Thiago botion neri ciclovias uem 2012

Page 133

118 De característica linear possui configuração bidirecional com 2,5 m de largura e unidirecional em alguns trechos com 1,5 m cada pista, piso em concreto moldado no local, arborização em todo o trajeto, iluminação própria, sinalização horizontal em bom estado de conservação e sinalização vertical em alguns pontos (apenas placas indicando a pista), como demonstra a Figura 5.18. Ao longo de seu trajeto existem três rotatórias, sendo que uma delas existe uma conexão com outra ciclovia. Como aspecto negativo esta infraestrutura possui um número elevado de interseções em desnível, sendo 33, uma média de uma a cada 109 m, característica que pode desestimular os ciclistas devido a sucessivas interrupções e exposição ao tráfego de veículos.

Figura 5.18: Configuração da ciclovia da Avenida Mandacaru Um estudo realizado no ano de 2009 demonstrou haver forte presença de pedestres utilizando a ciclovia para caminhadas, onde 34% transitaram na via ciclável e 61% nos passeios, sendo esta mais uma adversidade exposta aos ciclistas. Este fato ocorre devido à ausência de áreas de lazer e passeios adequados na região e mesmo com estes fatores a pesquisa mostrou que 76% dos ciclistas observados na via transitaram na ciclovia, 19% na via para veículos e 4% nos passeios mostrando um bom grau de adaptação destes usuários (NERI et al., 2010).

5.2.1.6.5 Ciclovia Alziro Zarur A Avenida Alziro Zarur é uma importante ligação de diversos bairros com a Zona 7 e consequentemente com a região central de Maringá. Possui configuração semelhante à Avenida Mandacaru, tendo a ciclovia início na interseção com esta mesma via, seguindo pelo


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.