Issuu on Google+


Gabriela Jaloretto

Portf贸lio


Arquitetura


Estudo Preliminar para residĂŞncia no Lago Norte destinada a um casal que pretende ter filhos.

ResidĂŞncia Unifamiliar - Estudo Preliminar


ResidĂŞncia Lago Norte - Estudo Preliminar

Arquitetura e interiores

ResidĂŞncia Unifamiliar - Estudo Preliminar


RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR A residência foi projetada para um casal que pretende aumentar a família em breve. O casal adora receber amigos, porém, sem abrir mão de sua privacidade, por isso (veremos nas plantas a seguir) a casa foi setorizada de forma a manter a intimidade de seus habitantes mesmo quando receberem alguém. A residência deveria ter um aspecto contemporâneo o que levou o partido a tomar formas mais retas tendo como acabamento princupal a pintura branca com aguns pilares em concreto aparente. Para que a edificação não parecesse austera e sem vida foi feito o uso de materiais mais acolhedores como madeira nas esquadrias e em ripados que fazem as vezes de brises, bem como pedras com tonalidades mais terrosas.

VISTA DOS FUNDOS DA CASA

Arquitetura e interiores

Residência Unifamiliar - Estudo Preliminar


ACESSOS A casa possui dois acessos principais: um de serviços que leva da garagem até a despensa e cozinha; e um acesso principal que nos leva à sala de estar através de uma grande porta de madeira colocada de forma discreta no volume envidraçado ocupado pelas áreas mais sociais. Na garagem observamos um painel ripado multifuncional que proposciona unidade visual à fachada principal. Ele faz as vezes de brise - para proteger a privacidade dos aposentos de apoio que possuem abertura voltada para a frente da casa. As portas do depósito feitas do mesmo material também se integram ao painel bem como a porta de acesso à cozinha. O acesso principal é feito por uma porta relativamente escondida apesar de sua imponência em tamanho pois abre para a área de pé direito duplo da sala de estar. As pessoas são levadas à porta pela ruptura do volume branco ao se encontrar com o volume da garagem revestido de pedras, a fenda causada por essa ruptura também possui um ripado que esconde as janelas dos banheiros que dão para a rua mantendo as mesma texturas já vistas na garagem.

VISTA DA FRENTE DA RESIDÊNCIA

Arquitetura e interiores

Residência Unifamiliar - Estudo Preliminar


COBERTURA A cobertura foi resultante das plantas de térreo e pavimento superior. Seu diferencial está em ser um telhado verde, o que além de ser mais ecológico serve como proteção térmica e acústica para a edificação proporcionando mais conforto para os moradores.

VISTA AÉREA DOS FUNDOS DA RESIDÊNCIA

Arquitetura e interiores

Residência Unifamiliar - Estudo Preliminar


VISTA 02

B

3

A

A

VISTA 01

VISTA 03

2 1

3

B 1. CAIXA D’ÁGUA 2. ABERTURA PARA JARDIM DA SUÍTE MASTER 3. TELHADO VERDE 4. JARDIM INTERNO

N

0

1

5

PLANTA DE COBERTURA

VISTA 04

10

25 Arquitetura e interiores

Residência Unifamiliar - Estudo Preliminar


PAVIMENTO TÉRREO O traço inicial para a edificação foi o jardim lateral interno, pois o objetivo a ser alcançado era iluminar e ventilar todos os cômodos da casa naturalmente e sem prejuízo da privacidade. Nas fachadas frontal e posterior o jardim possui o mesmo fechamento em ripado de madeira já visto anteriormente, aproveitando sua capacidade de esconder visualmente sem fechar completamente a passagem de ar, já a parede lateral é revestida de pedra onde também seria interessante o uso de vegetacão, assim a privacidade está segura dos olhares dos vizinhos. O pavimento térreo foi separado por um eixo em duas áreas: social e de serviços. A área social é composta pela sala de estar e sala de jantar que pode extender-se até o exterior da edificação por portas pivotantes até chegar na churrasqueira, varanda e piscina com spa. Para maior privacidade dos convidados o lavabo foi colocado ao pé da escada servido de proteção para que se acesso não ficasse muito devassado. Na área externa também está a academia que possui janelas para o jardim interno e duas grandes portas que deixam o ambiente totalmente aberto e ventilado para a prática de exercícios. A área de serviços fica separada da área social pela parede que sustenta a escada. Tendo como base este eixo, a cozinha foi colocada de forma estratégica ao lado da sala de jantar e bem próxima a churraqueira onde as janelas servem como passa-pratos entre os ambientes. A cozinha também possui um recuo com relação ao jardim interno por onde acessamos a área de serviço além de colocarmos uns vasos para uma horta de temperos. A despensa posiciona-se próxima à cozinha mas também perto da porta de serviços para maior praticidades no descarregamento das compras de supermercado. A área de serviço é composta de lavanderia coberta com varal para os dias mais chuvosos e uma área de varal externa situada no jardim interno que ladeia a edificação. A área coberta possui grandes janelas protegidas com ripado, assim podemos abri-las para uma melhor circulação de ar na lavanderia. Atravessando a lavanderia chegamos ao quarto e banheiro de apoio quem possuem abertura para a garagem. O depósito é acessado pela garagem por três portas de correr.

VISTA DA CHURRASQUEIRA E VARANDAS

Arquitetura e interiores

Residência Unifamiliar - Estudo Preliminar


VISTA 02

B

12 17 11 13

A

A

10

VISTA 01

VISTA 03

1

13 9

8

3 4

2

15 6

16

14

5

18 19 1. ACESSO PRINCIPAL - 2,50x2,50 2. GARAGEM - 7,50x5,00 3.DEPÓSITO - 2,50x2,50 4. BANHEIRO APOIO - 2,50x1,25 5. QUARTO APOIO - 2,50x2,50 6. ÁREA DE SERVIÇO COBERTA - 3,75x3,75 7. ÁREA DE SERVIÇO DESCOBERTA - 3,75x1,25 8. DESPENSA - 2,50x2,50 9. COZINHA - 6,25x6,25

N

0

1

5

10. LAVABO - 2,50x1,25 11. SALA DE ESTAR - 6,75x7,50 12. SALA DE JANTAR - 3,75x7,50 13. VARANDA 14. CHURRASQUEIRA - 3,75x7,50 15. ACADEMIA - 3.125x3,75 16. BANHEIRO/VESTIÁRIO - 1,25x3,75 17. PISCINA - 12,50x1,25 18. CANIL - 2,50x3,75 19. JARDIM INTERNO - 20x1,25

10

7 B

PLANTA BAIXA - TÉRREO

VISTA 04

25 Arquitetura e interiores

Residência Unifamiliar - Estudo Preliminar


PAVIMENTO SUPERIOR O pavimento superior também foi dividido em duas áreas: social e íntima. A área social é mais descontraída ela é composta pela brinquedoteca e home cinema, eles que formam o volume que paira sobre a sala de jantar.. Esta área também é marcada pela grande varanda que pode vir a ser uma extensão de jogos, filmes, videoke e brincadeiras, ela é acessada por portas pivotantes que podem ficar abertas para melhor ventilação. Para maior conforto das visitas nesse local foi colocado um banheiro/ lavabo próximo ao quarto do casal, assim a vista não precisa ir ao lavabo no térreo nem utilizar algum banheiro mais íntimo. O escritório, já mais intimista, fica estrategicamente voltado para a rua com acesso privilegiado a um terraço que forma a cobertura da garagem. Ele possui um banheiro privativo, assim ele pode se transformar facilmente em quarto de hóspedes. Próximo ao escritório temos duas suítes idênticas voltadas para o jardim interno. Dada a proximidade com a suíte master uma das suítes pode ser usada como quarto de bebê além de já possuir um banheiro que serve de apoio para os banhos e trocas do bebê e posteriormente a suíte vai sendo adapatada à criança. A suíte master é composta por closet, banheiro e o quarto em si, além de possuir uma varanda exclusiva, projetada para maior privcidade do casal. O banheiro da suíte está, em parte, aberto para a varanda e, em parte, aberto para um jardim. O jardim, que pode ser composto de vasos ou de uma floreira fica na própria varanda da suíte e é protegido por um ripado de madeira. Assim, podemos abrir uma janela ao lado da banheira, com vista para o jardim, proporcionando uma sensação de calma e tranquilidade sem expor a privacidade do casal.

VISTA VARANDAS PAVIMENTO SUPERIOR

Arquitetura e interiores

Residência Unifamiliar - Estudo Preliminar


VISTA 02

B

1 3 2 A

A

3

11

12

VISTA 01

VISTA 03

5

4

10 3

8 6

6 7

9

7

B

N

1. HOME CINEMA - 3,75x3,75 2. BRINQUEDOTECA - 2,50x2,50 3. VARANDA 4. ESCRITÓRIO - 2,50x3,75 5 .BANHEIRO - 2,50x1,25 6. SUÍTE - 3,75x5,00 7. BANHEIRO - 1,25x2,50 8. ROUPEIRO/DUTO PARA ROUPAS - 1,25x2,50

9. CLOSET SUÍTE MASTER - 3,125x5,00 10. BANHEIRO SUÍTE MASTER - 3,125x3,75 11. SUÍTE MASTER - 6,25x5,00 12. BANHEIRO APOIO - 2,5x1,25

0

10

1

5

PLANTA BAIXA - PAVIMENTO SUPERIOR

VISTA 04

25 Arquitetura e interiores

Residência Unifamiliar - Estudo Preliminar


JARDIM LATERAL INTERNO Fio condutor do projeto o jardim tem o intuito de levar ventilação e iluminação natural além de privacidade ao cômodos que, fatalmente, acabariam voltados para o terreno do vizinho. O jardim também possui área destinada a varais externos e um canto para horta de temperos próximo à saída da cozinha, além de levar um pouco de verde aos ambientes de ambos pavimentos.

VISTA JARDIM INTERNO-DETALHE: ÁREA DE VARAL DESCOBERTA

Arquitetura e interiores

VISTA DA FACHADA VOLTADA PARA MURO DO JARDIM INTERNO

Residência Unifamiliar - Estudo Preliminar


HOME CINE.

JANTAR

ESTAR

VARANDA

CHURRAS. ACADEMIA PISCINA

JARDIM INTERNO

CORTE AA

BANHEIRO

ÁREA DE SERV.

DESPENSA

ESTAR

CORTE BB

0

1

5

10

25

Arquitetura e interiores

Residência Unifamiliar - Estudo Preliminar


VISTAS INTERNAS A residência possui divisões de atividades visualmente perceptíveis: o volume acima da sala de jantar é destinado à descontração ao mesmo tempo que define o espaço abaixo dele. A parede que sustenta a escada é um divisor de águas, no térreo separa social e serviços e no pavimento superior separa social e intimidade. A área social da casa é mais transparente, por isso as grandes esquadrias de madeira que abrem a casa para o exterior. O intuito é estudá-las futuramente para que elas possam ser abertas quando for necessario mas que mantenham o ambiente fresco quando fechadas. Já as áreas mais reservadas da residências são menos vulneráveis à visão exterior.

VISTA INTERNA OLHANDO PARA A SALA DE JANTAR E JANELA HOME/BRINQUDOTECA

Arquitetura e interiores

VISTA INTERNA OLHANDO PARA A SALA DE ESTAR E ENTRADA - DETALHE ESCADA

Residência Unifamiliar - Estudo Preliminar


VISTA 01

VISTA 02

VISTA 03

VISTA 04

Arquitetura e interiores

ResidĂŞncia Unifamiliar - Estudo Preliminar


Estudo Preliminar para residência de casal com um filho.

PROPOSTA 03-TÉRREO ESC.: 1/75

PROPOSTA 03-PRIMEIRO PAVIMENTO ESC.: 1/75

CLIENTE . KLEBER ARQUITETA TATIANA HARUMI . 9975-9038 . tatiana.ikuno@gmail.com ARQUITETA GABRIELA JALORETTO . 8165-5977 . gabrielajaloretto@me.com

20 de maio de 2009

Residência Unifamiliar 02 - Estudo Preliminar


Anexo para apoio ao jardim e maquinário de bricolagem do proprietário e banheiro para jardineiro.

Anexo Residência VG


Perspectiva Externa


Canil que comporta ao menos dois cochorros com dep贸sito para material de jardim. Em parceria com o Arq. Thiago Turchi.

Canil


Planta Baixa 1/75

Canil

Planta Baixa 1/75


Projeto para paginação de área externa


Projeto para port達o


Projeto para paginação de área externa


Projeto para paginação de área externa


Interiores


Residência de um casal com duas filhas já adultas.

Residência VG


Sanitรกrio do casal


Sanitรกrio do casal


Sanitรกrio do casal


Sanitรกrio do casal


Sanitรกrio da moรงa - 01


Sanitรกrio da moรงa - 01


Sanitรกrio da moรงa - 01


Sanitรกrio da moรงa - 01


Sanitรกrio da moรงa - 02


Sanitรกrio da moรงa - 02


Sanitรกrio da moรงa - 02


Sanitรกrio da moรงa - 02


Cozinha


Cozinha


Cozinha


Cozinha


Cozinha


ResidĂŞncia para um solteiro. 30m2

ResidĂŞncia AA


Vista de topo


Cozinha em primeiro plano, quarto ao fundo


Cozinha /Estar


Vista do quarto


Vista da marcenaria fechada

Vista da marcenaria aberta


O final do corredor foi aproveitado para abrigar o home-office da famĂ­lia.

Home-office BC


Vista ao chegar


Marcenaria sob medida


Vista aproximada


Residência para mãe com filha criança. 100m2

Residência GA


Sala de jantar


Living


Living


Cozinha


Cozinha


Quarto da m達e


Quarto da m達e


Quarto da filha


Banheiro da filha e visitas


Residência para jovem casal recém casado. 70m2

Residência AL-M


Sala e cozinha


Sala e cozinha


Sala e cozinha


Sala e cozinha


Sala e cozinha - Proposta 02


Quarto de visitas/ Escrit贸rio


Quarto de visitas/ Escrit贸rio


Quarto de visitas/ Escrit贸rio


Banheiro


Quarto casal


Quarto casal


Sala


Sala


Sala/Cozinha


Louceiro


Cozinha


SuĂ­te casal


SuĂ­te casal


Escrit贸rio


Duplex para jovem casal recĂŠm casado.60m2

ResidĂŞncia M-G


Duplex para jovem casal recĂŠm casado.

ResidĂŞncia M-G


Acesso/Sala/Cozinha


Sala


Cozinha americana/Sala


Cozinha americana/Sala


Cozinha americana


Cozinha americana/Sala


Escrit贸rio/Quarto


Quarto


Escrit贸rio


Portfólio 2012