Processo de Enfermagem

Page 17

2." postulado: "Homem e ambiente estáo continuamente trocando matéria e energia um com o outro".

Unidirecionalidade da vida O processo vital está confinado nas três dimensões do espaço e sua posterior dimensão do tempo. Em qualquer dado ponto do tempo, o homem é uma expressão da totalidade de eventos presentes neste ponto do tempo, a capacidade da vida de transcender a si mesmo para novas formas surgirem, para novos níveis de complexidade se desenvolverem, predeterminam um futuro não-predizível; surge então a questão "a vida tem ou não um objetivo"? O atual reconhecimento da negentropia, da unidirecionalidade da vida, em união com a teoria da probabilidade, sugere que, se bem que o objetivo final pode não ser conhecido, existe probabilidade de haver propósito na vida. A recombinação de gens tem tido mais significância na evolução da vida do que a mutação genética, os modernos meios de transporte e de comunicação acarretam maior mobilidade de população e quebra de barreiras anteriormente construídas por barreiras cuiturais. Existem já suficientes evidências da evolução perceptual do homem e os tradicionais cinco sentidos estáo sendo suplementados com uma nova dimensão: resultados de investigações sobre o fenômeno da criatividade e da percepçáo extrassensorial. 3 . O postulado: "O processo da vida evolui irreversivelmente e iinidirecionalmente ao longo do contínuo tempo-espaço".

Padrões de vida e organização Padrões e organização se tornaram conceitos básicos para uma maior compreensão do crescimento e comportamento humano; eles estáo implícitos nos sistemas de feedback e na teoria da comunicação. Devem ser analisados e compreendidos dentro do processo vital, um ci5tema aberto, dinâmico, que evolui em direção à maior complexidade, ou seja, as qualidades unidimensionais e negentrópicas da vida; são conceitos unificadores (antídoto do caos), que refletem a característica inovadora do homem. Não só indivíduos são identificados pela unidade de seus padrões, mas a percepçáo da natureza dos padroec está refletida em expressões verbais, tais como: "Maria está triste! como sei? ora, olhando para ela!", que expressam a unidade de percepção. 4.O postulado: "Padrões e organização identificam o homem L: refletem sua unidade inovadora". 5 . O postulcdo: "O homem: perceptível, ser pensante"

O que diferencia o homem dos outros sistemas vivos é sua capacidade de perceber relações entre eventos e de hipotetizar novas relações. Sentimentos e pensamentos são inerentes ao processo vital. A capacidade do homem de experimentar a si mesmo e a seu mundo identifica sua humanidade. As artes e as ciências, a filosofia e a religião atestam o potencial evolucionário do homem com transcendência em seu ser atual. 6 . O postulado: "O homem é caracterizado pela capacidade de abstração e imaginação, linguagem e pensamento, sensação e emoção". Unidade 3: Sistema conceitual de enfermagem. Partindo da premissa de que a enfermagem existe para servir pessoas, a autora defende seu ponto de vista de que a extensão em que os enfermeiros terão sucesso na contribuição à saúde e bem-estar dos seres humanos é dependente da natureza e da validade do corpo de conhecimentos teóricos que fundamentam a prática; opina que um corpo de conhecimentos científicos requer que haja conceitos claros e precisos dos quais teorias possam se desenvolver, e que teorias possam ser testadas e retestadas contra a realidade para se determinar sua validade e realidade. Comenta que, apesar da natureza probabiIística dos achados científicos e da margem de erro, predição continua a ser um instrumento primário na determinação da intervenção de enfermagem, dirigida para se conseguir o fortalecimento da integridade da relação homem-ambiente e para dirigir a luta do homem para obter novos níveis de bem-estar. A intervenção é dirigida ao intercâmbio entre o homem e o ambiente para o preenchimento mais efetivo de sua capacidade vital, que envolve a humanidade do homem, sua capacidade de criar, sentir e raciocinar, e sua potencialidade sinfônica de sua estrutura e funcionamento tangível. A autora apresenta um modelo conceitual da enfermagem, cujo fenômeno central é o processo vital, e do qual emergem princípios para guiar a prática. Modelo conceitual

"O processo vital é uma expressão da evolução rítmica do campo humano ao longo do eixo longitudinal espiralado contido na matriz quadridimensional espaço-tempo e sempre tendo sido moldado e continuado a ser moldado pelo ambiente. O campo humano está continuamente adicionando novas dimensões de crescente complexidade, evidenciada nas qualidades negentrópicas. A criatividade emer-


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.