Page 1

MACEDODEBoletim CAVALEIR OS Municipal Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros | Nº 2 | Dezembro 2007 | Publicação Trimestral | Tiragem: 8 000

XII FEIRA DA CAÇA E II FEIRA DE TURISMO

|Editorial| O Boletim Municipal cresceu. Nesta edição, além de dar a conhecer eventos ocorridos, obras e projectos em curso, apresentamos também informações sobre a XII Feira da Caça e II Feira de Turismo e o programa do Carnaval em Macedo de Cavaleiros

e

em

Podence.

Destacamos ainda a criação do Fundo de Apoio aos Empresários, cuja apresentação pública decorrerá no próximo dia 15 de Janeiro no Centro Cultural.

Aproveito para manifestar a todos o desejo de que a alegria das festas natalícias se mantenha presente em cada um dos dias do novo ano que agora nasce. Que 2008 surja cheio de esperança e próspero em concretizações pessoais e colectivas.

Macedo de Cavaleiros vai voltar a ser o palco do maior evento cinegético da região transmontana. A XII Feira da Caça decorre entre os dias 24 e 27 de Janeiro no Parque Municipal de Exposições. Uma das novidades deste ano é a realização da primeira Copa Ibérica de Caça com Falcões, um evento inédito em Portugal que vai trazer ao nosso concelho falcoeiros nacionais e espanhóis. O Congresso dos Caçadores do Norte, que decorrerá no Centro Cultural, volta a constar do programa do certame, com debates sobre a caça, o desenvolvimento rural e o turismo. Em simultâneo à Feira da Caça realiza-se a II Feira de Turismo. Este ano será realizado o primeiro Raid Turístico da Feira da Caça, organizado pelo Clube Azibo Aventura.


MACEDO DE

ESCOLAS DE MACEDO DE CAVALEIROS

CAVALEIROS INTEGRA

COM BANDEIRA VERDE

REDE DE CIDADES ECOLÓGICAS Pela primeira vez todas as cidades pertencentes à NUT III Trásos-Montes deverão avançar para uma candidatura conjunta ao Programa “Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação”. Macedo de Cavaleiros, Bragança, Chaves, Miranda do Douro, Mirandela e Valpaços criam assim a Rede ecoCITRAS – Rede de Cidades Ecológicas e Inovadoras de Alto Trás-os-Montes, que engloba ainda associações empresariais e cooperativas, instituições de ensino e saúde, organismos públicos e empresas. A promoção da sustentabilidade ambiental e o eco-turismo têm vindo a ser apostas constantes do Município de Macedo de Cavaleiros. A comprová-lo estão a atribuição do galardão ECOXXI ao nosso concelho, a qualidade das nossas praias fluviais distinguidas consecutivamente com a Bandeira Azul e as Bandeiras Verdes atribuídas às nossas escolas pelas actividades desenvolvidas em prol do ambiente. Com o conceito de Eco Cidades os seis concelhos assumiram a sustentabilidade ambiental como um dos principais vectores da estratégia de desenvolvimento comum. Promover a imagem da região de Alto Trás-os-Montes como um espaço eco sustentável é o objectivo da Rede ecoCITRAS. Um conceito que vai impulsionar a instalação de empresas de alto conteúdo tecnológico, fomentar novas oportunidades de negócio e atrair a criação de postos de emprego qualificado. Os produtos tradicionais e o eco-turismo também foram considerados prioritários por assumirem extrema importância económica e social nos seis concelhos.

Três escolas do nosso concelho foram distinguidas com o galardão Eco-Escolas. As Bandeiras Verdes foram hasteadas na Escola EB n.º 1, na Escola Secundária C/ 3º Ciclo e no Jardim-de-Infância n.º 2 e simbolizam a qualidade das actividades desenvolvidas em prol do ambiente. O Eco-Escolas, uma iniciativa internacional da responsabilidade da Fundação para a Educação Ambiental, pretende incentivar os alunos a adoptarem práticas amigas do ambiente. O Programa visa ainda contribuir para a criação de parcerias para a implementação da Agenda 21 Local. Depois de Macedo de Cavaleiros ter sido distinguido este ano com a Bandeira Verde ECOXXI, foi a vez das escolas do concelho serem também directamente reconhecidas pelos esforços desenvolvidos na promoção da qualidade ambiental.

PAISAGEM PROTEGIDA DA ALBUFEIRA DO AZIBO TEM GUIA TURÍSTICO A Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo serviu de inspiração a uma nova publicação. “Área Protegida da Albufeira do Azibo e Outros Destinos em Macedo de Cavaleiros” funciona como guia turístico e apresenta um leque de sugestões aliciantes para aqueles que visitam o nosso concelho em qualquer altura do ano.


QUALIFICAÇÃO DOS

CÂMARA CRIA FUNDO DE APOIO

FUNCIONÁRIOS

À CRIAÇÃO DE EMPRESAS

Melhorar a qualidade do atendimento e dos

A Câmara Municipal quer estimular

serviços prestados aos munícipes é uma das

investimentos que visem a modernização

prioridades da Autarquia. A edilidade tem

empresarial do concelho e torná-lo mais atractivo

apostado na formação dos seus funcionários para

para a fixação de unidades empresariais de

os tornar cada vez mais qualificados no

carácter inovador.

desempenho das suas funções e contribuir para

Deste modo foi estabelecida uma parceria

tornar os serviços mais próximos de todos os

com IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e

macedenses.

Médias Empresas e à Inovação, o Banco Espírito

Diversos funcionários participaram no “Curso

Santo, a NORGARANTE e a Agência de

de Formação Profissional para Chefes de

Desenvolvimento Regional PRIMUS, no âmbito

Secção”, ministrado pelo CEFA. O curso incluiu módulos relacionados com a gestão da qualidade, a

modernização

administrativa

e

o

relacionamento interpessoal. A Câmara Municipal considerou também pertinente proporcionar a todos os seus funcionários uma acção de formação sobre avaliação de desempenho na Administração Pública.

do Programa FINICIA, para a criação de um fundo de apoio às micro e pequenas empresas do concelho. O programa apoia projectos de forte conteúdo inovador, negócios emergentes de pequena escala e iniciativas empresariais de interesse regional, nos sectores da indústria, comércio, turismo, construção e serviços, através da disponibilização de um fundo com montante inicial de 125 mil euros, sendo 20 por cento da responsabilidade da Autarquia e 80 por cento do Banco Espírito Santo. O financiamento dos projectos traduz-se num empréstimo a médio/longo prazo até ao limite de 45 mil euros, tendo as empresas a possibilidade de financiar os seus projectos até 100 por cento, com um prazo de reembolso de três a seis anos, podendo ir até um ano de

AUTARQUIA APOIA COMÉRCIO LOCAL NA FEIRA DE STOCKS A Câmara Municipal associou-se à Feira de Stocks organizada pela Associação Comercial e Industrial de Macedo de Cavaleiros no primeiro fim-de-semana deste mês. A Autarquia disponibilizou as instalações do Parque Municipal de Exposições e para fomentar a participação dos comerciantes locais e proporcionar-lhes uma oportunidade de escoarem os artigos em stock, comparticipou 50 por cento do valor da inscrição no certame.

carência, sendo as amortizações e os juros postecipados e pagos mensalmente. A componente da Autarquia constitui um subsídio reembolsável à taxa zero e a do Banco tem uma taxa de juro preferencial, cujo spread é de 1,25 por cento sobre a Euribor a seis meses. As empresas podem ainda usufruir de apoio técnico para a preparação do dossier do pedido de financiamento. A apresentação pública deste projecto será feita no próximo dia 15 de Janeiro, pelas 15.00 horas, no Centro Cultural.


REDE SOCIAL DE MACEDO DE

(IN)DEPENDÊNCIAS

CAVALEIROS RECONHECIDA EM SEMINÁRIO INTERNACIONAL A Rede Social de Macedo de Cavaleiros é considerada um exemplo nacional. Foi a única entidade portuguesa do género a participar no seminário “Desenvolvimento de Competências, Desenvolvimento Local e Parcerias”, que decorreu em Lisboa no dia 10 de Dezembro, organizado pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, em parceria com a OCDE e a Comissão Europeia, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia. A Rede Social foi escolhida para representar o caso português num workshop dedicado às parcerias nas zonas rurais. Na

apresentação

foi

abordada

a

implementação e consolidação desta parceria local alargada, com as suas dificuldades e

A Rede Social de Macedo de Cavaleiros vai implementar uma iniciativa que pretende sensibilizar a população para os problemas do consumo excessivo de álcool. A medida designada de (In)Dependências foi apresentada no passado dia 14 de Dezembro, no Centro Cultural. Os dados colhidos no terreno pelos grupos de trabalho que compõem a Rede Social revelaram a necessidade de promover hábitos de vida saudáveis junto da população, sobretudo da mais jovem, e alertá-la para as consequências negativas do consumo abusivo de bebidas alcoólicas. Para isso serão desenvolvidas diversas actividades e disseminada informação sobre os problemas associados ao álcool. Interessa incutir na população a importância de se fazer um consumo moderado e com responsabilidade, prevenindo-se assim eventuais situações de risco. Estas acções serão desenvolvidas em parceria pela Rede Social/Autarquia, Centro de Saúde, Segurança Social, GNR e o Instituto Piaget.

sucessos, e realçado o crescente envolvimento e participação dos parceiros locais. As acções mais recentes mereceram especial destaque, sendo exemplo o Programa de Amas da Segurança Social e a iniciativa Mudar as Práticas, cujo resultado mais visível foi a constituição da “Soutos Os Cavaleiros”, a primeira cooperativa de produtores de castanha da região.

PROGRAMA CONFORTO HABITACIONAL PARA PESSOAS IDOSAS A implementação do “Programa Conforto Habitacional para Pessoas Idosas”, que prevê a requalificação e remodelação de algumas habitações das zonas rurais do concelho, começa a tornarse visível no terreno. Já foram apoiadas as intervenções em seis habitações de famílias com carências económicas e sociais. A requalificação de uma das casas já está concluída e uma outra está em fase de conclusão. Em Janeiro vai iniciar-se a intervenção na habitação de mais uma família e nas restantes os trabalhos vão começar nos primeiros meses do ano. O “Programa Conforto Habitacional para Pessoas Idosas” resulta de um Protocolo estabelecido em Abril entre o Município de Macedo de Cavaleiros e o Instituto da Segurança Social. Através dele pretende-se proporcionar um maior conforto e mobilidade a idosos com carências económicas e sociais, diminuindo-se a necessidade de integração em lares ou centros de dia.


PROJECTO TRAMPOLIM MAIS DINÂMICO O Projecto Trampolim organizou este ano a Feira da Castanha e Outros Produtos da Terra. O evento decorreu em Podence, localidade que se distingue pela produção de castanha, e contou com a colaboração da cooperativa “Soutos Os Cavaleiros” e da Junta de Freguesia de Podence. Em simultâneo à Feira da Castanha decorreu uma mostra de artesanato e de produtos rurais. Uma das novidades do certame foi a criação de um Roteiro Gastronómico com pratos e sobremesas elaborados com castanhas. A proposta conquistou os visitantes, que se deliciaram com as iguarias nos restaurantes da freguesia que aderiram à iniciativa. A apresentação do Guia de Recursos foi outra das acções do Projecto Trampolim. O Guia, que serve de instrumento de divulgação e promoção, agrega um conjunto alargado de informações úteis a todos os macedenses. Nele podemos encontrar informações sobre abonos, subsídios e pensões sociais, bem como programas de apoio a pessoas com necessidades económicas e sociais. Obter dados sobre medidas e incentivos à criação do próprio emprego/empresa, programas de inserção no mercado de trabalho, instituições de ensino ou que desenvolvem acções e cursos de formação profissional. Conhecer as instituições de solidariedade social existentes no concelho e aquelas que estão ligadas ao desenvolvimento social e comunitário. É ainda dedicado um capítulo às instituições públicas de saúde de Macedo de Cavaleiros e da região e outro com os telefones e informações de serviços úteis. Uma das mais recentes iniciativas desenvolvidas pelo Trampolim foi a organização do Concurso de Presépios de Natal, em exposição no centro da cidade. Todos os macedenses podem votar no seu presépio de eleição até ao dia quatro de Janeiro, no Gabinete de Apoio ao Cidadão. Participe!

ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ELOGIADAS O funcionamento das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s) ministradas nas escolas do 1º Ciclo do concelho foi elogiado pela comunidade educativa. Elementos da Direcção Regional de Educação do Norte, da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular e especialistas da área estiveram na Escola EB1 de Macedo de Cavaleiros nos dias 29 e 30 de Novembro para avaliar as AEC’s, tendo assistido às aulas de Actividade Física e Desportiva, de Artes Plásticas e de Música. No final da visita vários membros da comunidade educativa participaram numa “mesa-redonda”, onde foram partilhadas opiniões sobre o funcionamento das AEC’s. Todos os presentes elogiaram a qualidade das actividades e o trabalho desenvolvido pelos professores. Os encarregados de educação foram unânimes em considerar as AEC’s de Macedo de Cavaleiros uma mais-valia para a formação dos alunos, por lhes permitir alargar o leque de experiências na escola.


Freguesias

Arranjos do Cemitério em Castelãos

Pavimentação da Rua Santa Catarina - Peredo

Pavimentação do Bairro da Rua de Cima e da Nossa Senhora da Oliveira – Morais

Arranjos urbanísticos em Talhas

ABASTECIMENTO DE ÁGUA À ZONA NORTE DO CONCELHO O sistema integrado de abastecimento de água à zona norte do concelho já está em funcionamento em diversas freguesias. No norte do Município, desde a Barragem do Azibo, a água tratada já chega a Podence, Amendoeira, Latães, Edroso, Bousende, Espadanedo, Corujas e Ferreira. Com a conclusão desta obra Murçós, Arcas, Vilarinho de Agrochão, Lamalonga, Vila Nova da Rainha e Fornos de Ledra também vão ficar servidas. Mais macedenses ficam assim com a garantia de que a água que consomem nas suas habitações é de boa qualidade. Esta obra representa um investimento de cerca de 900 mil euros, que inclui a construção de seis reservatórios, duas estações elevatórias e 58 quilómetros de condutas. Com o sistema integrado de adução de água ao norte do concelho fica praticamente concluído o plano de abastecimento de água potável do Município. Uma vez que os habitantes da zona de Macedo de Cavaleiros e da zona nascente do concelho já usufruem de água tratada nas suas casas. A rede de distribuição de água, desde os reservatórios até às habitações de todo o concelho, é composta agora por uma extensão total de mais de 200 quilómetros.


ZONA HISTÓRICA DA CIDADE RECUPERADA Revitalizar o Prado de Cavaleiros e devolver-lhe a importância histórica conquistada aquando do surgimento do concelho constituiu a principal motivação da reabilitação efectuada nesta zona. Com a passagem dos anos, os núcleos habitacionais mais antigos de Macedo de Cavaleiros iam evidenciando marcas profundas. A deterioração das infra-estruturas e do pavimento e o progressivo estrangulamento da circulação rodoviária no centro da cidade foram factores determinantes para a intervenção nesta zona. As obras de requalificação incluíram a remodelação da rede de drenagem de águas pluviais e residuais, de abastecimento de água, de iluminação pública e a pavimentação. A requalificação da zona histórica serve também para melhorar o tráfego no centro da cidade através da reorganização da circulação rodoviária. No Prado de Cavaleiros o trânsito vai manter-se num único sentido, mas a direcção do tráfego vai ser invertida. Deste modo, aqueles que pretendam circular na Rua do Cimo de Vila vão passar a fazê-lo em sentido ascendente, em direcção à antiga saída de Macedo de Cavaleiros para Vale de Prados. A via em frente ao Largo da Maria da Fonte foi alargada para permitir que o trânsito volte circular nos dois sentidos. A reabilitação do Prado de Cavaleiros significa o renascer do lugar que todos os macedenses identificam como sendo a génese do seu concelho.

ESTRADA NACIONAL 15 E ESTRADA MUNICIPAL 553 REABILITADAS Os condutores que se dirigem para a Zona Industrial de Macedo de Cavaleiros vão encontrar uma via de acesso complemente renovada. Já estão concluídos os trabalhos de reabilitação de parte do troço da Estrada Nacional 15, que faz a ligação ao complexo industrial do concelho. Com esta obra fica melhorada a principal conexão entre o IP4 e a Zona Industrial e facilitada a circulação das populações servidas pela via. O estado de degradação em que estava o piso da Estrada Municipal 553 (EM553), desde Meles ao limite do concelho, também justificou obras de requalificação. Com a intervenção efectuada fica concluída a pavimentação de toda a extensão da EM553. Os melhoramentos introduzidos vêm tornar mais fácil o tráfego automóvel e permitir que os habitantes daquela zona do concelho fiquem mais próximos da cidade de Macedo de Cavaleiros. Para garantir a circulação dos condutores em condições de segurança procedeu-se à colocação de sinalização em ambas as vias e foram colocados rails de protecção nas zonas mais problemáticas. Estrada Nacional 15

Estrada Municipal 553


BANDA DE LATOS DE BAGUEIXE DISTINGUIDA NA MASCARARTE A Banda de Latos de Bagueixe é um dos grupos que tem marcado presença em inúmeras actividades culturais promovidas no nosso concelho. A Banda foi revitalizada em 2006, com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Bagueixe, tendo participado nesse ano no desfile de Carnaval da cidade de Macedo de Cavaleiros. Esta participação, repetida este ano, serviu para dar a conhecer a todos os macedenses e visitantes uma das tradições carnavalescas mais enraizadas na freguesia de Bagueixe. Desde a sua actuação no Carnaval de 2006 que o trabalho da Banda de Latos de Bagueixe tem sido reconhecido dentro e fora do concelho. No passado dia 3 de Dezembro a Banda conquistou o Prémio Tradição Musical no concurso do “Desfile dos Mascarados, Caretos e Mascaretos”, no âmbito da 3ª Bienal da Máscara de Bragança – Mascararte 2007. O concurso, realizado Bragança, destinava-se a grupos e associações culturais ligadas à música tradicional e visava divulgar a cultura ancestral das Festas de Inverno em Trás-os-Montes e nas Mascaradas de Invierno de Zamora.

Carnaval 2008 DOMINGO - 3 DE FEVEREIRO 10.00 Horas – Abertura da mostra de Produtos Regionais 10.30 Horas – Passeio Pedestre – Casa do Careto / Azibo 10.30 Horas – Prova de BTT 14.00 Horas – Leilão Chocalheiro 14.30 Horas – Animação de Rua: Gaiteiros de Formoselhe – Espanha Banda de Latos de Bagueixe Grupo de Bombos de Ala Grupo de Pauliteiras de Vale Certo 15.30 Horas – Caretos à Solta 16.30 Horas – Inauguração da Exposição de Pintura “Artes e Raízes”, de Filomena Sena e Marina Canteiro 17.00 Horas – Merenda à Transmontana

SEGUNDA-FEIRA – 4 DE FEVEREIRO 15.00 Horas – Animação e Passeio de Burros (Org. AEPGA) 17.00 Horas – Prova de Vinhos e Azeites Regionais 20.00 Horas – Noite Gastronómica (Restaurantes Locais) 21.30 Horas – Pregão Casamenteiro TERÇA-FEIRA – 5 DE FEVEREIRO – DIA DE ENTRUDO 10.00 Horas – Mostra e Venda de Produtos Regionais 10.30 Horas – Passeio Pedestre – Casa do Careto / Azibo 11.00 Horas – Animação de Rua Pifaradas Zabumbadas dos Pastores de Unhais da Serra 17.00 Horas – Desfile de Marafonas 18.00 Horas – Queima do Entrudo Local: Podence DIA DE CARNAVAL – 5 DE FEVEREIRO 15.00 HORAS – DESFILE DE CARNAVAL PELAS RUAS DE MACEDO DE CAVALEIROS Nota: O programa pode sofrer alterações Organização: Associação Grupo de Caretos de Podence, Projecto Trampolim, Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros

Não deixe de consultar a Agenda Cultural

Boletim Municipal de Macedo de Cavaleiros, nº2  

Boletim informativo da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you