Issuu on Google+

Modelo 3_BIUTAD Uma bolsa de Investigação para Mestres, (1 vaga) Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestres, no âmbito do projeto de I&D do Centro de Química – Vila Real, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, PTDC/FIS/NAN/0533/2012, “Acoplamento spin-fonão e a indução magnética de fases ferroelétricas” financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC) nas seguintes condições: Área Científica: Química – Química dos Materiais Requisitos de admissão: Licenciatura e Mestrado numa das seguintes áreas ou equivalentes: Química ou Engenharia Química, Física ou Engenharia Física, Ciência e Engenharia de Materiais. A experiência prévia em investigação é um fator valorizador, de acordo com os métodos de seleção. Plano de trabalhos: Síntese e caracterização de óxidos cerâmicos para alvos em sistemas de RF-Sputtering e Ablação Laser, no âmbito do programa de trabalhos do projeto. A síntese de materiais será feita por técnicas de estado sólido, sol-gel ou coprecipitação, seguida de tratamentos térmicos. A caracterização será feita rotineiramente por técnicas de Microscopia Eletrónica e Difração de Raios X. Pontualmente serão aplicadas caracterizações elétricas, dielétricas, magnéticas e espectroscópicas. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação

para

a

Ciência

e

a

Tecnologia,

I.P.

2013

(http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml) e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Despacho RT.36/2011, de 6 de julho, do Sr. Reitor, publicado em Diário da República pelo Despacho Nº 9157/2011 (II Série), de 19 de julho.


Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Química – Vila Real, Departamento de Química da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Os trabalhos de caracterização realizar-se-ão na Unidade de Microscopia Eletrónica da UTAD e no Departamento de Física da UTAD. A orientação científica será do Professor Doutor Pedro Bandeira Tavares. Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em outubro de 2013. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 18 meses. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente. Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Na avaliação das candidaturas à Bolsa de Investigação deverá ser tomado em conta, em primeiro lugar, o mérito do candidato e a adequação da respetiva experiência ao programa de trabalhos estabelecido; numa segunda fase, os três candidatos mais bem classificados (se os houver) seriam chamados para uma entrevista. Deste modo, foi deliberado, por unanimidade, que o ordenamento dos candidatos, em termos de mérito, seria expressa na escala de 0 a 20 valores, arredondada às décimas, de acordo com a seguinte fórmula: 1º - O mérito do candidato e a adequação da respetiva experiência ao programa de trabalhos estabelecido; O ordenamento dos candidatos, em termos de mérito, será expresso na escala de 0 a 20 valores, arredondada às décimas, de acordo com a seguinte fórmula: CF (Classificação de Mérito) =0,15*ML + 0,15*MM + 0,30*E + 0,25*SCI + 0,10*P+0,05*C sendo: ML – Classificação da Licenciatura (escala de 0 a 20 valores); MM – Classificação do Mestrado (escala de 0 a 20 valores); E – Experiência prévia em área de investigação relacionada com o presente projeto. Será atribuído 1 valor por cada três meses de experiência em investigação após a conclusão do mestrado, até um máximo de 20 valores.


SCI – Publicações referenciadas no Science Citation Index (SCI) Nenhuma publicação = 0 valores Serão atribuídos 4 valores por cada artigo de investigação referenciado no SCI, até um máximo de 20 valores. P – Publicações em Proceedings de congressos Nenhuma publicação = 0 valores Serão atribuídos 4 valores por cada artigo de investigação em Proceedings de congressos, até um máximo de 20 valores. C – Comunicações em congressos (Orais ou Posters) Nenhuma comunicação = 0 valores. Serão atribuídos 2 valores por cada apresentação de Poster em congresso, e 4 valores por cada apresentação oral, até um máximo de 20 valores. 2º - Aplicando o critério anterior, ordenam-se os candidatos; os três candidatos com melhor pontuação serão convidados para uma entrevista com o júri. Na entrevista serão confirmados os requisitos referidos anteriormente (alíneas a) a i) ) e valorizados aspetos como conhecimentos de síntese de materiais cerâmicos e caracterização de materiais como Difração de Raios X, microscopia eletrónica, espectroscopia Raman, medidas elétricas e dielétricas. No final das entrevistas o júri reunirá, selecionará um dos candidatos e redigirá uma Ata com os respetivos fundamentos. O resultado será comunicado aos candidatos entrevistados por e-mail. Composição do Júri de Selecção: Presidente: Professor Doutor Pedro Manuel de Melo Bandeira Tavares Vogal efectivo: Professora Doutora Verónica de Zea Bermudez Vogal efectivo: Doutor Marco de Sousa Lucas. Vogal suplente: Professor Doutor Luís Herculano Melo de Carvalho Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Departamento de Química da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sendo os candidatos notificados por e-mail. O candidato aprovado será notificado por email e por ofício. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:


O concurso encontra-se aberto no período de 19 de setembro a 2 de outubro de 2013. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de formulário de candidatura acompanhado dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes. O formulário de candidatura deve ser o Mod4_BIUTAD-Formulário de Candidatura a Bolsa de Investigação disponível através do e-mail da Vice-Reitoria para a Ciência, Tecnologia e Inovação (vr_cti@utad.pt). As candidaturas deverão ser entregues por um dos seguintes meios; preferencialmente por correio eletrónico, solicitando o envio de comprovativo, para o seguinte endereço: ptavares@utad.pt; em alternativa poderão ser entregues pessoalmente, durante o período 9-12, 14-17 (horário de expediente) na morada a seguir indicada, ou remetidas por correio para o Departamento de Química, A/C Dr. Pedro Tavares, Universidade de Trás-osMontes e Alto Douro, 5001-801 Vila Real, Portugal.


Refª gaiva 1016 2013 edital quimica gaiva corrigido