Issuu on Google+

Bolsa de Investigação para Mestres (1 vaga) Referência: BI/Enoexcel/UTAD/378/2014

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestres no âmbito do projeto de I&D ENOEXEL - FROM VINEYARD TO WINE: TARGETING GRAPE AND WINE EXCELLENCY NORTE-07-0124-FEDER-000032 é financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 – O Novo Norte), ao abrigo do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e ainda por fundos nacionais (PIDDAC) através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT/MEC), nas seguintes condições: Área Científica: Ciências Biológicas – Biologia Molecular Requisitos de admissão: Os candidatos deverão possuir Mestrado nas áreas de Ciências Biológicas, Biotecnologia, Biologia Molecular, Microbiologia ou áreas afins; Dar-se-á preferência a Mestres que tenham experiência comprovada de investigação na área do projeto, a nível avançado. Plano de trabalhos: Pretende-se que o candidato selecionado venha a desenvolver trabalho na área da Microbiologia e biologia celular e molecular de leveduras, dentro do projeto que visa a produção de vinhos de alta qualidade com diferentes estilos, explorando a biodiversidade das leveduras, com recurso a diferentes estratégias na área da Microbiologia Molecular. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de

Investigação

da

Fundação

para

a

Ciência

e

a

Tecnologia,

I.P.

2013

(http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml) e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Despacho RT.36/2011, de 6 de julho, do Sr. Reitor, publicado em Diário da República pelo Despacho Nº 9157/2011 (II Série), de 19 de julho. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Genómica e Biotecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica das Professoras Doutoras Ana Alexandra Mendes Ferreira e Arlete Mendes Faia.


Duração da (s) bolsa (s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em julho de 2014. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao término do projeto. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980,00€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente. Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Classificação Final (escala de 0 a 5 valores) = 0,50 x avaliação de mérito + 0,30 adequação + 0,20 x experiência - A avaliação de mérito é pontuada da seguinte forma: publicações científicas (70%), comunicações (20%) e formação complementar ou cursos (10%), classificado de 0 a 5 valores. - Adequação da atividade científica de acordo com o Curriculum vitae, classificada de 0 a 5 valores; - Experiência do candidato referida no Curriculum vitae, com especial relevo o número de anos de investigação e a participação em projetos, classificados de 0 a 5 valores.

Aplicando o critério anterior, ordenam-se os candidatos. Os candidatos com melhor classificação final poderão ser sujeitos a uma entrevista, presencial ou não. Na entrevista serão valorizados os aspetos relacionados com fluência da língua inglesa (40%), o interesse pela carreira de investigação e particularmente com os temas em estudo neste projeto (60%). A entrevista valorizará a Classificação Final em 30%.

Composição do Júri de Seleção: Profs. Doutores Raquel Maria Garcia dos Santos Chaves (Presidente), Paula Filomena Martins Lopes (Vogal) e Ana Alexandra Mendes Ferreira (Vogal). Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota obtida afixada no Pavilhão 2 da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sendo o(a)s candidato(a)s notificado(a)s através de e-mail. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 13 a 26 de maio de 2014.


As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de formulário de candidatura acompanhado dos seguintes documentos: - Curriculum Vitae - Certificado de habilitações - Outros documentos comprovativos considerados relevantes O formulário de candidatura deve ser o Mod4_BIUTAD-Formulário de Candidatura a Bolsa de Investigação, disponível através do e-mail da Vice-Reitoria para a Ciência, Tecnologia e Inovação (vr_cti@utad.pt). As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, durante o período horário de expediente na morada a seguir indicada, ou remetidas por correio/e-mail para os seguintes e-mails: rchaves@utad.pt e plopes@utad.pt em alternativa, poderão ser remetidas por correio para o Departamento de Genética e Biotecnologia, A/C Prof. Raquel Chaves, Apartado 1013, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 5000-801 Vila Real, Portugal.


Refª gaiva 561 2014 edital gaiva 378