Page 1

A Fundação Gaspar Frutuoso abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para “Caracterização de isolados de nematodes entomopatogénicos” no âmbito projeto Europeu FP7-KBBE-2013-7 - BIOCOMES “Biological control manufacturers in Europe develop novel biological control products to support the implementation of Integrated Pest Management in agriculture and forestry” . O trabalho será desenvolvido na Universidade dos Açores sob orientação científica do Professor Doutor Nelson Simões, Professora Luisa Oliveira e Doutor Duarte Toubarro do Grupo de Biotecnologia da Universidade dos Açores. Tem duração prevista de 6 meses em regime de exclusividade e poderá, eventualmente, ser prorrogada, por períodos iguais, até à data de término de projeto. Plano de trabalhos: O objetivo o melhoramento genético de nematodes entomopatogénicos. A bolsa de investigação focar-se-á fundamentalmente na caracterização de isolados de nematodes no que concerne á sobrevivência em condições de estresse ambiental, virulência e especificidade para um determinado inseto; em técnicas de produção de nematodes; manutenção de isolados; cruzamentos. São requisitos indispensáveis: Experiência Laboratório; Conhecimento em Microbiologia; Conhecimento básico de bioinformática; Conhecimentos Inglês escrito e falado. São condições de preferenciais: a experiência em bioensaios; manuseamento de organismos vivos; cultura de organismos; experiência laboratorial.

Documentos necessários à candidatura: Carta de Motivação; CV pormenorizado.

Prazos e Apresentação das candidaturas O concurso encontra-se aberto de 17 de Junho de 2014 a 04 de Julho de 2014. As candidaturas deverão ser dirigidas ao Professor Doutor Nelson Simões, Responsável do Projeto, para o email simoes@uac.pt.

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre Fundação Gaspar Frutuoso e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade dos Açores (decreto-lei nº 123/99), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de agosto e decreto-lei nº 202/2012 de 27 de agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT.


de Bolsas do Instituto de Medicina Molecular (IMM). A bolsa O concurso encontra-se aberto por um período de 10 dias úteis, com início em 30 de Junho e término em 11 de Julho de 2014.

Refª gaiva 691 2014 bolsa biocomes pt bioensaios