Issuu on Google+

GUIA DE USO Piccadilly


05 - apresentação 06 - definições técnicas 08 - identidade visual atual 09 - conceitos 12 - identidade visual proposta 13 - malha de construção 14 - sistema de apoio 16 - possibilidades de uso do sistema de apoio 18 - padrão cromático 19 - variações do padrão cromático 21 - positivo e negativo 23 - área de proteção 24 - tipografia institucional 25 - aplicações 34 - ficha técnica


Projeto Gráfico II

Acadêmicas: Daniele Cid, Gabriela Silveira e Nathália Mandelli Orientação: Sandro Fetter e Norberto Bozzeti


apresentação Este guia de uso contempla todos os aspectos relacionados às manifestações visuais da identidade visual da marca Piccadilly Calçados. Através da utilização deste guia, o processo de comunicação será normatizado e terá definições claras em relação ao uso da identidade visual. É de suma importância seguir rigorosamente todos os procedimentos descritos, colaborando para o desenvolvimento e crescimento da marca, transmitindo ao público alvo uma imagem coerente, de seriedade, de organização e competência.

Daniele Cid, Gabriela Silveira e Nathalia Mandelli.


definições

técnicas conceito de marca

A marca é uma representação simbólica de informação sobre um produto, um serviço ou uma instituição. A representação de uma marca é construída por um nome e por imagem ou conceitos. Quando se fala em marca, é comum estar se referindo a uma representação gráfico-visual, composta por elementos individuais ou combinados.

identidade visual

Uma identidade visual consiste em um conjunto de elementos gráficos (símbolo, logotipo, padrão cromático e padrão tipográfico) que representam visualmente um nome, uma ideia, um produto, um empresa ou serviço. O projeto de uma identidade visual é um método de sistematização das representações gráficas de uma marca.

guia de uso

A normatização de um sistema de identidade gráfico visual dá-se pela utilização deste guia, onde estão dispostos todos os estudos da marca. As recomendações, especificações e normas referem-se à: Explicar lógica da construção da identidade visual; Estabelecer variações da assinatura; Estabelecer dimensões mínimas; Identificar especificações técnicas, relacionadas às cores que manterão a fidelidade e coerência da assinatura.


logotipo

Logotipo refere-se ao nome da marca, representado visualmente por letras. Em alguns casos, a marca representada pela escolha de uma tipografia.

símbolo

O símbolo consiste em uma representação gráfica abstrata ou figurativa e sua função é representar uma marca sendo única e distinta.

padrão cromático

O padrão cromático representa características físicas e psicológicas de uma marca. Trata-se das cores que são usadas de diferentes maneiras no uso da identidade visual.

padrão tipográfico

selo

Padrão tipográfico refere-se às tipografias que serão utilizadas para escrever demais informações de textos. Selo é o elemento que envolve o logotipo. Uma forma que é utilizada sob o nome da marca.


identidade visual

atual


ORIGINAL


LEVE


FEMININO


identidade visual

proposta

A desenho da nova identidade visual da Piccadilly deve ser usada em sua versão preferencial, acompanhada por dois módulos, tanto em mídias impressas quanto em digitais. São permitidas alterações de cores e tamanhos, desde que seguidas conforme as orientações deste guia. Caso seja necessário, é permitido usar somente o logotipo sozinho.


malha de

construção A malha de construção tem por finalidade esquematizar a construção geométrica da assinatura preferencial de maneira precisa. Isso garante sua reprodutabilidade em diversos meios e suportes e a fidelidade de reprodução.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11 12

13 14

15 16

17

18

19

20

21

1 2 3 4 5 6

O módulo foi construído com base na espessura da haste da tipografia, sendo o tamanho duas vezes maior que o padrão.

22

23

24

25


sistema

de apoio O sistema apoio acompanhará o logotipo da Piccadilly sempre que for adequado. O logotipo foi divido em módulos e, a partir destes módulos retângulos surgirão e passarão a ser utilizados na assinatura e como sistema de apoio para as aplicações.


possibilidades de uso do

sistema de apoio


possibilidades de uso do

sistema de apoio


padrão

cromático O bom funcionamento de um sistema de identidade visual está sujeito à especificações de um código cromático. As cores podem sofrer alterações conforme o processo de impressão ou a superfície utilizada (papel, tecido, chapa metálica, etc.) O principal sistema de cores utilizado para a construção da identidade é o sistema de cores PANTONE (PANTONE MATCHING SYSTEM). As cores PANTONE são conhecidas como cores especiais. A partir da referência PANTONE pode-se definir as cores padrão da identidade. O sistema de cores CMYK também deverá ser utilizado, dependendo do processo de impressão. O sistema de cores RGB deverá ser utilizado apenas para aplicações digitais. A Piccadilly, por ser uma marca de calçados, poderá ter variações de cores. O logotipo deverá matem uma cor padrão: C:51 M:60 Y:60 K:20 R:122 G:112 B:100 PANTONE 404 C

O sistema de apoio poderá ter variação de quatro cores diferentes: C:22 M:24 Y:16 K:0 R:201 G:189 B:195 PANTONE 5305 C

C:40 M:5 Y:16 K:0 R:153 G:205 B:211 PANTONE 636 C

C:1 M:15 Y:96 K:0 R:255 G:213 B:52 PANTONE 116 C

C:0 M:25 Y:12 K:0 R:250 G:202 B:202 PANTONE 706 C


variações do padrão

cromático


variações do padrão

cromático


positivo

negativo A vers達o positiva e negativa da identidade visual da Piccadilly dever達o ser utilizadas quando n達o houver contraste entre o fundo e as cores padr達o estabelecidos anteriormente, neste guia.


assinatura

reduzida É prevista uma redução máxima para a identidade visual da Piccadilly. O menor tamanho possível para que seja preservado a legibilidade, as características originais da identidade visual é de 10mm x 2,381 mm.

10 mm

2,38 mm


área de

proteção A área de proteção garante a legibilidade da assinatura visual dentre elementos que não constam neste manual. Quando a assinatura estiver inserida em algum tipo de material gráfico externo, deve seguir às recomendações de afastamento. Neste caso, a área de proteção seguirá o mesmo padrão para a construção da malha. A espessura das hastes devem ser multiplicadas, isso irá gerar o tamanho da área de proteção.


tipografia

institucional A tipografia institucional tem por objetivo dar suporte a todas as informações verbais escritas que estiverem associadas à identidade visual da Piccadilly. Estará presente em aplicações como folders, revistas, cartazes, materiais promocionais, papelarias, palmilhas, caixas, frota e fachadas, etc.


aplicações


papelaria

cart達o de visita

Rua General Ernesto Dornelles, 577 Igrejinha - RS - Brasil Fone: +55 51 3549-9600 . FAX: +55 51 3549-9696

frente

piccadilly@piccadilly.com.br

verso


papelaria

papel carta


papelaria

envelope


papelaria

capa revista


embalagens

sacola


acess贸rios

palmilha


frota


outdoor


ficha

tÊcnica Projeto realizado em novembro de 2011, em Porto Alegre/RS. Criação, conceito, desenvolvimento e guia de uso desenvolvidos por: Daniele Cid , Gabriela Silveira e Nathalia Mandelli.


PICCADILLY