Page 1


Trabalho de Tendên

ALANA RAMALHO, CAROLINA SOARES, GABRIELE,


cias: Storytelling

LUCAS DUARTE, SABRINA LARA, RENATA, VILENY


Storytelling Como a tradução ao pé da letra já nos indica, “contar estórias” e estórias com “e”, não “hi” por não se tratar de fatos e acontecimentos, mas de narrativas formuladas.


Na publicidade este artifício de contar “estórias”, pode se tornar um artifício poderoso para que se estimule tanto a venda de produtos quanto a aproximação de uma marca, produto, entretenimento ou serviço vendido.


Quando bem utilizada, essa poderosa ferramenta de compartilhamento de conhecimento tem o poder de não só de fisgar e despertar uma relação intensa com a marca no telespectador, mas de fazer com que ele acompanhe fielmente a narrativa pelas variadas plataformas


Que consiste no que chamamos de transmídia, fenômeno do transporte de informação para as múltiplas plataformas de comunicação


" Uma historia transmidia que se desdobra através de múltiplas plataformas de mídia, cada qual com um novo texto, fazendo uma contribuição distinta e valiosa para o todo". Henry Jenks


Aproveitar o melhor de cada mídia

Aproveitar o melhor de cada mídia e garantir que oconsumidor não apenas consiga compreender a historia mas, sofra uma imersão engajadora por meio do conteúdo produzido idependente do ponto no qual ele se conecta à narrativa


Uma boa narrativa, é capaz de despertar no telespectador a vontade de compartilhar com outros, aquela história que lhe chamou a atenção, com a qual se identificou, ou até mesmo que lhe causou revolta.

Fazendo assim com que ela se


viralize de forma instant창nea


O storytelling vem ganhando cada vez mais importância porque, com a massificação da internet e das redes sociais, os consumidores ganharam voz, alterando o equilíbrio do poder, que passou dos anunciantes para os membros da audiência.

The Walking Dead

Cheias de Charme Lost


As novelas, seriados, filmes perceberam isso e vêm se aliando cada vez mais com internet para que possa existir maior interação com o publico e o “incremento” da trama. É exatamente aquele algo a mais que faltava para envolver melhor os telespectadores.

Grey’s Anatomy

Naufrago Heroes


Apesar de ser uma ferramenta extremamente efetiva na publicidade atualmente, é necessário cuidados para que o resultado não seja negativo para o relacionamento do consumidor com a marca, como por exemplo causar frustrações e o sentimento no consumidor de que ele fora enganado.

É preciso saber inserir corretamente a intenções desta e a relação de troca ao receber se


marca no contexto da narrativa, deixando clara as ceder determinado conteĂşdo ao consumidor e eu reconhecimento.


Natal ZAFF O vídeo ilustra a música de Zezé de Camargo e Luciano “No dia em que eu saí de casa” com uma situação normal nos dias de hoje; Mesmo que esteja anunciando a empresa Zaffari, em momento nenhum ela coloca a marca em primeiro plano; A empresa cria o conceito de que ela pode fazer, de cada natal, “O melhor natal do mundo”.


ARI-2011


Perdi meu amor na ba É um vídeo institucional da Nokia; Cria uma história com um cara de São Paulo que perdeu seu amor na balada e que a trama inteira é este cara tentando encontrá-lo (la); Embora seja envolvente e tenha o conceito da tendência citada, no início, deu totalmente errado.


lada NOKIA-2012


L'Odyssée de C É um fashion filme que agrega valores à marca; Há uma cronologia entre as cenas; Embora não ser uma história contada, as cenas assimilam a ordem de cenas de acordo com os lugares que a onça passa e de acordo com a sua interação para com os lugares.


artier- 2012


NYKE Lives Agrega valores à marca; Histórias de superação de uma ONG que é financiada pela Nike; Retém a atenção os espectadores e os persuade emocionalmente com histórias que poderiam ter acontecido/estar acontecendo com ele.


trong- 2011


Fábrica da Felicidade CO Com trilha sonora envolvente, o espectador já se sente motivado a continuar assistindo o VT; Há uma cronologia (mesmo que ficcional); Retorna ao conceito de fantasia/felicidade/satisfação que


CA COLA- 2006/2007


Porque aprender in

Há uma cronologia de acontecimentos no próprio vídeo; Há um crossmídia; A história dos dois personagens permanece desde o primeiro video da Escola de Inglês.


glês CCAA- 2011


NET-

Possúi uma trilha sonora envolvente; O personagem dá instruções para situações cotidianas/corriqueiras usando um toque de humor;


2011


História de Sofia Por contar a história da cachorrinha Sophia; Por envolver catarticamente o telespectador tanto na trama quanto na trilha sonora; Por não fazer aversão direta com a marca ao longo da história.


PANVEL-2012

Trabalho de criação publicitaria: Storytelling  

Trabalho de criação publicitaria: Storytelling

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you