Page 1

1º EDIÇÃO

Saiba como uma microfranquia

fatura mais de 600 mil CERVEJAS ARTESANAIS

CICLISMO

Conquistam mais consumidores Brasileiros

Você conheçe a modalidade esportiva que vem crescendo rapidamente no Brasil?


1º EDIÇÃO | 9 DE ABRIL DE 2018

SUMÁRIO TENDÊNCIAS

4

Serviços FUSTOM

6

Lavagem à vapor única franquia no mercado

DESTAQUES

8

Profissão Barbeiro

11

Profissionais Bem preparados

12

Projeto Caminho das Águas

ENTREVISTAS

2 09 DE ABRIL 2018

14

Como uma microfranquia fatura 600MIL anual

16

Cervejas Artesanais e os brasileiros


A FUSTOM OFERECE A TODOS OS CLIENTES

- UMA GAMA SELETA DE SERVIÇOS CarWash | MotoWash | BikeWash

· ·

·

Barbearia Corte de cabelo Barba Bigode

4 09 DE ABRIL 2018

Lavagem à vapor Enceramento Cristalização de vidros Higienização interna de veículos Higienização de ar condicionado Hidratação de banco de couro Limpeza técnica de motor Cristalização de faróis Polimento técnico Revitalização de plásticos Vitrificarão de pintura Espelhamento de pintura Restauração de cromados bikeWash + lubrificação


Cervejas Cervejas artesanais Cervejas importada Chopp

Grife FUSTOM Camisetas customizadas Chaveiros Squeeze Copos personalizados Cadernos e agendas FUSTOM

5 09 DE ABRIL 2018


Única franquia do mercado

O empreendedor Batista, afirma que o cuidado que teve em desenvolver a marca e os seguimentos que ela atua, desde o ínicio foram pensados em conjunto com toda sua equipe. Começando pelo “Branding Concept” até os importantes manuais de atendimento e técnicas de vendas, que foi desenvolvido pela experiência de Batista no ramo de franchising. Outra sacada da Rede FUSTOM foi ter inaugurado o modelo de loja (negócio) da forma como gostaria que fosse, desde a recepção do cliente até os mínimos detalhes. Pensamos desde a atenção aos clientes, até a cores de cada ambiente interno das lojas, isso permite ao negócio ser mais atrativo. Até o cliente vai receber uma atenção especial, pode relaxar e tomar uma cerveja, em um ambiente agradável. Fazer a barba e cortar o cabelo em um lugar receptivo, muito diferente dos ambientes onde prezam pelo giro rápido ou cliente em quantidade. Ou quando deixa o carro para lavar e ao voltar para buscar ouve “ A chave tá ali”, não é isso que a FUSTOM quer oferecer aos seus clientes, “A experiência de um bom atendimento transforma clientes em FÃS ”afirma Batista.

6 09 DE ABRIL 2018


Dentro desta estratégia de buscar caminhos espetaculares e ousados, a tecnologia e a exploração de novos mercados são os diferencias da marca. Hoje a FUSTOM é a única rede de franquias que realiza serviços de LAVAGEM À VAPOR e atende os seguintes nichos de mercado - CarWash, MotoWash - um mercado pouco explorado e que abre muitas portas. E BikeWash que vem sendo uma tendência brasileira pelo esporte, além é claro de oferecer serviços de Barbearia e Bar com cervejas artesanais e especiais.

com Lavagem á Vapor

Batista afirma que para o sucesso da rede, a escolha do franqueado que representará a marca em cada cidade é fundamental, e ele faz questão de conhecer todos os candidatos à franquia antes de fecharem negócio.

Quando perguntado sobre, o que há por trás da força da marca FUSTOM, o empresário vai direto ao ponto “Precisamos tratar de negócios, mas reconhecer que as pessoas tem suas limitações.” Segundo Batista uma franquias vai muito além das formalidades contratuais, pois qualquer negócio é gerido por pessoas, e o sucesso está na filosofia utilizada em fazer negócios, onde coloca-se sempre as pessoas em primeiro lugar, mantendo relacionamento direto com os franqueados, isso é importante para o sucesso da rede e segurança dos mesmos. Leandro batista CEO do Grupo LB Holding

7 09 DE ABRIL 2018


PROFISSÃO BARBEIRO

8 09 DE ABRIL 2018


O bom e velho Barbeiro não tão velho assim Quase não dá pra acreditar, mas aproximadamente 4 anos atrás a profissão de Barbeiro encontrava-se praticamente extinta, como acontece hoje com as vídeos-locadoras e os simpáticos engraxates. Havia grande escassez de mão de obra nesse mercado e com alta demanda, conseguiu ressurgir das cinzas como fênix. Atualmente é umas das profissões que mais cresce no mercado nacional e internacional. Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de beleza foi o responsável por movimentar mais de 25 bilhões de reais em representatividade no total de faturamento do franchising no país. E o principal fator desse crescimento, tem sido o grande aumento do número de barbearias modernas por todo o país. Considerada uma das mais antigas profissões da humanidade, o barbeiro teve que se reinventar para poder atender ao público masculino, que se torna cada vez mais exigente com vaidade e imagem. Utilizando assim até alguns serviços de estética que a pouco tempo era exclusividade apenas do público feminino. Porém, nunca perdeu sua essência, cavalheirismo, toalha quente e por último, mas não menos importante, a navalha, que além de ser uma ferramenta indispensável em seu dia-a-dia, também se tornou um símbolo no universo dos barbeiros.

E porquê cresce novamente este segmento? Não é nenhum segredo guardado a sete chaves, o sucesso crescente no setor. Por mais que seja uma tarefa não tão difícil se barbear em casa, o hábito de frequentar uma barbearia é crescente e já faz grande sucesso entre os homens modernos. A sensação de afeitar uma barba em uma barbearia é única e exclusiva, e só pode ser realizada por quem realmente tem a devida preparação. Sem contar que com o cotidiano acelerado, cada vez mais precisamos de ambientes relaxantes enquanto estamos a nos cuidar, além de um ambiente agradável onde é possível tomar uma cerveja enquanto é bem atendido, as barbearias modernas são a cara do homem moderno.

9 09 DE ABRIL 2018


SAIBA MAIS: - (19)3367-8632 -

CONTATO@FUTURECURSOS.COM.BR WWW.FUTURECURSOS.COM.BR


- Profissionais Bem preparadosPRONTIDÃO, EXCELÊNCIAE ALEGRIA – Isso é tudo que um cliente gostaria de ouvir, sentir e vivenciar toda vez que entra em um estabelecimento comercial, a FUSTOM se preocupa com o atendimento dos clientes.

Por essa razão, a única maneira que uma empresa tem de assegurar que seus produtos e serviços sejam entregues ao consumidor final com excelência e, consequentemente, se destacar em mercados cada vez mais competitivos, é qualificando seu quadro de funcionários e fazendo com que estes compreendam o papel importante que têm durante todo o processo.

Os

funcionários são os principais responsáveis por essa experiência, pois eles simbolizam o reflexo da organização. Logo, se a equipe não vai bem, é bom a empresa estar preparada para as consequências desastrosas de manter em seu quadro de funcionários profissionais mal qualificados.

O Grupo LB Holding durante anos de trabalhos desenvolve rotineiramente treinamentos de qualificação para seus colaboradores e franqueados, a maior preocupação é fazer do ambiente de trabalho um lugar onde os funcionários queiram estar e fazer parte. Isso só acontece quando as empresas se preocupam com o bem-estar dos funcionários, buscando valoriza-los através de treinamentos, envolve-los através de crescimento e do reconhecimento profissional.

E contra fatos, não há argumentos. Assim como a reputação de uma pessoa leva anos para ser construída e um segundo para desmoronar, as empresas devem tomar muito cuidado com os profissionais que empregam, pois a forma com que reagem pode destruir o trabalho de anos desenvolvido pela organização até alcançar o patamar em que está. Imagine ser recebido por um funcionário mal-educado e indisponível a atender suas queixas? A organização estará fadada ao insucesso. É tudo uma questão de tempo. E, lembre-se: uma laranja podre, contamina as outras. Diante disso, não basta simplesmente procurar e apostar em contratar perfis de colaboradores excepcionais, com ótimos currículos e referências extraordinárias, se a empresa não fizer a parte dela e não se preocupar em inspirar e engajar estes colaboradores nas causas, valores e missão da organização.

Só assim a vitrine atrairá os olhos dos clientes. Só uma experiência positiva renderá um bom relacionamento e, consequentemente, boas vendas e número sempre positivos no balanço da empresa.

11 09 DE ABRIL 2018


Grupo LB faz parceria com Projeto Caminho das águas Grupo

LB Participações tem como premissa a sustentabilidade e também tem suas raízes em projetos sociais que visam ajudar a sociedade, isso faz parte do empreendedorismo segundo presidente do grupo. O grupo apoia o projeto “Caminho das Águas” desenvolvido em parceria com a Maestro Educação e o Parque Wet’n Wild, buscando uma vivência ambiental e protagonista, para o desenvolvimento de uma série de habilidades e competências que são pautadas na identificação, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação de fenômenos científicos, educacionais e socioambientais.

12 09 DE ABRIL 2018

O primeiro deles é o roteiro do projeto, cujo objetivo é explicar ao professor, os assuntos que poderão ser abordados, sempre contextualizados com o ambiente que se encontram, para aliar o conhecimento da sala de aula, ou seja, temas discutidos em sala de aula, com a prática na visitação e realização das atividades no parque, complementando o processo de ensino e aprendizagem. Acompanhe o 3º Encontro de educadores – Caminho das Águas. O parque aquático Wet’n Wild, preparou no dia 11 de março um encontro especial, voltado à educadores do ensino infantil, fundamental e médio. Os convidados puderam conhecer o projeto pedagógico “caminho das águas”, além de conhecer também todas as atrações e infraestrutura oferecida pelo parque aquático. O encontro contou com a presença do renomado mestre Valther Maestro e a palestra “Como fazer acontecer no ambiente escolar” apresentada pelo Palestrante Dill Casella


salve a รกgua do planeta


Como uma micro franquia fatura

600Mil anual ?

“DINAMISMO É A PALAVRA DO MOMENTO”

Leandro Batista fala sobre os desafios do atual momento politico e econômico do país. Estabilidade não é mais uma opção para quem quer acompanhar a evolução. A frente do Grupo LB Holdig – Leandro Batista é um dos empresário que vem se destacando no mercado, por sua agressividade nos negócios e sua filosofia de trabalho, em meio a uma das maiores crises econômicas na história do país, tem a missão de trazer uma mensagem aos empreendedores “Como você faz qualquer coisa é como você faz tudo” T. Harv Eker.

A relação humana e de consumo foram impactadas pela economia? Sim, não tenho dúvidas pois o comportamento socieconômico faz com que as pessoas mudem sua forma de pensar e agir, com isso traz novas necessidades de produtos e consumo, para o empreendedor de visão isso é uma grande oportunidade para crescimento.

14 09 DE ABRIL 2018

Como se adaptar a essa nova realidade? Dinamismo é a palavra do momento – a ideia da estabilidade está ultrapassada, ter uma ideia é muito simples por em prática é para poucos, mas se reinventar todos os dias isso não é uma tarefa fácil e quem não tiver disposição está fora do JOGO. Como enfrentar a concorrência? A melhor coisa que existe, para o empreendedor e empresário é a concorrência, é o único termômetro real para saber se você está no caminho certo ou não, a concorrência sempre será ótimo para que possamos melhorar a cada dia, evoluir e sempre apresentar algo novo e encantador ao nosso cliente.


Qual o segredo para uma rede de micro franquias faturar 600Mil anual? Não existe segredo algum, o que existe e entender e aceitar que o mundo sofre mudanças diariamente e o perfil de consumo das pessoas mudam muito rapidamente, o fator que mais chama a atenção sem dúvidas é o cenário econômico e politico, mas tirando isso da equação e trabalhando com os novos recursos disponíveis para vendas é possível extrair o máximo de faturamento mesmo de um negócio pequeno. Um exemplo disso é a rede de franquias FUSTOM, hoje para atender as exigências do novo perfil de consumo, nós atraímos mais clientes oferecendo uma gama maior de serviços em um ambiente sofisticado e harmonioso. Distribuímos o faturamento em todos os metros quadrado do negócio, oferecendo Serviços de Estética Automotiva, Barbearia, Bar com Cervejas Especiais, café, TV, ambiente climatizado, excelente atendimento. Trabalhando com Produtos de altíssima qualidade, software de captação de clientes, grande mix de produtos, e horários diferenciados para atender clientes com agendas lotadas, tudo isso, muito bem organizado, gerenciado e com excelência em atendimento, traz resultados extraordinários aos franqueados da rede. Mas para que tudo isso aconteça, a franqueadora oferece a seus franqueados um suporte ativo, muito ágil, para atender as demandas de solicitações e rapidez para mudanças emergênciais. Com anos de experiência no Franchising Brasileiro, diz que sua paixão está em realizar mudanças sempre que necessário e isso faz da Fustom uma rede cada vez mais forte no mercado.

15 09 DE ABRIL 2018


Cervejas Artesanais e os brasileiros Cerveja Artesanal é o assunto do momento, esse

mercado vem crescendo a cada dia, ganhando mais adeptos e incomodando as grandes cervejarias por aí.

Mas, de onde veio a cerveja ? A origem da cerveja se dá há aproximadamente 9 mil anos na Mesopotamia, onde sumérios passaram a cultivar e a se alimentar de grãos. A descoberta da cerveja se deu de forma acidental, através da fermentação espontânea dos cereais que eram colhidos e armazenados ou da própria massa do pão (alimento muito consumido na época) em contato com a água. As mulheres eram responsáveis pela fabricação do alimento, e bem provável que foi uma mulher que descobriu o liquido fermentado onde mais tarde veio se tornar a cerveja.

16 09 DE ABRIL 2018

Naquela época passou a ser comum o uso de frutos, ervas, raízes e especiarias como: alecrim, anis, canela, zimbro, gengibre, mel, avelãs e muitos outros adjutos para ajudar na fermentação espontânea da cerveja (a levedura, fermento atual, só passou a ser usado muito tempo depois). A cerveja daquela época era bem diferente da nossa, uma vez que quase não possuía amargor (o lúpulo só passou a ser usado por volta da Idade Média) e seu teor alcoólico girava em torno de 2% a 3%. Foi na Idade Média que a cerveja ganhou mais força, graças a ajuda dos monges que levaram a produção para os mosteiros (que funcionavam como hotéis para os viajantes) e então serviam-na aos hóspedes. Além disso, a cerveja passou a ser o único alimento permitido nos momentos de jejuns dos monges, onde somente o consumo de liquido era permitido e por isso passou a ser chamada de "pão liquido". Ao longo do tempo, descobertas tecnológicas (muitas delas influenciadas pela própria cerveja) proporcionaram uma evolução na produção da cerveja. As Maquinas A Vapor (1700), Termômetros (1742) e principalmente a Refrigeração Artificial (1859) revolucionaram os estilos de cerveja produzidos até então.


O que são estilos ? Estilo é um termo dado para diferenciar e categorizar as cervejas levando em consideração sua aparência, aroma, sabor, ingredientes, método de produção, história ou origem. Atualmente contamos com mais de 100 estilos diferentes de cerveja em todo o mundo, sendo que as cervejarias brasileira dificilmente fabricam mais do que 10 estilos diferentes. Essa grande variedade de estilos tiveram origem em quatro escolas cervejeiras principais, sendo elas reconhecidas até hoje. São: a escola Alemã, a escola Belga, a escola Inglesa e a escola Americana. A escola mais tradicional é a escola Alemã, conhecida por seguir rigidamente a Lei da Pureza criada em 1516 que determina que a cerveja só pode ter como ingredientes o Malte, o Lupulo, a Agua e o Fermento (levedura).

Harmonização Como o nome já diz, a harmonização tem o objetivo prover a harmonia entre alimentos e a cerveja, de forma que o resultado entre a combinação de ambos seja melhor do que o resultado que se obteria consumindo cada um individualmente. Para que uma harmonização aconteça de forma perfeita, é preciso que tanto o alimento quando a bebida esteja ao mesmo tempo na boca e em quantidades equivalentes. Existem quatro formas de harmonizar uma cerveja com um alimento que podem ser trabalhadas individualmente ou de forma combinada. Quanto mais combinação uma harmonização possuir, melhor será a sua experiência.

Já a escola Belga tem como principal destaque as cervejas aromáticas, feitas muitas vezes com frutas e especiarias, além das conhecidíssimas cervejas trapistas e de abadias.

A escola Americana tem como principal o exagero (muito malte ou muito lúpulo em uma cervej), além do uso de seus lúpulos americanos que possuem características cítricas. A escola Inglesa por fim, tem como principal característica o uso de seus lúpulos com características terrosas, cervejas menos carbonatadas, além do uso de barril na produção de algumas cervejas. Há quem diga que em breve teremos uma escola brasileira, porém para isso acontecer, é importante que primeiramente os insumos sejam produzidos no país, além de desenvolver algumas receitas exclusivas e não só colocar frutas típicas de determinada região em um estilo que já existe. 17 09 DE ABRIL 2018


5

formas de harmonizar uma cerveja Equilíbrio Tanto a cerveja quanto o prato devem ter um equilíbrio de forças, ou seja, se você está provando uma cerveja mais leve como a Weiss (trigo), escolha pratos leves como carnes brancas para realizar uma harmonização por equilíbrio. Caso esteja provando um prato mais suculento como uma feijoada, equilibre com cervejas mais potentes e encorpadas. Semelhança Combine cervejas com pratos de sabores semelhantes. Por exemplo, uma feijoada harmoniza muito bem com uma cerveja do estilo Rauchbier uma vez que tanto o prato quanto a cerveja possuem sabores e aromas de embutidos, bacon, etc. Outro bom exemplo seria apreciar uma cerveja com sabores e aromas mais torrados (café, chocolate amargo) com sobremesas como bolos de chocolate. Contraste Para se harmonizar utilizando o contraste, devemos levar em consideração em cada um (na cerveja e no prato) elementos que contrastem entre si. Exemplos de elementos contrastantes são gordura da comida x álcool/carbonatação da cerveja, doçura x acidez, umami x caramelização e por ai vai, lembrando que em nenhum caso um sabor deve superar o outro. Um bom exemplo de harmonização por contraste seria um hambúrguer artesanal com uma cerveja do estilo Indian Pale Ale onde haveria o contraste da gordura com alto teor alcóolico da cerveja, além de contrastar o "doce" da tosta da carne com o amargor da cerveja.

18 09 DE ABRIL 2018

Complemento Esse tipo de harmonização funciona para pratos onde a cerveja entraria como um complemento a receita do prato. Por exemplo, poderíamos apreciar uma cerveja de aroma e sabor mais torrado (chocolate) com sorvete de creme, formando assim uma versão diferente de petit gateau. Esse método funcionaria também para a tão citada feijoada, que seria perfeitamente acompanhada de uma Witbier que faria o papel da laranja, fruta cítrica que muitas pessoas colocam como acompanhamento nesse prato.

Cultural Podemos acrescentar ainda uma quinta forma de harmonizar cerveja e alimento que é através da cultura de cada região que está apreciando tais alimentos e bebidas. Um bom exemplo é que no Brasil é muito comum tomar uma cerveja mais leve como a Pilsen com um prato pesado como a feijoada. Se levarmos em consideração as regras anteriores, não caberia uma harmonização entre ambos, porém devido a isso ser algo muito comum em nossa cultura, essa harmonização acabou se tornando possível e muito apreciada.


Harmonizar

Harmonização de cervejas com queijos também é uma ótima pedida, inclusive muito mais saborosa e fácil do que harmonizar com o tão conhecido vinho. Experimente !

Para onde vai a cerveja artesanal ?

Atualmente o mercado brasileiro conta com cerca de 700 cervejarias (e aumentando...) tendo a maior concentração no Sul e Sudeste do país. Ainda há muito espaço para abrir novas cervejarias, ainda mais se a empresa oferecer uma proposta diferente do que já temos no mercado atual, pois como mencionado anteriormente, as cervejarias estão focando em estilos muito semelhantes umas as outras, sendo que há centenas de estilos possíveis de se fabricar. Acredito que um grande numero de cervejarias ainda serão abertas (e fechadas) até que se haja uma estabilização. Acredito ainda mais que assim como acontece la fora, a tendência será a abertura de Brew Pubs, que são bares que fabricam e fornecem sua própria cerveja dentro de seu espaço apenas. Esse modelo de negócio além de ter uma rentabilidade maior, uma vez que vender o chope é mais lucrativo do que vender a cerveja em garrafa ou lata, atrai mais os olhares dos apreciadores de cerveja.

Quem é Fábio Gonçales ?

Sommelier de Cervejas formado pelo Instituto da Cerveja Brasil (ICB), atualmente é representante comercial na Eureka Insumos Cervejeiros além de oferecer consultoria para bares, restaurantes e empórios que desejam comercializar cervejas artesanais, desenvolvendo toda a carta de cerveja e treinando os colaboradores para que armazenem, manejem e sirvam a cerveja artesanal de forma correta. Cervejeiro caseiro, que ministra cursos VIPs para quem deseja viver a experiência de fabricar sua própria cerveja para consumo. Apaixonado por cervejas mais maltadas e alcólicas, fã da escola Belga e Inglesa.

O que faz um Sommelier de Cervejas ? O Sommelier de Cerveja possui diversos conhecimentos no mercado cervejeiro atuando como um consultor em bares, restaurantes e empórios que desejam comercializar cerveja artesanal ou nas próprias fabricas onde as cervejas são produzidas. O conhecimento do Sommelier varia entre a analise sensorial da cerveja (aparência, aroma, sabor e sensações), conhecimento nos mais diversos estilos de cerveja, harmonização com pratos, porções e sobremesas, além de conhecer a fundo o processo de fabricação e cada insumo utilizado.

Contato

Se você deseja conhecer mais sobre o mundo cervejeiro, se deseja viver a experiência de fabricar sua própria cerveja ou se necessita de consultoria para comercializar cerveja artesanal em seu estabelecimento contate: Celular/Whatsapp: (19) 9.8885-4149 e-mail: brewathome.sp@gmail.com fabio.goncales@eurekatrading.com.br

Facebook: /fabio.goncales

www.brewathome.com.br

19 09 DE ABRIL 2018


A REDE DE FRANQUIA QUE MAIS CRESCE NO BRASIL 4 06 DE MARÇO 2018

FAÇA COMO ULISSES SEJA UM FRANQUEADO WWW.FUSTOM.COM.BR


- A Chemical Guys -

conheça

nossos produtos

A Chemical Guys oferece a maior seleção de produtos químicos para cuidados de carro, materiais para detalhamento, acessórios para profissionais, sistemas de boinas e máquinas de pulverização.

Ao longo da vasta experiência na indústria de cuidados automotivos, criamos e testamos muitos produtos e acessórios para detalhamento de cuidados automotivos. Sempre com o entendimento que nenhum pincel detalhador, boina de polimento ou aplicador de cera é o mesmo, sabemos como cada um funciona e o que não funciona.

21 09 DE ABRIL 2018


NOSSA MISSÃO Uma empresa de sucesso precisa ter um proposito e uma paixão por sua existência. Não só o proposito diário para ganhar um lucro justo, mas além disso, para melhorar de alguma forma a qualidade da comunidade a que está comprometida. Cada empresa, assim como cada colaborador, contribui para aqueles que a rodeiam; e por força de seus esforços cotidiano. E, essa mensagem é transmitida pelo padrão de qualidade no qual o trabalho de sua vida é conduzido. A Chemical Guys é um grupo de amigos com uma escala global.

Você pode ter certeza de que, ao comprar os produtos Chemical Guys e acessórios de detalhamento, todos estes produtos foram submetidos aos testes mais rigorosos e tenham certeza, todos excederam em qualidade o desempenho esperado.

Nossa família pode ser encontrada em mais de 70 países ao redor do mundo. Somos alimentados por uma paixão pela qualidade, inovação e perfeição. Impulsionada pela aventura, paixão pelos carros e um amor pela estrada à frente. Agradecemos a todos e cada uma que compartilhem essa paixão para se tornar parte de nossa família.

A Chemical Guys leva muito a sério o setor de cuidados automotivos e de detalhamento e estamos orgulhosos de ser o principal fornecedor de produtos da indústria. Do entusiasta que é apaixonado por seu automóvel, para o profissional detalhador ou proprietário de lava rápido, a Chemical Guys tem uma lista completa de produtos para todos. A Chemical Guys se estabeleceu em todo o mundo para melhor atender seus clientes.

www.chemicalguysbrasil.com


presente em 18 estados brasileiros


CICLISMO Você conheçe a modalidade esportiva que vem crescendo rapidamente no Brasil? E vem atraindo cada vez mais seguidores. Esse é o esporte de corrida de bicicleta cujo objetivo dos participantes é chegar primeiro a determinada meta ou cumprir determinado percurso no menor tempo possível. Foi na Inglaterra, em meados do século XIX, que o ciclismo iniciou-se como esporte, época em que o aperfeiçoamento do veículo possibilitou o alcance de maiores velocidades. O ciclismo é regido por diversas regras. Geralmente enquadra-se em quatro categorias: provas em estradas, provas em pistas, provas de montanha (Mountain Bike) e BMX e é praticado com diversos tipos e modelos de bicicletas.

No Mountain Bike existem várias categorias que são divididas em mais ou menos radicais, e são elas: cross country, em todo o tipo de terreno, de preferência no monte, seja a subir, plano ou a descer; o Free Ride, com um andamento mais extremo em que se dá preferência a saltos e descidas; o down hill, que é a versão mais extrema e perigosa do MTB que consiste somente em descer, normalmente em altas velocidades, sendo este praticado tanto em montanha ou em cidade (o chamado downhill urbano ou DHU). Em termos de saúde, o ciclismo é uma atividade rítmica e cíclica, ideal para desenvolvimento dos sistemas de energia aeróbico e anaeróbico, dependendo do tipo de treinamento aplicado. 24 09 DE ABRIL 2018


bike wash

Desenvolve o sistema cardiovascular dos praticantes, sendo ainda indicado por médicos especialistas como ótimo exercício para queima de gordura corporal e desenvolvimento de resistência e força muscular de pernas, em treinamentos. E quanto aos cuidados da sua BIKE - segue algumas dicas: 1)LIMPEZA PERIODICA PARA CONSERVAR SUA BIKE - Manter a bike limpa é a melhor maneira de conservá-la por mais tempo. Faça isso periodicamente – uma vez por semana é ideial – A FUSTOM é a única rede de franquias que realiza a lavagem à VAPOR de bike (BIKEWASH) com total segurança, e vem crescendo a cada dia com a procura desse esporte. 2)UTILIZE LUBRIFICANTES – Depois da lavagem é sempre bom lubrificar com óleo os componentes móveis de sua Bike, como catraca de marchas, a corrente, os pedais e os rolamentos. 3)FAÇA AJUSTES REGULARES - Guidão, câmbios, selim, sapatas de freio e parafusos desregulados podem provocar acidentes sérios,

causar desconforto durante o pedal e apressar o desgaste de diversos componentes de sua bike, reduzindo a vida útil de seu equipamento. 4)GUARDE SUA BIKE EM AMBIENTES FECHADOS - Tão importante quanto mantê-la limpa é guardar sua bike em locais adequados. Opte sempre por lugares fechados e secos, livres de umidade, sol, chuva e vento, agentes oxidantes e/ou corrosivos metálicos. Outra dica bacana é guardar sua bike suspensa na parede ou no teto, presa por ganchos, suportes apropriados para bicicletas ou por um sistema de polias. O Franqueado Fustom da unidade de Minas Gerais – Paracatu Sr.Ulisses, é praticante desse espetacular esporte, que além de participar de grupo de ciclismo e participar de eventos, fez disso um negócio e hoje grande parte dos amigos, viraram clientes.


1º Edição Revista Fustom  

- Revista Fustom - INOVAÇÃO CONCEITO TENDÊNCIAS Saiba mais: http://www.fustom.com.br/

1º Edição Revista Fustom  

- Revista Fustom - INOVAÇÃO CONCEITO TENDÊNCIAS Saiba mais: http://www.fustom.com.br/

Advertisement