Issuu on Google+

PROJETO DE CRIAÇÃO


Projeto Interdisciplinar de Produção Editorial em Hipermídia Orientadores: Paulo Alexandre Cordeiro de Vasconcelos Ricardo Penna Silveira Senise Tema: Saneamento Básico


Aritana Roberto Queiros de Andrade Gabriela Rocha Ribeiro Karine dos Santos Barbosa Marcella Doratioto Natashia Midori Kitamura Vanessa Sayuri Fugimoto Produção Editorial 3º semestre 2011


A EMPRESA

O nome “Interativa” remete à interatividade que o mundo virtual proporciona a seus usuários, uma vez que nossos serviços estão profundamente relacionados com a Internet. Como logo, optamos pelo símbolo do infinito (o oito deitado), remetendo às infinitas possibilidades que o futuro reserva. O símbolo também é todo entrelaçado, demonstrando a conectividade em larga escala. Para cor, optamos por tons de verde que dessem um aspecto tridimensional ao logo, também por ser uma cor que remete ao futuro (esperança, sustentabilidade etc.). A tipografia usada é sem serifa e com maior espaçamento entre os caracteres para dar maior visibilidade. O nome da tipografia usada é “MS Mincho”.

Acesse o site: www.wix.com/interativapro/home


APLICAÇÃO DA MARCA

Envelope.

Camiseta. Caixa.


MISSÃO Promover o fortalecimento da marca de nossos clientes, através do desenvolvimento de websites, registro de domínio e hospedagem, utilizando estratégias de comunicação originais e criativas.

VISÃO Desenvolver soluções inovadoras e serviços de qualidade para garantir a satisfação do cliente e resultados favoráveis, conquistando o respeito e confiança pela dedicação e competência.

VALORES Credibilidade Compromisso Respeito Ética Inovação Excelência


SERVIÇOS Criação e Desenvolvimento de Sites Sites, hotsites e portais. Campanhas Online Comunicação global de sua marca através de campanhas desenvolvidas por profissionais focados em mídia online: divulgação e fidelização de marcas em sites, ferramentas interativas, mídias sociais (Twitter, Orkut, MySpace, Youtube, etc), além de banners, email marketing, etc. Conteúdo Online

Mídias Sociais

Podcast e Videocast

Produção de textos e outros conteúdos adequados às técnicas e características específicas da internet, com profissionais dedicados exclusivamente a esta função.

Oferecemos consultoria e gestão em ações em mídias sociais. Oferecemos os serviços de análise de presença (diagnóstico), responsável por identificar onde e como sua empresa e concorrentes estão posicionados nas redes sociais. Planejamento digital para Canais, tipos de conteúdo, dinâmicas de relacionamento e ações criativas. Personalização dos canais. Curadoria de conteúdo. Produção de conteúdo / conteúdo multimídia.

Planejamento e produção de apresentações de áudio e vídeo para distribuição via internet.


O PRODUTO O nome escolhido para o site foi “Embu das Águas”. Uma vez que o site trata do saneamento da cidade de Embu, e essa é popularmente conhecida como Embu das Artes, resolvemos fazer um trocadilho para o nome do site, aumentando sua popularidade. Já que saneamento está profundamente relacionado à água, tanto no abastecimento como no tratamento, acreditamos ser adequado relacionar a cidade à água para o nome do site. Quanto ao logo, nos inspiramos na figura de um ralo de pia, no momento em que água está escorrendo. Representamos essa imagem em nossa marca, dando um aspecto mais limpo, simples e moderno. Utilizamos cores quentes (laranja e amarelo) e cores frias (azul petróleo e azul claro) em gradiente para dar sensação de movimento circular à imagem.

Acesse o site: www.wix.com/embudasaguas/home


PÚBLICO-ALVO

DEFINIÇÃO

IDADE

Pessoas adultas, inconscientes ou não da gravidade do problema do saneamento básico, residentes em Embu e em cidades que se encontram em situação semelhante.

ASPECTOS GEOGRÁFICOS

20 a 30 anos.

CLASSE SOCIAL

B e C.

Principalmente habitantes de Embu. Mas também, cidadãos brasileiros de qualquer cidade em situação semelhante.

PALETA DE CORES Para a paleta de cores do site, optamos por contrastar uma cor quente (laranja) com cores frias (azul-petróleo, azul-claro e verde). O laranja será utilizado para dar maior destaque à página que trata especificamente da pesquisa sobre a cidade de Embu das Artes, por exemplo. Escolhemos dois tons de azuis e o verde pois são cores que estão constantemente associadas aos temas: saneamento, água, saúde e meio ambiente.

R 244% G 150% B 30%

R 0% G 160% B 192%

R 142% G 192% B 68%

R 116% G 203% B 239%


TIPOGRAFIA Escolhemos uma tipografia sem serifa, com a qual os internautas já estão familiarizados, além de dar maior destaque. Uma vez que o objetivo do site é levar informações em textos curtos e rápidos, dispensamos o tipo com serifa (que cansa menos a vista quando usado em textos longos). Todo o site é feito em “Tahoma”, que varia quanto tamanho. Para título, 40 pt; para subtítulo, 30 pt; para texto, 14 pt e para subtexto, 18 pt.

“Box” com texto introdutório da página “Saúde e Sociedade”, com título de 40 pt, subtítulo de 30 pt e texto de 14 pt.

Rodapé da página inicial: subtítulo em 30 pt e texto em 14 pt e 18 pt, todos em “Tahoma”.


MAPA DO SITE


LAYOUT Escolhemos um modelo funcional, que facilite o manuseio do visitante dentro do site. Logo na página principal, buscamos dar destaque às principais notícias, direcionando o internauta para as páginas internas do site, sem que ele precise explorá-lo sozinho. O plano de fundo do layout é composto por branco e um leve gradiente de cinza no topo e no rodapé, procurando dar um aspecto mais “clean” e moderno a um

tema que é bastante denso. Quanto à disposição das páginas internas, fizemos uma box colorida com texto em branco no topo da página contendo um texto introdutório daquele tema e abaixo outros curtos textos sobre assuntos relacionados com um botão de “Leia Mais”, que direciona o visitante para a subpágina que trata daquele tema. Trabalhamos com a mídia audiovisual através de entrevistas

Topo da página interna “Saneamento” do site “Embu das Águas”.

disponíveis em vídeo, áudio e texto, pensando nos deficientes visuais e auditivos. A galeria de fotos será elaborada em Flash, na forma de slides. Quanto à interatividade, trabalhamos com alteração de cores, por exemplo, na barra do menu do site. A cor original é preto e quando clica-se no link, fica azul. Abaixo podemos ver o topo de uma página interna e ao lado a página incial do site.


Página inicial do site “Embu das Águas”.



Projeto de criação do site "Embu das Águas"