Issuu on Google+

Relat贸rio Mensal Fevereiro/14

JORNAL ORDEM DO DIA

/DeMolayMT

/DeMolayMT

/DeMolayMT

www.DeMolayMT.org


Jornal

do ORDEM dia s

o i r ó t a l Re

l u z A a n i Pág ~

o ã x e l f e R

e u q a t s e D o t

Even

? a i b a s ê c o

V

sal n e m o i al r u ó d t a Rela ete Est O n S i S b a G RO

G O T MA 2

o ã ç i ª Ed


INSTALAÇÃO

dos Oficiais do Capítulo em Cáceres/MT 13 de dezembro de 2014 No dia 13 de dezembro, em Cáceres, o Mestre Conselheiro Regional, Leonardo de Alcântara Santana Ramos, participou da Cerimônia de Instalação dos Oficiais do Capítulo Alexandre Carlos Pierre n° 308.

A cerimônia teve seu início às 19:00h, com a presença de, aproximadamente 90 pessoas, entre familiares e amigos. Além destes, ainda estiveram presentes três Maçons e oito Tias do Clube de Mães “Rosa Vermelha”. “A cerimônia ocorreu tudo bem, contando com a homenagem aos membros do Capítulo que mereciam destaque pelo excelente trabalho realizado durante o ano. Esse Capítulo vai longe, fico feliz em ajudá-lo”, conclui a jovem liderança regional.

INSTALAÇÃO

dos Oficiais do Capítulo em Água Boa/MT 21 de dezembro de 2014

O ano de 2013 terminou em grande estilo para o Capítulo Guardiões da Serra do Roncador nº 641, de Água Boa. No mesmo dia da Cerimônia de Instalação dos Oficiais e do Conselho Consultivo, no sábado (21), os membros do Capítulo assistiram a investidura de Cruz de Honra DeMolay do consultor Geraldo Antônio Delai e de Chevalier do jovem Fabiano de Oliveira Bernardi, com a presença de cerca de 70 pessoas. Para o Mestre Conselheiro Estadual, João Victor do Vale, a primeira visita ao Capítulo Guardiões da Serra do Roncador foi surpreendente. “A galera é bem disposta bem como os ‘tios’ que os auxiliam. Estes meninos são exemplo de dedicação e companheirismo, consideravelmente ‘DeMolays de carteirinha’, afinal, amam e vivem a Ordem DeMolay dia a dia”, relata a jovem liderança estadual.

OÃÇALATSNI TM/serecáC me siaicifO sod 4102 ed orbmezed ed 31 A comitiva do Grande Conselho Estadual que participou da instalação do novo Mestre Conselheiro, Hugo Ferrari, teve ainda o Mestre Conselheiro Estadual Adjunto, Mathias Fassini. “O Capítulo vem crescendo em um ritmo muito bom, graças a todos os membros, tanto do Capítulo, como do Conselho Consultivo.

Os meninos trabalham bem, buscando se ajudar nos momentos de necessidade. O Mestre Conselheiro recém instalado, Hugo Ferrari, terá muito trabalho pela frente, mas, com certeza, sempre poderá contar com seus liderados, buscando sempre a excelência", deseja Fassini.

Jornada longa para os líderes juvenis 18 de janeiro de 2014 Neste final de semana o trabalho foi dividido entre os líderes juvenis de Mato Grosso. O Mestre Conselheiro Regional da 3ª Região administrativa, Leonardo Santana, esteve juntamente com o Oficial Executivo da Região, na cidade de São José dos Quatro Marcos/MT, onde participaram nesta tarde de sábado (18) da Instalação do Conselho Consultivo do Capítulo Pedro Henrique Santana de Oliveira n.º 638. “A primeira reunião ritualística do novo Mestre Conselheiro, Leonardo Oliveira, foi sensacional, pois ele mostrou estar muito dedicado com seu compromisso na Ordem DeMolay, assim como os Tios do Conselho Consultivo”, afirma Leonardo Ramos.


No mesmo dia a jornada foi dupla para o Mestre Conselheiro Estadual, João Victor do Vale, quando visitou a cidade de Rondonópolis/MT. A jovem liderança estadual instalou o Mestre Conselheiro Regional da 5ª Região, Thiago Augusto Narciso, e também os oficias do Capítulo Everaldo Vicente Pereira n.º 673. “Voltar a este Capítulo é como estar de volta em casa. Sempre muito bem recepcionado. Desejo a todos uma ótima gestão, que os trabalhos possam sem muito bem desenvolvidos, visto que estão muito bem preparados”, aponta o Mestre Conselheiro Estadual, que participou do cerimonial juntamente com o Grande Secretário Estadual Adjunto, José Fernando Leite, com o Oficial Executivo para a 5ª Região, Antônio Stratis, e com o Venerável Mestre da Loja Maçônica Obreiros do Cerrado, Waldemar Gonçalves.

com o Mestre Conselheiro Regional, cerca de 20 pessoas, entre DeMolays e Consultores, participaram da programação. “Agradeço e parabenizo o Capítulo Juventude pelo belíssimo evento aqui realizado. Esse encontro foi ótimo!”, avalia Renan.

Encontro de Capacitação do GCE-MT

em Cuiabá/MT 25 e 26 de janeiro de 2014

Juventude da Acácia

Cuiabana n.º 574 promove Encontro em Cuiabá/MT

21 de janeiro de 2014 O final de semana foi longo para o Mestre Conselheiro Regional da 1ª Região Administrativa, Renan Mâncio, que participou do Encontro de Preparação Administrativo (EPA) realizado pelo Capítulo Juventude da Acácia Cuiabana n.º 574, de Cuiabá. O evento iniciou na sexta-feira e percorreu durante o sábado e o domingo próximo ao município de Livramento/MT; Renan pôde participar das atividades que foram realizadas e que já são de costume do Capítulo, que se preparava para iniciar a nova gestão administrativa e motivar os próprios membros. Para Mâncio, a oportunidade rendeu assuntos ritualísticos, na qual ministrou: ‘‘Agradeço a oportunidade de ter transmitido uma palestra sobre a nossa ritualística ao Capítulo, acredito que foi de fundamental importância e acabamos por sanar várias dúvidas’’. De acordo

O último final de semana de janeiro foi destinado a formação de lideranças juvenis e adultas da Ordem DeMolay do Mato Grosso. A equipe do Grande Conselho Estadual realizou, nos dias 25 e 26, o Encontro de Capacitação de Lideranças, com a presença de Mestres Conselheiros Regionais e Oficiais Executivos. Os temas da capacitação foram desde a distribuição dos cargos e funções do Grande Conselho Estadual e do Gabinete Estadual até os projetos e campanhas do Supremo Conselho e do Gabinete Nacional.

"O Grande Conselho busca unificar e padronizar os trabalhos no estado, respeitando as especificidades de cada região. Esses debates e a troca de experiências foram importantes para nos manter focados. Mostraram que estamos no caminho certo”, ressalta Mathias Mantelli, Mestre Conselheiro Estadual Adjunto. O encontro aconteceu nas dependências da Loja Maçônica Duque de Caxias, patrocinadora do Capítulo Marechal Rondon n.º 106, em Cuiabá. Participaram representantes de todas as regiões de Mato Grosso, que também acompanharam um relatório da preparação do X Congresso Estadual da Ordem DeMolay do Mato Grosso, que acontece em novembro em Barra do Garças. Fica como missão para os representantes


das regiões de Mato Grosso realizar os Encontros de Líderes da Ordem DeMolay (ELODs) nos próximos finais de semana para apresentar o conteúdo repassado pelos líderes estaduais. Concluindo, Galvão expressa seus sentimentos, “As experiências foram traduzidas e o trabalho multiplicado. Continuemos trabalhando para uma Ordem DeMolay melhor a cada dia que passa, pois temos certeza que nossos Oficiais Executivos e Mestres Conselheiros Regionais estão preparados para transmitirem todos os assuntos abordados em nosso final de semana”.

Regiões realizam Encontro

Pedro Paulo Peixoto, e o Grande Orador Estadual, Adriano Souza. “O evento é uma grande oportunidade de aprendizado e reciclagem para todos os Capítulos e o Priorado de nossa Região. Foi uma oportunidade de me apresentar como Mestre Conselheiro Regional e de trocar experiências administrativas com os presentes”, revela a jovem liderança regional. Estiveram presentes os Mestres Conselheiros dos Capítulos Juventude da Acácia Cuiabana n.º 574, Marechal Rondon n.º106, XVIII de Março n.º 532 e Várzea Grande n.º 409. 2ª Região Na 2ª Região, além do Mestre Conselheiro Estadual Adjunto, a coordenação do programa ficou sob a responsabilidade do Mestre Conselheiro Regional, Rafael Rodrigues. O encontro aconteceu nas dependências da Escola de Educação Básica Rui Barbosa Cooperensino. Rodrigues explicou os cargos do Grande Conselho e outras instâncias da Ordem DeMolay. O Mestre Conselheiro Regional falou ainda sobre os portais virtuais do Supremo Conselho, bem como do Grande Conselho. O evento, que também se estendeu pela tarde, contou também com

de Líderes da

Ordem DeMolay 01 de fevereiro de 2014 Como parte da programação estadual, três regiões administrativas realizaram no último sábado (1º) Encontros de Líderes da Ordem DeMolay (ELODs). De acordo com o Mestre Conselheiro Estadual Adjunto, Mathias Mantelli, que participou do encontro na 2ª Região, afirma que os Capítulos estão empenhados em desenvolver bem as atividades da Ordem DeMolay. “É muito bom ver que os Mestres Conselheiros estão trabalhando para melhorar suas gestões e, por consequência, os Capítulos que estão liderando. Espero que todos saibam aproveitar o ensinamento e que possam realizar suas gestões com sucesso”, deseja Mantelli. Acompanhe como foram as atividades em cada uma das regiões: 1ª Região A responsabilidade da organização coube ao Mestre Conselheiro Regional, Renan Mâncio, e ao Oficial Executivo, Everson Manus. Participaram do encontro, que se estendeu das 08h as 16h, na sede da Loja Maçônica Duque de Caxias n.º 05, 25 DeMolays e 15 maçons, entre eles o Grande Mestre Estadual Adjunto,

apresentações sobre os projetos do Gabinete Nacional. Na última parte, foi destinado um espaço para o Priorado Guardiões das Sete Grandes Luzes, para que fossem resolvidos alguns problemas administrativos. Cerca de 30 pessoas participaram do ELOD, organizado pelo Capítulo Guardiões da Serra do Roncador n.° 641. Estiveram presentes os Capítulos Cavaleiros do Alto Xingú n.° 812, Canarana n.° 766 e Cavaleiros da Era de Aquarius n.° 348. Entre as autoridades DeMolays, estavam presentes o Grande Mestre Estadual, Willem Wagner de Almeida Garcia, e o Grande Tesoureiro Estadual, Hélio Dultra. “Contamos com a presença de quatro dos cinco Capítulos da 2ª Região. Pude transmitir vários ensinamentos e o que me deixou mais feliz é que, apesar da experiência de muitos, surgiram várias perguntas durante o evento, dúvidas que pude responder juntamente com o Mestre Conselheiro Estadual Adjunto”, relata o Mestre Conselheiro Regional.


3ª Região Cáceres foi palco do Encontro de Líderes da 3ª Região, coordenado pelo Mestre Conselheiro Regional, Leonardo Ramos. Membros dos Capítulos Alexandre Carlos Pierre n.°308 e Pedro Henrique Santana de Oliveira n.°638 participaram do evento, realizado na Loja Maçônica VI de Outubro n.º 10 apenas no turno matutino. Cerca de 28 pessoas participaram do encontro, encerrado com um almoço. “O ELOD foi um evento que com certeza irá ajudar os Mestres Conselheiros em suas gestões. Discutimos sobre muitos assuntos que envolvem uma gestão e certamente esses Capítulos vão conseguir alcançar a excelência”, garante Ramos.

MCRs visitam Capítulo mãe 08 de fevereiro de 2014 Capítulo Alexandre Carlos Pierre n.º 308 recebeu no dia 8 de fevereiro a visita do Mestre Conselheiro Regional, Leonardo de Alcântra Santana Ramos. Leonardo participou na tarde de sábado da sessão ordinária que teve como pauta o escrutínio para iniciação de novos membros. De acordo com o Mestre conselheiro Regional da 3ª Região, cerca de 30 pessoas participaram da ritualística do Capítulo, entre DeMolays e Maçons. “O Capítulo evoluiu muito em sua ritualística. Seus membros passaram a estudar suas respectivas partes e o conjunto se mostrou muito melhor”, relata Leonardo. Já em Canarana/MT, os membros receberam a visita do Mestre Conselheiro Regional da 2ª Região e membro do Capítulo Canarana n.º 766, Rafael Rufo, que se reuniu

para mais uma reunião ordinária a fim de colocar os assuntos em dia e planejar as ações do Capítulo que lhe deu a oportunidade de tornar-se DeMolay, porém se entristece com a evasão forçada dos membros que completam o quadro de membros: ‘‘Me sinto triste dessa vez, em tom de despedida de vários membros. O Capítulo Canarana está ficando menos populoso, pois grandes membros estão nos deixando para começar os estudos em outras cidades’’. O Mestre Conselheiro e Conselho Consultivo já solicita o máximo de ajuda a outros DeMolays, principalmente das cidades visinhas, porém não desisti dos trabalhos e se dedicam à Ordem DeMolay.

A série de Encontros de Líderes da Ordem DeMolay (ELOD) chegou à 4ª Região também no sábado, em Tangará da Serra/MT. A atividade foi coordenada pelo Mestre Conselheiro Regional, Elivelton Maurer, e pelo Oficial Executivo, Carlos Longhi. O projeto, de cunho estadual, busca preparar lideranças adultas e juvenis dos Capítulos e Priorados para executar boas gestões

administrativas. De acordo com o Mestre Conselheiro Regional, cerca de 30 pessoas participaram da programação, entre DeMolays e maçons dos Capítulos Tangará n.º 336, de Tangará da Serra, e Sagrados Cavaleiros da Fênix n.º 633, de Barra do Bugres. “Acredito que o evento foi muito bem realizado, com muito aprendizado e muitas dúvidas sanadas. Foram discutidos vários assuntos relevantes e administrativos à Ordem DeMolay para bom entrosamento e andamento da gestão”, relata Maurer.


a jovem liderança estadual. A discussão sobre o congresso, todavia, fez parte do bojo de debates da reunião ordinária do Capítulo, com a participação de 17 DeMolays e um membro do Conselho Consultivo. "Vejo que os membros do Capítulo estão se esforçando para melhorar seu trabalho e sua colaboração para com o Capítulo. Vejo que a Ordem DeMolay está fazendo bem a ele”, ressalta Mantelli.

O Mestre Conselheiro Estadual e Mestre Conselheiro Regional da 1ª Região também estiveram eu seu Capítulo de origem. Na primeira reunião ordinária do Capítulo Juventude da Acácia Cuiabana n.º 574, os líderes Estadual e Regional, participaram de um debate sobre a problemática do “Rolézinho”, seus pontos

positivos e negativos. De acordo com o Mestre Conselheiro Regional cerca de 25 pessoas participaram da programação. “Opiniões são diversas, porém são próprias. Saibam utilizar destas informações” ressalta João Victor Galvão. Já Renan aproveita o momento para agradecer a participação do Capítulo no ELOD realizado na semana anterior e parabenizar o Mestre Conselheiro: “Agradeço os irmãos e Tios que se fizeram presente em nosso Encontro de Líderes da Ordem DeMolay e parabenizo meu irmão gêmeo João Mâncio por presidir sua primeira reunião como Mestre Conselheiro”, conclui o Mestre Conselheiro Regional.

MCEs em atividade

Barra do Garças e Cuiabá 15 de fevereiro de 2014

A menos de um ano de sediar do X Congresso Estadual da Ordem DeMolay (CEOD-MT), o Capítulo Cavaleiros da Era de Aquarius n.º 348, de Barra do Garças, promoveu no último sábado (15) discussões sobre a realização do evento. De acordo com o Mestre Conselheiro Estadual Adjunto, Mathias Mantelli, tanto os jovens quanto os adultos estão empenhados em fazer um congresso marcante para os visitantes. “Chamou minha atenção a preocupação deles para com a responsabilidade do X Congresso Estadual de Mato Grosso. Eles estão querendo oferecer uma estrutura muito boa, digna do estado de Mato Grosso’’, afirma

Exame de proficiência Enquanto o Mestre Conselheiro Estadual Adjunto participava do Capítulo em Barra do Garças, o Mestre Conselheiro Estadual, João Victor do Vale, esteve na reunião do Capítulo XVIII de Março nº 574, de Cuiabá. Lá, dois jovens DeMolays prestaram o exame de proficiência para chegar ao Grau DeMolay – ambos foram aprovados. “O Capítulo XVIII de Março concluí novamente mais um ciclo de trabalho. O exame de proficiência do Grau DeMolay é uma prova de que eles estão trabalhando para o crescimento da Ordem, além de envolver todos seus membros para uma causa comum”, avalia João Victor.

O Mestre Conselheiro Regional e Oficial Executivo da 4ª Região participaram esse final de semana na primeira reunião do Capítulo Sagrados Cavaleiros de Fênix n.º 633, em Barra do Bugres, onde foi realizado a Instalação do Conselho Consultivo. ‘‘O Capítulo possui alguns pontos que precisam melhorar, mas tenho certeza que eles d��o conta do trabalho, estão bem animados e motivados pra seguir em frente rumo a excelência’’, avalia Maurer.


Higor Sales Neves Membro do Capítulo Cavaleiros do Alto Xingú n.º 812 Querência/MT

1 – Quem é Higor Sales Neves dentro da Ordem DeMolay? Higor, ou Jamal, como sou conhecido na Ordem DeMolay, é um DeMolay que em todo Capítulo tem um igual, um DeMolay chato, dedicado ao que faz, que gosta de muito de "pins". Dentro da Ordem DeMolay, sou como qualquer outro membro, que tem um sonho de, talvez um dia, ser Mestre Conselheiro, que é um posto para alcançar a perfeição, ao meu ver. Onde se busca o melhor de si, o melhor para seu Capítulo, se transformando em um digno amigo da Ordem e quem está a sua volta. 2 – Com o tempo de iniciado que você tem, é possível ver uma diferença do Higor antes de iniciado para o atual Higor? Sim! O Higor de antes era um menino "comum", hoje como DeMolay, sei que sou bem diferente, onde eu sempre tento mostrar que, como um membro da Ordem DeMolay, tenho que ajudar as pessoas independente do que elas precisarem. Tenho também mostrado mais dedicação ao trabalho, à escola, minha família e a minha pátria. Muitas outras coisas aconteceram depois que eu tive a oportunidade de iniciar aos graus Ordem DeMolay. Novas amizades surgiram, isso eu consigui identificar na Ordem DeMolay! Os DeMolays são muito acolhedores, gentis, honestos e dignos do que fazem, seja em prol da sociedade ou de seu próprio Capítulo, para mostrar que a Ordem DeMolay não é aquilo que os desconhecidos pensam. Eu tenho certeza que se cada jovem tivesse a oportunidade de iniciar na Ordem DeMolay, a juventude de hoje não seria a mesma. 3 – Conte-nos como você conheceu a Ordem DeMolay, como tudo começou? Bom, eu conheci a Ordem DeMolay quando eu tinha 10 anos. Eu morava em Nova Xavantina/MT e minha mãe foi transferia para Barra do Graças/MT,

onde tive a oportunidade de estar presente numa Cerimônia Pública através de um convite de meu primo, hoje sênior DeMolay, Lucas Faria. Confesso que não entendi muita coisa, mas tinha gostado do que vi e ouvi. Dois anos depois, em uma certa ocasião, o "Irmão" Gabriel Marcos, me disse que iria ser instalado um Capítulo da Ordem DeMolay aqui em Querência, onde moro atualmente, aí surgiu a oportunidade e, três meses depois, iniciei como membro fundador de meu Capítulo, Cavaleiros do Alto Xingú n.º 812. 4 – Seu Capítulo, Cavaleiros do Alto Xingú n° 812, é o mais novo do estado de Mato Grosso e mesmo assim está em destaque no senário estadual, sediando, inclusive, o V Congresso Regional da 2ª Região. O que você vê em seu Capítulo que gostaria de externar para a família DeMolayMT? Qual é a receita para tantos resultados positivos? O meu Capítulo não é muito diferente dos demais, por ele ser novo temos nossos problemas, é claro, mas não são motivos para sermos diferentes dos ideais e princípios dos ensinamentos que a Ordem DeMolay nos proporciona. Acredito que existe em meu Capítulo o famoso OTIMISMO, e que todo Capítulo deveria ter, para assim ser referência tanto na região como no estado. 5 – Você é um membro fundador de seu Capítulo e, apesar dos anos, continua empenhado em ajudar a Ordem DeMolay. Qual o segredo para tanto entusiasmo e tanta força de vontade para trabalhar pelo seu Capítulo? Bem, podemos dizer que o segredo é pensar positivo, sempre tentar fazer o melhor de si para conseguir fazer o melhor para a Ordem DeMolay. Apesar do otimismo, também é necessário ter força de vontade pelo o que esta fazendo, nunca pensar negativo e, nunca desistir dos sonhos. O amor que eu tenho pela Ordem DeMolay é um sentimento que não têm palavras como demonstrar, posso dizer que é algo de outro mundo.


Daniel Luis Padilha e Silva Past Presidente de Conselho Consultivo do Capítulo Juventude da Acácia Cuiabana n.º 574 Cuiabá/MT

1 – Você hoje é Maçom, já foi Presidente de Conselho Consultivo e viveu diversas experiências. Mas voltando alguns anos, quando ainda era DeMolay Ativo, o que mais te chamava a atenção na Ordem DeMolay? A Ordem DeMolay que iniciei era bem diferente da Ordem DeMolay dos dias atuais, até porque a sociedade está em constante modificação e consequentemente a juventude também, isso traz uma mudança de valores e princípios que nos faz repensar e evoluir com o tempo. Os jovens de antigamente, de um passo quase que recente, há 15 anos atrás, quando me iniciei, tinham uma educação diferente dos dias atuais, era uma geração diferente, mas que de qualquer forma contribuíram com sua parcela para o crescimento da Ordem. 2 – Há 10 anos o senhor estava à frente do Capítulo Juventude da Acácia Cuiabana n.º 574 como Mestre Conselheiro. O que você leva para vida a respeito dessa experiência? Estar à frente de um Capítulo por si só nos faz adquirir muita experiência, ainda mais a frente de um Capítulo novo em sua primeira gestão. Todo aprendizado é válido, mas digo que a Ordem DeMolay nos dá um dos melhores aprendizados que possamos ter em nossas vidas e que podemos levar para sempre. 3 – Como foi, para você, estar como Presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Juventude da Acácia Cuiabana n° 574? Você pensava, um dia, estar neste cargo? Ocupar o cargo de Presidente do Conselho foi de uma imensa satisfação, ainda mais no ano em que completei 15 anos de Ordem DeMolay e comemoramos os 10 anos do Capítulo Juventude. É uma experiência sem igual lidar com jovens que

estão no lugar onde há não muito tempo eu estive e realizando as mesmas funções que realizei, mas é muito gratificante poder contribuir com um pouco da experiência que adquiri ao longo do tempo. Acredito que eu, assim como muitos DeMolays, se dedicam à Ordem sem esperar qualquer retribuição, portanto, receber o convite para esse cargo me fez ficar muito grato e feliz, pois pude então me dedicar um pouco mais à nossa querida Ordem. 4 – O IX Congresso Estadual de Mato Grosso, realizado em Cuiabá no ano passado, foi repleto de novidades e conteúdo, o que rendeu bons comentários sobre o mesmo. Como foi trabalhar em um evento deste nível, conseguindo resultados tão satisfatórios? O sucesso do Congresso com sua repercussão a nível Nacional foi resultado do empenho e dedicação de toda a Comissão Organizadora, bem como do GCEMT, pois nos dedicamos diuturnamente para a que a realização do evento fosse um sucesso, sempre pensando nos congressistas, e trabalhar ao lado de pessoas que realmente se dedicam a Ordem DeMolay é muito gratificante e nos fortalece para assim continuar nessa empreitada, buscando sempre o engrandecimento de nossa Ordem a nível Estadual e consequentemente Nacional. 5 – Quais aprendizados você leva para a vida, depois de percorrer longos caminhos dentro da Ordem DeMolay? Todo ser humano tem defeitos e é passível de erros, mas com a Ordem DeMolay, temos a oportunidade de nos aprimorar um pouco e a aprender a sermos melhores filhos e melhores cidadãos, a praticar a tolerância e a lidar melhor com as pessoas, entendendo-as e as aceitando da forma que são, a nos expressarmos melhor, a liderar, bem como sermos liderados, enfim, praticar as grandes lições que aprendemos.


/DeMolayMT /DeMolayMT


www.DeMolayMT.org


Evento

Destaque Capítulo Juventude da

Acácia Cuabana n.º 574

A

Ordem DeMolay exige um planejamento estratégico antecipado dos Capítulos de suas atividades ao longo de uma gestão de seis meses. Nesse momento, o Gabinete Estadual da Ordem DeMolay de Mato Grosso, vem prestigiar àqueles que fazem um planejamento capitular de sua gestão. Desta forma, apresentamos a todos o evento que vem sendo um sucesso absoluto em Cuiabá-MT desenvolvido pelo Capítulo Juventude da Acácia Cuiabana Nº574. O projeto “Encontro de Preparação Administrativa EPA”, foi encabeçado pelo Capítulo Juventude da Acácia Cuiabana n.º 574 da Ordem DeMolay, no ano de 2013 e de 2014 que surgiram da necessidade de reunir os membros em um fim de semana sem distrações de uma cidade grande para falar de Ordem DeMolay, do futuro do Capítulo e também para que os membros se conheçam melhor e se confraternizem. O Projeto EPA tem como objetivos principais: discutir as ações que serão desenvolvidas na gestão; sanar possí-

veis dúvidas ritualísticas dos membros; gerar um ambiente de companheirismo e de reflexões pessoal, além de momentos de descontração e de confraternização entre os membros. A primeira experiência foi realizada em janeiro de 2013 na propriedade, em Santo Antônio de Leverger/MT, do Tio Daniel Luis Padilha e Silva, então Presidente do Conselho Consultivo do Capítulo; já a segunda experiência foi em janeiro de 2014 em uma propriedade no município de Livramento/MT. Em ambas as experiências, o Capítulo Juventude ficou um fim de semana inteiro sem qualquer tipo de comunicação com o mundo e desenvolveu um roteiro de atividades, que atendessem os objetivos do projeto; dentre elas, incluem-se: Apresentação e discussão das atividades capitulares do semestre; Estudo ritualístico tanto prático (ritualística assistida), quanto teórica (dinâmica de perguntas sobre Supremas Instruções e ritual); inúmeras dinâmicas motivacionais, que exijam trabalho em grupo e cooperação entre os membros, e


torneios esportivos de truco e de futsal entre os membros, além de um churrasco de confraternização do Capítulo. Os membros do Capítulo Juventude, assim, enxergaram com bons olhos o evento por acreditarem que seja necessário esse convívio mais próximo entres seus irmãos, o que no dia-a-dia ficaria complicado, devido estarmos em uma cidade grande, além disso, acreditam que é uma excelente oportunidade de falar sobre a nossa Ordem DeMolay e traçar metas administrativas de todo semestre, diminuindo assim,

possíveis problemas ao longo da gestão administrativa. O Gabinete Estadual da Ordem DeMolay de Mato Grosso apoia esse tipo de projeto por achar que os Capítulos DeMolays devem ter uma visão administrativa e estratégicas de seu futuro, assim como dizia Peter Drucker, pai da Administração Moderna, “O planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes”.


V CONGRESSO REGIONAL DA

ORDEM DeMOLAY

04, 05, e 06 de abril de 2014

Querência / MT - 2ª Região

Esperamos por você! Inscrições: http://demolaymt.org/crod2/ ORGANIZAÇÃO

REALIZAÇÃO


Você Sabia? Atenção você! Qual é a quantidade mínima de DeMolays para realizar a abertura e encerramento ritualístico em uma reunião de um Capítulo? E quais são os oficiais necessários? Se você respondeu que a quantidade mínima de oficiais são de 12 membros e que eles são:            

Mestre Conselheiro; Primeiro Conselheiro; Segundo Conselheiro; Primeiro Diácono; Segundo Diácono; Primeiro Mordomo; Segundo Mordomo; Capelão; Mestre de Cerimônias; Escrivão; Porta Bandeira; e Sentinela.

Você ACERTOU! Continue estudando e compartilhando essas informações com seus irmãos. É importante todos saibam essas pequenas informações. Quer saber mais? Acesse a área restrita do site DeMolayBrasil.org.br e baixe as Supremas Instruções disponibilizadas para download.



Jornal Ordem do Dia - 2ª edição