Issuu on Google+

Eleições 2012 - São Paulo

PRIMACONTA

| Tex to: G ustavo Pereira

Coligação Por Uma Nova São Paulo (PRB, PTB, PTN, PT do B, PHS e PRP) - CNPJ 16.360.532/0001-70

|

Projeto Gráfico e I lustração: M arcus M atias

|

R evisão: Nadia Andrade

Reestruturação da cidade e organização no trânsito A cidade de São Paulo, com uma das maiores densidades demográficas, precisa de logística para distribuir recursos, prestar serviços e, principalmente, oferecer à população tranquilidade para se deslocar, seja para o trabalho, seja para o lazer.

O principal problema precisa das soluções mais drásticas

Grandes ideias, ouvidos atentos, coração aberto Pai de família, advogado, jornalista, defende você há quase duas décadas e está preparado para defender ainda mais, desta vez a frente da Prefeitura. Entenda como Celso Russomanno pretende construir uma nova história para São Paulo.

A saúde precisa de infraestrutura e medicina preventiva. Os profissionais de saúde serão valorizados, o número de leitos aumentado e a formação dos novos médicos, padronizada. O objetivo é melhorar a qualidade de vida da população de São Paulo.

Siga o Celso nas Mídias Sociais facebook.com/ celsorussomanno twitter.com/ celsorussomanno youtube.com/ crussomanno

celsorussomanno.com.br


2

o homem que vai construir uma nova história para são paulo Celso Russomanno pode ter nascido no bairro do Paraíso e sido criado na Vila Mariana, mas seu passado, presente e futuro estão ligados aos populares que, ao longo de suas vidas, não receberam a assistência que caberia ao Governo dar. Seu passado foi marcado pela inquietação de quem, desde cedo, perguntava à Dona Theuda, sua mãe, porque algumas crianças de seu bairro não tinham o que comer e estavam na rua. Desde cedo começou e continua, no presente, a lutar pelos direitos das pessoas, seja na TV ou como um dos deputados federais mais atuantes do Brasil. E o futuro será a criação de uma nova história para São Paulo, a cidade mais importante do país.

A

os 55 anos, o advogado Celso Russomano encontrou sua vocação na televisão. Contudo, sua origem é no colunismo social, com o programa Circuito Night and Day, da TV Gazeta. A transição para o jornalismo de denúncia se deu depois da perda de sua primeira esposa. A repercussão do caso despertou comoção nacional e impulsionou o número de denúncias similares à sua. Sua luta pela defesa dos direitos dos menos favorecidos e dos desmerecidos lhe rendeu ameaças, humilhações e, inclusive, agressões físicas. Nada disso esmoreceu Russomanno. Sua afinidade com o povo proporcionou que se tornasse o deputado federal mais votado do Brasil em 1994, com mais de 230 mil votos. Em 16 anos no cargo, foi o autor de diversas leis para alterar o Código de Defesa do Consumidor e a legislação correspondente, sua especialização e marca registrada desde os tempos do Aqui Agora, programa líder de audiência dos anos 90. Seus encargos em Brasília nunca impediram, contudo, que continuasse na televisão, marcando época em programas como o Cidade Alerta, Pra Valer e seu programa solo, “Celso Russomanno”. Dentre seus feitos mais relevantes na Câmara, participou da criação do Estatuto do Idoso, foi relator do Estatuto do Torcedor e da Lei da Assinatura Digital. Sua atuação ultrapassou fronteiras nacionais pois, além de membro da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, vice-presidente


3

O vice que São Paulo merece

da CPI do Narcotráfico e presidente das comissões de Defesa do Consumidor e de Fiscalização Financeira e Controle, foi presidente do Parlamento Latino-Americano, autor da primeira lei aprovada por ele, o Código Latino-Americano de Defesa do Consumidor, destacando aquela que sempre foi a sua marca registrada de legislatura e a coerência entre o discurso e as ações. Essa coerência permitiu que Russomanno trabalhasse em praticamente todos os canais de televisão aberta, ao longo de sua carreira, sem perder o apreço dos espectadores, que migraram junto com ele, de programa em programa, por saberem que seu discurso não se alinha com as emissoras, mas com os interesses do cidadão. O seu bordão, “estando bom para ambas as partes”, acentua a importância do consumidor também estar satisfeito com a solução proposta. Este homem de ideias firmes, comprometido com sua palavra, focado, é o homem capaz de construir uma nova história para São Paulo.

A

trás de um grande prefeito vem um grande vice. Luiz Flávio Borges D’Urso, paulistano com raízes italianas, nascido e criado no Bom Retiro, concluiu o antigo colegial no Colégio Objetivo. De lá foi fazer a faculdade de Direito. Concluiu seu doutorado na USP, chegando a ser presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na secção de São Paulo por três gestões, com aprovação de 83% de seus advogados. Sempre interessado por política, fundou o Partido Democrático Acadêmico nas Faculdades Metropolitanas Unidas, à época de sua graduação. Enquanto advogado, sua extensa formação acadêmica e profissional (doutor em Direito Penal e professor honoris causa) o tornaram conhecido, já tendo representado o Brasil em diversos eventos mundo afora, como a visita de delegação brasileira a presídios americanos, que subchefiou, além de ter observado o sistema prisional francês a serviço do Ministério da Justiça. Conferencista, já ministrou palestras em todo o Brasil. Autor de diversos livros, destacando-se Direito Criminal na Atualidade, que se dirige também ao público leigo, já foi articulista de diversos jornais, como a Folha de São Paulo, o Diário Popular e o Jornal do Brasil.

Eu publiquei a reportagem da morte da minha mulher porque fiquei indignado”.

Além de sua formação no Brasil, é pós-graduado em Direito Penal pela Faculdade de Castilla, em La Mancha, Espanha. Casou-se com Ancila D’Urso há 28 anos e é pai de quatro filhos: Adriana, Luiz Flávio, Luiz Augusto e Luiz Eduardo.

Instituto Nacional de Defesa do Consumidor: auxílio gratuito

E

m 1995, Celso Russomanno criou, em parceria com seu irmão Mozart Russomanno, o INADEC, organização não governamental custeada por ele até hoje. O objetivo é garantir que pessoas sem condições de arcar com despesas judiciais possam lutar por seus direitos relativos a questões de consumo, lutando contra os abusos sofridos por esses consumidores em todo o território nacional. Uma equipe de advogados, paga por Russomanno, atende dezenas de pessoas por dia. De sua fundação até hoje, o INADEC já atendeu mais de duzentas mil pessoas sem nenhum ônus.


4

o melhor de são paulo para todos os paulistanos São Paulo é a cidade mais importante do Brasil. Os problemas são os maiores. Os desafios, os mais difíceis. O prefeito precisa ser, portanto, o mais qualificado. Durante anos administrações anteriores se contentaram com remendos, soluções provisórias para problemas constantes da população paulistana. Chegou-se a um ponto em que não há outra maneira senão resolver, de modo eficiente, as questões de São Paulo. É preciso administrar de forma inteligente, acelerando e otimizando o funcionamento da máquina pública, ao mesmo tempo que o cidadão tenha a sua dignidade devolvida, seja tratado com respeito que merece e receba a atenção devida.

A

cidade precisa de reestruturação, mas sem perder a humanização. Não se pode falar de transporte sem sustentabilidade. Habitação está diretamente ligada ao respeito com o cidadão. E como o cidadão pode ser respeitado sem ter acesso também a esporte e cultura? Da mesma forma, o cidadão não se sentirá digno enquanto o Município não lhe garantir emprego que o sustente, segurança para que possa transitar sem medo e com saúde para ele e sua família, além de educação de qualidade que garanta a seus filhos um futuro melhor. Isso só é possível em uma administração socialmente ativa, que entenda a

importância das medidas que devem ser tomadas. Celso Russomanno sabe disso. E sabe como é possível resolver. A cidade precisa ser readequada para a nova conjuntura tecno-social, como prevê o programa Administração Inteligente. Esse programa permitirá à cidade racionalizar a distribuição de recursos, organizar dados e otimizar processos. Além disso, modernizará equipamentos, aumentará investimentos em áreas realmente necessárias e importantes, dentre outros benefícios para quem vive na cidade. A preocupação de Russomanno é que as mudanças propostas sejam eficientes de verdade para os problemas da cidade. Elas devem

servir para todos, sem favorecimento a nenhum grupo. Ele pede o apoio de todos na campanha e garante que estará com todos durante o mandato. Diferente dos outros, Celso quer construir uma nova história. O planejamento da campanha de Celso Russomanno interliga os compromissos de forma orgânica, onde os resultados de um afetam os outros. O investimento em transporte prevê melhorias que tornam a cidade mais acessível para deficientes. Com acessibilidade, fica mais fácil para os deficientes conseguirem se deslocar de casa para o trabalho, já sendo uma ação efetiva para inseri-los no mercado de trabalho, como


5

Saúde Nosso principal problema precisa de investimentos em infraestrutura e, principalmente, medicina preventiva.

Educação Valorização do professor, aumento do número de vagas em creches e a alfabetização dos adultos.

Segurança Reestruturação da Guarda Municipal, ampliação da parceria com o Estado e recuperação das bases comunitárias.

Desenvolvimento econômico e emprego Internet wi-fi na cidade, inserção do deficiente no mercado e criação de centros de empreendedorismo.

Estratégia municipal e atitude social Gestão informatizada, criação da Brigada de Voluntários Civis e valorização do funcionário público.

Meio ambiente e ecologia Ampliação do recolhimento de lixo e do tratamento das águas de condomínios e prédios públicos.

Habitação Utilização de edifícios em desuso no Centro como moradia social e reurbanização das comunidades.

Transporte, mobilidade urbana e acessibilidade consta na sua proposta para desenvolvimento econômico e emprego. Essas são ações que devolvem ao cidadão a sua dignidade, o amor próprio e o orgulho de viver em São Paulo. Celso também planeja a reestruturação dos serviços públicos para torná-los tão eficientes quanto os privados. E só é possível que isso aconteça com a informatização da administração. A cidade informatizada precisa de profissionais capacitados para operá-la. Por isso Celso pretende implantar mudanças na educação de São Paulo, valorizando o professor, qualificando e remunerando a classe adequadamente, além do aumento do número de vagas nas creches, para que os pais possam traba-

lhar tranquilos, sabendo que seus filhos estão bem cuidados, recebendo educação, alimentação e carinho. Quando é proposta a transformação de uma cidade, está se pensando nas gerações futuras, no legado. Por isso Celso Russomanno vai instituir a Prefeitura Sustentável, com ações ecologicamente responsáveis e uma revisão no sistema de coleta de lixo e reciclagem, para que, no futuro, nossos filhos e netos possam aproveitar a bela cidade que temos hoje. E é por isso que toda a ajuda é bem-vinda. O paulistano quer e merece o melhor. E Celso Russomanno é o melhor para a tarefa de construir uma nova história para São Paulo.

Readequação da sinalização das vias, tarifa proporcional à distância viajada e sinalização visando a acessibilidade.

Cultura Resgate social da juventude. Criação da Escola Olímpica Municipal e do Centro Livre de Artes Cênicas e de Música.

Respeito ao cidadão Criação da Secretaria Especial de Defesa do Consumidor, do Procon Municipal e Portal Informativo.


6

compromissos de campanha de celso russomanno

P

ropor mudanças nas estruturas de uma cidade com Produto Interno Bruto (PIB), de 389 bilhões de reais em 2009, maior do que de todo o Chile, é ousado. Difícil. Gera desconfiança por parte das pessoas, já acostumadas a ouvir as mesmas promessas vazias e com o único interesse de angariar votos.

Celso Russomanno tem história e experiência. A perda de sua esposa marcou a sua vida para sempre. Sentir na carne como a omissão daqueles em que se confia o bem mais valioso, que é a vida, o impede de ser omisso com aqueles que sempre estiveram com ele. Sua participação atuante na televisão comprova que ele nunca mediu esforços para que os consumidores tivessem suas queixas ouvidas e a situação ficasse “boa para ambas as partes”. Suas quatro legislaturas como deputado federal foram marcadas pela atividade, autorando e redigindo leis coerentes com as bandeiras que levantou para ser eleito, sem desapontar os seus eleitores. O homem que nunca desapontou as pessoas vai mudar São Paulo com:

1

Saúde

Investir em infraestrutura e em medicina preventiva. Ampliar e integrar a rede hospitalar. Reformular e ampliar programas de atendimento às gestantes e aos recém-nascidos. Ampliar tratamentos domiciliares. Criar programa municipal de convênio com escolas de saúde. Organizar a distribuição de remédios. Fortalecer a rede de saúde mental. Informatizar o sistema de saúde. Implantar o programa “Promover Saúde”, para melhorar a qualidade de vida e de saúde da população.

2

educação

Implantar a Universidade Livre da Terceira Idade. Racionalizar a distribuição de uniformes, materiais escolares e leite. Ampliar a rede de escolas que atendam deficientes. Aumentar o número de alfabetizados na faixa adulta. Qualificar professores, oferecendo plano de carreira e melhores condições de trabalho. Informatizar o sistema, otimizando a administração e otimizando os resultados. Revisar o sistema de promoção automática. Aumentar o número de creches, com intuito de aumentar as vagas. Implantar gradativamente o período integral. Qualificar o padrão de atuação das CEU’s (Centros de Educação Unificados), aumentando o número de vagas na rede.

Nós não trabalhamos com nada faraônico. Trabalhamos com o pé no chão”.


7

3

segurança

Além da Prefeitura, reestruturar a Guarda Municipal, ampliar a parceria entre Município e Estado, combater o trabalho infantil e recuperar as bases comunitárias de segurança da GCM. Oferecer dignidade aos moradores de rua. Iluminar as áreas de grande concentração pública e em comunidades com alto índice de criminalidade. Segurança nos entornos das escolas. Ampliar monitoramento por câmeras em áreas de grande circulação e o efetivo da GCM. Implementar Inspetorias Distritais. Capacitar a guarda civil metropolitana.

4

Desenvolvimento econômico e emprego

Implantar internet wi-fi em toda a cidade. Capacitar e orientar pessoas de baixa renda. Inserir o deficiente no mercado de trabalho. A partir do programa “Incubadora de Esperança” oferecer vagas para dependentes químicos e pós-acidentados. Adequar ações públicas às cadeias produtivas. Criar o Centro de Empreendedorismo da Cidade de São Paulo. Revitalização urbanística dos bairros como gerador de emprego, tal qual à revitalização do centro da cidade. Multiplicar os centros de informação para os turistas. Criar roteiros turísticos históricos e de compras.

5

Estratégia municipal e atitude social

Informatizar a gestão da cidade. Criação da Brigada de Voluntários Civis. Revalorização do funcionário público municipal. Desenvolver programa social para criar emprego aos moradores de rua, albergados e dependentes sociais paralelamente à ampliação e aprimoração da rede de albergues. Criar Conselho Gestor de Programas e Projetos e de equipes mistas de emergência em todas as subprefeituras.

6

Meio Ambiente e ecologia Sustentabilidade gerando legado para as futuras gerações. Ampliar o recolhimento de lixo e o conceito da Lei Cidade Limpa. Tratar a água dos condomínios e coletar a água das chuvas nos prédios públicos. Incentivar o uso de energias limpas. Tornar a prefeitura sustentável em sua administração. Arborizar ruas, limpar córregos e galerias. Criar novas áreas verdes e programas de reciclagem. Empregar inteligentemente os resíduos. Prevenir enchentes com ecopontos nas comunidades. Ampliar o número de ecopontos.

7

Habitação

Habitação é sinônimo de dignidade. Criação de programa para moradia que dê condições de utilização dos edifícios no centro da cidade como moradia social. Regularização dos terrenos populares. Reurbanizar comunidades, implantar condomínios sociais e construir moradias sociais em áreas degradadas previamente interditadas.

8

Transporte, mobilidade urbana e acessibilidade

Reformulação completa do transporte. Táxi com subsídios para combustíveis e menores tarifas. Readequação da sinalização nas vias, otimizando a passagem da informação das condições do trânsito. Regulamentar e adaptar o motofrete. Incentivos para construir estacionamentos subterrâneos. Tarifa proporcional nos ônibus. Renovar e modernizar frota. Criar programa permanente de educação no trânsito. Sinalização nas calçadas, vias e parques, para a acessibilidade de deficientes ou portadores de mobilidade reduzida.

9

Cultura e esporte

Ferramentas de resgate à juventude para que ela não se infiltre na criminalidade e nas drogas. Incentivar a prática de esportes radicais. Reorganizar as Viradas Esportiva e Cultural. Criar a Escola Olímpica Municipal. Firmar parceria com a sociedade civil e com as federações esportivas. Implantar o programa Ruas de Lazer. Realizar olimpíadas infantojuvenis e da terceira idade. Regularizar a situação dos artistas de rua. Criar programação permanente de eventos culturais

10

Respeito ao cidadão

Tornar o serviço público tão eficiente quanto o privado é um sinal de respeito com o cidadão. Criar Procon Municipal. Criar e implantar o Código de Defesa de Posturas do Consumidor Municipal. Criar portal de serviços públicos de cunho informativo. Criar secretaria especial de Defesa do Consumidor.


8

Sobre celso russomanno

C

elso Russomanno tem uma vida pública muito movimentada. Depois de tanto tempo em rádio, TV e política, colecionou momentos marcantes. Dentre tantos, seguem dez:

1. Celso ficou famoso na televisão, mas começou sua carreira de jornalista no rádio! Trabalhou, dentre outras, nas rádios Manchete e Bandeirantes. 2. Depois de 17 anos defendendo o consumidor, Russomanno tem no seu currículo algumas das leis mais importantes da história do Brasil. 3. Foi o autor da primeira lei do Parlamento Latino-Americano, que defende os interesses do consumidor. 4. Juntamente às empresas de botijões de gás, sua postura firme reduziu o índice de mortes em acidentes, preservando muitas vidas. 5. Foi membro ativo na construção do Código de Defesa do Consumidor.

6. Pela pessoa com deficiência, foi relator do Estatuto da Pessoa com Deficiência. 7. Contribuiu para a criação do Estatuto do Idoso. 8. Conquistou, recentemente, a volta do uso das sacolinhas plásticas nos supermercados. 9. Já recebeu, dentre as eleições para deputado e governador, mais de cinco milhões de votos. 10. Seu canal do YouTube reúme mais de cinco mil vídeos! Acesse youtube.com/user/crussomanno.


Nova SP