Page 1

“Maximização dos serviços do ecossistema vinha” Bolsa de Investigação para Mestres (1 vaga) Referência: BI/PRODER/Projeto24043/UTAD/2014 Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestres no âmbito do projeto “Maximização dos Serviços do Ecossistema Vinha” - PA 24043, parceria 393, financiado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) e pelo Estado Português através da Medida 4.1. Cooperação para a Inovação do programa PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural, nas seguintes condições: Área Científica: Environmental Sciences Requisitos de admissão: 1.º - Mestrado em Ciências do Ambiente e áreas afins; 2.º - Conhecimentos aprofundados sobre a dinâmica populacional de microlepidópteros associados a ecossistemas agrícolas; 3.º - Conhecimentos sobre modelação de sistemas biológicos. Será dada preferência a candidatos com conhecimentos sobre a acção de entomófagos e agentes de luta microbiológica na dinâmica populacional de pragas de lepidópteros em culturas Mediterrâneas

Plano de trabalhos: Atividades no âmbito do projeto referido, envolvendo: 1) seleção e instalação, em condições de semicampo, de espécies de plantas com potencial interesse no estabelecimento de infra-estruturas ecológicas destinadas a incrementar a biodiversidade funcional da vinha da Região Demarcada do Douro; 2) avaliação do potencial beneficio da presença de diferentes espécies afídeos nas plantas estudadas, como recurso alimentar e estimulador de posturas dos principais inimigos naturais das pragas da vinha, com especial ênfase para o predador generalista Chrysoperla carnea; 3) elaboração de documento sobre a importância e potencial das plantas/afídeos estudados no estabelecimento das infra-estruturas ecológicas referidas em 1) e sua divulgação junto dos utilizadores. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de

Investigação

da

Fundação

para

a

Ciência

e

a

Tecnologia,

I.P.

2013

(http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml) e o Regulamento de Bolsas de Investigação da


Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Despacho RT.36/2011, de 6 de julho, do Sr. Reitor, publicado em Diário da República pelo Despacho Nº 9157/2011 (II Série), de 19 de julho. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, enquadrado no CITAB – Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professora Doutora Laura Monteiro Torres Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em julho de 2014, podendo ser renovável até ao limite perimitido por lei. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas anexa ao Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Despacho RT.36/2011 de 06 de Julho, do Sr. Reitor, publicado em Diário da República pelo Despacho n.º 9157/2011 (II série), de 19 de Julho. A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente. Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: - Avaliação curricular, escala 0 a 20, baseada nas classificações da Licenciatura e Mestrado, na área de formação e na produção científica. - Experiência comprovada na área do projeto (escala de 0 a 20 valores), baseada na participação em projetos, na obtenção de formação complementar e na experiência em técnicas/metodologias utilizadas no projeto. O ordenamento dos candidatos será expresso numa escala de 0 a 20 valores, arredondada às décimas, de acordo com a seguinte valoração: avaliação curricular: 50%; experiência profissional: 50%. Se necessário será feita uma avaliação por entrevista, aos três candidatos melhor classificados por aplicação dos critérios anteriores. Composição do Júri de Seleção: Professora Doutora Laura Monteiro Torres (Presidente) Professor Doutor António Maria Luís Crespí (Vogal efetivo) Professora Doutora Aurora Monzón Y Capapé (Vogal efetivo) Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público designadamente no gabinete do GAP (Ed. P2 – UTAD) sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail e ofício.


Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 28 de maio a 11 de junho de 2014.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de formulário de candidatura acompanhado dos seguintes documentos: a) Curriculum Vitae pormenorizado; b) cópia dos certificados de habilitações; c) cópia de comprovativos de formação complementar; d) carta de motivação e e) outros elementos considerados relevantes para a adequada apreciação da candidatura.

O formulário de candidatura deve ser o Mod4_BIUTAD-Formulário de Candidatura a Bolsa de Investigação, disponível através do e-mail da Vice-Reitoria para a Ciência, Tecnologia e Inovação (vr_cti@utad.pt). As candidaturas podem ser remetidas preferencialmente por correio eletrónico, solicitando o envio de comprovativo, para ltorres@utad.pt; em alternativa poderão ser remetidas por correio normal, A/C Prof. Laura Torres, Departamento de Agronomia, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Campus da Quinta de Prados, 5001-801 Vila Real.

Refª gaiva 562 2014 edital gaiva 387  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you