Page 1

PORTFÓLIO

Maria Gabriela Basile


Portfรณlio- Maria Gabriela Basile


SOBRE MIM Sou for mada em Design com Habilitação em Produ to pela UNESP, mas também possuo grande interesse pelo campo gráf ico. Gos to de es tudar e compreender melhor a relação do produ to- seja ele f ísico, visual ou vir tual-com aquele que o consome, criando experiências o mais dinâmicas e agradáveis possível ao f inal do processo.

Contato: Email: gabi.iz@hotmail.com Cel: (16) 99625-9197 Skype: gabriela_basile

No ano de 2014 a té meados de 2015, realizei um intercâmbio para a Holanda, onde frequentei o cur so de Lifes tyle & Design na Willem de Kooning Academy. Por ser um cur so de enfoque ar tís tico, diferente do meu cur so de origem, pude ampliar meus conhecimentos em design conceitual e também na área gráf ica. Vivenciei desde o design de revis tas, do conceito à realização, a té o desenvolvimento de per for mances. Considero meu crescimento pessoal o fa tor mais impor tante. Durante minha graduação fui integrante do Projeto de ex tensão LabSol (Labora tório de Design Solidário), o qual trabalhava com comunidades ar tesãs fazendo uso do tripé sus tentabilidade, ecodesign e economia soliária. Fui es tudante de iniciação científ ica tecnológica com o projeto “Design de brinquedos: Um es tudo sobre brinquedos ar tesanais”, no qual desenvolvi um manual completo de montagem de brinquedos feitos a par tir de ma teriais recicláveis. O objetivo inicial do projeto era disponibilizar o manual para escolas públicas com baixos recur sos para des tinados à aquisição de brinquedos. Meu úl timo inves timento prof issional foi o cur so de Webdesign que realizei no SENAC. Aprendi os conceitos e a aplicação do uso de HTML e CSS, bem como o básico sobre sof t wares tal qual Adobe Muse.

ÍNDICE

BRANDING CONFEITO PERFEITO

MATERIAL ESCOL AR BARBIE

PÁ G 0 4

PÁ G 1 4

B R A N D I N G N Ú C L E O T R AV E S S I A

MANUAL DA SUCATA

PÁ G 0 6

PÁ G 1 6

ARTES DIGITAIS PET SHOP PÁ G 0 8

INFOGRÁFICO PÁ G 1 8

R E D E S I G N D E L IV R O

REVISTA HONEY

PÁ G 1 2

PÁ G 1 0


O logotipo da doceria Confeito Perfeito, assim como todo o resto de sua identidade, foi desenvolvido com base em características do movimento Art Deco. Buscou-se utilizar formas predominamente geométricas e abstratas, sempre visando manter um padrão ‘clean’ e clássico, glamuroso. O resultado foi efeito nostálgico e agradável, convidando a todos para experimentar os confeitos mais perfeitos que uma doceria poderia oferecer. As artes foram aplicadas em modelos prontos para melhor visualização.

Paleta de cores

#ef6b82

Tipografias utilizadas

BEBAS NEUE

#592800

Explorações


Cardápio

embalagens

Outras aplicações


O TRAVESSIA é um Núcleo de psicólogos especializados em Orientação Profissional que ajudam as pessoas a conhecer suas habilidades e seus limites para lidar com as expectativas em relação à Carreira/ Trabalho, Vida Universitária, Separação dos Pais e Projeto de Vida. Assim, buscava-se criar um logo que pudesse oferecer, de alguma forma, conforto e proximidade, mas também firmeza e segurança de um trabalho efetivo e competente. As artes foram aplicadas em modelos prontos para melhor visualização.

Explorações

Paleta de cores

#2ea305

#e89442 #5600c6

Tipografias utilizadas Núcleo de Orientação Profissional e Psicoterapia

GLORIAH HALLELUJAH AVENIR NEXT


O Pet Shop Ânima é um cliente fictício. Planejado para figurar na cidade de Ribeirão Preto (SP), trata-se de uma loja que oferece serviços para animais dos mais diversos portes: cães, gatos, pássaros, peixes, roedores. São vendidos itens como roupas, rações, medicamentos, além dos serviços de banho e tosa, castração, adestramento e consultas clínicas. Para a página do Pet Shop, foram desenvolvidas artes online, como imagem de capa e posts. O objetivo era manter-se fiel à identidade visual da empresa, causando uma sensação séria e confiável, mas também ”clean”, objetiva.


Cuidamos bem do seu melhor amigo! Banho e Tosa Estética animal Adestramento Acessórios Consultas Medicamentos

Como anda a saúde do seu amiguinho?

Sabia que castrar seu cachorro pode ajudar a prevenir muitos tipos de câncer? Quem ama, cuida.

Acabou de adotarum Hamster? O Ânima oferece excelente qualidade em rações para roedores!


CApa oficial Brasileira

Redesign e rediagramação de livro “O diagnóstico de um câncer maligno força o renomado psiquiatra Julius Hertzfeld a fazer um balanço de sua vida e de seu trabalho.” Este projeto foi desenvolvido como um estudo de diagramação. O livro escolhido foi um romance pelo qual tenho muito apreço e o qual li mais de uma vez. Assim, pude redesenhar a capa de forma que a ligasse diretamente com o conteúdo, passando uma ideia que acredito que o autor aprovaria para sua obra, rediagramando também suas dez primeiras páginas. A escolha da cor amarela se deu pelo fato de que notei que esta frequentemente está presente ao se tratar de Schopenhauer. O roxo foi escolhido pelo contraste e por ser capaz de transformar a alegria do amarelo em algo mais sóbrio. As artes foram aplicadas em modelos prontos para melhor visualização.

Irvin D. Yalom é psiquiatra e escritor de bestsellers como Quando Nietsche chorou, assim como de vários livros sobre psicoterapia, entre eles Teoria e Prática da Psicoterapia em Grupo, um clássico nessa área.

“Viver é sofrer.” Para Arthur Schopenhauer, filósofo do século XIX conhecido por suas ideias pessimistas sobre o sentido da vida, os relacionamentos e os desejos só levam à dor e ao tédio. A salvação para o sofrimento humano, causado pela existência, é renunciar ao mundo, tornando-se assim verdadeiramente livre. Para Julius Hertzfeld, psiquiatra renomado e defensor da terapia em grupo, a salvação só é atingida quando se constroem relacionamentos sólidos, baseados na compreensão das diferenças. É a vontade de ajudar as pessoas a encontrar esse caminho que o leva a continuar trabalhando, mesmo fragilizado com a notícia de que tem um câncer incurável. Ao fazer uma avaliação de sua longa carreira como psicoterapeuta, Julius decide procurar seu maior fracasso- um antigo paciente chamado Philip Slate, viciado em sexo e que curou a si próprio seguindo as doutrinas de Schopenhauer- e o convida a partici-

A cura de Schopenhauer

auto-suficiente e que sente um profundo desprezo pelas pessoas pode se tornar um terapeuta? Julius decide aceitar a proposta, mas exige que Philip participe das sessões de terapia em grupo. A partir daí, o leitor vai acompanhar um e bate emocionante entre pacientes e terapeuta, em que cada um expõe seus medos, defesas e fraquezas e aprende a ser mais humano e feliz. Entrelaçando a realidade e a ficção, A Cura de Schopenhauer oferece um recorte fiel dos meandros da terapia em grupo, tendo como pano de fundo a vida e a obra de Arthur Shopenhauer, e revela o doloroso processo de autocnhecimento.

par de sua terapia em grupo. A presença de uma ex-conquista de Philip, que o odeia pela frieza com que a descartou, obriga-o a encarar o passado e desencadeia conflitos entre os pacientes e acirradas discussões filosóficas com Julius. A Cura de Schopenhauer é o relato comovente de personagens demasiadamente humanos, que no processo de terapia em grupo desnudam suas mentes e seus corações, tornando-se mais reais do que a própria realidade.

Irwin D. Yalom

Irvin D. Y alom

A morte invade a vida a todo o instante. A perda de um parente próximo, uma doença grave, ou mesmo uma notícia ou foto de alguma tragédia no jornal podem nos fazer confrontar a inevitabilidade do fim. Em A Cura de Schopenhauer, o diagnóstico de um câncer maligno fora o renomado psiquiatra Julius Hertzfeld a fazer um balanço de sua vida e de seu trabalho. A depressãao e a tristeza dão lugar à vontade de rever pacientes antigos e à pergunta: será que seu trabalho fez alguma diferença na vida daquelas pessoas?Julius resolve procurar Philip Slate, um viciado em sexo e seu mais retumbante fracasso na longa carreira de terapeuta. Ao encontrá-lo, Hertzfeld descobre que Philip curou a si próprio seguindo a filosofia pessimista de Arthur Schopenhauer. E, mais surpreendentemente ainda, que se tornou um orientador filosófico. Para obter a licença que o habilitaria a atender pacientes, ele propões a Julius que o supervisione e, em troca, o ensinará o pensamento filosófico de Shcopenhauer - segundo ele, a cura para as angústias de Julius em relação à morte iminente. Mas como uma pessoa tão


Este trabalho foi desenvolvido para o processo seletivo de uma empresa de brinquedos. O objetivo era escolher uma de suas linhas e então desenvolver um kit de material escolar, elaborando para isso um conceito e seguindo as características principais já existentes da linha selecionada, que neste caso consistiu na Boneca Barbie. O conceito que escolhi tratava da diversidade e da representatividade, temas que julgo muito importantes para a sociedade de forma geral, mas principalmente para o cotidiano infantil. Nomeei a linha “Amazing” (“Maravilhosos!”) e criei o slogan “We are all amazing!” (“Somos todos maravilhosos!”) para melhor representar a ideia. Desenvolvi todas as artes: dos patterns às imagens e fundos, que foram aplicadas em modelos prontos para melhor visualização.

Paleta de cores Na

paleta

de

cores

utilizei

tons

de

rosa

predominantemente, visto que o rosa é um símbolo da boneca Barbie, mas também utilizei outras cores para uma aparecência mais colorida e que chamasse a atenção das crianças em um primeiro momento.

Pattern Para a montagem do pattern que participaria da composição do fundo, utilizei acessórios que poderiam pertencer às personagens na tentativa de valorizar e manter presentes algumas de suas características.

* B a r b i e e s e u u n i v e r s o s ã o p r o p r i e d a d e s d a e m p r e s a M AT T E L .


Desenvolvimento Para o desenvolvimento da linha busquei por ilustrações de Barbies que diferissem da versão mais conhecida. No entanto, nenhum dos desenhos expressava a diversidade que eu desejava imprimir neste projeto. Diante disso, a partir de desenhos existentes acabei por ilustrar Barbies que contemplassem diferentes perfis, como cabelo curto, cacheado, pele branca e negra, diferentes cores de olhos, diferentes pesos e até mesmo o uso de acessórios necessários por questões de saúde, como o caso dos óculos.

Linha de material escolar Amazing! Esta moldura presente na mochila é personalizável: consiste em um plástico no qual a criança pode colocar a sua foto com os colegas, assim como na está Barbie com suas amigas na capa do caderno de mesma linha, enaltecendo a beleza da amizade entre pessoas diferentes.


Fotos As fotografias do processo também foram minha responsabilidade: confeccionei cada brinquedo e os registrei, tratando as fotos no software Adobe Photoshop logo depois, para que ficassem similares em termos de saturação e luz.

Este trabalho foi resultado de um projeto de Inicição Científica Tecnológica entitulado “Design de Brinquedos - Um estudo sobre brinquedos ar tesanais”, desenvolvido em parceira com o Depar tamento de Pedagogia da Faculdade de Ciências de Bauru. Atuei na ilustração e diagramação do manual, além de par ticipar a confeccção dos brinquedos e do registro de suas montagens. O objetivo era que a criança personalizasse as peças a par tir de resíduos e construísse uma relação de autoria com o brinquedo, identificando-se com o resultado. Cada brinquedo teve estabelecido a faixa etária indicada e a função que contemplava.

Logotipo O logo consiste em um Lettering que foi baseado em materiais residuais, como papel e pedaços de barbante. A intenção era que ficasse diver tido e chamasse a atenção logo de início, convidando o leitor a folhear o restante do livro.

Paleta

Ilustrações As ilustrações são vetoriais e foram todas realizadas no software Adobe Illustrator, assim como o restante do Manual.


Pôster informativo Este pôster foi desenvolvido com base em um dos assuntos pelo qual tenho profundo interesse: o Universo. Foi a primeira vez que trabalhei com essa reunião illustrada de informações, desenvolvendo cada componente deste de forma detalhada. Gostei muito do resultado e mais ainda do processo, além de ter descoberto várias novas informações enquanto pesquisava.


H O N E Y MAGA ZINE

Honey foi uma revis ta desenvolvida na academia holandesa W i l l e m d e Ko o n i n g . O s a l u n o s d e v e r i a m e s co l h e r u m t e m a e e n t ã o t r a b a l h a r e m t o d o s o s co m p o n e n t e s : f o t o s , a r t i g o s e m a t é r i a s . O t e m a e s co l hi d o p e l o g r u p o b a s e o u - s e n o u s o d a co m i d a co m o p o r t a d e e n t r a d a p a r a co m p r e e n d e r m a i s p r o f u n d a m e n t e i n t e r s e c çõ e s c u l t u r a i s . A s s i m , H O NE Y procurou ul trapassar bar reiras e elevar os mais diver sos povos a um maior nível de respei to e empa tia. O nome H O NE Y ( m e l , e m p o r t u g u ê s ) s e d e v e a o f a t o d e q u e e s t e é u m i n g r e d i e n t e u n i v e r s a l , u s a d o e m t o d o s o s co n t i n e n t e s p o r s é c u l o s . É t i d o co m o u m a l i ce r ce d a c r i a ç ã o , co n e c t a n d o pessoas por todo o mundo, resul tado do trabalho de m i l h a r e s d e a b e l h a s . D i a n t e d e s t e s f a t o s , co n s i d e r a m o s o mel a metáfora per fei ta para representar o verdadeiro sentido de nossa revis ta.


OBRIGADA!

Portfolio Maria Gabriela Basile  
Portfolio Maria Gabriela Basile  
Advertisement