Page 1

Modelo 3_BIUTAD Bolsa de Investigação para Mestres (M/F), 1 vaga Projeto PTDC/CVT-WEL/4672/2012 Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestres, no âmbito do projeto “Anestesia no peixe-zebra (Danio rerio) e potenciais implicações na investigação - substituição, redução e refinamento de técnicas e procedimentos” na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, com a referência PTDC/CVT-WEL/4672/2012, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC), nas seguintes condições: Área Científica: Ciência Animal e Ciências Veterinárias Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a este concurso mestres das áreas de Bioquímica, Análise Laboratorial Biologia, Farmácia, ou áreas afins. Este projeto deverá permitir o refinamento da anestesia em peixes-zebra, testando os efeitos da cetamina, isoflurano e MS-222 no desenvolvimento e período adulto destes animais, usando para isso uma abordagem multidisciplinar abrangendo estudos comportamentais, toxicológicos, histopatológicos, bioquímicos e genéticos. Assim é requisito os candidatos terem competências em técnicas de imuno-histoquímica, bioquímica ou de biologia molecular e testes comportamentais no modelo peixezebra. Contudo, candidatos que possam trazer o domínio de outras técnicas também serão considerados. A capacidade de redação de artigos científicos e o bom domínio da língua inglesa (escrita e oral) são atributos essenciais. Plano de trabalhos: O principal objetivo deste projeto é refinar a anestesia existente num modelo animal em expansão na investigação,

o

peixe-zebra.

Assim

pretende-se

avaliar

os

efeitos

morfológicos,

toxicológicos,

neurodegenerativos e cognitivos induzidos pela anestesia no desenvolvimento e estado adulto do peixezebra. A divulgação destes resultados poderão ter importantes implicações no refinamento da anestesia destes animais melhorando o seu uso na investigação a nível científico e de bem–estar. Além disso permitirá entender a toxicidade de anestésicos como a cetamina num organismo em desenvolvimento, podendo ter estes resultados implicações clínicas. O projeto tem uma vertente multidisciplinar com estudos histopatológicos, bioquímicos, genéticos e comportamentais. Este projeto resulta de uma parceria entre o Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) no Porto, a Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) em Vila Real e o Centro de Neurociências e Biologia Celular na Universidade de Coimbra. Legislação e regulamentação aplicável:


Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2012 e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Despacho RT.36/2011, de 6 de Julho, do Sr. Reitor, publicado em Diário da República pelo Despacho n.º 9157/2011 (II Série), de 19 de Julho. Local de trabalho: Os trabalhos que constituem o objectivo da bolsa irão decorrer maioritariamente na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, especialmente no Centro de Investigação e de Tecnologias Agro-Ambientais e Biológicas, podendo parte dos trabalhos ser desenvolvidos no Instituto de Biologia Molecular e Celular no Porto, sob a orientação científica do Professor Doutor Luís Antunes e da Doutora Ana Valentim. Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em outubro de 2013. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 24 meses. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente. Métodos de seleção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: 1 - avaliação curricular, 2 -experiência em investigação e técnicas implementadas /competências na área do projecto, 3 - publicações e 4 - entrevista, com a respectiva valoração de 20, 30, 20, 30 respetivamente em ponderação percentual. Composição do Júri de Seleção: O Professor Doutor Luís Marques Antunes, Professor Associado do Departamento de Ciências Veterinárias da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; a Professora Doutora Sandra Mariza Monteiro, 1º vogal efetivo, Professora Auxiliar do Departamento de Biologia e Ambiente, Escola de Ciências da Vida e do Ambiente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; a Professora Doutora Maria Manuela Matos, Professora Auxiliar do Departamento de Genética e Biotecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2ª vogal efetivo; a Doutora Ana Maria Valentim, Investigadora Principal do referido projeto no Instituto de Biologia Molecular e Celular, 3º vogal efetivo; o Professor Francisco Manuel Peixoto, Professor Auxiliar com Agregação do Departamento de Química da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 1º vogal suplente; e a Professora Maria de Lurdes Ribeiro Pinto, Professora Auxiliar do departamento de Ciências Veterinárias da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2ª vogal suplente. Forma de publicitação/notificação dos resultados:


Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente, por nota final obtida afixada em local visível e público no Departamento de Ciências Veterinárias – UTAD, 5001-801 Vila Real, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail e ofício. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 18 de setembro a 1 de outubro de 2013. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio do Modelo 4_BIUTAD – “Formulário de Candidatura a Bolsa de Investigação”, da

carta de candidatura acompanhada do Curriculum vitae

detalhado, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes. O formulário de candidatura deve ser o Mod4_BIUTAD-Formulário de Candidatura a Bolsa de Investigação, disponível através do e-mail da Vice-Reitoria para a Ciência, Tecnologia e Inovação (vr_cti@utad.pt). As candidaturas deverão ser enviadas durante o período de 9 a 20 de Setembro, preferencialmente por email ao cuidado de Luís Marques Antunes para lantunes@utad.pt ou por correio para a morada: Luis Marques Antunes, Departamento de Ciências Veterinária – UTAD, 5001-801 - Vila Real.

Refª gaiva 1019 2013 edital gaiva la  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you