Page 1

GABRIELA ALVES PITTA PORTFÓLIO


COMPLEXO WASHINGTON LUIZ ESPAร‡O DA ARTE, CULTURA E ESPORTE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO ATIVIDADE II - PROJETO SEMESTRE: 9ยบ e 10ยบ


MEMORIAL conceito O conceito do projeto é diretamente relacionado com seu entorno. Foram realizados estudos de barreiras, verticalidade, equipamentos de mobilidade até ser encontro um local com potencial. Com a intenção de ter o térreo como um redesenho da cidade, trabalhei com o subsolo como se fosse a continuação do térreo. Para chegar no uso do edifício foi realizado um estudo de equipamentos educacionais e culturais e com isso escolhemos um edifício cultural com caráter formador. arquitetura A estrutura do edifício acaba tendo o caráter de plasticidade do projeto. Com a treliça metálica as plantas ficam livre dos pilares. O fechamento em vidro e com uma malha de aço controlando a luz natural que penetra no edifício, possibilita a conexão do meio urbano externo com o interno do edifício. No último pavimento concentrei a parte esportiva com uma quadra poliesportiva e uma piscina. Trabalhei com uma cobertura que permite a luz zenital e também com brises para a entrada da corrente de vento natural.


PLANTA TÉRREO

PLANTA SUBSOLO


PLANTA 1ยบ PAVIMENTO

PLANTA 2ยบ PAVIMENTO

PLANTA 3ยบ PAVIMENTO


ELEVAÇÃO AA

CORTE AA

ELEVAÇÃO BB

CORTE BB

ELEVAÇÃO CC

CORTE CC

ELEVAÇÃO DD


CASA CUBO E QUADRA

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO PROJETO V - CASA CUBO E QUADRA SEMESTRE: 5ยบ


MEMORIAL

FACHADAS

CUBO Criei um espaço para  três pessoas habitarem, deixando o  mezanino com uma área mais  restrita. O térreo, funcionando como área pública, fica a sala, cozinha e banheiro. As vedações são feitas de uma dupla camada de painel wall que  possibilita várias formas de  revestimento, isolamento acústicoe térmico e permite embutir as tubulações. Possui largura de 1,20m x e  spessura de 0,04m e comprimento de 2,70m e 2,85m. O banheiro é fechado por blocos cerâmicos de 0,22m x 0,11m x 0,05m. om os cobogós trago iluC minação  para a escada e ventilação cruzadana fachada da entrada principal.A janela do mezanino possui brises. Em uma das fachadas ocorre o  efeito chaminé por uma placa de m  adeira QUADRA O objetivo principal do projeto foi criar uma quadra que não caracterizasse uma vila ou um condomínio. Criei um espaço onde as pessoas podem transitar livremente. Parti da modulação de 10 cubos, e assim constitui minha quadra.

PLANTA TÉRREO

PLANTA MEZANINO


EXPLODIDAS

ESTRUTURAL

CORTE AA

CORTE BB

CORTE CC

CORTE DD


SESC E SENAC

POLO CULTURAL E FORMADOR

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO PROJETO VII - REQUALIFICAÇÃO ÁGUA BRANCA SEMESTRE: 7º


MEMORIAL MASTERPLAN. O grande objetivo do projeto do masterplan foi evidenciar o pedestre perante a cidade. No caminhar, vivenciar e usar a cidade. Portanto projetamos um parque linear nas bordas do rio Tietê, colocamos um vlt ligando os dois pedaços da cidade dividido pelo rio, fizemos o readensamento das quadras e colocamos equipamentos urbanos na área já que carecia disso.

PROJETO Com a intenção de servir a comunidade com lazer atividades para o dia a dia, escolhi fazer um Sesc vinculado a um Senac tamanho papel civilizador, cultural e educacional desses equipamentos. Implantei eles nas quadras que sofreram readensamento que ficam a beira da marginal gerando uma conexão com o parque linear. Sua implantação mostra a conexão do volume do edifício com as habitações mistas do local e a relação com a cidade a partir do eixo urbano da via que passa entre as edificações gerando uma área de vivência entre os blocos de edifício.

MODELO VIRTUAL

MASTERPLAN


SENAC

SESC

CORTE LONGITUDINAL BB

AUDITÓRIO C

PRAÇA CONVIVÊNCIA D

A

A

CORTE LONGITUDINAL AA

CORTE TRANSVERSAL DD B

B

C

CIRCULAÇÃO E BANHEIROS

D

IMPLANTAÇÃO

2º PAVIMENTO SALAS DE AULA 1º PAVIMENTO SALAS DE AULA, QUADRA POLI ESPORTIVA PÉ DIREITO DUPLO TÉRREO VAZIO CENTRAL COM SECRETARIA E SAGUÃO PARA EXPOSIÇÕES

SALAS DE AULA BANHEIRO CIRCULAÇÃO VERTICAL BIBLIOTECA OFICINAS


CENTRO ARTรSTICO + SENAC E CORPO HABITACIONAL

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO PROJETO VIII - CIDADE SEMESTRE: 8ยบ


MEMORIAL MASTERPLAN. O conceito da quadra é de permeabilidade. Liberar o espaço interno para os pedestres transitarem. Com isso o térreo dos edifício possui uso público, sendo no corpo artístico loja de materiais e no Senac uma biblioteca. O embasamento dos edifícios habitacionais possuem comércio com o intuito de trazer uma fachada ativa. Os vazios entre os edifícios formam espaços de permanência. Os edifícios possuem a circulação horizontal aberta com a intenção de transparência para a cidade.

Corpo habitacional -habitações 3390,00 m² -comércio 1012,74m² Corpo Senac - 5894,25m² Corpo Artístico - 6380,00 m²

IMPLANTAÇÃO COBERTURA 0

5

10

15

20


IMPLANTAÇÃO TÉRREO 0

5

10

15

20


PLANTA SUBSOLO 0

5

10

15

20

PLANTA 1ยบ PAV 0

5

10

15

20


PLANTA 2ยบ PAV 0

5

10

15

20

PLANTA 3ยบ PAV 0

5

10

15

20


PLANTA 4ยบ PAV 0

5

10

15

20

PLANTA COBERTURA 0

5

10

15

20


PLANTA 1ยบ PAV COMร‰RCIO 0

5

10

15

20

PLANTA PAV TIPO HABITACIONAL 0

5

10

15

20


DETALHE FACHADA chapa perfurada metal mรณdulos de: 0,40m altura 0,05m de espessura

PLANTA SUBSOLO 0

5

10

15

20

CORTE AA 0

5

10

15

20

CORTE BB 0

5

10

15

20


ELEVAÇÃO 1 0

5

0

5

10

15

20

ELEVAÇÃO 2 0

5

10

15

20

ELEVAÇÃO 3 10

15

20

Portfólio Gabriela Alves Pitta  

Document with projects developed on graduation.

Portfólio Gabriela Alves Pitta  

Document with projects developed on graduation.

Advertisement