Issuu on Google+


Contexto Histórico da Década de 50 A década de 50, devido ao fim da “Segunda Guerra”, foi marcada por grandes avanços científicos, tecnológicos e fortes mudanças tanto cultural como comportamental. Devido à soma dos mais variados fatores de desenvolvimentos e alterações, a década de 50 ficou conhecida como o período dos “anos dourados”. Pelas críticas circunstanciais da década de 40, conceitos, pensamentos, tendências e mesmo a liberdade de expressão e ideias tiveram que ser contidas e adiadas. No romper dos anos cinquenta, toda esta força de criatividade desabrochou em todos os sentidos e em todas as artes. Música, cinema, propaganda, móveis utensílios, brinquedos, automóveis, pinturas, peças teatrais, os trajes, principalmente a moda feminina, enfim tudo aquilo de uma maneira geral poderia ser mudada, tive alterações. Conceitos foram revistos, a objetividade e a simplicidade começam a ser a marca do novo design.

Principais Movimentos Artísticos - Pop Art Foi um movimento visual que surgiu na Inglaterra e nos Estados Unidos nos anos 50. É caracterizado por temas e técnicas desenhadas da cultura popular, como propaganda, histórica em quadrinhos e objetos da cultura mundial. É uma reação ao expressionismo abstrato, já que utiliza elementos da comunicação em massa que são transformados em clichês artísticos. Seus principais artistas são: - Jasper Johns - Ray Laichtenstein - Marisol - James Rosimquist - George Segal - Andy Warhol Os materiais mais usados pelos artistas da pop art eram derivados das novas tecnologias que surgiram em meados do século XX. Goma espuma, poliéster e acrílico foram muito usados pelos artistas plásticos deste movimento. A pop art escreveu uma grande influência no mundo artístico e cultural das épocas posteriores. Influenciou também o grafismo e os desenhos relacionados a moda.

Relações Sociais Culturais e Econômicas - Política O Brasil sai do Estado novo, politico progressista proposta pelo então presidente Getúlio Vargas, que comete o Suicídio em 1954. O Reino Unido anuncia a posse de uma bomba atômica, alguns anos antes de os Estados Unidos divulgarem que tinham a bomba H. Começa a guerra do Vietnã. É realizado na primeira reunião da ONU. No Brasil é promulgada a lei Afonso Arinos, proibindo a discriminação racial. Nos EUA, uma mulher negra se recusa a dar lugar a uma branca no ônibus, dando início ao movimento antidiscriminação.


- Comida e Bebida Cresce o número de geladeiras nos domicílios, e conservar alimentos vira um hábito comum.

- Drogas Os barbitúricos (sedativos e calmantes) eram usados por muita gente para dormir. As anfetaminas (estimulantes do sistema nervoso) faziam sucesso entre os jovens. A heroína era a droga mais utilizada por músicos. Surge o LSD.

- Sexo É exatamente nesta década que surge a pílula anticoncepcional, marcando assim e começo da liberdade sexual dos jovens.

- Moda Marilyn Monroe revolucionou a moda, deixando o corpo em evidencia com tecidos transparentes. Ela também foi uma das precursoras dos biquínis de duas peças, que tinha surgido em 1946.

- Música Elvis conquista jovens do mundo todo com seu rock dançante e seu rebolado.

- Ídolo Martin Luther King

- Ciência Descobre-se a estrutura do DNA.

- Cinema Principais artistas: Marlon Brando, James Dean.

Inovações na moda Com o fim dos anos de guerra e do racionamento de tecidos, a mulher dos anos 50 se tornou mais feminina e glamorosa, de acordo com a moda lançada pelo “New Look”, de Christian Dior, em 1947. Metros e metros de tecido eram gastos para confeccionar um vestido, bem amplo e na altura dos tornozelos. A cintura era bem marcada e os sapatos eram de saltos altos, além das luvas e outros acessórios luxuosos. O grande destaque na criação de sapatos foi o Francês Roger Viver. Ele criou o salto agulha, em 1954 e, em 1959 o salto-choque, encurvado para dentro, além do bico chato e quadrado entre muitos outros. Em 1954, Chanel reabriu sua masion em Paris que esteve fechada durante a guerra. Aos 70 anos de idade, ela criou algumas peças que se tornariam inconfundíveis, com o famoso tailleur com guarnições trançadas, a famosa bolsa a tiracolo em matelassê e o escarpim bege com pontas escuras.


Goiânia – 2011


Década de 50.