Page 1

Gente, Floresta e Água

Um olhar fotográfico dos elementos da Caatinga na Fazenda Fieza como potencial pedagógico.

Joana Evelyn Alcantara Nascimento


Gente, Floresta e Água Um olhar fotográfico dos elementos da Caatinga na Fazenda Fieza como potencial pedagógico

Joana Evelyn Alcantara Nascimento 2013


Olá Pessoal! • Essa obra é parte integrante do projeto Gente, Floresta e Água, coordenado pela professora Dra. Ednilza Maranhão dos Santos e tem como meta a produção de ferramentas que possam auxiliar o educador no seu dia a dia e também na valorização dos recursos naturais na Bacia do Capibaribe. Conta com orientação da Professora Ednilza e do Professor Dr. Gilberto Cysneiro Filho e faz parte do Programa Capivara. • O Cenário que vocês vão conhecer é a Fazenda Fieza, localizada em Santa Cruz do Capibaribe, uma das áreas de Caatinga que ainda persiste nesse nosso semiárido no Alto Capibaribe. • As imagens foram selecionadas para encantar vocês, assim como também fez com que eu me deslumbrasse e percebesse como tem ciência nesse lugar. Espero que gostem!!!


A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, composto por um mosaico de paisagens. O nome, "caatinga", é de origem Tupi- Guarani e significa "floresta branca", que certamente caracteriza bem o aspecto da vegetação cinza esbranquiçada durante a estação seca, quando as folhas caem. (ALBUQUERQUE & BANDEIRA, 1995).


O Município de Santa Cruz do Capibaribe está localizado na mesorregião Agreste e na microrregião Alto Capibaribe de Pernambuco, cerca de 194,3 km de Recife, capital do Estado. Santa Cruz do Capibaribe, está inserido na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja, que representa a paisagem típica do semi-árido nordestino, com uma vegetação composta por Caatinga Hiperxerófila (CPRM,2005).


Rio Capibaribe

FONTE: Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos.

“Seu nome é originário da língua tupi e significa "no rio das capivaras", através da junção dos termos kapibara (capivara), y (água, rio). Nasce no município de Poção. Antes de desaguar no Oceano Atlântico, passa pelo centro da cidade do Recife.”

FONTE: Wikipedia


Placa da Fazenda Fieza.


Entradas da Fazenda Fieza


Histórico Os primeiros proprietários, em 1983, informavam e sensibilizavam as comunidades sobre a importância da preservação do bioma Caatinga e daquela área em especial.


Histórico

1ª Escola Comunidade e grupos religiosos .

Em 2008, os atuais proprietários deram continuidade às ações sensibilizadoras, recebendo em 2009, a primeira escola, ampliando as atividades de educação ambiental que antes não havia.


Flora


Adaptação da flora Para sobreviver aos períodos de estiagem os vegetais da caatinga desenvolveram estratégias como: • Xerofilia (tolerância à seca), • Microfilia (folhas pequenas), • Caducifólias (folhas transformadas em espinhos), • Espinhos, • Suculência (armazenamento de água nas folhas), • Raízes tuberosas (armazenamento de água nas raízes), Estas estratégias permitem que a planta sobreviva a longos períodos de falta de água.


Fauna


Adaptação da fauna Para sobreviver aos períodos de estiagem e predação a maioria dos animais da caatinga desenvolveram estratégias como: Diminuição de tamanho, estivação e retenção de água, além da Camuflagem.


Tilden (1977) ressalta que a interpretação é uma atividade educativa cujo objetivo é revelar o significado e as relações com o uso de objetos originais, experiências em primeira mão e de forma ilustrativa, ao invés de simplesmente comunicar informação dos fatos. Assim em áreas naturais as trilhas interpretativas vêm sendo uma estratégia educativa que integra o ser humano com a natureza, motivando-o a contribuir para a preservação da biodiversidade (ROBIM & TABANEZ, 1993).


Rio Capibaribe.


Rio Capibaribe.


Olho d’água.


Pedra do Moc贸. Fevereiro / 2013.


Pedra do Moc贸. Maio/2013.


Bosque do Xique-xique (Pilosocereus gounellei).


Bosque do Xique-xique O bosque do Xiquexique, possui vรกrias curiosidades sobre a caatinga. Ex: Rochas , รกrvores e diferentes tipos de cactos.


BaraĂşna (Schinopsis brasiliensis) Planta conhecida na Caatinga por ter em seu caule, folha e frutos propriedades medicinais.


Pereiro (Platycyamus Regnellii)

Árvore endêmica da Caatinga , Tem sua semente em forma de coração. Planta ornamental, por sua bela copa.


Barriguda (Bombax ventricosum). Dezembro / 2012


Barriguda (Bombax ventricosum). Maio / 2013


Umbuzeiro (Spondias tuberosa) . Janeiro 2013


Umbuzeiro (Spondias tuberosa) . Maio 2013


Intervenções Antrópicas na mata.


Lagedo. Junho / 2013


Joana Evelyn Alcantara Nascimento Recife/2013


Agradecimento: Proprietários da Fazenda Fieza. Sr. Paulo e D. Tânia Fieza Edivania Nascimento Profº Arnaldo Vitorino João e Elvelane Nascimento Imagens: Edivania Nascimento, Ednilza Maranhão, Gustavo Pimentel e Joana Nascimento


Referências •

ALBUQUERQUE, SG; BANDEIRA, GRL. 1995. Effect of thinning and slashing on forage phytomass from a Caatinga of Petrolina, Pernambuco, Brazil. Pesq. Agropec. Bras., Brasília, 30(6): 885-891.

CPRM - Serviço Geológico do Brasil. 2005. Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea. Diagnóstico do município de Serrita, Estado de Pernambuco. Organizado por João de Castro Mascarenhas, Breno Augusto Beltrão, Luiz Carlos de Souza Junior, Manoel Julio da Trindade G. Galvão, Simeones Neri Pereira, Jorge Luiz Fortunato de Miranda. Recife: CPRM/PRODEEM.

ROBIM, M.J.; TABANEZ, M.F. Subsídios para implantação da trilha interpretativa da Cachoeira – Parque Estadual de Campos do Jordão. Rev. Inst. Flor. São Paulo, v.5:1, 65-89. 1993

SRHE-PE http://www.sirh.srh.pe.gov.br/hidroambiental/bacia_capibaribe/index.php/abertura Acesso: 23/09/2013

TILDEN, F. Selecciones de “Interpretando Nuestra Herencia”. Turrialba, Costa Rica: CATIE, 1977. • Wikipédia : < http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Capibaribe> Acesso: 24/09/2013

Gente, Floresta e Água: Um olhar fotográfico dos elementos da Caatinga na Fazenda Fieza  

Esse livro apresenta um trabalho de pesquisa sobre o bioma da Caatinga. O trabalho foi realizado na Fazenda Fieza localizada em Santa Cruz d...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you