Page 1

Modelo 3_BIUTAD Bolsa de Iniciação Científica (BIC), 1 vaga Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Iniciação Científica, no âmbito do projeto de I&D "Desenvolvimento de processos e tecnologias para a produção de porta-enxertos de castanheiro resistentes a doença tinta, micorrizados e enxertados com variedades nacionais para produção de castanha e certificados com marcadores moleculares a realizar no âmbito da Medida 4.1 «Cooperação para a lnovação», integrada no Subprograma n. 0 4 «Promoção do Conhecimento e Desenvolvimento de Competências» do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), PA 45967 financiado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) e pelo Estado Português através da Medida 4.1. Cooperação para a Inovação do programa PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural, nas seguintes condições: Área Científica: Agricultural Sciences Requisitos de admissão: •

Estudantes inscritos pela primeira vez num 1º ciclo do ensino superior ou mestrado integrado, na área de Biologia, Bioquímica, Engenharia Agrícola e Engenharia Florestal.

Experiência em trabalhos na área da ecofisiologia vegetal, dando-se prioridade a candidatos com trabalhos realizados em ecofisiologia do castanheiro.

Plano de trabalhos: Realizar trabalho de caracterização ecofisiológica de porta-enxertos híbridos de castanheiro com resistência à doença da Tinta. O trabalho envolve determinações de trocas gasosas, potenciais hídricos, metabolitos foliares e histologia foliar. Um segundo eixo de trabalho é composto pela observação de in/compatibilidades ao nível da enxertia nestes, de material vegetal das principais variedades nacionais. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de

Investigação

da

Fundação

para

a

Ciência

e

a

Tecnologia,

I.P.

2013

(http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml) e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Despacho RT.36/2011, de 6 de julho, do Sr. Reitor, publicado em Diário da República pelo Despacho Nº 9157/2011 (II Série), de 19 de julho. Local de trabalho:


O trabalho será desenvolvido no(a) Departamento de Biologia e Ambiente, Escola Ciências da Vida e do Ambiente, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professor (a) Doutor (a) José Carlos Esteves Gomes Laranjo Duração da (s) bolsa (s): A bolsa terá a duração de 9 meses, com início previsto em dezembro de 2013/ janeiro de 2014, eventualmente renovável até ao final do projeto. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €385, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente. Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: 1) avaliação curricular, 2) experiência em trabalhos de ecofisiologia vegetal, dando prioridade aos candidatos que os apresentem em castanheiro, 3) entrevista, com a respetiva valoração de 60%, 20%, 20%. Composição do Júri de Seleção: Prof. Doutor José Carlos esteves Gomes Laranjo (Presidente) Profª. Doutora Teresa Maria Santos Pinto (Vogal) Profª. Doutora Maria do Rosário Alves Ferreira dos Anjos (Vogal) Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do(a) Edifício de Geociências, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail e ofício. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 12 a 25 de novembro 2013. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de Formulário de Candidatura acompanhado dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações (alunos a frequentar licenciaturas fora da UTAD e outros documentos comprovativos considerados relevantes. O formulário de candidatura deve ser o Mod4_BIUTAD-Formulário de Candidatura a Bolsa de Investigação, disponível através do e-mail da Vice-Reitoria para a Ciência, Tecnologia e Inovação (vr_cti@utad.pt). As candidaturas deverão ser entregues por e-mail para jlaranjo@utad.pt.


Refª gaiva 1321 2013 edital gaiva  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you