Issuu on Google+

O meu livro de culinรกria Chefe Gabriela Sereno


Entradas


Canja de galinha

Ingredientes Meia galinha com os respectivos miúdos e ovos 1 cebola cortada ao meio 1 cenoura 3 litros de água 200g de massa cuscuz Hortelã q.b. Sal q.b. Preparação Numa panela, leve ao lume a água, a cebola, a cenoura, a galinha e os respectivos miúdos e ovos. Tempere tudo com sal. Deixe cozer até a galinha ficar tenrinha. Este processo é bastante demorado, entre 1 hora e meia a 2 horas. Se utilizar panela de pressão é mais rápido. Passado 2 horas a galinha já está tenra. Retire tudo para um prato e deixe arrefecer. Depois de fria, retire a pele e desfie a carne da galinha e dos miúdos. Coe o caldo para outra panela e junte a massa, a galinha e os ovos. Deixe cozer durante 15 minutos. Por fim, junte a hortelã e apague o lume.


Caldo verde

Ingredientes 500g de batata 400g de couve-galega cortada em caldo verde 1 cebola 2 dentes de alho 2dl de azeite Sal q.b. 1 chouriço 2l de água Preparação Numa panela com os 2l de água, coloque as batatas, a cebola, os dentes de alho e metade do azeite. Tempere com sal. Deixe cozer durante 30 minutos para ficar tudo bem cozido. Depois de tudo cozido passe com a varinha mágica. Junte a couve cortada. Deixe a couve cozer 15 minutos. Entretanto corte o chouriço em rodelas. Por fim, junte o restante azeite e o chouriço. Deixe levantar fervura. E está pronta a servir.


Pratos de carne


Carne de porco à alentejana

Ingredientes 500 g carne de porco 2 cebola(s) 4 dente(s) de alho 1 c. sopa de massa de pimentão 4 tomate(s) 2 c. sopa banha 1 kg amêijoa q.b. sal, pimenta e coentros 2 dl vinho branco 1 folha de louro Preparação Corte a carne em bocados pequenos. Junte a massa de pimentão, o vinho branco, o louro, os dentes de alho picados, sal e pimenta. Mexa e deixe marinar de um dia para o outro. No dia seguinte corte em rodelas as cebolas, os dentes de alho e o tomate sem pele e sem grainhas, e leve tudo ao lume com uma colher de sopa de banha. Deixe refogar até que o tomate e as cebolas estejam cozidos. Junte depois as amêijoas, previamente lavadas em várias águas. Logo que as amêijoas abram, tempere com sal e pimenta e deixe ferver mais 1 minuto. Retire do lume. Noutro recipiente frite a carne escorrida com a restante banha bem quente. Adicione 2 colheres de sopa do líquido da marinada e deixe ferver durante mais uns 15 minutos. Junte as amêijoas e sirva a carne com batatas cozidas ou fritas. Polvilhe tudo com coentros.


Esparguete à bolonhesa

Ingredientes Carne picada Cebola, alho Azeite Louro, orégãos, sal, pimenta Tomate pelado Polpa de tomate Vinho branco Esparguete Preparação Num tacho leve ao lume o azeite. Junte a cebola e o alho picado, o louro e deixe refogar um pouco. Junte a carne, mexa e deixe cozinhar um pouco. Tempere depois com o sal, pimenta, e os orégãos, junte o tomate pelado em pedacinhos, assim como um pouco de polpa de tomate e vinho branco. Mexa bem, e assim que levantar fervura reduza o lume, tape e deixe cozinhar cerca de 30 minutos. Entretanto leve o esparguete a cozer em água temperada de sal e de um fio de azeite. Assim que o esparguete estiver "al dente" escorra e passe por água fria. Misture o esparguete com o molho bolonhês e polvilhe de orégãos. Sirva juntamente com uma salada verde!


Lasanha

Ingredientes 400 g carne picada 45 g margarina 100 g cogumelos frescos 1 cebola(s) 1 dente(s) de alho 1 cenoura(s) 100 g bacon 70 g margarina 1 c. sopa salsa picada e de polpa de tomate 1 dl vinho branco 2 dl caldo de cubo de carne 1 dl natas q.b. queijo ralado, sal e pimenta 12 folha(s) de lasanha 45 g farinha 7 dl leite 50 g margarina em "nozes"


Lasanha

Preparação Molho de carne: Pique finamente os cogumelos frescos, a cebola, o dente de alho, a cenoura e o bacon. Aloure tudo em margarina durante cerca de 10 minutos. Junte a carne picada e deixe alourar. Adicione a salsa picada, a polpa de tomate, o vinho branco e o caldo de carne. Deixe cozer em lume brando cerca de 15 minutos. Junte as natas e mexa. Tempere com sal e pimenta e deixe cozer suavemente mais 10 minutos. Enquanto isso, coza as folhas de lasanha, 4 de cada vez, em abundante água temperada com um pouco de sal. Depois de cozidas, escorra-as em cima de um pano de cozinha húmido. Molho béchamel: Derreta a margarina, polvilhe com a farinha, mexa e regue com o leite. Deixe cozer suavemente e retire do lume 5 minutos após ferver. Tempere com sal e pimenta. Lasanha: Coloque num tabuleiro untado com margarina, 2 ou 3 folhas de lasanha, lado a lado. Regue, primeiro com o molho béchamel e, depois com o molho de carne. Polvilhe com 1 colher de sopa de queijo ralado. Repita as operações até esgotar o molho de carne e termine com uma camada de lasanha regada com molho béchamel. Polvilhe com o queijo ralado e a margarina em nozinhas. Leve a gratinar em forno moderadamente quente (200ºC) durante cerca de 45 minutos.


Pratos de peixe


Bacalhau á Brás

Ingredientes 500g de bacalhau 500g de batata palha 2 cebolas cortadas em rodelas meia lua 3 dentes de alho picados 3 folhas de louro 1dl de azeite 10 ovos Azeitonas pretas, salsa picada, sal refinado e pimenta q.b. Preparação Numa panela com água a ferver, coloque o bacalhau a cozer durante 10 minutos. Depois de cozido, coloque o bacalhau num prato e deixe arrefecer. Limpe o bacalhau de espinhas e peles e desfie-o. Num tacho largo, leve ao lume o azeite e as cebolas. Deixe refogar bem sem queimar. A meio do refogado junte os alhos picados e as folhas de louro. Deixe refogar. Entretanto, parta os ovos e tempere com sal e pimenta. Bata-os um pouco. Depois da cebola refogada, junte o bacalhau e deixe fritar um pouco. Junte a batata e envolva bem. Deixe aquecer um pouco e junte os ovos. Mantenha o lume baixo para não queimar no fundo e para que os ovos não fiquem muito passados. Envolva tudo e junte a salsa picada e algumas azeitonas. Deixe entre 30 a 45 segundos o lume aceso. Por fim, decore com azeitonas e com um pouco de salsa picada.


Bacalhau com natas

Ingredientes 4 posta(s) de bacalhau demolhado 6 dl leite 1 cebola(s) cortada(s) em rodelas azeite 2 c. sopa farinha 1 kg batata(s) 2 dl natas q.b. queijo ralado, noz moscada, sal e pimenta Preparação Coza as postas de bacalhau em leite. Corte a cebola em rodelas finas e refogue em azeite até estar mole e transparente. Escorra o bacalhau e desfaça-o em lascas e junte à cebolada. Deixe refogar lentamente. Polvilhe com farinha, mexa e regue com leite coado, onde cozeu antes o bacalhau. Deixe engrossar, mexendo de vez em quando. Descasque e corte as batatas em cubos e frite em óleo não quente, de forma a deixá-las mais cozidas que fritas. Escorra as batatas e junte-as ao bacalhau. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Deite tudo num tabuleiro untado de ir ao forno, espalhe por cima as natas e polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno até estar gratinado. Sirva com uma salada fresca de alface e tomate.


Bacalhau á casa

Ingredientes 600 g de bacalhau 600 g de batatas cortadas às rodelas Para a cebolada: 1 pimento vermelho 1 cebola média 1 tomate Sal Vinagre Azeite Preparação Descasque, corte as batatas às rodelas e frite. Para a cebolada, corte o pimento, a cebola e o tomate às rodelas. Frite-os em azeite e tempere com sal e vinagre. Entretanto, passe o bacalhau por farinha de trigo e frite até ficar bem dourado. Sirva acompanhado pelas batatas fritas, cubra com a cebolada e decore com pickles.


sobremesas


Mousse de chocolate

Ingredientes 4 ovos 100g de açúcar 150g de chocolate de culinária 125g de manteiga Preparação Num tacho, leve ao lume em banho-maria, a manteiga e o chocolate. Deixe derreter. Mexa bem, até ficar um creme liso e apague o lume. Parta os ovos e separe as gemas das claras. Junte o açúcar às gemas e bata até ficar uma gemada esbranquiçada. Junte o chocolate e bata até ficar um creme liso. Bata as claras em castelo. Envolva bem as claras com o chocolate. Coloque as mousse numa taça ou em tacinhas e leve ao frigorifico até ficar bem frio. Depois da mousse fria, está pronta a servir.


Bolo de bolacha

Ingredientes 200 gr. de açúcar 125 gr. de manteiga 2 gemas 1 dl. de leite 2 colheres (sopa) de cocô ralado 50 gr. de chocolate em pó 150 gr. de bolacha maria café adoçado a gosto q.b.

preparação Numa tigela amasse a manteiga , com o açúcar até ficar em creme; juntar as gemas e voltar a amassar bem até o creme ficar fofinho; Junta-se depois o côco, o leite, o chocolate e bate-se mais um pouco. Forra-se o fundo de um pirex com papel vegetal ou de alumínio. Deita-se 1º uma camada de creme e alisa-se bem; depois, uma camada de bolachas embebidas em café, outra de creme e assim sucessivamente, de modo que a última camada seja de creme. Vai ao frigorífico de um dia para o outro. Na hora de servir-se desenrola-se o papel vegetal.


Baba de camelo

Ingredientes 1 lata de leite de condensado já cozido 6 ovos Preparação Bater bem o leite condensado com as gemas; depois de bem batido envolvese com a colher de pau as claras batidas em castelo. Por cima pode-se por amêndoa, noz ou bolacha ralada. Vai ao frio até à hora de servir.


Bolo de brigadeiro Ingredientes 5 ovos 2 xícaras de açúcar e 2 xícaras de farinha 1 xícara de óleo e 1 xícara de água quente 5 colheres de sopa de chocolate 1 colher de sobremesa de pó royal Recheio 1 lata de leite condensado 5 colheres de sopa de chocolate em pó e 2 colheres de sopa de margarina 1 xícara de leite Modo de preparação Numa tigela misture sem bater as gemas com o açúcar, o chocolate, óleo, a farinha com o pó royal e a água quente. Por fim junta as claras batidas em neve e torna a mexer bem. Leve ao forno para assar em forma redonda sem buraco ou em tabuleiro untado com manteiga e polvilhada com farinha. Quando cozido desenformar e corte o bolo ao meio. Recheio: Leve ao fogo tudo junto e mexa até engrossar. Depois dispõe metade deste creme por cima de uma parte do bolo. Monte o resto do bolo cubra com o resto do creme.


Panquecas de chocolate

Ingredientes Receita mais simples não pode haver! 1 chávena de farinha 1 chávena de leite 1/2 chávena de açúcar 1/2 chávena de chocolate em pó 1 pitada de canela 1 ovo Modo de preparação Bater tudo junto muito bem. Depois untar levemente uma frigideira com um pouco de manteiga ou óleo e deitar, com ajuda de uma colher, porções de massa. Quando começar a formar bolhinhas à superfície, virar a panqueca e deixar aquecer um pouco. Retirar, untar novamente a frigideira e repetir o processo até que termine a massa.


Queijadinhas

Ingredientes 3 ovos 100 gr de farinha 250 gr de açúcar 500 ml de leite 2 colheres de sopa de manteiga Modo de preparação Misturam-se os ingredientes, pondo primeiro os ovos , o açúcar e a manteiga, depois junta-se o leite e a farinha aos poucos, para não ganhar grumos. Vai ao forno em forminhas untadas com manteiga e farinha.


Trabalho realizado por Gabriela barbosa sereno 8ยบd nยบ12 Escola Joรฃo Afonso de Aveiro


Livro de receitas 3