Issuu on Google+

Modelo 3_BIUTAD Título: Bolsa de Pós-Doutoramento

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa pós-doutoramento no âmbito do projeto de I&D INNOFOOD - NORTE-07-0124-FEDER-0000029, do Centro de Química de Vila Real (CQ-VR), financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 – O Novo Norte), ao abrigo do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e ainda por fundos nacionais (PIDDAC) através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT/MEC)., nas seguintes condições: Área Científica: Ciências do Ambiente Requisitos de admissão: - Doutoramento em Química, Engenharia Química, Engenharia do Ambiente, Engenharia Biológica ou áreas afins; - Experiência no tratamento de águas residuais industriais por: i) Processos de Oxidação Avançados, nomeadamente processos catalíticos homogéneos (Fenton, foto-Fenton, ozono) e heterogéneos (TiO2, ZnO) e/ou ii) processos biológicos aeróbios e anaeróbios. - Publicações em revistas internacionais. Plano de trabalhos: 1. Tratamento de águas residuais agro-industriais através da aplicação de. a. Processos de Oxidação Avançados b. Processos de tratamento biológico aeróbio e/ou anaeróbio c. Combinação de processos de tratamento biológico e Processos de Oxidação Avançados d. Avaliação da toxicidade das águas residuais tratadas 2. Valorização de subprodutos das indústrias agro-industriais Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de

Investigação

da

Fundação

para

a

Ciência

e

a

Tecnologia,

I.P.

2013

(http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml) e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Despacho RT.36/2011, de 6 de julho, do Sr. Reitor, publicado em Diário da República pelo Despacho Nº 9157/2011 (II Série), de 19 de julho.


Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Química de Vila Real, Escola de Ciências da Vida e do Ambiente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica dos Professores Doutores José Alcides Peres, João Carlos Claro e Marco Sousa Lucas. Duração da (s) bolsa (s): A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em fevereiro/março de 2014. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 18 meses. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1.495,00€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente. Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular (60%), motivação para o trabalho na área (20%) e entrevista (20%), com a respetiva valoração de 0 a 20 valores. (indicar os valores atribuídos a cada método e sua ponderação percentual). Composição do Júri de Seleção: Presidente – José Alcides Peres Vogais efetivos – João Carlos Claro e Ana Isabel Ramos Novo Amorim de Barros Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail e ofício. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 20 a 6 de janeiro de 2014. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de formulário de candidatura acompanhado dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações, carta de apresentação e outros documentos comprovativos considerados relevantes. O formulário de candidatura deve ser o Mod4_BIUTAD-Formulário de Candidatura a Bolsa de Investigação, disponível através do e-mail da Vice-Reitoria para a Ciência, Tecnologia e Inovação (vr_cti@utad.pt). As candidaturas deverão ser entregues por correio/e-mail para o Prof. Dr. José Alcides Peres, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Departamento de Química, 5000-801 Vila Real, e-mail jperes@utad.pt.


Refª gaiva 73 2014 4 edital innofood gaiva