Issuu on Google+


Comissão de honra Presidente de Honra Embaixador do Brasil - Mário Vilalva Diocese Monsenhor Sebastião Ferreira Entidade Região Turismo Porto e Norte Portugal Dr. Melchior R. Pereira Moreira Associação Empresarial Viana do Castelo Eng. José Luís Rocha Ceia Associação Grupos Folclóricos Alto Minho Prof. Alberto Pimenta Gomes Rego Câmara Municipal Viana do Castelo Dr.ª Maria José Guerreiro

Comissão executiva Dr. Francisco Sampaio – Presidente Eng. António J. R. Parente da Cruz – Tesoureiro Dra. Maria do Sameiro Barreto – Secretária Prof. José Luís Oliveira Prof. Jorge Ferreira Martins Ilídio Matos Carvalho Manuel Augusto Lima Prof. Manuel Valença Pereira José Dias Reis Pereira António José Basto Francisco de Oliveira Baptista José Manuel R. Oliveira Valença Prof. António Miguel Cubo Costa Dra. Catarina Beatriz Barreto Lima

Irmãos da Real Irmandade de Nossa Senhora da Agonia

José Anastácio Ramos Fernandes – Presidente José Maria Carvalho Socorro – Vice-presidente Querubim Felgueiras Painhas – Secretário António José Costa Pereira Morgado – Tesoureiro Manuel de Oliveira Fiúza – Vogal Agostinho Taborda Silva Jácome – Vogal Pároco – Padre Armando de Jesus Esteves Rodrigues Capelão – Padre Dr. Alfredo Sousa

Secretariado

Elisabete Ferreira – Carla Ribeiro – Isabel Carvalho Av. Cabo Verde – Lote 18 – Parque Empresarial da Praia Norte – 4900-350 Viana do Castelo Telf.: 258 809 394 Fax: 258 809 375 E-mail: vianafestas@vianafestas.com http://www.vianafestas.com Postos de informação e venda da Vianafestas: No rés-do-chão do edifício dos Antigos Paços do Concelho – Praça da República – (AGOSTO) No Jardim Marginal, em pavilhão próprio (JULHO E AGOSTO)


A Romaria da Sra. D’ Agonia é o maior cartaz vivo de Animação Turística do Norte de Portugal. Diria, mesmo, do País e até da vizinha Galiza. Por dois motivos: em primeiro lugar porque mantém a especificidade e a individualidade que a caracteriza e a torna diferente, o que significa a preservação do nosso património, das tradições histórico / culturais, da riqueza do nosso folclore, da autenticidade do artesanato, a valorização dos nossos costumes; Em segundo lugar pelo cartaz turístico da Romaria que já representa, hoje, uma vivencia duplamente centenária (1783) e assumida que foi como símbolo duma Região. Chamamos-lhe em termos profissionais, a FESTA. Acorda-se ao som de foguetes, mistura-se com lágrimas e saudades, regressos e reencontros; dos que voltam e ficam amarrados às coisas (suas) e que não querem perder; dos que voltam e partem à bolina, a sul e a norte, à busca de nova maré. É a FESTA no Minho, no Norte de Portugal que aparece em calendário, que se especifica e tem no seu imaginário a força colectiva da sua diferença. Norte de Portugal – a animação permanente noite e dia. Passerelle de atracções, um só palco de iniciativas que, alimenta e bem razões para uma visita. Esperamos por Si, na Festa, “Cá Dentro”.

Francisco Sampaio


11 Agosto Sábado

17 Agosto Sexta-feira

16h00 Abertura da XI “Exposição/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia” Decorrerá, como habitualmente, no corredor central do Jardim Público Marginal, com cerca de 70 artesãos da nossa região a trabalhar ao vivo. Esta Exposição/Feira estará aberta até às 24h00 do dia 20 de Agosto. (ver programa específico)

08h30 Alvorada Já se ouvem os sons dos Zés Pereiras, das Bandas de Música, Gigantones e Cabeçudos, na nossa velhinha sala de visitas - Campo do Forno, Praça da Rainha, Praça da República. 09h00 Grande Feira Toda a festa no Alto Minho, tem um poucochinho de feira. Tradicionalmente ligadas às grandes Solenidades Religiosa – Natal, Páscoa, Corpo de Deus, S. João, S. Miguel, Todos os Santos e porque “vacava o povo das obras servis” assim lhe advirá o nome de féria ou feirão. 09h30 Concerto Musical No coreto da Praça da República pela Banda de Música da Casa do Povo de Moreira do Lima 10h00 Desfile da Mordomia As Mordomas são as “Rainhas” das Festas e Romarias do Alto Minho. Raparigas solteiras sem “Fama”, compete-lhes todos os pormenores da organização da Festa, desde o receber das Filarmónicas até ao desfilar nos cortejos com os tradicionais tabuleiros e, mesmo, a responsabilidade dos bazares para a recolha de fundos. Com as Juntas de Freguesia do Concelho e Comissão de Festas apresentam cumprimentos ao Presidente da Câmara Municipal e Bispo da Diocese. 10h30 Abertura do “Circuito do Feirão” Em vários locais da cidade.


12h30 Revista de Gigantones e Cabeçudos Só a partir de 1893 é que Zabumbas e Zés P’ereiras, assim como os Gigantones e Cabeçudos, entram na Romaria. Figuras descomunais e grotescas, os Gigantones trazem a sua origem remota e popular. Ligados à Procissão do Corpo de Deus, os Gigantes têm uma velha tradição na Europa. Reis da Festa animam as consagradas revistas da Romaria que se realizam todos os anos, no cenário da Praça da República ao som de uma centena de Bombos que de matreca em riste – bumba que bumba e zabumba – constituem o Cortejo mais gárrulo quão espaventoso do imaginário do Alto Minho. 14h30 Concertos Musicais Nos coretos da Praça da República pela Banda de Música Pardilhoense e no Jardim D. Fernando pela Banda de Música da Casa do Povo Moreira do Lima. 16h00 Oração de Vésperas No Santuário de Nossa Senhora d’Agonia 16h30 Procissão Solene da Sra. D’ Agonia Sai da Igreja de S. Domingos e do Santuário. Com o andor da Senhora d’Agonia tomam parte os andores das Senhoras dos Mares, Assunção, Monserrate e, ainda, o Senhor dos Aflitos. É o figurado um dos elementos mais reclamados da Procissão Maior e a sua dramatização um dos valores mais simbólicos a ter em conta na Romaria. São os homens do mar quem pega aos andores com as suas camisas aos cadros, de cachemira. A organização da procissão solene, presidida por Sua Excelência Reverendíssima D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira, Bispo da Diocese, pertence à Real Irmandade da Senhora d’Agonia, declarando-se Suas Magestades El-Rei e Rainha D. Amélia juízes perpétuos da mesma (1890).

21h00 Desfile “Vamos para o Festival” Zés P’reiras, Bandas de Música e Grupos Folclóricos, em sintonia com o muito povo que se incorpora voluntariamente, fazem a Festa, descendo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra em direcção ao Jardim Marginal. 22h00 Festival no Jardim Nos palcos do Anfiteatro do Jardim da Marina e da Praça da Liberdade, o encanto e beleza dos trajes, das danças e dos cantares de Grupos Folclóricos, exclusivamente, do nosso Concelho. Também poderemos deliciar-nos com a Banda de Música da Casa do Povo de Moreira do Lima, no coreto da Praça da República e, da Banda de Música Pardilhoense, no coreto do Jardim Marginal, enquanto aguardamos (24h), pela espectacular sessão de fogo-de-artifício, nesta noite, o afamado “FOGO DA FESTA”. Nota: após o “Fogo da Festa” dar-se-á início ao Arraial SuperBock no Jardim da Marina.


18 Agosto Sábado 08h30 Alvorada Repete-se, como em todos os dias, na Praça da República, nos moldes habituais. Grande Feira Terá lugar nos mesmos locais. A dar uma nota de mercado e de troca e onde o típico e o artesanal, de mãos juntas, se cruzam para relembrar a riqueza da Romaria. 10h00 Concerto Musical No coreto da Praça da República pela Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de Arrifana. 12h00 Revista de Gigantones e Cabeçudos De novo, na Praça da República com toda a riqueza dos seus movimentos e de esfusiante alegria. 14h30 Concerto Musical No coreto da Praça da República pela Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de Arrifana.


16h00 Cortejo Histórico – Etnográfico O naipe doceiro das gulodices Vianenses – Doçaria Conventual, Tradicional, das Romarias – A Arte da Canelografia. Da Bíblia (Antigo Testamento), o Êxodo rumo à Terra Prometida; da Grécia Antiga ao Banquete Romano de Trimalquião (Petróneo), Apicíus - Cozinheiro Romano e o Livro De Re Coquinare; a saga dos Descobrimentos - O Infante D. Henrique manda plantar na Madeira a Cana do Açúcar vinda da Sicília e faz o povoamento com gente de Viana; Garcia de Horta e Luís de Camões (1563), acompanham na Carreira das Índias a epopeia da canela vinda de Ceilão cinnamomum verum (canela verdadeira); o livro de cozinha (séc. XVI) da Infanta Dª. Maria de Portugal, filha de D. Duarte, Duque de Guimarães e neta de D. Manuel I faz parte do bragal no casamento com o Duque de Parma, Embaixador dos Países Baixos; a Doçaria Conventual (Convento de Santana e do Recolhimento de Santiago); a Brasileira (1902); as Pastelarias de Viana; Doçaria Tradicional, típica do Natal e da Páscoa; o Pão-de-Ló de Mestre Natário no Palácio de Alvorada - Brasil, Homenagem a Jorge Amado; Doces de Romaria: roscas e grades, tabuleiros de segredos, o Andor do Bolo; as Mordomarias, os Romeirinhos; as Noivas de Viana. 21h30 Concertos Musicais Nos coretos da Praça da República pela Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de Arrifana e no Jardim D. Fernando pela Banda de Música de Vila Nova de Anha.

22h00 Festa do Traje A Glorificação do Traje à Vianesa e não à Minhota numa apoteose à “Mulher de Viana” à sua arte, ao seu engenho, à sua chieira, à sua força de matriarca; O pormenor da filigrana, das jóias tradicionais, também memórias de fidalguia como se de um ex-voto à Terra-Nai se tratasse. A Praça da Liberdade será mais uma vez o palco da Festa do Traje que no ano transacto foi tão aplaudida. 24h00 Fogo-de-artifício designado o Fogo do Meio ou da Santa Nota: após o “Fogo do Meio ou da Santa” dar-se-á início a mais uma sessão do Arraial SuperBock no Jardim da Marina.


19 de Agosto Domingo 08h30 Alvorada Os tradicionais foguetes da alvorada seguida da Feira que ocorrerá no mesmo recinto das anteriores. 10h00 Concertos Musicais Nos coretos da Praça da República pela Banda de Música de Pocariça e no Jardim D. Fernando pela Banda Bingre Canelense. 12h00 Revista de Gigantones e Cabeçudos Que receberão homenagem dos seus “Vassalos”, os diversos grupos de Zabumbas e que terá lugar na Praça da República. 13h20 Volta a Portugal em Bicicleta Partida para a 4ª etapa Viana do Castelo  a  Mondim de Basto (Sr.ª da Graça) da Alameda 5 de Outubro. 14h30 Concertos Musicais Nos coretos da Praça da República pela Banda de Música de Pocariça e no Jardim D. Fernando pela Banda de Música Bingre Canelense. 16h00 Festival de concertinas e cantares ao desafio Dezenas de tocadores de concertina e muitos cantadores e cantadeiras, oferecem este genuíno e castiço espectáculo onde proporcionarão aos milhares de espectadores habitualmente presentes e amantes deste popular “desafio cantado” que terá lugar na Praça da Liberdade.

21h00 Desfile “Vamos para a Serenata” Gaiteiros, Zés Pereiras e Bombos, Bandas de Música e os Grupos Folclóricos com o sempre entusiástico acompanhamento dos “Romeiros” da Festa. Terá inicio como sempre no Largo da Estação dos Caminhos de Ferro. 21h30 Concertos Musicais Nos coretos da Praça da República pela Banda Bingre Canelense e no Jardim Marginal pela Banda de Música de Pocariça. 00h00 Serenata Com três cenários distintos: Rio Lima (Fogo Aquático), margem esquerda (Fogo do Ar), Ponte Eiffel 1878 (Cachoeira do Rio Lethes) Viana é Amor. Bouquets Monumentais, as Girândolas que iluminam o esplendor do céu, a apoteose do Belo, o Sonho da duplamente centenária Romaria da Sra. D’ Agonia. Fica-nos a SAUDADE… Nota: após a “Serenata” dar-se-á inicio à confecção dos tapetes floridos nas ruas da Ribeira e ao Arraial SuperBock no Jardim da Marina.


20 de Agosto Segunda-Feira 08h30 Alvorada Queimam-se os últimos morteiros das Alvoradas Festivas. 09h30 Visita às ruas da Ribeira para admirar os tapetes floridos assim como nas varandas e janelas, as colchas, redes e artífices do mar. Nas ruas por onde irá passar a Sra. D’ Agonia depois da sua ida ao mar. Vale a pena ver e admirar os maravilhosos tapetes apresentados pelas gentes da nossa Ribeira fruto da devoção à Sra. D’ Agonia e numa manifestação do seu bairrismo à Santa Padroeira. 10h00 Concerto Musical No coreto da Praça da República pela Banda de Música de Vila Nova de Anha. 12h00 Revista de Gigantones e Cabeçudos Será a última revista do ano em que os Gigantones e Cabeçudos recebem um abraço dos Zabumbas e Zés Pereiras. Quatro dias, quatro revistas com quatro voltas entre o chafariz e o Caramuru e no final uma exibição a solo por cada grupo em frente à Domus Municipalis. Também, para afugentar as trovoadas! - Onde vais Bárbara? - Vou acalmar as trovoadas que no céu andam armadas! - Vai Bárbara, vai! Leva-as para o monte maninho onde não haja pão nem vinho nem mulher de parto nem bafo de menino! 14h00 Concerto Musical No coreto do Jardim D. Fernando pela Banda de Música de Vila Nova de Anha.

14h30 Solene Celebração Eucarística No adro da Sra. D’ Agonia, presidida por sua Exma. Reverendíssima D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira, Bispo da Diocese. Finda a Santa Missa, sairá do Santuário a tradicional Procissão dos Homens do Mar com os andores de Nossa Sra. D´Agonia, Nossa Sra. Dos Mares e S. Pedro a caminho do Cais dos Pilotos onde, depois da alocução será dada a bênção ao mar e aos barcos seguindo-se a Procissão ao Mar e ao Rio. São inúmeras as embarcações de pesca e desportivas que acompanham a Sra. D’ Agonia numa manifestação de fé. O regresso ao Santuário será feito pelas ruas da Nossa Ribeira belamente atapetadas e decoradas com motivos piscatórios. 21h30 Concerto Musical No coreto da Praça da República pela Banda de Música de Vila Nova de Anha. 22h00

Espectáculo Musical com o consagrado artista e nosso conterrâneo “Augusto Canário” e Amigos No Campo D’Agonia

00h00 Fogo de Artificio – Fim de Festa Nota: após o “Fogo da Festa” dar-se-á inicio ao último Arraial SuperBock no Jardim da Marina.


A

Vianafestas B

C E F D

Itinerários:

Viana do Castelo

Desfile de Mordomia

Identificações no mapa citadino:

Dia 17, Sexta-Feira Jardim do Governo Civil - Rua de Aveiro - Praça 1º de Maio - Rua Nova de Sant’ana - Passeio das Mordomas da Romaria - Av. Conde Carreira - Av. Combatentes G. Guerra - Alameda João Alves Cerqueira - Largo Vasco da Gama - Largo Amadeu Costa - Rua da Altamira e Largo de S. Domingos.

Procissão Solene

Dia 17, Sexta-Feira Campo d’Agonia - Campo do Castelo - Largo de Santa Catarina - Alameda João Alves Cerqueira - Largo 5 de Outubro - Av. Combatentes G. Guerra - Rua da Picota - Rua Manuel Espregueira - Largo de S. Domingos - Rua General Barbosa - Campo d’Agonia - Santuário

Cortejo Histórico/Etnográfico

Dia 18, Sábado Jardim Marginal (formação) - Rua Abel Viana - Praça D. Afonso III - Avenida Afonso III - Rua de Aveiro - Praça 1º de Maio - Rua Nova de Santana - Passeio das Mordomas - Av. Conde Carreira - Av. Combatentes G. Guerra - Largo 5 de Outubro - Alameda João Alves Cerqueira - Largo de Santa Catarina - Av. Campo do Castelo até à Rotunda do Pescador.

Exposições Antigos Paços do Concelho

Rés-do-chão: Exposição dos cartazes concorrentes ao concurso Cartaz Oficial da Romaria da Senhora d´Agonia 2012. Posto de informação da VianaFestas 1º Andar: Exposição de fotografia “Sob um céu de romaria” de Dr. José Bacelar, de 14 a 31 de Agosto

A - Igreja da Sª D’Agonia B - Campo do Castelo Feira de Diversões

C - Praça General Barbosa Animação Feiras Francas Concertos Musicais

D - Praça da Liberdade

Concertinas e Cantares ao Desafio Festa do Traje

E - Praça da República

Revista de Gigantones e Cabeçudos Concertos Musicais

F - Jardim Marginal

Exposição Venda de Artesanato Concertos Musicais Festivais de Folclore Serenata


Cartaz da Romaria 2012 Vestido Vermelho O trajo à “lavradeira” (de Outeiro a Perre em especial e das outras aldeias em Geral), ensaio pelo Tenente Afonso do Paço – in Alma Nova nº 5 14ª Série Magazine Bertrand Lisboa 1930. “Começo o meu trabalho com as classificações do trajo como se faz entre as lavradeiras: a) Vestido preto; b) Vestido vermelho; c) Vestido dos domingos; d) Vestido da semana; e)Vestido de dó. Deixo esta curiosa explanação para a Festa do Traje assim como da Homenagem que Afonso do Paço bem merece. Mister é apresentar-vos a Mordoma em Vestido vermelho e o Fotógrafo Designer escolhidos pelo Júri da Romaria da Sra. d’Agonia para Cartaz das Festas 2012. E os premiados foram: Ana Moreno, 20 anos, aluna do 3º ano da licenciatura em Radiologia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde (Porto). Moradora em Outeiro, no lugar da Romãe, é ativa colaboradora do Rancho Folclórico do Centro Desportivo e Cultural de Outeiro e vai utilizar o Vestido vermelho que, sua avó Rosa Carvalho da Rocha Cardoso usou como Mordoma aos 18 anos (1944) e que chorou de alegria por ver Neta e Vestido premiados na Sra. D’Agonia. O mesmo se passa com Cândido Alberto Vieira de Carvalho

Comboios Especiais | VIANA DO CASTELO - NINE dias 18 e 19 Estações dias 19 e 20 14:01 NINE 02:12 14:06 Carreira 02:07 14:09 Midões 02:03 14:15 BARCELOS 01:58 14:20 Silva 01:53 14:24 Carapeços 01:50 14:28 TAMEL 01:46 14:33 Durrães 01:40 14:37 BARROSELAS 01:36 14:40 Sra.Neves 01:33 14:43 Alvarães 01:30 14:48 DARQUE 01:24 14:51 Areia-Darque 01:21 14:57 VIAN.CASTELO 01:15

Contatos

Telf.

fotógrafo consagrado em Viana e com muitas fotos premiadas, galardoado igualmente, como “designer” do Cartaz. O Vestido vermelho é o trajo mais usado por Perre e Outeiro até porque privilegiado para as funções a desempenhar por Lavradeiras e Mordomas. Assim, na saia a exceção vai para o forro preto com silva a branco; camisa de linho com bordados a azul; colete com barra de veludo e corpo em vermelho; avental de campo vermelho e com motivos florais em cor-de-rosa, branco, verde e amarelo; algibeira com bordados simples sempre rodeados de uma fita encanudada; chinelas pretas com meias rendadas; lenços de cabeça e peito de campo vermelho. Falta-nos o ourar do Vestido: contas de Viana, cordão de duas voltas, trancelim, gargantilha rente ao pescoço. Seguem-se as “pendurezas”: borboleta, laça, peças, medalhas, libras, cruz de canovão, brincos à Rainha. E numa nota final - a arte e o sabor do arroz doce de Outeiro na beleza da Canelografia.

Comboios Especiais |VIANA DO CASTELO dia 18 Estações 21:05 VIANA DO CASTELO 21:10 AREOSA 21:14 CARREÇO 21:18 AFIFE 21:23 ÂNCORA PRAIA 21:28 MOLEDO MINHO 21:32 SENHORA AGONIA 21:35 CAMINHA 21:39 SEIXAS 21:43 ESQUEIRO 21:47 GONDARÉM 21:50 V.NOVA CERVEIRA 21:57 CARVALHA 22:01 S. PEDRO DA TORRE 22:06 VALENÇA

221 052 503/505

E-mail asdamas@cp.pt

- VALENÇA dia 20 01:16 01:21 01:25 01:29 01:34 01:39 01:43 01:46 01:50 01:54 01:58 02:01 02:08 02:12 02:17

pabanhudo@cp.pt



Programa Romaria Agonia 2012