oportunidade que a natureza proporciona ao nosso organismo. Problemas que cura: Respiratórios; Pressão Alta; Nervosismo; Palpitações; Artérias Entupidas; Cansaço constante; Falta de Vontade Sexual; Insônia e Dor de Cabeça; Dores Lombares; Fraqueza e Falta de Apetite; Doenças Venéreas e Doenças no Aparelho Sexual Feminino. Entre tantas doenças.

Pensões do INSS: Hoje, o INSS já concede pensão por morte para os companheiros de pessoas falecidas, mas a atitude ganha maior respaldo jurídico com a decisão.

Planos de saúde: As empresas de saúde em geral já aceitam parceiros como dependentes ou em planos familiares, mas agora, se houver negação, a Justiça pode ter posição mais rápida.

no partido, disse considerar normal as diferenças, mas que nunca tomou conhecimento de desavenças. “Somos um democrático, não vejo nada de mais, o importante é que estamos aqui todos unidos”, enfatizou.

O sr. Cristovam Nestell Benck, 89, esteve em Balsas no mês de julho para comemorar os 60 anos de casado (Bodas de Rubi) com dona Heloá Nunes Benck, 79, (veja página 05) e a re p o r t a g e m d a F o l h a , curiosamente um rubi nas terras balsenses, pois ele reluz com vitalidade a mem´ria dos tempos em que participou da 2ª Guerra Mundial, quando milhares de brasileiros seguiram para a Itália com os ALIADOS. Expedicionário da 2ª Guerra, em 1945, aos 22 anos confinou-se 22 dias dentro do navio Gen. Mengue, com mais 5.015 soldados, cujo comandante era Gen. Mascarenha de Morais. Ao retornar, sr. Cristovam Benck tornou-se presidente da Associação dos Ex Combatentes, em Passo Fundo. Muitos dos ex combatentes, conhecidos como Pracinhas, ainda carregam o peso das sequelas, traumas adquiridas pelos horrores da guerra: morte de amigos, barulhos de bombas e canhões, gritos de morte e por socorro e contou que sua pior cena, que não foge da mente, é quando um gipe levava vários corpos, de uma só vez, para enterrar em valas ou enviar de volta ao país, em navios etc. Uma destas sequelas que o sr. Cristovam adquiriu é o sonabolismo, que por várias vezes sente. O herói da 2ª Guerra se diz abandonado pelas comemorações que eram f e i t a s d u r a n t e , principalmente, os desfiles de 7 de setembro. Agora que são poucos, os Pracinhas, deveriam ter a verdadeira homenagem, pois são jóias raras esquecidas no garimpo chamado Brasil.

Faça como muitos de seus clientes: não deixe para procurálo quando o problema estiver abalado sua saúde. A consulta é gratuita e o medicamento é vendido na hora e no local. O atendimento é individual e por ordem de chegada.

CONFIRA Em BALSAS no dia 08/AGOSTO/2011, No Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na Rua Pe. Franco, Centro, das 07h00 até a 13h00 . Riachão - Clube de Mães - dia 09/08 Barra do Corda - STTR - dia 10/08 Porto Franco - STTR - dia 12/08

Chame um representante ou peça orçamento: (99) 3541-1094 ou 9144-0175


03

ANUNCIE SUA EMPRESA AQUI.

NÃO DEIXE PARA AMANHÃ SUA NOTÍCIA DE HOJE...

O Ibama negou à Companhia Hidrelétrica do São Francisco o pedido de licença prévia para uma hidrelétrica do PAC na divisa do Maranhão com o Piauí. A Chesf tem dez dias para recorrer. A decisão foi publicada ontem no “Diário Oficial da União” e assinada pela diretora de Licenciamento do Ibama, Gisela Damm. Segundo Damm, a usina de Uruçuí, no rio Parnaíba, terá “impactos ambientais de ampla magnitude, apontados no EIA-Rima [estudo e relatório de impacto ambiental], ainda que consideradas as medidas de compensação”. Vista panorâmica da cidade de São Félix de Balsas que pode desaparecer com construção da Hidrelétrica de Uruçuí O relatório aponta que a usina alagaria uma área grande demais em relação à energia gerada: seriam 279 quilômetros quadrados de reservatório para 134 megawatts de energia. É pouco mais de 1% da potência instalada da já polêmica Belo Monte, no rio Xingu, para um reservatório apenas 50% menor. Segundo o relatório, a

licença tinha sido apresentado pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). A empresa agora tem dez dias para recorrer da decisão.

hidrelétrica afetaria uma área de cerrado nativo com espécies ameaçadas e levaria ao desaparecimento da cidade de São Félix das Balsas (MA), de cerca de 3.000 habitantes. A Chesf, estatal que está em greve, não comentou. Nesta semana, o Ibama suspendeu também a licença da ferrovia Oeste-Leste. Segundo o Ibama, a Valec, estatal do setor de ferrovias, não estava cumprindo as condições socioambientais apontadas na licença de instalação, concedida em novembro passado. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) negou o pedido de licença prévia para que a hidrelétrica do PAC na divisa do Piauí com Maranhão. O pedido da

De acordo com o edital assinado pela diretora de Licenciamento do IBAMA, Gisela Damm Foratinni, a usina de Uruçuí, no rio Parnaíba, terá 'impactos ambientais de ampla magnitude, apontados no Estudo e relatório de impacto ambiental (EIARima), ainda que consideradas as medidas de compensação'. O relatório do IBAMA aponta, ainda, que a usina alagaria uma área grande demais em relação à energia gerada: seriam 279 quilômetros quadrados de reservatório para 134 megawatts de energia. É pouco mais de 1% da potência instalada da já polêmica Belo Monte, no rio Xingu, para um reservatório apenas 50% menor. Há também a indicativa de que a hidrelétrica afetaria uma área de cerrado nativo com espécies ameaçadas e levaria até ao desaparecimento da cidade de São Félix das Balsas (MA), de cerca de 3.000 habitantes.

Há pelo menos dois meses, uma moradora do bairro de Nazaré, zona central da cidade de Balsas, foi ao PSF da própria comunidade, para atualizar a carteirinha de seu neném, mas as enfermeiras lhe informaram que não havia seringas naquele posto.

Do bairro Catumbi, uma senhora, que ligou para a redação da Folha, disse que teve a mesma resposta quando levou seu filho para atualizar a vacina contra Tríplice Viral. Os atendentes disseram que não havia agulhas. Portanto, depois de muitas queixas de mães, para a reportagem deste Jornal, de que não estavam conseguindo vacinar seus bebês com os medicamentos da primeira idade, de acordo com os programas de governo, em alguns PSFs Postos de Saúde da Família,

Balsas, 31 de julho de 2011

passou-se a averiguar que motivos estariam dando os funcionários para o não atendimento da obrigatoriedade nas campanhas, relacionadas às vacinas, das Secretarias Municipais distribuírem-nas e desses PSFs cumprirem o papel de aplicá-las. Está ocorrendo o contrário. Conforme constatou a reportagem, depois de encontrar com a enfermeira Lucimária, coordenadora do Departamento de Imunização Municipal, que falou dos problemas para atualização das vacinas, já que “a falta de agulas é devido aos lotes que chegaram com defeitos e as enfermeiras não conseguem dar um jeito, como eu já ensinei”. Disse a coordenadora do departamento de Saúde, que também mostrou três tipos de seringas com agulhas e explicou como “poderiam diminuir a carência, se interessassem em aplicar a vacina com mais cuidados, mesmo usando as agulas com este defeito - soltam da seringa ao ser puxada da perna da criança, espirrando o líquido de volta”. Lucimária disse também, que a “falta de vacina não deixa de ser

uma realidade, mas que esta falta dura pouco tempo”. Para ela, o pior

de tudo é o mau atendimento, “pois as enfermeiras ficam fazendo tricô e crochê durante o dia, aí se acomodam e quando chega perto das 05 horas da tarde elas não querem fazer mais nada mesmo, e dão estas desculpas”. Durante o encontro com a reportagem da Folha do Cerrado a coordenadora fez várias ligações para os postos onde foram constatadas as deficiências, mas não encontrou as chefas dos PSFs, no local de trabalho, outro problema que ela não conhecia.

Por Manoel Carvalho

O esporte da zona rural do sul do Maranhão está em festa. A Rádio Boa N o t í c i a é protagonista do maior evento e s p o r t i v o , envolvendo fazendas e povoados. É a conhecida Copa Intermunicipal do Sertão, nesse ano em sua segunda edição. N o a n o passado, o evento envolveu 20 equipes, 480 atletas dos municípios de Balsas, Loreto, Sambaíba e Tasso Fragoso. Na primeira edição da Copa, a equipe do povoado Correios (Balsas) saiu vencedora e o vicecampeonato ficou com a equipe do povoado Angelim (Balsas). A Copa Intermunicipal do Sertão acontece em decorrência do aniversário da Rádio e TV Boa Notícia (11/09/2011). Neste ano, a emissora completa 07 anos de funcionamento. Em 2011 a competição contará com a participação de 16 equipes, 4 sub sedes (Povoados: Ananás, Angelim, Lagoa e Agrovila). Na noite de 26/07, os responsáveis pelas equipes estiveram reunidos com a direção da emissora, arbitragem e organização do evento (Equipe Placar 770). Os confrontos começam dia 21 de agosto no povoado Ananás

(Sambaíba).

Segue a tabela: SEDE 01 ANANÁS 21/08/2011 ? 08h00 Museu (Sambaíba) x Balsinha (Sambaíba); ? 10h00 Ananás (Sambaíba) x Campestre (Balsas); SEDE 02 LAGOA 28/08/2011 ? 08h00 Lagoa (Tasso Fragoso) x Aldeia (Balsas); ? 10h00 Correios (Balsas) x Fosdão (Tasso

Dezenas de moradores das comunidades da região do Povoado Cacimbas, em Balsas/MA, resolveram sair da escuridão de respostas que não chegam até eles e fizeram uma marcha para os portões da empresa Celta Engenharia, responsável pela instalação da iluminação na localidade. Na manhã do dia 25/07, líderes de famílias empunharam cartazes e faixas, avisaram a imprensa local e partiram, depois de uma concentração numa praça Senador Alexandre Costa, no bairro São Félix, e caminharam pelas ruas, com gritos de “cadê o Luz para Fragoso); Todos”. SEDE 03 ANGELIM São cerca de 160 04/09/2011 famílias, distribuídas em pouco ? 08h00 Angelim mais de 900 pessoas, pelas mais de (Balsas) x Belém (Balsas); 40 fazendas, que formam o ? 10h00 Santa Luzia Povoado Cacimbas, na zona rural, (Balsas) x Laranja (Balsas); que pretendem obter o benefício do SEDE 04 AGROVILA Programa para que possam, além 18/09/2011 de trabalhar com mais facilidade na ? 08h00 Ve r e d a pequena agricultura, também fazer (Loreto) x Sítio (Loreto); que os filhos, estudantes possam ? 1 0 h 0 0 aproveitar a iluminação para os Agrovila/Sonhem (Loreto) x estudos noturnos, como disse um dos manifestantes. Catinga de Porco (Loreto).

No final de cada quadrangular sai um campeão, formando assim a semifinal da competição que será realizada em forma de quadrangular no dia 03 de outubro. O local será definido pela organização do evento.

CENTRAIS ELÉTRICAS DO NORTE DO BRASIL S.A. (CNPJ: 00.357.038/0001-16 torna público que requereu à SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS DO ESTADO DO MARANHÃO SEMA, a Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos, para: Abastecer as instalações do Escritório. Dados do Empreendimento: Denominação da fonte - Poço Tubular Profundo existente na Subestação de energia elétrica denominada BALSAS Localização geográfica: Latitude 7° 33' 36,000” Sul - Longitude- 46° 1' 7,000" Oeste Localização hidrográfica: Bacia- Rio Parnaíba Sub-bacia- Rio das Balsas Volume requerido (m3/ano): 2.628,00 Finalidade do uso da água: Consumo humano

Escolinhas de futebol de Balsas estiveram disputando a 12ª Copa Nordeste de Futebol de Base. A competição aconteceu de 09 a 16 de julho, na cidade de Anísio de Abreu PI. As Escolinhas de

Os moradores garantem que já procuraram deputados, vereadores do município e outras autoridades e nada aconteceu.

Maria das Graças, líder do movimento, garante que já conversou com todos os responsáveis pelo Luz Para Todos, desde a Ouvidoria da CEMAR, Dr. Rassam (escritório CEMAR em Imperatriz), Gestor do Luz Para Todos, no Maranhão, Sr. Gean (empresa Celta Engenharia) e outras autoridades. Segundo Graça, “há cerca de 04 (quatro) anos funcionários de empresas terceirizadas passaram na região das Cacimbas, fizeram todos os piquetes e demarcação dos postes, prometeram que voltariam com uma semana depois mas até agora nada saiu do papel.”

futebol “O Astro” Estrelas do Maranhão e CT Maravilha/Grêmio foram as únicas representantes do Estado do Maranhão na Competição. O pequeno, p o r é m , m u i t o aconchegante Estádio municipal da cidade, com um gramado perfeito, foi o palco da disputa dos jogos. A participação das equipes Balsenses não foi a esperada pelos dirigentes, apesar de reconhecerem que os times tinham muitos desfalques.

Praticamente 85% das comunidades da zona rural de Balsas não foram beneficiados, enquanto algumas tiveram o privilégio rapidamente, porém não se sabe o motivo. Comparando Balsas com os outros municípios da região sul do Estado - Mangabeiras, Fortaleza dos Nogueiras, Nova Colinas, Riachão etc -, a instalação do programa Luz Para Todos em Balsas fica a desejar. Curiosamente, em meados de 2006 o Programa foi implantado em alguns bairros da cidade de Balsas, na época algumas placas indicavam que os referidos bairros seriam vilas (Vila CDI, Vila São José, Vila Flora Rica…), enquanto isso, os moradores da zona rural ficam esperando.

Balsas já conquistou o título de campeão da competição, na categoria infantil, em 2006, ano em que a Copa Nordeste foi realizada na cidade de São Raimundo Nonato, também no Piauí.


04

SAIR DO ANONIMATO É SAIR DA CRISE...

ANUNCIE SEM MODERAÇÃO !!!

Mesmo que tenham faltado muitos, a festa representou uma continuidade do que há de mais ímpar no encontro que tantos gostariam de participar. A presença, em corpo, na cidade natal ou do coração, compensa todo o tempo perdido com a ausência ou ganho materialmente, mas ada como estar com os amigos de infância e adolescência de outrora, ouvindo e dançando sucessos musicais dos velhos tempos. Não basta só isso, é preciso reencontrar os amigos para por em dia as lembranças das traquinagens, na escola, na boate, nas peladas ou na beira do Rio Balsas. Muitas vezes, só o abraço conforta a distância que o tempo encompridou, talvez muitos não imaginariam que um dia isso pudesse acontecer, mas a repetição dos Encontros demonstram que a tendência é fazer voltar às marcas que o tempo não apagou da nossa mentes. Esmaragdo Neiva (foto no alto) proporcionou a todos - disponíveis - a curtir algo inusitado, como uma conversa in loco - fora do MSN - além das músicas que fazem volta a décadas. Para inovar o baile, um cover de Elvis Presley, que chegou de carona numa Haly Davison e encenou e cantou ao ritmo do superstar, que abalou os salões nos anos de 50 a 70, bem ao calor da maioria dos que estavam na AABB, na noite de 16/07. Se faltaram muitos, provavelmente no 3º Encontro estarão aqui, em 2013. Até lá. Saúde!!!

Um nordestino ainda vai, mas um gaúcho no sertão, sem preconceito e com jeito de mato, bem maranhense, assim é Valmor Sacoman Crepaldi, que dia 16/07 fez a 1ª festa em sua fazenda Malhada de Areia. Sábado inteiro, duas bandas fizeram os mais de 2.000 visitantes dançar e comer muita carne de gado, por sua conta, num ritmo frenético do forró local. Centenas de lindas cowgirls balançaram os bumbuns ao lado dos cowboys sambaibenses que não ficaram atrás. Além dos sambaibenses, muitos convidados, mais que especiais vieram da capital, São Luis, para comemorar juntos esta empreitada de Valmor, como suas filhas, que moram na Ilha do Amor e trouxeram dezenas de amigos e amigas para fortalecer a alegria do pai, que agora pretende alavancar como novo empresário do bode. Valmor informou à reportagem da Folha do Cerrado, que mais de 1000 cabeças estarão disponíveis, ainda este ano, para dar início à caprinocultura, um mercado ainda pouco explorado em nossa região mas que tem boa comercialização a nível nacional. Sambaibense, de coração e balsense de corpo e alma, Valmor divide seu tempo entre amigos, sua empresa em Balsas e sua fazenda em sambaiba. Parabéns, pela iniciativa!!!

Balsas, 31 de julho de 2011

Dezenas de Fãs encerraram o mês de julho ou o Verão Balsas com uma homenagem nada comum no meio artístico local. No dia 31/07, os Amigos do Galinho, como se intitulam os ouvintes que acompanham o programa do locutor, se reuniram na casa de uma das fãs - a Baixinha do bairro São Félix - , sob as sombras dos pés de manga, para um almoço harmônico, onde a maioria se Como convidados especiais, encontrou. Uma festa americana também estiveram na festa, seus grandes amigos: João (cada um doou sua parte) que Dantas, a prefeita Dea Dantas, o sr. José Dantas e esposa, o vice-prefeito Luciano ao lado d e Va l m o r , a l é m d a administração da prefeitura de Sambaíba, que não só congratularam o evento mas participaram da festa de um grande empresário, na região.

E já, durante este 1º encontro, ficou marcado o próximo almoço para o ano que vem. O locutor Galinho do Cerrado agradeceu a todos os fãs, pelo rádio, logo no dia seguinte e, emocionado agradeceu a Deus por esta data, que não é de aniversário nem de data comemorativa, mas de um marco em sua vida, “pois, as coisas que acontecem em nossa vida são frutos do que se planta: amizade, carinho, simplescidade e responsabilidade com amor, em tudo que se faz”, disse ele. “Conquistar o carisma e admiração é fácil, difícil é manter uma platéia quase invisível, como os ouvintes que o acompanham”. Falou o locutor.

(99)

A idéia do almoço teve origem dentro do próprio programa “Saudade Não Te Idade”, das 20h00 às 22h00, pelas ondas da Rádio Boa Notícia AM 770, quando alguns dos ouvintes sugeriram que teríamos que fazer algo para que as pessoas que participam do programa - ao vivo pudessem se conhecer pessoalmente. Idéia abraçada por t o d o s , q u e s e manifestaram, de prontidão oferecer os mantimentos para que tudo desse certo. E assim aconteceu a grande festa e quase todos puderam participar, com exceção dos que moram distantes, ou que por um motivo qualquer não compareceram.


Balsas, 31 de julho de 2011

005

Fazer uma festa debutante hoje pode ser mais fácil, o difícil mesmo é esquecer este dia tão sonhado na vida de uma mulher. Só quem tem a sorte de passar por esta página da agenda e comemorar do jeito que sonhou é que pode contar

a emoção de fazer 15 aninhos, ladeada por pessoas queridas e familiares.

Juliana Queirós, filha do fotógrafo Julimar Queirós e da decoradora e estilista Iracildes Nunes, teve esta página marcado no dia 16 de agosto, na AABB, em noite de gala, com direito à tradicional dança da valsa e cardápio à sua escolha.

Casar novamente à frente de tantos filhos netos, bisnetos e amigos é pouco comum nos dias de hoje. Completar 60 anos de união matrimonial ou Bodas de Diamante, também pode levantar s u s p i ro s e m m u i t o s humanos vivos, mas em dose dupla a festa fica certamente mais cinematográfica no coração de quem passa por isso ou de quem almeja esta data.

Os gaúchos Libiano Caraça (Silveira) e Cristovam Benck, deixaram de lado a habitual bombacha pelo paletóe empunharam-se no jovial coração gaúcho para repetir a doce palavra SIM, confirmando o amor pelas suas damas, as irmãs Ivone Caraça e Heloá Benck. O CGT de Balsas estava repleto de gaúchos, maranheses e maraúchos, novos e velhos amigos.

Acima, seu Silveira e dona Ivone estão ladeadas de seus 05 filhos: Jair, Jandir, Vanderlei, Vanderli e Jane, que aprovaram a continuidade desse amor, que veio dos Pampas ao Maranhão.

: EM G A IM

to Fo

éli F o

x

Ao lado, seu Cristovam Benck e sua esposa, dona Heloá, também recebem a permissão para casaremse novamente(só que este ano no Maranhão) demonstrando que os longos anos de experiências deram certo.


06

Acesse: www.folhadocerrado.com.br

Deixe seu recado ou sugestão!

Balsas, 31 de julho de 2011

Oleiros são expulsos, sem ônus, Seminários Regionais de Lideranças após 30 anos de trabalho, em Balsas aconteceram em Balsas Folha do Cerrado/TV Boa Notícia

Por: Cristiane Iappe/Folha do Cerrado

A reintegração de posse de terras em Balsas tem se tornado comum.

No dia 27/07 17 famílias tiveram que deixar uma área onde uma olaria dava sustento a pelo menos 200 Nos últimos anos vários pessoas. Desta vez o terreno mandados judiciais foram r e i n t e g r a d o a o d i t o concedidos pela Justiça local proprietário fica localizado às margens da BR 230, cerca de 03 km de Balsas/MA, sentido Riachão/MA, na conhecida área da f a z e n d a improdutiva Santa Elisa.

e famílias que sobrevivem à custa do que produzem ficam no prejuízo. Os despejos que mais chamaram a atenção na região ainda refletem com destaque para a reintegração de posse, como a de uma área na Rua 19 do bairro São Félix, onde dezenas de famílias tiveram seus barracos queimados.

os despejados não tiveram força e não resistiram ao cumprimento do mandado judicial. Procurado pelas famílias o bispo diocesano, dom Enemésio Ângelo ,mais uma vez se colocou à disposição dos menos favorecidos para interferir junto à Justiça, tanto para impedir a continuidade dos conflitos quanto para resolver da melhor maneira, desde que favoreça tanto o proprietário quanto os desalojados, já que, com tanto tempo no local entraria aí a questão do uso capião.

Os oleiros que foram expulsos do terreno trabalhavam no local há mais de 03 décadas. No começa pagavam arrendamento ao Dom Enemésio disse que irá, proprietário, depois com a j u n t a m e n t e c o m o s mudança de dono da área passaram a não pagar mais, mas produziam tijolos com seus próprios recursos.

Sem tempo para retirar seus pertences, ou tijolos ainda a serem assados, eles alegam que não terão dinheiro para pagar os empréstimos feitos para ressarcir as despesas despejados, procurar os No ano passado outro feitas, como contrato com donos da área em questão, momento marcante foi no funcionários braçais. “para salvar ao menos o que extremo do bairro CDI, onde dezenas de famílias tiveram C o m a p r e s e n ç a d o foi produzido a custa de suor s u a s c a s a s e b a r r a c o s proprietário, que chegou e esforço físico de décadas de queimados e derrubados por acompanhado de vários trabalho”. máquinas. policiais e agente judiciário, Início

O Torneio acontecerá em Balsas nos dias 19, 20 e 21 de agosto de 2011.

CONFIRA c/ Valmor Tel.: (99) 9951-4977 Site: www.fmte.com.br

Término

O auditório do Hotel Águas do Vale foi palco dia 27/07, de um encontro que reuniu cerca de 300 pessoas, entre elas lideranças regionais e locais do Estado Maranhense, num projeto inovador do Governo do Estado, que tem como principal objetivo debater prioridades através de oficinas, colher subsídios para a composição do Plano de Desenvolvimento Estadual. O evento teve início às 09h00 da manhã, e a mesa de honra foi composta por: prefeito municipal de Balsas, Francisco de Assis Milhomem Coelho, chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, secretário de Estado de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, deputado estadual Stênio Rezende, representante da FAMEM prefeito de Formosa da Serra Negra, Enesio Milhomem, sub-secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Antonio Shatack,

secretário de Assuntos Estratégicos, Israel Ferreira, e viceprefeita de Balsas, Maria Assunção Silva Moraes. Na ocasião também estiveram presentes: presidente da Câmara Municipal de Balsas, Deuzilene Soares Barros e os

vereadores Amauri Carneiro de Sousa, Carlos Antunes Souza da Cruz, Fransuíla das Chagas, Manoel Messias, Ruberval Martins e Eumar Lopes. O prefeito municipal de Balsas, Francisco de Assis Milhomem Coelho, disse: “acredito que é muito bom fazer este trabalho ouvindo os clamores do povo, para que o Governo consiga uma ação eficaz. Aqui em função da grande demanda que temos, com o agronegócio, numa região de fronteira agrícola. Com isso surgem muitos problemas de infra-estrutura, afim de que o Governo do Estado procure com suas ações diminuir as dificuldades, q u e b r a n d o b a r re i r a s n o desenvolvimento e no crescimento da economia da nossa região”. O deputado Stênio Rezende frisou que “o 8º seminário que está acontecendo aqui em Balsas, é uma ação para o desenvolvimento d o P l a n o Plurianual 20122015. Conversar mais com a sociedade, é um aperfeiçoamento d a a ç ã o democrática, desde cidadãos até lideranças. É um trabalho de p a rc e r i a , ouvindo e debatendo o que é melhor para aquela parcela da população. Trabalhamos com o objetivo de avaliar e trazer os recursos que realmente irão resolver o problema em cada região”.

PALESTRA A p ó s o s pronunciamentos, foi realizada palestras e oficinas. O palestrante Dr. Luiz Fernando Silva, chefe da Casa Civil, trouxe como tema “A competência do município e propostas de ações articuladas com o Estado e a União”. Na ocasião, tratou do assunto, falando que esta iniciativa deverá mudar o rumo das estratégias. Pois, o Governo está buscando aprender com os cidadãos como se deve governar inovando o planejamento do Estado com esta ação. De acordo com o Palestrante, “é preciso destacar as competências do município e ver como o município precisa ser fortalecido com as ações do Estado e da União. Dentre os vários temas abordados na palestra, destacase: - o município é ente membro da República Federativa do Brasil. Possui autonomia administrativa, o que significa que ele não está subordinado à União, nem aos Estados. Economia global x mudanças de paradigmas na administração pública. Controle externo do município. Para concluir, Dr. Luiz Fernando deixou a fórmula da matemática errada da Administração Pública: (desperdício) + (ineficiência) + (ineficácia) + baixa efetividade + (despesas fixas elevadas) + (baixa capacidade de investimentos) + (ênfase ao processo) + (desprezo ao resultado) + (desvio de foco) + ( C o r r u p ç ã o ) = NECESSIDADES SOCIAIS MAL ATENDIDAS.

Descrição

06/08 06/08 sábado Etapa do Campeonato Maranhense 2011 - Saque Rápido - CLAM 06/08 06/08 sábado Etapa do Campeonato Maranhense 2011 - Silhuetas Metálicas / Puma 3x7 - 24º BC 07/08 07/08 domingo Etapa do Campeonato Maranhense 2011 - Carabina Deitado - 24º BC 07/08 07/08 domingo Etapa do Campeonato Maranhense 2011 - Pistola de Ar e Carabina Mira Aberta de Ar - CCPETI - ImperatrizCCPETI 13/08 13/08 sábado Etapa do Campeonato Maranhense 2011 - Duelo 20" - CTJIN 19/08 21/08 sex a dom III Jogos Brasileiros Máster da CBEM - 24º BC 19/08 21/08 sex a dom 5ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Car/Pst - 24º BC 19/08 21/08 sex a dom IV Torneio do Cerrado Maranhense de Tiro Esportivo & VII Torneio de Equipes de Tiro ao Prato da FMTE & 7ª Etapa - Campeonato Brasileiro de Trap 2011 - CBTD - Balsas 27/08 27/08 sábado Etapa do Campeonato Maranhense 2011 - Tiro Prático - CTJIN 28/08 28/08 domingo Etapa do Campeonato Maranhense 2011 - Fogo Central / Pistola Standard - CAPETIM

Local Horário CLAM 09:00 24º BC 09:00 24º BC 09:00 Imperatriz 09:00 CTJIN

09:00

24º BC

09:00

24º BC e Balsas

09:00

CBTD - Balsas

09:00

CTJIN 09:00 CAPETIM 09:00


07

Acesse: www.folhadocerrado.com.br

Deixe seu recado ou sugestão!

Balsas, 31 de julho de 2011

Agrotóxicos falsificados

CDL de Estreito inaugura agência do BB

Com informações da Aged/Balsas/MA

‘ A C D L d e Estreito/MA, através do Presidente Felix Assis Queiroz e Diretoria não tem medidos esforços em fomentar a economia local em fomentar e economia local e regional, buscando soluções em todos o seguimentos, seja com os lojistas, seja como agropecuarista, empresários em geral. Não atividades que são realizados, o compromisso com o social sempre está inserido. Após conseguir no dia 05/05/2005 a inauguração da agencia do Banco da Amazônia no município; fato que contribuiu principalmente para o desenvolvimento da economia regional. Dando continuidade na luta em busca de melhorias para o município a CDL na pessoa do Presidente Sr. Felix de Assis Queiroz e diretoria foi inaugurado no dia 17/07/2011 a agência do Banco do Brasil, em Estreito/MA. Demonstrando assim a competência daquela entidade e reforçando os laços de credibilidade junto à comunidade estreitense. Tudo começou no ano de 2003 a CDL juntamente com as seguintes associações: loja Maçônica, Acisa, Colônia dos Pescadores, Clube de Mães, Abema, Acesma, Rotary Club, Sindicato Rural de Estreito, Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Estreito/MA, encaminharam no dia 11 de novembro ofício ao então Governador do Estado do Maranhão Sr. José Reinaldo Tavares, reivindicando a instalação da agência naquela cidade, devido a construção da hidrelétrica e desenvolvimento do município. Através dos esforços da entidade, foi firmado um compromisso entre a Câmara de Dirigentes Lojistas e a Superintendente que confirmou a liberação da carta patente para implantação da agência neste município, para o 1º semestre de 2005.

Para consolidar esta conquista, no dia 22 de novembro de 2004 foi realizado pelo CDL um almoço no Balneário Recanto da Natureza, que contou com presença do Presidente o Sr. Felix de Assis Queiroz de Araújo e toda a diretoria, juntamente com o superintendente do Banco do Brasil o Sr. Geraldo Rodrigues e participaram ainda vários empresários, autoridades políticas e religiosas. Como parte do compromisso firmado entre CDL de Estreito/MA e a Regional do Banco do Brasil, no dia 10 de maio de 2005, foi enviado ofício ao Sr. Geraldo Rodrigues informando que as contas da Prefeitura Municipal de Estreito/MA tinham sido abertas na agência do BB, na cidade de Porto Franco/MA. Novamente a CDL solicitou informações quanto a instalações da referida agência. No dia 11 de maio 2005 a CDL encaminhou ofícios ao Deputado Federal Dr. Sebastião Madeira, solicitando empenho na brevidade da instalação da agência bancária. Diante dos 08 anos de luta que o mesmo tem demonstrado, principalmente em nossa região, destacando-se pela velocidade na realização de interesses comunitários e cooperativos, o Sr. Félix de Assis merece nossos aplausos. A Câmara de Dirigentes Logísticas de Estreito-MA agradece a participação de todos os envolvidos que direta e indiretamente contribuiram para esta conquista. Portanto, a CDL ratifica a parceria com essa instituição financeira e evidentemente apóia i m p l a n t a ç ã o d e empreendimentos como este, que irá fomentar o comércio local e proporcionará melhorias para todos da região.

Há dois meses a Defesa Vegetal da AGED de Balsas/MA foi procurada por produtores de soja da região de Tasso Fragoso/MA, Alto Parnaíba/MA e da região de Santa Filomena no Piauí. Alegando terem comprado um produto em uma revenda de agrotóxicos de Balsas, os agricultores perceberam que o produto não surtiu o efeito esperado na lavoura, levando-os a solicitar, da AGED-MA, unidade regional de Balsas, que levassem uma amostra do produto para que fosse feita uma análise em laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura para verificar a veracidade do

produto. Isso levou a AGED central em São Luis e a UR de Balsas a uma grande mobilização, no sentido de atender a reivindicação dos produtores. O produto restante foi recolhido da fazenda,

interditado em uma revenda de agrotóxicos da cidade e amostras foram colhidas, conforme mandam as normas estabelecidas em legislação específica, na presença dos representantes da empresa fabricante do produto, dos produtores rurais e\ou seus representantes legais mediante procuração e do representante da empresa que vendeu o produto. Após recolhidas amostras foram encaminhadas ao laboratório da Universidade Federal do Paraná e ficou constatado que o produto Standak, da fabricante BASF, havia sido realmente alterado, cujo princípio ativo (Fipronil) apareceu nas amostras com 0.03%, quando na verdade deveria ter 25% do princípio ativo e através de um cálculo simples mostra que, com um litro do produto v e r d a d e i r o produziam até 800 (oitocentos) litros do produto falsificado. Para o chefe da Aged de Balsas/MA, Diego Amaral “essa é uma prática que vem acontecendo com frequência em nossa região e acarretando

enormes prejuízos aos nossos produtores, tendo em vista que na safra 2010\2011 tivemos uma produtividade média de 65 sacas\ha, quando esses produtores que se utilizaram desse produto colheram em média, segundo eles próprios, entre 15 e 25 sacas\ha, quando se sabe que o custo de produção chega a 40 sacas\ha, ou seja, o trabalho de um ano inteiro foi perdido, isso sem falar no endividamento que ocasiona a esses produtores junto às instituições financiadoras dessas safras.” “Como alerta aos produtores, digo que desconfiem de produtos com preços abaixo do mercado, verifiquem e leiam a bula dos produtos, mesmo que a falsificação seja perfeita,

sempre aparecem erros de português grosseiros na bula. Portanto, chamem os representantes das empresas na região para verificar se aquela empresa comprou mesmo produto da fábrica e peçam para e l e s v e r i f i c a re m o s e l o holográfico do produto e ao desconfiar da veracidade do mesmo procurar o serviço de Defesa Agropecuária Vegetal da AGED de sua região.” A empresa que vendeu o produto foi autuada pela AGED em R$ 18.088,00 por venda de produto falsificado, conforme decreto estadual 23.118 de 29 de maio de 2007, no seu artigo 34, parágrafo terceiro; inciso sétimo. Este caso já foi encaminhado à Polícia Federal.

7ª Etapa do Rally dos Sertões em Balsas/MA O Maranhão mais uma vez entra n o ro t e i ro d e u m a d a s competições automobilísticas mais importante do mundo, o Rally dos Sertões 2011. Duas cidades do estado estão na p ro g r a m a ç ã o o f i c i a l d a competição, Balsas e Barra do Corda. Centenas de pilotos do Brasil e do mundo vão acelerar em terras maranhenses em seus carros, motos, caminhões e quadricículos. A primeira etapa do Rally dos Sertões 2011 está prevista para acontecer no dia 10/08, com saída de Goiânia. Os pilotos começam a chegar ao Maranhão a partir do dia 15/08, quando acontece uma etapa especial cronometrada com 428 km, de Liziarda (TO) a Balsas (MA). Depois seguem para Barra do Corda, no dia seguinte. O percurso total deste ano será de 4.026 km. Confira a programação do Rally dos Sertões 2011: 1ª ETAPA - 10/08 (Quartafeira) Goiânia (GO) - Pirenópolis (GO)

Especial Cronometrada - 83km TOTAL DO DIA: 236km 2ª ETAPA - 11/08 (Quintafeira) Pirenópolis (GO) - Porangatu (GO) Especial Cronometrada 290km TOTAL DO DIA: 584km 3ª ETAPA - 12/08 (Sexta-feira) Porangatu (GO) - Gurupi (TO) Especial Cronometrada 285km TOTAL DO DIA: 455km 4ª ETAPA - 13/08 (Sábado) Gurupi (TO) - Porto Nacional (TO) Especial Cronometrada 140km TOTAL DO DIA: 206km 5ª ETAPA - 14/08 (Domingo) Porto Nacional (TO) - Lizarda (TO) Especial Cronometrada 330km TOTAL DO DIA: 471km 6ª ETAPA - MARATONA 15/08 (Segunda-feira) Lizarda (TO) - Balsas (MA) Especial Cronometrada 428km TOTAL DO DIA: 436km

7ª ETAPA - 16/08 (Terça-feira) Balsas (MA) - Barra do Corda (MA) Especial Cronometrada 306km TOTAL DO DIA: 322km 8ª ETAPA - 17/08 (Quartafeira) Barra do Corda (MA) Teresina (PI) Especial Cronometrada 210km TOTAL DO DIA: 540km 9ª ETAPA - 18/08 (Quintafeira) Teresina (PI) - Sobral (CE)

Especial Cronometrada 253km TOTAL DO DIA: 505km 10ª ETAPA - 19/08 (Sextafeira) Sobral (CE) - Fortaleza (CE) Especial Cronometrada - 86km TOTAL DO DIA: 271km TOTAL DO PERCURSO Goiânia (GO) - Fortaleza (CE) 4.026km Total do Percurso em ESPECIAIS CRONOMETRADAS: 2.411km equivalentes a 60% do Percurso Total


08

Denunciar não é pecado, ver e calar é suicidar-se

Além dos produtos tijolos fabricados em Balsas, temos na praça produtos tijolos de outros municípios e até de outros estados, existindo variedade de

ofertas e preços. Geralmente, o cliente, p o r f a l t a d e conhecimento técnico, faz a opção pelo menor preço, porém, acaba pagando mais caro. Isto

ocorre quando o produto n ã o e s t á e m conformidade com as normas técnicas, podemos citar o maior custo no acabamento, quando necessita de

SITE: www.folhadocerrado.com.br

correção com a massa de cimento, por falta de planeza e esquadro dos tijolos, outra irregularidade é a baixa resistência e presença excessiva de trincas e rachaduras nos tijolos que ocasionam perdas, temos também, as medidas irregulares que ao final da obra computa uma quantidade maior por metro quadrado do p r o d u t o . Irregularidades que causam inclusive maior tempo de execução da obra. Com o aumento de obras públicas no Brasil, como destaque o programa Minha Casa Minha Vida, o governo visando melhorar a qualidade dos produtos utilizados, criou através do Ministério das cidades o PBQP-H e PSQ que atesta as empresas qualificadas que fabricam produtos conforme as normas. A Cerâmica Balsas aderiu

Balsas, 31 de julho de 2011

ao programa, e após um ano de fiscalização e devidas correções, finalmente foi certificada, sendo a primeira Cerâmica e única até o momento no Maranhão. Para manter a validade deste certificado, passa trimestralmente por nova fiscalização que atesta se a resistência, as medidas, a planeza, o esquadro e absorção dos tijolos estão conforme as n o r m a s . A s fiscalizações são realizadas pelo Imetro e também por técnicos dos laboratórios do SENAI. Hoje, esta qualificação é visível nos tijolos adquiridos da Cerâmica Balsas. BENEFÍCIOS: Ao participar formalmente do PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat) através do PSQ (Programa Setorial de Qualidade) nacional e garantir o respeito às

normas técnicas, a Cerâmica Balsas eleva a imagem de seus produtos ao patamar merecido, ampliando sua participação no mercado consumidor para um contínuo reconhecimento de destaque no setor.

O CONSUMIDOR RESPEITADO É A MAIOR PROPAGANDA DESTA EMPRESA. Thyrson Paz

Cerâmica Balsas Mais Informações: TELEFONE FABRICA:

(99) 3541-2958 TELEFONE LOJA:

(99) 3541-7530 Av. Contorno, nº 1.726 Bairro de Fátima Balsas/MA

Folha do Cerrado  

A Folha do Cerrado é jornal de Balsas, no sul do Maranhão.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you