Page 1


This is the AIESEC Way! A partir de agora, você está prestes a mergulhar em um universo do qual temos uma certeza inabalável: você nunca mais será o mesmo! Estamos aqui para te apresentar um pouco do muito que fazemos, do que somos, do que visamos e como impactamos positivamente a sociedade. que é a razão principal da existência da AIESEC que você vai conhecer daqui pra frente. Esse manual foi desenvolvido para ser uma ajuda expressa quando você precisar de uma informação mais pontual. Isso mostra que pensamos em você desde o primeiro momento em que você começa a fazer parte do universo AIESEC. Afinal, somos um todo, único e coeso, com o mesmo propósito: this is the AIESEC Way!


Afinal: o que é a AIESEC? A AIESEC tem orgulho em ser reconhecida pela UNESCO como a maior organização de jovens do planeta. Somos uma rede de cerca de 86 mil membros espalhados em mais de 110 países e territórios que, por meio dos intercâmbios sociais e corporativos, desenvolve lideres com responsabilidade global E é por isso que convidamos você a fazer parte da AIESEC antes, durante ou após seu intercâmbio, trabalhando como um membro da nossa Organização e contribuindo para o desenvolvimento de muitos outros jovens, da mesma maneira que muitos deles estão neste momento trabalhando voluntariamente para o seu desenvolvimento


Dicas para ter a melhor experiência •

O que é XPP?

A XPP (Exchange Program Policies) é o documento que contém as políticas internas internacionais da AIESEC relacionadas ao intercâmbio, como também os papéis e responsabilidades do participante e da AIESEC. Neste documento, você encontra todas as definições e os procedimentos referentes ao intercâmbio. A AIESEC acompanha você durante todo o seu intercâmbio. Periodicamente você receberá o nosso contato para solicitar feedbacks e verificar a satisfação com o nosso programa. Não deixe de participar e responder!

Ou acesse pelo My Aiesec.net


Dicas para ter a melhor experiência •

Como proceder em caso de imprevistos?

A primeira ação a ser tomada é conversar com o membro da AIESEC Belo Horizonte responsável pela sua experiência e explicar a situação. Fique tranquilo, pois saiba que os escritórios da AIESEC, tanto no país de origem como no de destino, também conversam entre si para resolver qualquer imprevisto, sempre visando o melhor para ambas as partes. Mas, algumas vezes, é preciso paciência e uma boa dose de compreensão, pois lembre-se que nosso objetivo com seu intercâmbio é poder propiciar a melhor experiência possível. Sendo assim, ajude-nos: aponte sugestões que possam levar a solução do seu problema caso ele ocorra.


Antes de tudo... Futuro trainee AIESECo, Parabéns pela sua iniciativa de sair da sua zona de conforto e ir se aventurar no desconhecido! Você já deu um importante passo para ajudar a melhorar nosso futuro. A experiência proporcionada por um intercâmbio é muito enriquecedora, desde que se saiba como aproveitá-la. Se até mesmo dentro do nosso próprio país existem estereótipos e preconceitos, lá fora não será diferente! Você vai enfrentar situações distintas e a maneira que você reagir diante delas é que vai moldar o seu aprendizado.

Ou assista ao vídeo no Youtube: Chimamanda Adichie : o perigo de uma única história


Colômbia Nome oficial: República da Colômbia Capital: Bogotá

Santa

de

População: 46,93 milhões ( Idioma: Espanhol

Religião: Católicos (93%), Protestantes religiões 1%, Sem religião 2%

(4%), Outras

Fuso Horário: -2 horas (horário de Brasília) Temperatura e clima: O clima na Colômbia é quente, e se estende ao longo de ambas as costas e as planícies orientais. No interior, especialmente nas zonas de alta montanha, é mais gelada. A temperatura média anual na Colômbia é de cerca de 14 ou 15 graus Celsius, sendo o clima do interior muito diferente do clima da costa.


Colômbia Moeda: Peso Colombiano Câmbio: A taxa oficial de câmbio é R$1,00 = $808,41 (Agosto/2013) Cartão de crédito: American Express, Visa e Mastercard são aceitos em grandes lojas e shoppings. Eletricidade: A Colombia utiliza do sistema de 110/240 Volts, sendo que as tomadas são de 2 (tipo A) ou 3 pinos (tipo B).

Tomada tipo A

Tomada tipo B


Colômbia Refeições O povo colombiano dá importância especial ao almoço, que costuma ser entre 13 e 14 horas. Consiste, em geral, de uma sopa, um prato principal e sobremesa, acompanhado de suco. Muitas frutas, totalmente desconhecidas do ocidente europeu e até das Américas fazem parte do cardápio colombiano. Entre as bebidas alcoólicas, são populares a aguardente e o rum. O café é apreciado na forma de “tinto” (forte); em Bogotá o chocolate faz sucesso, servido com queijo e pão.


Colômbia Detalhes A Colômbia é o segundo maior produtor mundial de café. O café colombiano é conhecido em todo o planeta por sua excelente qualidade. A FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) age desde 1995. É o movimento guerrilheiro mais importante e mais antigo da América Latina ainda em atividade. Com exceção do Natal e do Ano Novo, todos os feriados colombianos são remanejados para a segunda ou sexta-feira. Ou seja, lá não existe feriado no meio da semana.


Colômbia Transporte Recomenda-se o uso das empresas de rádio táxi, pedindo-se por telefone, no ato da chamada, identificação do carro a ser enviado (placa e código de registro). Táxis de rua devem ser evitados, principalmente à noite. Em Bogotá, capital da Colômbia, os moradores estão adotando um novo meio de transporte: o bicitáxi. Junto com o incentivo à utilização de ônibus, a cidade é exemplo de uso responsável de transportes.


Colômbia Seguro de Viagem As grandes cidades colombianas contam com bom número de clínicas e hospitais modernos. Entretanto, ao contrário do Brasil, não há atendimento médico de emergência gratuito a estrangeiros, não cobertos por plano ou seguro de saúde particular de vigência internacional. É recomendável, portanto, que os cidadãos brasileiros em viagem à Colômbia contratem seguro com cobertura internacional, que cubram despesas em casos de acidentes e enfermidades.


Colômbia Documentos para viagem Não é exigido visto ou sequer passaporte brasileiro, bastando apresentar como documento válido o RG (Cédula de Identidade brasileira) para o ingresso de turista brasileiro na Colômbia. Não são aceitas carteiras de identidade funcionais ou de categorias profissionais (OAB, CREA, etc). Devem-se guardar os documentos originais, como passaporte e cédula de identidade, em lugar seguro e circular apenas com cópia. Em razão do grande número de passaportes roubados, a emissão de novo documento não é imediata e está sujeita a procedimentos de segurança e verificação.


Colômbia Recomendações Viagens por via rodoviária devem ser avaliadas com cuidado, especialmente, à noite. Redobre a atenção. Ocasionalmente, há o fechamento de estradas e parques naturais, por determinação das autoridades colombianas, para detectar atividades dos grupos armados que atuam à margem da lei (por exemplo: guerrilha e paramilitares). Tenha em conta que a Colômbia dispõe de excelente conexão aérea entre as principais cidades, a custo moderado. Recomenda-se manter discrição, por exemplo, evitando o uso ostensivo de jóias, relógios caros, máquinas fotográficas ou filmadoras. Muito embora o policiamento tenda a ser intenso e eficaz, em algumas áreas de Bogotá, principalmente na zona Norte (onde estão situados bons hotéis, escritórios, residências e restaurantes), deve-se ter cuidado no contato com estranhos. Deve ser evitada a aceitação de bebidas, alimentos ou objetos oferecidos por desconhecidos, sobretudo em casas noturnas.


Colômbia Ligações Telefônicas Para ligar para o Brasil a cobrar ligue 01 800 955 00 10. Você pode optar por comprar um cartão local para chamadas internacionais e ligar diretamente. Neste caso, o custo da ligação é o custo do cartão que pode ser comprado de vários valores de acordo com a duração do mesmo. Para ligar com o cartão para o Brasil disque: código do Brasil (55) + código da cidade + número desejado. Exemplo: para ligar para a AIESEC Belo Horizonte seria 55 31 2512-1019.


Colômbia Endereços Úteis Embaixada do Brasil em Bogotá Telefone: (00xx571) 218-0800 Endereço: Calle 93, 14-20, Piso 8. Apartado Aéreo 90540. Bogotá, D.C. – Colombia

Telefones Úteis Ambulância - 123 Bombeiros – 123 Policia Nacional – 123


Tudo Pronto? Agora que você tem todas as informações, já poderá viajar tranquilamente e viver uma experiência incrível! Não esqueça de nos contar tudo sobre a sua viagem e registrar com muitas fotos os momentos especiais. Qualquer dúvida, entre em contato conosco: Gabriela Resende – Preparação Cultural gabriela.resende@aiesec.net facebook.com/biihresende Sheila Jussara – Preparação Cultural sheila.j@aiesec.net facebook.com/allsheilaj Julia Faria – Diretora de Intercâmbios Sociais julia.faria@aiesec.net facebook.com/joullita


BOA VIAGEM!


Manual do Intercambista - Colômbia  

Manual elaborado pela Aiesec Belo Horizonte para intercambistas do programa Cidadão Global.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you