Page 1

Jornal News Cedaspy É campeão! Tricolor conquista a Sul-Americana

É campeão! Tricolor conquista a SulAmericana

Após dúvida, Barcos diz que fica no Palmeiras em 2013

Felipão é o novo técnico da Seleção

Tigre tenta estragar, mas torcida faz a festa no Morumbi lotado. Nem mesmo a atitude vexatória do Tigre de não voltar para o segundo tempo amenizou o título tricolor. A festa estava armada. Mais de 67 mil apaixonados foram ao Morumbi. A angústia de alguns conflitava com o otimismo das arquibancadas. Afinal, eram quatro anos sem gritar "É campeão". Mas essa espera acabou. Foi uma linda festa, digna do tamanho e da história do São Paulo Futebol Clube.

Um dia depois de colocar seu futuro no Palmeiras em dúvida, o atacante Hernán Barcos anunciou que vai ficar no clube em 2013, mesmo com a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Em vídeo divulgado por meio de sua conta oficial no Facebook, o Pirata disse que o amor que ele sente pelo Verdão falou mais alto na escolha, apesar do desejo de disputar a Copa do Mundo pela seleção argentina.

A CBF já acertou com um novo técnico para a seleção brasileira: Luiz Felipe Scolari é o substituto de Mano Menezes. A entidade, porém, não conta mais com um diretor de Seleções, já que Andrés Sanches deixou nesta quarta o cargo, que acabou extinto pelo presidente José Maria Marin. O anúncio oficial de Felipão, campeão mundial em 2002 com o Brasil, será feito na quinta, às 10h30m (de Brasília), no Rio de Janeiro.

Pag. 21

Pag. 7

Pag 9


Macarrão é condenado a 15 anos de prisão; ex-namorada de Bruno pega 5 sábado, 15 de dezembro de 2012

O

júri popular do caso Eliza Samudio condenou, na noite desta sexta-feira (23), no Fórum de Contagem, em Minas Gerais, os réus Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, e Fernanda Gomes de Castro, ex-namorada do goleiro Bruno, por participação nas ações que resultaram na morte da examante do jogador. Macarrão pegou 15 anos de prisão - pena mínima por homicídio qualificado em razão de sua confissão e Fernanda, cinco anos em regime aberto. A sentença começou a lida às 23h50 da sexta-feira e terminou por vota de 0h10 de sábado Eliza sumiu em 2010 e seu corpo nunca foi achado. Ela tinha 25 anos e era mãe do filho recém-nascido do goleiro Bruno, de quem foi amante. Na época, Bruno era titular do Flamengo e não reconhecia a paternidade. Conforme a sentença da juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, Macarrão foi condenado a 12 anos em regime fechado por homicídio triplamente qualificado (por motivo torpe, asfixia e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima) e mais três anos em regime aberto por sequestro e cárcere privado. Ele foi absolvido da acusação de ocultação de cadáver. Ao ouvir a decisão, Macarrão chorou. Fernanda foi culpada por dois crimes de sequestro e cárcere privado, de Eliza Samudio e de seu filho, Bruninho, condenada à pena de 5 anos a ser cumprida em regime aberto. Execução meticulosamente arquitetada' Em sua decisão, a juíza afirmou que o crime foi uma "execução meticulosamente arquitetada" e que os acusados agiram com "perversidade" e que a culpabilidade é "acentuada". A juíza fixou a pena base de 20 anos contra Macarrão pelo homicídio, que foi atenuada por sua confissão. "Embora a confissão do réu seja parcial, ela encontra especial valor", escreveu. "A admissão do réu de que realmente levou Eliza para o encontro com a morte foi de extrema relevância para tirar do conselho de sentença qualquer dúvida. Prestigio a sua confissão em plenário para reduzir a pena aplicada para o mínimo legal". A juíza afirma que, mesmo antes do júri, tinha a convicção de que houve o crime com base na "prova indireta e que Eliza Samudio de fato havia sido brutalmente assassinada". "No entanto, alguns advogados dos corréus, no seu regular exercício da defesa, semearam de forma exitosa a dúvida na mente de milhares de pessoas que, ao longo de dois anos e cinco meses, se questionavam e se perguntavam se Eliza Samudio estava realmente morta", disse. Promotor Henry Castro sorri ao fala sobre decisão que condenou dois réus. Quanto a Fernanda, a juíza entendeu que ela é primária e tem bons antecedentes, possui ocupação lícita e se dedica a trabalhos sociais, mas sua conduta é "altamente reprovável". "Embora fugindo do conhecimento de que o destino de Eliza era a morte, prestou inestimável auxílio aos demais envolvidos, não se preocupando com o destino daquela própria moça", afirmou. "Seu sequestro foi o prelúdio de seu extermínio".

2


Substituto de Mano deve ter currículo vitorioso e 5 jogos até Confederações Sábado, 24 de novembro de 2012

A

ssim que a queda de Mano Menezes foi consumada, três técnicos passaram a ter seus nomes comentados para assumirem o comando da seleção brasileira: Luiz Felipe Scolari, Muricy Ramalho e Tite. Em comum entre eles, um currículo muito mais recheado de títulos do que os últimos técnicos contratados pela CBF: Mano e Dunga, que fez seu primeiro trabalho justamente no ciclo entre 2006 e 2010. O histórico de conquistas será aliado no desafio do escolhido, que deverá ser anunciado em janeiro e terá apenas cinco jogos antes da Copa das Confederações: sua estreia será no dia 6 de fevereiro, em Wembley, contra a Inglaterra. Depois, nos dias 22 e 26 de março, partidas contra adversários indefinidos. No dia 2 de junho, novo desafio contra a Inglaterra, no novo Maracanã, e no dia 9 está previsto um duelo contra a França - sendo que, nesses dois últimos confrontos, o treinador já terá que contar com o grupo que vai disputar a competição em gramados brasileiros, marcada para o dia 15 de junho.

Único desempregado do trio de postulantes após ter participado de boa parte da campanha que culminou na queda do Palmeiras para a Série B do Campeonato Brasileiro, Felipão tem a seu favor o fato de ser o

último técnico campeão do mundo pela Seleção. Era ele o comandante do penta, em 2002, feito que o levasse a ser adorado nacionalmente. Porém, seus últimos trabalhos não têm sido dignos de elogios. 3


Em 2009, após uma série de desavenças com Embora do Chelsea e depois treinou o Budyonkor, Uzbequistão, sem grande repercussão. Voltou Palmeiras em 2010, conquistou o título da Copa

os do ao do

principais jogadores do elenco, Felipão foi mandado Brasil dois anos depois, mas não teve forças para tirar a equipe da zona de rebaixamento e acabou demitido em setembro.

Felipão nunca escondeu de ninguém a ambição de comandar uma seleção na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, mas em nenhum momento cogitou substituir Mano Menezes enquanto ele esteve empregado. Atualmente, ele tem cumprido uma agenda de compromissos, que inclui palestras e visitas, relacionados ao Ministério do Esporte. Por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou que não recebeu nenhum contato da CBF. Outro nome que naturalmente desponta na lista de candidatos ao cargo é o de Muricy Ramalho, que tem contrato com o Santos até o fim do ano que vem, e conta com a simpatia pessoal do presidente da CBF, José Maria Marin. Na final do Campeonato Paulista deste ano, quando o Santos venceu o Guarani, o dirigente não se importou de estar em frente às câmeras e convidou o técnico para tomar um café. O primeiro flerte de Muricy com a Seleção ocorreu logo depois da Copa do Mundo de 2010, com a saída de Dunga.

O terceiro favorito à sucessão de Mano é Tite, campeão brasileiro no ano passado e da Libertadores em 2012 com o Corinthians. Depois de ser muito criticado, inclusive pelo vocabulário particular, o técnico se tornou quase unanimidade dentro e fora de campo. Idolatrado pelos corintianos, também tem a simpatia da diretoria da CBF, além de boa relação com Andrés Sanchez, diretor de seleções da entidade. Tite e Andrés, aliás, protagonizaram uma situação semelhante à atual em 2005, quando o técnico foi demitido do Corinthians por Kia Joorabchian, presidente do MSI, à revelia do diretor Andrés Sanchez, que, desta vez, também não aprovou a saída de Mano Menezes da seleção brasileira, mas cumpriu a determinação de seus superiores. Foi ele quem contratou Tite novamente, em 2010, para o Timão, e o manteve no cargo mesmo após a eliminação vexatória para o Tolima, na primeira fase da Libertadores de 2011.

Na ocasião, respaldado pelo tricampeonato brasileiro conquistado no São Paulo, ele chegou a se reunir com o ex-presidente Ricardo Teixeira e demonstrou interesse em assumir o projeto da CBF para a Copa de 14, mas segundo o treinador, o Fluminense, seu então clube, não abriu mão do contrato verbal que já tinha acertado com ele. Muricy diz até hoje que havia acordado sua situação com Celso Barros, presidente da Unimed, patrocinadora do Flu, que conquistaria o título nacional meses depois. Muricy Ramalho já havia sido informado de um boato forte a respeito da demissão de Mano Menezes. Caso ele seja o escolhido, há grande possibilidade de Milton Cruz, observador-técnico do São Paulo, reeditar a parceria de sucesso na Seleção. Horas após o anúncio da saída do colega, Muricy se disse muito surpreso e comparou a situação atual à de 2010. O Santos não teme, por enquanto, assédio ao seu comandante. - Não vou sair sem a permissão do Santos, nem para a Seleção nem para outro lugar. Acho que todo mundo está se perguntando por que isso aconteceu. Daquela outra vez eu fui convidado, tinha uma posição definida e passei ao presidente no momento. Caso aconteça, vamos decidir algo - afirmou Muricy, em entrevista coletiva.

A possível ida de Tite para a Seleção assusta os dirigentes do Corinthians, mas abriria as portas do Parque São Jorge para a volta de Mano Menezes, campeão da Série B, paulista e da Copa do Brasil pelo Timão, além de xodó do atual presidente, Mário Gobbi. Mas com a disputa do Mundial de Clubes pela frente, em dezembro, o gaúcho só fecharia negócio após a competição. A final está marcada para o dia 16 de dezembro, em Yokohama. A entrevista coletiva que ele normalmente concede às sextas-feiras foi cancelada, em razão justamente das perguntas que seriam feitas sobre a saída de Mano e suas chances de assumir. Em 2012, nenhum dos três teve aproveitamento melhor do que Mano Menezes, embora o ex-técnico da Seleção tenha disputado menos partidas do que os possíveis sucessores. Foram 20, incluindo os jogos das Olimpíadas de Londres e o amistoso preparatório, contra o Reino Unido, com índice de 76,6%. O grande foco de críticas foi a derrota para o México na disputa da medalha de ouro. Felipão conseguiu 50,2% de aproveitamento à frente do Palmeiras, menos do que os 56,9% de Muricy no Santos e os 62,8% de Tite no Corinthians.

4


Quadro infeccioso de Veríssimo está sob controle, diz novo boletim Sábado, 24 de novembro de 2012

O

novo boletim sobre o estado de saúde do escritor Luis Fernando Verissimo foi divulgado no final da manhã deste sábado (24), no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, onde ele está internado desde quarta-feira (21). Segundo os médicos, "o quadro infeccioso está sob controle". "Continua sob uso de ventilação mecânica e hemodiálise e seu estado de saúde ainda é considerado grave. Entretanto, apresenta sinais clínicos de resposta favorável e progressiva ao tratamento adotado. Desta forma, a sedação vem sendo reduzida e o quadro infeccioso está sob controle.", diz a nota assinada pelos médicos Dr. Alberto Augusto Rosa, Dr. Sandro Cadaval Dr. Eubrando Silvestre Oliveira. Segundo o hospital, Verissimo chegou ao local pela emergência na noite de quarta-feira (21), com sintomas de gripe. Após receber o primeiro tratamento, foi verificado que seu estado era grave. Em seguida, ele foi encaminhado para o CTI, onde permanece sedado. Mulher de escritor agradece carinho Em meio à apreensão pelo estado de saúde de Luis Fernando Verissimo, a família do escritor gaúcho agradeceu o apoio recebido de amigos e fãs ao redor do mundo nos últimos dias. Emocionada e surpresa com o carinho, Lucia, mulher de Verissimo, conversou com o G1 na tarde de sexta-feira (23) e disse que ainda não visitou o marido, pois segue se recuperando de uma virose. ―Nem sei como agradecer, na verdade. Só sei que é comovente. Estamos recebendo carinho de todos os lugares, seja por telefone, seja pela internet. Um amigo nosso ligou de Tel Aviv, outros ligaram de Paris e também de vários lugares do Brasil. Fico emocionada‖, contou Lucia. ―Recebemos muitas homenagens também, o que é uma coisa fantástica.

5


Candidatos devem usar o sábado para visitar local de prova, diz Fuvest Sábado, 24 de novembro de 2012

A

primeira fase da Fuvest acontece no domingo (25), e a recomendação da fundação é que os candidatos que ainda não visitaram o local de prova aproveitem este sábado (24) para conferir o endereço e o melhor caminho para chegar ao colégio em que foram alocados. Em comunicado enviado na sexta-feira (23), a Fuvest afirmou que a lista com os nomes de todos os candidatos que farão prova naquele endereço será fixada para consulta da sala a partir das 11h deste sábado (24). A prova da Fuvest começa às 13h (de Brasília) do domingo e terá duração de cinco horas. Os portões serão abertos às 12h30 e fechados às 13h, sem tolerância com atrasos. São 124 endereços, sendo 65 locais na Região Metropolitana de São Paulo (Grande São Paulo) e 59 no interior do estado de São Paulo.

Dicas para fazer uma boa prova

A

primeira fase da Fuvest é uma prova de um dia com 90 questões de múltipla escola sobre disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês, inclusive algumas questões interdisciplinares. Para entrar na sala de provas, os candidatos deverão portar um documento original de identidade com foto, uma caneta esferógrafica de tinta azul ou preta, um lápis nº 2 e borracha.

A Fuvest permite que os vestibulandos levem consigo água e alimentos leves. Como a prova é longa, é recomendável, além de relaxar na véspera, com alguma atividade cultural e de lazer, dormir bastante durante a noite e fazer uma refeição leve e balanceada antes de sair de casa. Uma dica é evitar carboidratos pesados como massas recheadas e molhos com carne e privilegiar carnes magras, como frango e peixe, e legumes.

As provas serão realizadas em 26 municípios do estado de São Paulo. Na região metropolitana haverá exames em Diadema, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e São Paulo. No interior do estado a Fuvest aplicará provas em Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Jundiaí, Lorena, Marília, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté. O gabarito da prova deve ser divulgado ainda neste domingo, e a lista dos aprovados para as provas da segunda fase sai no dia 17 de dezembro. Elas serão realizadas de 6 a 8 de janeiro de 2013. No primeiro dia, os candidatos vão responder a dez questões de português e farão uma redação; no segundo dia a prova constará de 16 questões sobre história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. As questões poderão abranger conhecimentos de mais de uma disciplina, inclusive português. No terceiro dia, a prova terá 12 questões de duas ou três disciplinas, de acordo com a carreira escolhida. Todas as provas terão quatro horas de duração.

6


Após dúvida, Barcos diz que fica no Palmeiras em 2013: “Tamo junto” quarta-feira, 28 de novembro de 2012

U

m dia depois de colocar seu futuro no Palmeiras em dúvida, o atacante Hernán Barcos anunciou nesta quartafeira que vai ficar no clube em 2013, mesmo com a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Em vídeo divulgado por meio de sua conta oficial no Facebook, o Pirata disse que o amor que ele sente pelo Verdão falou mais alto na escolha, apesar do desejo de disputar a Copa do Mundo pela seleção argentina. – Oi, gente! O amor e carinho que tenho pelo Palmeiras não troco por nenhum clube. Tenho um sonho que é jogar a Copa do Mundo, essa é minha vontade. Mas a única forma de eu sair do Palmeiras é com o clube recebendo uma proposta irrecusável, que não pode dizer não. Vou ficar no Palmeiras por amor. ‗Tamo junto‘, e 2013 é nosso, eu acredito – disse o atacante. A mensagem abafa as conversas em relação ao futuro do centroavante, que na segunda-feira havia até criticado o presidente Arnaldo Tirone – o mandatário assegurou que Barcos ficaria no Palmeiras, mas o jogador não gostou de não ter sido consultado antes. O clube diz que só o libera com o pagamento da multa rescisória de € 20 milhões (quase R$ 52 milhões), e por isso tem recusado até ouvir sondagens do exterior em relação ao atacante. Em entrevista coletiva, o Pirata afirmou que o baixo nível técnico da Série B poderia prejudicar seu futuro na seleção, principalmente depois de uma conversa que teve com o técnico Alejandro Sabella. Disse também que a decisão era difícil, mas se mostrou mais convicto no vídeo divulgado nesta terça-feira. O ―fico‖ de Barcos tem um preço, claro. Nos próximos dias, a diretoria do Palmeiras deve oferecer um aumento salarial ao atacante, com renovação de contrato, e um projeto de exploração de sua imagem. O novo departamento de marketing do clube deve trabalhar em produtos e ações que fortaleçam a marca do Pirata no Brasil.

7


Felipão é o novo técnico da Seleção, e Andrés deixa cargo na CBF quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A

CBF já acertou com um novo técnico para a seleção brasileira: Luiz Felipe Scolari é o substituto de Mano Menezes. A entidade, porém, não conta mais com um diretor de Seleções, já que Andrés Sanches deixou nesta quarta o cargo, que acabou extinto pelo presidente José Maria Marin. O anúncio oficial de Felipão, campeão mundial em 2002 com o Brasil, será feito na quinta, às 10h30m (de Brasília), no Rio de Janeiro. Andrés pediu demissão do cargo de diretor de Seleções através de uma carta. Em São Paulo, Marin disse que a posição está extinta para a volta da função de coordenador, exercida nas Copas do Mundo de 1994 e 2006 por Zagallo, de 1998 por Zico e de 2002 por Antonio Lopes. Tetra nos Estados Unidos, Carlos Alberto Parreira é o mais cotado para assumir a tarefa de trabalhar na nova função. Técnico será revelado oficialmente na quinta, a tempo de participar do sorteio da Copa das Confederações, sábado. Felipão, que deixou o Palmeiras em setembro, conversou com Marin no último fim de semana e está com a família em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, mas vai desembarcar

em São Paulo ainda nesta quarta para finalizar os últimos detalhes do contrato com a CBF. Nos últimos dias, os nomes de Tite e Muricy Ramalho, inicialmente cotados, nem foram mais comentados nos bastidores da entidade, que se uniu em torno de Felipão, principalmente com o enfraquecimento de Andrés Sanches, que era contra o nome do treinador e entregou sua carta de demissão na manhã desta quarta. Durante esta semana, houve um encontro entre dirigentes da CBF e o provável novo comandante, que tem, principalmente, o respaldo do presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero. Felipão deverá escolher seus auxiliares e um dos nomes indicados por Marin é Milton Cruz, observador-técnico do São Paulo há 18 anos. O presidente deseja um homem que faça o intercâmbio entre o vestiário e a diretoria, e já havia sugerido Milton anteriormente, só que Mano não tinha um relacionamento dos melhores com o auxiliar. Luiz Felipe Scolari não deverá fazer oposição à escolha.

8


Marin resolveu apressar o anúncio do novo técnico para que ele esteja presente nos eventos da Fifa, esta semana, que vão culminar no sorteio dos grupos da Copa das Confederações, no sábado. Será a primeira competição do sucessor no comando da Seleção e, até lá, ele deverá ter apenas cinco partidas no comando da equipe. Ao trocar o nome de ―diretor de seleções‖ para ―coordenador da Seleção‖, um dos intuitos de Marin é poder tirar um dirigente do cargo, no caso, Andrés, e substitui-lo por um técnico, que deverá mesmo ser Carlos Alberto Parreira. Tetracampeão do mundo em 94, ele também mantém contatos com a CBF há algum tempo. Situação de Andrés ficou ruim após críticas à decisão de Marin

Andrés ficou contrariado com a demissão de Mano Menezes, na última sexta, e avisou que deixaria o cargo no início da semana. Mas alguns notáveis - em especial Ronaldo - tentaram convencê-lo a permanecer. Após declarações no Soccerex, segunda - quando disse que a "tendência era sair" e criticou a decisão da CBF em mudar de treinador -, a situação ficou insustentável. Marin disse a interlocutores: Na terça, o ex-presidente do Corinthians adotou um tom mais ameno e disse que pretendia até participar do sorteio da Copa das Confederações como representante da CBF. No entanto, na manhã desta quarta-feira, entregou sua carta de demissão na sede da entidade, no Rio, mas sem contato com Marin, que estava em São Paulo participando da visita de membros da Fifa e do COL (Comitê Organizador Local da Copa) à obra do estádio do Corinthians em Itaquera.

9


Falcão se encontra com Blatter em SP e é nomeado embaixador do futsal sexta-feira, 30 de novembro de 2012

E

m São Paulo para o sorteio da Copa das Confederações, o presidente da Fifa Joseph Blatter convidou o craque Falcão para uma conversa na manhã desta sexta-feira, no hotel onde está hospedado. No encontro de cerca de 30 minutos, o mandatário da entidade máxima do futebol deixou acertada a nomeação do ala brasileiro como embaixador do futsal no mundo. Assim que encerrar a carreira, o jogador usará o seu nome para difundir o futsal pelo planeta. - Naturalmente, eu quero usar seus serviços como embaixador da Fifa para essa modalidade muito importante em todo o mundo. Gostei muito de encontrá-lo e juntos vamos formar uma equipe e promover o futsal no mundo inteiro - afirmou Blatter. Durante o encontro, Falcão e Blatter conversaram sobre o que pode ser feito para o desenvolvimento da modalidade. Desde 1989, a Fifa assumiu o controle do futsal, que antes era gerido pela Fifusa. - Vivo para o esporte, amo o esporte e depois que parar quero continuar participando ativamente desse mundo. De alguma forma, essa maneira seria excepcional, fico muito feliz de ouvir essas palavras do presidente e espero muito poder ser útil a ele discursou Falcão.

10


O

camisa 12 ainda foi convidado a receber homenagem especial, em Zurique, na Suiça, no dia 7 de janeiro de 2013, onde será realizado a cerimônia da Bola de Ouro e serão entregues os prêmios de melhor jogador, melhor treinador, gol mais bonito, melhor jogador do ano, prêmio presidencial da Fifa e o prêmio fair-play.

Pelo Twitter, Blatter comentou sobre o encontro e fez elogios à personalidade de Falcão. - Hoje encontrei Falcão e tive um papo interessante com ele sobre futsal. Trata-se de um jogador fantástico e de uma ótima pessoa - postou o presidente da Fifa, em seu perfil. O camisa 12 fez questão de retribuir a gentileza e ainda presenteou o mandatário com uma camisa do Brasil e outra do seu clube, o Orlândia, que esteve representado no encontro pelo seu presidente Renzo Spedicato. - Isso não tem preço! Esse homem fez questão de promover esse encontro! Fico feliz por esse carinho! - destacou o craque em seu microblog. Na tarde desta sexta, Falcão retornou a Orlândia, onde faz a preparação final para a partida entre sua equipe e a AABB, neste sábado, pela Liga Paulista de Futsal. Os times se enfrentam às 14h, no ginásio Maurício Leite Morais e só uma vitória interessa ao clube orlandiano.

11


Eike Batista volta a ser o mais rico do Brasil sexta-feira, 30 de novembro de 2012

N

sendo ultrapassado por Lemman, que possuía US$ 18,7 bilhões.A recuperação no ranking se deve à valorização das ações do grupo de Eike Batista, EBX, nesta última semana. Segundo a Bloomberg, quando Eike Batista perdeu o posto de homem mais rico do Brasil, o empresário afirmou por email que o País “merece ter mais brasileiros na lista [de biolionários]”, porém não quis comentar a perda de posição no ranking. Atualmente, a lista dos 200 mais ricos do mundo é liderada pelo mexicano Carlos Slim Helú, dono de diversas holdings de telecomunicação, com uma fortuna estimada em US$ 73,3 bilhões, seguido por Bill Gates, fundador da Microsoft, com US$ 62,5 bilhões.

o último dia 30, com o mau desempenho das ações da OSX, Eike Batista havia sido ultrapassado por Jorge Paulo Lemman, maior acionista da Ambev.

O presidente do grupo EBX, Eike Batista, voltou a ser o homem mais rico do Brasil, de acordo com o Índice de Bilionários da Bloomberg, que divulga o ranking dos 200 mais ricos do mundo diariamente. Eike ocupa agora a 36ª posição, com uma fortuna estimada em US$ 19 bilhões, recuperando o posto que havia perdido para o maior acionista da Ambev, Jorge Paulo Lemman. No último dia 30, com o mau desempenho da ações da OSX, Eike Batista teve sua fortuna liquída estimada em US$ 18,6 bilhões e caiu duas posições no ranking dos mais ricos,

12


Dólar fecha em alta após PIB abaixo das expectativas sexta-feira, 30 de novembro de 2012 O dólar fechou em alta frente ao real nesta sexta-feira (30), ultrapassando o patamar de R$ 2,13 pela primeira vez desde maio de 2009. A moeda norte-americana terminou os negócios vendidos a R$ 2,1307, valorização de 1,6% frente ao fechamento da véspera. A alta vem depois que dados mostraram que o PIB brasileiro do terceiro trimestre cresceu menos que o esperado por analistas, sugerindo que o governo pode lançar mão de um real mais desvalorizado e juros mais baixos para estimular a economia. A moeda já vinha subindo com investidores puxando a cotação para cima de olho no fechamento da Ptax de novembro.

de dezembro, quando também expiram 62.800 contratos de swap reverso. Como o BC deixou o dólar romper o nível de R$ 2,10, parte do mercado interpretou que a banda informal de R$ 2 a R$ 2,10 estaria sendo deslocada para cima. PIB brasileiro A economia brasileira cresceu apenas 0,6% no terceiro trimestre do ano quando comparada com o segundo trimestre. A mediana de previsões de 42 analistas consultados pela Reuters mostrou expectativa de que o PIB brasileiro cresceria 1,2% no trimestre passado ante o período anterior.

Na última sexta-feira 923), quando o dólar se aproximava de R$ 2,12 - a autoridade monetária anunciou um leilão de swap cambial tradicional, operação que equivale a venda de dólares no mercado futuro. O BC vendeu 32.500 contratos de uma oferta de até 62.800 contratos com vencimento dia 3

Na quinta-feira, o dólar fechou com alta de 0,33%, cotado a R$ 2,097. Na semana, até o último fechamento, a moeda acumula valorização de 0,73% e no mês, de 3,29%. No ano, a alta é de 12,23

13


Velório de Niemeyer no Rio é aberto ao público no Palácio da Cidade sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A

pós a madrugada com cerimônia reservada para parentes e amigos, foi aberto ao público, às 8h30 desta sextafeira (7), o velório de Oscar Niemeyer, no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul. O arquiteto morreu às 21h55 de quarta-feira (5), aos 104 anos, em decorrência de uma infecção respiratória, no Hospital Samaritano, no mesmo bairro. Pouco antes de os portões serem abertos, o governador Sérgio Cabral, o vice Luiz Fernando Pezão e o prefeito Eduardo Paes entraram para uma breve cerimônia ao lado de familiares. Em seguida, dezenas de pessoas começaram a entrar. O caixão, coberto com uma bandeira do Brasil, está fechado e o rosto do arquiteto pode ser visto através de um vidro.

Entre os fãs que foram ao local para prestar homenagem ao arquiteto, o pequeno Richard Lourenço Dias, de apenas 6 anos, ganhou destaque nas fotos que rodaram o mundo. "Minha construção preferida é o sambódromo", contou o menino. Das diversas coroas de flores recebidas pela família, há uma enviada em nome do líder comunista cubano Fidel Castro, direcionada "ao incondicional amigo de Cuba Oscar Niemeyer". O poeta Ferreira Gullar lamentou a morte do amigo. ―Vim me despedir do Oscar‖. É uma perda incalculável para o país e para a arquitetura mundial. Ele tinha uma arquitetura poética. Introduziu não só a forma curva, mas também a leveza. Os prédios parecem flutuar. Para nós, amigos, é uma dor irreparável. "Luís Carlos Prestes Filho, presente ao lado da mãe, Maria Prestes, lembrou a amizade do arquiteto com seu pai. ―Papai e Oscar Niemeyer foram os grandes comunistas do Brasil. A população não perde apenas um grande artista, mas também um grande homem‖. Sempre foi muito solidário com papai.‖. 14


Outros que passaram pelo velório foram os jornalistas Merval Pereira, o escritor Zuenir Ventura, o cartunista Ziraldo, o arquiteto Paulo Casé e os políticos Jaime Lerner, também arquiteto e ex-governador do Paraná; Antônio Anastasia, governador de Minas Gerais; e Márcio Lacerda, prefeito de Belo Horizonte.

'Um ser humano inigualável' "Foi um homem perfeito, um ser humano inigualável. Isso está na boca de todo mundo. Ele foi aplaudido pelo povo. Ele encantou o mundo todo", disse Jaime Lerner. O corpo do arquiteto voltou ao Rio na noite desta quinta-feira (6), após um primeiro velório em Brasília. De acordo com o Terceiro Comando da Força Aérea Regional, o corpo chegou ao Aeroporto Santos Dumont às 22h08 e, em seguida, foi levado para o Palácio da Cidade, onde chegou às 22h35. A estudante de arquitetura Gisela Aguiar foi a primeira a chegar na fila para o velório no Rio. Nascida em Brasília e moradora do Rio, ela contou que sempre admirou as obras de Niemeyer. "Ele fez aquelas edificações belíssimas em Brasília. E esta é uma forma de prestar uma homenagem a ele. Todos os professores admiram a obra dele e falam que a Catedral da capital federal e o Palácio do Planalto são lindos", contou a moradora do Flamengo. O enterro está programado para o fim da tarde desta sexta, no Cemitério São João Batista, também em Botafogo. A viúva Vera, o sobrinho Paulo, e o neto Carlos Oscar Niemeyer foram os primeiros a chegar ao Palácio da Cidade.

15


Alerta de tsunami é cancelado após terremoto no Japão sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A

gência Meteorológica do Japão suspendeu o alerta de tsunami gerado após o terremoto que atingiu a costa japonesa nesta sexta-feira (7). Ondas de cerca de um metro de altura chegaram a atingir cidade de Ishinomaki, no nordeste do Japão.

O alerta, que afetava cinco províncias da parte nordeste do arquipélago (Miyagi, Fukushima, Iwate, Akita e Aomori), foi retirado pelo organismo sem que se tenha informado sobre vítimas fatais ou danos graves. O alerta foi cancelado pouco mais de duas horas após o terremoto. No porto de Soma, na província de Fukushima, e no de Kuji, na vizinha Iwate, foram detectadas ondas com altura entre 20 e 40 centímetros. Segundo a rede "NHK", houve registro de nove pessoas feridas - cinco na província de Miyagi, entre elas uma mulher de 75 anos e um bebê de dois, que se machucaram ao cair durante o terremoto. O forte tremor foi sentido na capital japonesa, Tóquio, abalando vários edifícios da cidade, informou o canal de televisão público "NHK". Os serviços de transporte chegaram a ser suspensos, mas foram retomados cerca de duas horas após o primeiro tremor. Segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), o terremoto teve magnitude de 7.3, profundidade de 36 km e ocorreu às 18h18 locais (6h18 de Brasília). Seu epicentro foi localizado no mar, na costa leste da ilha de Honshu. A cidade mais próxima do epicentro é Sendai, a 284 km. Em seguida estão Iwaki, a 296 km, Fukushima, a 319 km. Tóquio está a 459 km. O terremoto foi seguido de um outro tremor, de magnitude 6.2, ocorrido na mesma região às 18h31 locais.

16


O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, órgão dos EUA, emitiu apenas um aviso sobre o terremoto e informou que não havia risco de um tsunami devastador de grandes proporções, como o ocorrido em 11 de março de 2011 na mesma região, deixando milhares de mortos e causando uma crise nuclear. No litoral de Fukushima, província que abriga a usina nuclear de mesmo nome, autoridades pediram que os moradores das zonas próximas buscassem refúgio em lugares elevados. Segundo a Agência Meteorológica japonesa, o tremor foi sentido em quase vinte das 47 províncias do país. "Os cidadãos estão agora escapando para centros designados de evacuação e indo para lugares mais altos", disse o funcionário de escritório Naoki Ara em Soma, a 30 quilômetros da usina Fukushima-Daiichi. O primeiro-ministro Yoshihiko Noda cancelou a campanha eleitoral em Tóquio para a eleição de 16 de dezembro e retornou ao gabinete, mas não havia planos de uma reunião de emergência sobre o terremoto.

Centrais nucleares A empresa de energia elétrica Tokyo Electric Power (TEPCO) anunciou não ter constatado nenhuma anomalia nas centrais nucleares do nordeste do país. "Não registramos nada anormal nos dados de seis reatores da central de Fukushima Daiichi", afirmou um porta-voz da TEPCO, em referência a uma unidade gravemente afetada pelo acidente do ano passado. Também não foram constatados problemas na segunda central de Fukushima (Daini), nem em Onagawa.

17


Juiz condena Carlinhos Cachoeira há 39

anos, e bicheiro volta a ser preso sábado, 8 de dezembro de 2012

O contraventor Carlinhos Cachoeira foi condenado nesta sexta-feira (7) a 39 anos de prisão pelos crimes de peculato, corrupção, violação de sigilo e formação de quadrilha. As acusações são relativas à Operação Monte Carlo, da Polícia Federal. Cachoeira voltou a ser preso logo após a publicação da sentença, do juiz Alderico Rocha, da 11ª Vara Federal, nesta tarde, em Goiânia. A defesa pode recorrer da decisão. O mandado de prisão foi expedido pelo magistrado e cumprido pela Polícia Federal. Ao G1, Alderico informou que reavaliou a necessidade da prisão preventiva do contraventor. Até então, Cachoeira permanecia em liberdade desde determinação da Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) no começo deste mês.

Cachoeira estava em casa quando foi preso, por volta das 13h. Ele foi levado para a Polícia Federal, em Goiânia. O advogado dele, Nabor Bulhões, informou ao G1 nesta tarde que está em Brasília e que vai apurar o motivo da prisão antes de se pronunciar Prisãoanterior No último dia 21, Cachoeira deixou o presídio da Papuda, em Brasília, beneficiado por um alvará de soltura expedido pela 5ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Ele havia ficado preso por nove meses. Na ocasião, o bicheiro seguiu para Goiânia, onde tem residência, para reencontrar os filhos. Operações O nome de Cachoeira aparece envolvido em duas operações da PF: a Monte Carlo e a Saint Michel. A Saint Michel é um desdobramento da Operação Monte Carlo, que apurou o envolvimento de agentes públicos e empresários em uma quadrilha que explorava o jogo ilegal e tráfico de influência em Goiás. Cachoeira foi preso em fevereiro devido às investigação da Monte Carlo. Já preso, foi expedido um novo mandado contra ele pela Operação Saint Michel. Em outubro, ele obteve um habeas corpus relacionado às investigações da Monte Carlo, mas continuou preso em razão do mandado expedido pela Saint Michel. Cachoeira é alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso Nacional, que investiga as relações dele com políticos e empresários.

18


Fisco abre consultas ao 7º lote do IR segunda; 616 mil caem na malha fina sexta-feira, 7 de dezembro de 2012 A Secretaria da Receita Federal informou que serão abertas na próxima segunda-feira (10), a partir das 9h, as consultas ao sétimo e último lote de restituições do Imposto de Renda 2012, além de lotes residuais do IR de 2008 a 2011. Assim que abertas, as consultas poderão ser feitas por meio do site da Receita na internet ou pelo telefone 146. Os valores das restituições, por sua vez, poderão ser sacados a partir do dia 17 de dezembro. Neste lote multiexercício, que engloba valores residuais de anos anteriores, serão pagos R$ 362 milhões para 120.524 contribuintes, informou a Receita Federal, sendo R$ 59 milhões para o último lote do IR 2012 (englobando 101.924 contribuintes). Malha fina Quem não aparecer nos sete lotes regulares do IR, pagos até dezembro deste ano, está automaticamente na malha fina do Leão. Quando entram na malha fina, as declarações dos contribuintes ficam retidas para verificação de pendências e eventual correção dos erros. As restituições são pagas somente após a questão ter sido resolvida – nos chamados lotes residuais do IR. Neste ano, segundo a Receita Federal, 616 mil contribuintes caíram na malha fina. Em 2011, foram 569 mil declarações retidas para verificação do Fisco. De acordo com o órgão, o principal motivo para os contribuintes terem as declarações retidas em malha, neste ano, foi novamente a omissão de rendimentos (426 mil contribuintes), representando 69,12% do total. Pendências com despesas médicas foram responsáveis por reter outras 71.320 declarações (11,56% do total), acrescentou o Fisco. Autorregularização ainda vale O supervisor nacional do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, informou ao G1 que o processo de autorregularização continua valendo. Desta forma, os contribuintes podem saber se há inconsistências em suas declarações do IR, pelas quais elas podem ter ficado retidas na malha fina, por meio do chamado "extrato" da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2012, disponível no portal e-CAC da Receita Federal. Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada. Em posse das informações divulgadas no portal e-CAC do Fisco, os contribuintes podem fazer as correções necessárias em seu IR, por meio de uma declaração retificadora, e sair da malha fina. Veja o passo a passo do extrato do IR Joaquim Adir informou ainda que o contribuinte que caiu na malha fina, e prefere mesmo assim não fazer o processo de autorregularização, considerando que não está com a declaração errada, pode aguardar ser chamado pelo Fisco para apresentar "documentação comprobatória". Entretanto, caso a Receita julgue que o contribuinte não está com a razão, cobrará o imposto devido com uma multa de 75%, além dos juros (taxa Selic). Regras do IR 2012 Neste ano, foram recebidas 25,2 milhões de declarações do Imposto de Renda dentro do prazo regulamentar, ou seja, entre o início de março e o final do mês de abril. A declaração pôde ser entregue pela internet ou via disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, durante o seu horário de expediente. A entrega do documento, via formulário, foi extinta em 2010. A ordem de recebimento das restituições do Imposto de Renda está relacionada com a data de envio do documento. Quem apresentou a declaração do IR mais cedo, no início do prazo, sem erros ou omissões, tende a receber a restituição do IR mais rapidamente.

19


Dilma diz que não vai demitir o ministro Guido Mantega sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

B

RASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff criticou nesta sexta-feira a ―sugestão‖ da revista britânica The Economist de que para não perder a confiança dos investidores, Dilma deveria demitir o ministro da Fazenda, Guido Mantega: — Nós todos aqui, eu em especial, somos a favor da liberdade de imprensa, então não tenho nada a dizer sobre o direito de qualquer jornal ou revista falar o que quiser. Só quero me manifestar que, em hipótese alguma, o governo brasileiro eleito pelo voto direto e secreto do povo brasileiro, vai ser influenciado pela opinião de uma revista que não seja brasileira. A presidente foi enfática em dizer que não levaria em consideração a publicação. — E acho que não é correto também, pelo seguinte: não vi, diante dessa crise gravíssima pela qual o mundo passa, com países tendo taxas de crescimento negativas, escândalos, queda de bancos, quebradeiras, eu nunca vi nenhum jornal propor a queda de um ministro. Nós estamos crescendo a 0,6 nesse trimestre e iremos crescer mais no próximo trimestre. Então, a resposta é: de maneira alguma eu levarei em consideração essa, digamos, sugestão. Não vou levar. Dilma Rousseff destacou ainda que a situação econômica no Brasil é melhor que a dos países mais atingidos pela crise. — Vocês da imprensa brasileira não sabem que a situação deles é pior que a nossa? Pelo amor de Deus! Desde 2008! Nenhum banco como o Lehman Brothers quebrou aqui. Nós não temos crise de dívida soberana, a nossa relação dívida/PIB é de 35%, a nossa inflação está sob controle. Nós temos 378 bilhões de dólares de reserva. Segundo a presidente, as melhoras nas condições econômicas brasileiras ocorreram graças a redução na taxa de juros que seu governo vem praticando e que tenta divulgar como uma marca de sua gestão. — E tudo isso se dá porque os juros caíram no Brasil, e caíram porque não podiam cair aqui, porque como dizia um economista antigo nosso, aqui tinha que ser o último Peru de Ação de Graças, mas como aqui a gente não comemora Ação de Graças, vou chamar de Peru de Natal — ironizou a presidente. As declarações da presidente Dilma foram feitas no Palácio do Itamaraty, logo antes do almoço com chefes de estado do Mercosul e países associados. No artigo da The Economist intitulado ―Uma quebra de confiança‖, que repercutia o resultado do PIB brasileiro no trimestre, muito abaixo das expectativas de Mantega, a revista afirmou que, se Dilma quiser uma segunda chance, precisa mudar sua equipe econômica.

20


É campeão! Tricolor conquista a Sul-Americana sábado, 15 de dezembro de 2012 Nem mesmo a atitude vexatória do Tigre de não voltar para o segundo tempo amenizou o título tricolor. A festa estava armada. Mais de 67 mil apaixonados foram ao Morumbi. A angústia de alguns conflitava com o otimismo das arquibancadas. Afinal, eram quatro anos sem gritar "É campeão". Mas essa espera acabou. Foi uma linda festa, digna do tamanho e da história do São Paulo Futebol Clube. Uma noite histórica. Nesta quarta-feira, o Tricolor venceu o Tigre-ARG por 2 a 0 e ficou com o inédito título da Copa SulAmericana. Uma conquista para coroar uma geração talentosa comandada por Lucas, Denilson, Wellington, todos revelados nas categorias de base do clube. Meninos que foram cuidadosamente apadrinhados pelo ídolo maior Rogério Ceni, o M1TO, o espelho e o multicampeão, que não vê limites com a camisa do São Paulo. Não bastassem todos esses ingredientes, a torcida tricolor viu a consolidação de um ídolo. Isso com apenas 20 anos. Lucas é Lucas. Não tem como compará-lo. Não há mais palavra para elogiá-lo. De humilde a craque. Defina você. O camisa 7 fez uma despedida de gala do clube. Marcou um gol e deu o passe para Osvaldo fazer o outro, ainda no primeiro tempo. Se era esse o seu sonho, nós que vivemos a realidade de contar com você todos este ano, Lucas! Como não citar também Paulo Miranda, Rafael Toloi, Rhodolfo, Cortez, Jadson, Osvaldo, Luis Fabiano, Willian José... todos que fizeram parte desta campanha invicta do São Paulo. Numa noite inesquecível, a torcida são-paulina certamente gostaria que ela não tivesse fim. E certamente não terá.

CAMPEÃO LEGÍTIMO! O São Paulo começou o jogo empurrado pela sua torcida, que lotou o Morumbi. No entanto, nos primeiros minutos, foi difícil furar o bloqueio argentino. Foi então que Lucas entrou em ação. Aos 23 minutos, Jadson lançou Willian José, que deu belo drible no zagueiro e tocou de volta para o camisa 10. Nestas coisas reservadas pelo destino, a bola sobrou para Lucas, que ainda tirou um rival da jogada e tocou de esquerda para abrir o placar. Festa do garoto, que caminhava a passos largos para se tornar ídolo. Explosão nas arquibancadas, que nesta altura já olhava o título cada vez mais próximo. Se o cenário estava perfeito, ficou ainda melhor aos 27. Lucas deu ótimo passe para Osvaldo, que mostrou toda calma do mundo para dar um toque por cobertura na saída do goleiro. 2 a 0 para o Tricolor. Enquanto isso, o Tigre desistiu de jogar bola e resolveu bater. E como bateu. O árbitro distribuiu cartões amarelos. CONFUSÃO No intervalo, os argentinos quiseram briga. Foram para cima dos são-paulinos. E não quiseram voltar para campo. O trio de arbitragem esperou o quanto pode. Mas o Tigre não voltou para o gramado. Sendo assim, o São Paulo foi decretado o campeão da Sul-Americana de 2012.

21


Jornal Cedaspy  

Jornal da atualidade

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you