__MAIN_TEXT__

Page 1

FUNFARME notícias

Maio/2019 | Ano XVII | nº 205

Colaboradores Funfarme "espantam" bactéria em vídeo educativo no Dia Mundial de Higienização de Mãos Página 3


Editorial

O cuidado está em nossas mãos O mês de maio trouxe uma importante campanha que visa diminuir infecções hospitalares, a Higienização de Mãos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), esta prática em hospitais é a principal forma de evitar a Sepse. O problema atinge, segundo estimativa do órgão, mais de 30 milhões de pacientes anualmente, em todo o mundo. Este ano, o grupo de Higienização de Mãos, a CCIH e a Comunicação da nossa Fundação uniram-se para criar uma medida educadora e lúdica ao mesmo tempo. Contando com a cooperação de colaboradores de todas as nossas unidades, foi gravado um vídeo-paródia que aborda a importância de higienizar as mãos, nos momentos certos e de maneira correta. A campanha de nossa instituição foi tão positiva que teve, em pouco tempo, mais de 65 mil visualizações no Facebook. Trabalhamos constantemente para reduzir cada vez mais nossos casos de infecções. É importante estarmos atentos e conscientizarmos a todos, sejam colegas, pacientes ou acompanhantes. Portanto, o cuidado está realmente nas nossas mãos!

Diretoria da Funfarme

Funfarme

Visão Ser reconhecido como complexo hospitalar de assistência, ensino e pesquisa de excelência até 2021.

Missão

Valores

Transformar a saúde regional por meio da integração de assistência, ensino e pesquisa.

Humanismo, Responsabilidade Social e Ambiental, Meritocracia, Inovação, Integridade Absoluta, Qualidade e Segurança, Respeito.

Expediente Gestão 2017/2021

Informativo da Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme) Ano XVII / Nº 205 - Maio - 2019 • Presidente dos Conselhos da Funfarme: Dr. Dulcimar Donizeti de Souza • Diretor Executivo da Funfarme: Dr. Jorge Fares • Vice-Diretor Executivo da Funfarme: Dr. Luiz Sérgio Ronchi • Diretora Administrativa do HB: Dra. Amália Tieco R. Sabbag • Vice-Diretor Administrativo do HB: Dr. João Fernando Picollo de Oliveira • Diretor Clínico do HB: Dr. Alceu Gomes Chueire • Vice-Diretor Clínico do HB: Dr. Valdeci Hélio Floriano

2

Funfarme Notícias - Maio - 2019

• Diretora Técnica do HB: Dra. Maria Regina Pereira de Godoy • Diretor do Hemocentro Dr. Octávio Ricci Junior • Diretora Técnica do Hemocentro: Dra. Andreia Aparecida G. Guimarães • Diretor do Ambulatório: Dr. Eumildo Campos Júnior • Diretora do Lucy Montoro: Dra. Regina Chueire • Diretor Técnico do Instituto do Câncer: Dr. Carlos Eduardo Miguel • Diretora Administrativa do HCM: Dra. Leila Neves Bastos Borim • Vice-Diretora Administrativa do HCM: Dra. Maria Lúcia Luiz Barcelos Veloso • Diretor Clínico do HCM:

Dr. Paulo Poiati Junior • Vice-Diretor Clínico do HCM: Dr. Wagner Vicensoto • Diretora Técnica do HCM: Dra. Fernanda Del Campo Braojos Braga • Vice-Diretor Técnico do HCM: Dr. Gustavo Henrique de Oliveira Produção Editorial: Intermídia Comunicação Empresarial Telefone: 17 3011-5435 Jornalista responsável: MTB 24.527 Jornalistas: Fernanda Martinazzi e Carlos Cristal Estagiários: Alexandre Souza Diagramação: Roger Goulart Impressão: Gráfica Fotogravura Rio Preto Tiragem: 2000 exemplares


Colaboradores Funfarme

Grupo de Higienização de Mãos alerta para prevenção de infecções Para comemorar o Dia Mundial de Higienização das Mãos, celebrado em 5 de maio, a Funfarme preparou uma semana repleta de ações para conscientizar colaboradores, pacientes, acompanhantes e a comunidade sobre importância de manter as mãos limpas para prevenir infecções. Dr. Jorge Fares, diretor executivo da Fundação, abriu a cerimônia alertando para as necessidades de ajuda mútua dos setores em busca de mudança de hábitos, tornando a higiene de mãos uma cultura de todos. Já a superintendente assistencial, Maria Regina Jabur, ressaltou que as equipes de apoio do complexo estão à disposição para contribuir com estas mudanças e, por fim, Dr. Inaldo Júnior, médico infectologista da CCIH e coordenador do grupo, reiterou a importância do envolvimento de todos para evitar a transmissão de bactérias pelas mãos, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é um dos principais meios de contágios de diversas doenças. Ao final do evento, foi apresentado vídeo oficial da campanha na Fundação, uma paródia que alerta para a necessidade de usar o álcool gel e de lavar as mãos corretamente, conforme recomendação da OMS. Idealizado pela Dra. Amália Tieco e produzido pela Comunicação, CCIH e Grupo de Higiene de Mãos, o vídeo atingiu milhares de pessoas nas redes sociais e foi um sucesso de divulgação! O vídeo, que também foi postados nas redes sociais do HCM e Hemocentro, obteve mais de 65 mil visualizações.

Colaboradores

Entre os dias 6 e 8, uma caixa pedagógica que demonstra a efetividade da técnica de higienização de mãos percorreu os setores da instituição. Outra iniciativa da programação foi a distribuição de adesivos, canetas e álcool gel aos profissionais de todas as áreas do complexo, com horários diferentes para alcançar a todos os turnos.

Comunidade

Depois da abertura oficial, os membros do Grupo foram à praça Dom José Marcondes, no centro da cidade, distribuir panfletos, álcool gel e oferecer orientações à população. Funfarme Notícias - Maio - 2019

3


Solidariedade

Próximos eventos

5

junho

2° Noite Solidária de Bálsamo Local: Recinto de Exposições Cidade: Bálsamo Organização: Parceiros do bem de Bálsamo

Veja como foram os eventos do mês de maio em prol à Funfarme na região. Fiquem ligados nos eventos e participem! 16 de maio

15

junho

2° Festival da Tilápia em Zacarias Local: Salão Paroquial Cidade: Zacarias Organização: Parceiros do Bem da cidade Participel desse evento que promete dar água na boca! Por apenas R$20,00 você participa desse evento e também salva vidas! Esperamos por você!

14

julho

A Funfarme recebeu, no dia 16 de maio, uma doação de 1.627 litros de leite de familiares de uma paciente da cidade de Coroados. A filha faleceu após um longo período de internação e a doação era um desejo da menina em retribuição ao bom tratamento recebido no tempo em que permaneceu no hospital. Durante todo o mês de abril, nas redes sociais, os pais Mauro Sérgio e Andrea Ferreira mobilizaram toda a cidade, conseguindo arrecadar inúmeras caixas de leite e até a ajuda da prefeitura de Coroados, que forneceu uma van para o transporte das caixas até o HB. A Funfarme utiliza por semana 2.500 litros de leite e essa doação é de extrema importância e ajudará toda a comunidade.

17 de maio

No dia 17 de maio, diretores do HB e lideranças da Funfarme reuniram-se com voluntários da cidade de Santa Clara D’Oeste. Eles vieram trazer o resultado do 3º Churrasco dos Amigos, realizado no dia 4 de maio, na cidade. Com o dinheiro arrecadado, a comunidade conseguiu comprar 5.400 kg de arroz, 1.800 litros de óleo e mais 4.100 kg de açúcar. Para se ter uma ideia, respectivamente, estes alimentos abastecem o refeitório da instituição por cerca de um mês. 4

Funfarme Notícias - Maio - 2019

1ª Cavalgada e Almoço de Guapiaçu Local: Recinto de Exposições de Guapiaçu Cidade: Guapiaçu Organização: Parceiros do Bem da cidade Pode preparar bota e chapéu porque a 1ª edição já está com data marcada! Por apenas R$20,00 você participa desse evento que salva vidas. Esperamos por todos vocês! A cavalgada está prevista para começar às 10h.


Campanha

Ano 70 Nº 20055 - Segunda feira, 30 de abril de 2019

Campanha do Diário da Região mobiliza 470 doadores no Hemocentro Durante o mês de abril, quando o projeto estava em vigor, o Hemocentro recebeu 18 grupos de voluntários e mobilizou 470 doadores. Para agradecer, as diretorias da Fundação promoveram um café da manhã na redação do jornal.

GRATIDÃO esse foi o sentimento à série de reportagens do projeto Diário da Gratidão que, durante 34 dias consecutivos, publicou diversos assuntos sobre Hemocentro, conscientizando a população e afim de atrair novos doadores.

Projetos como esses são importantes para nossa instituição e nossa comunidade. Tanto doações de sangue, quanto de medula óssea beneficiam os procedimentos médicos e a população de uma forma geral. Um ato simples, sem risco nenhum, traz resultados positivos a todos e o Diário da Região colaborou muito nessa função de informar. Estão todos de parabéns.

Esclarecemos para a população de forma geral a necessidade de se tornar doador de sangue e principalmente de manter esse hábito e o Diário nos ajudou e muito nessa ação.

Dr. Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme

Dra. Amália Tieco, diretora do Hospital de Base

Funfarme Notícias - Maio - 2019

5


Política

Visitas Institucionais

No dia 30 de abril a Fundação recebeu Walid Calil, assessor do deputado federal Alexandre Frota (PSL-SP), que veio para conhecer o complexo. O deputado foi um dos principais articuladores que lutou, no Ministério da Saúde, pelo credenciamento de 21 novos leitos dedicados à oncologia na instituição.

O deputado federal Capitão Guilherme Derrite (PP-SP), visitou a Funfarme no dia 3 de maio. O parlamentar quis conhecer o complexo e as necessidades das Unidades da Fundação para levar as demandas colocadas aqui para o plenário. Estiveram presentes no encontro representantes do comando da polícia militar de Rio Preto.

“Por meio destas parcerias é possível estreitar relações com a comunidade num todo. As empresas estão enxergando nossas necessidades e demandas e nos ajudando a melhorar ainda mais nosso atendimento à população. Dr. Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme

6

Funfarme Notícias - Maio - 2019

Já no dia 13 de maio foi a vez do deputado federal do PSL por São Paulo, Coronel Tadeu, visitar o complexo. Esta foi a primeira visita do político à instituição que se dispôs a ouvir as demandas e ajudar com o projeto “Adote um Leito” e “Adote um Tratamento Oncológico” da Fundação.

O superintendente regional da Raízen Combustíveis, Marcos Brigatto, esteve na Funfarme no dia 22 de maio para receber título de empresa “Parceira do Bem” da instituição. A Raízen é uma das maiores produtoras de negócios sucroenergéticos do país e desde o ano passado tem firmado parceria solidária com a Fundação em projetos de atenção e cuidados com idosos. Marcos foi recepcionado por diretores e superintendentes da Funfarme, HB e HCM e fez questão de visitar diversos setores da instituição, como a radioterapia, emergência do HCM e UTI cardiopediátrica.


Colaboradores Funfarme

Atendimento exclusivo! Desde abril, a Funfarme oferece profissionais e espaço reservados unicamente para agendamento de exames e consultas de colaboradores A Diretoria do Ambulatório de Especialidades criou planos de ações para mudar o fluxo de agendamento de consultas e exames oferecidos aos colaboradores da Funfarme. As alterações foram implementadas no começo de abril. Antes, o colaborador ia direto no setor do qual necessitava marcar o horário e enfrentava espera, na mesma fila que outros pacientes. A principal medida tomada foi criar um local, com secretárias exclusivas, para marcar horários nas especialidades médicas do Ambulatório. As profissionais ficam no SAME. Além disso, o diretor executivo da Fundação, Dr. Jorge Fares compreendeu que era necessário um ginecologista e obstetra (GO) dedicado unicamente para atendimentos de prevenção de câncer nas colaboradoras acima de 40 anos. Portanto, contratou a médica Larissa Diniz, O técnico de enfermagem da Câmara Hiperbárica Antônio Luiz dos Santos foi um dos primeiros a usar o novo fluxo e garante que a melhoria foi significativa. “Já tive de esperar 3 horas para marcar um horário. Agora, está perfeito. Cheguei na secretária e em 3 minutos já estava tudo marcado. Melhorou 3.000%”, conta o técnico. O Dr. Jorge Fares, explica o porquê das mudanças. “Queremos oferecer um atendimento valorizado e um relacionamento diferenciado com o colaborador, garantindo qualidade, de forma humanizada”, pontua o diretor. Os agendamentos, tanto no SAME quanto no Mezanino, devem ser feitos presencialmente e é obrigatória a apresentação do crachá.

As secretárias Adriana (à esq.) e Ana Paula, que fazem o agendamento para a médica GO, Dra. Larissa Diniz

Fique atento

Agendamentos

SAME e Mezanino De segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 16h Atendimento da GO Quarta, das 12 às 18h Sexta, das 7h ás 13h

Atenção! Os horários são marcados apenas presencialmente e a apresentação do crachá é obrigatória Ana Terezinha Zequini (à esq.) e Isabela Cordeiro são as responsáveis pelo agendamento; os horários são marcados apenas presencialmente e a apresentação do crachá

Funfarme Notícias - Maio - 2019

7


OPO

Cirurgia torácica faz história e realiza 2 transplantes de pulmão em 3 dias A Funfarme comemorou a conquista de um fato inédito no dia 10 de maio. Pela primeira vez, a equipe de cirurgia torácica do HB realizou dois transplantes de pulmão em apenas 3 dias. O primeiro órgão foi doado no dia 7, por uma paciente de 57 anos que faleceu no HB após um AVC. Dela também foram doados o fígado e as córneas. O receptor é Cláudio dos Santos, morador de Bady Bassitt que se recupera bem. O segundo pulmão veio de Presidente Prudente, de uma mulher de 46 anos que estava internada no Hospital Regional e faleceu. Também veio para Rio Preto um rim, que foi recebido por uma paciente de 35 anos, moradora de Vitória Brasil. Quem recebeu os dois pulmões foi João Aires de Oliveira, de 56 anos, de José Bonifácio. A cirurgia durou 12 horas e terminou na noite do dia 9. “No Brasil, a gente só consegue aproveitar de 5 a 10% da oferta de pulmões. Isso já não acontece com outros órgãos, nos quais esta taxa é de 30% a 40%. Por isso, é normal termos um transplante a cada dois meses. Então, estamos mesmo comemorando porque é raro acontecer isso. Estamos trabalhando para expandirmos mais o Serviço e buscar realizar mais transplantes dentro da oferta nacional”, explica o coordenador do Serviço de Transplante de Pulmão, o cirurgião Dr. Henrique Nietmann. 8

Funfarme Notícias - Maio - 2019

O fato é inédito na instituição e só foi possível graças ao trabalho em conjunto com a Organização de Procura de Órgãos


Colaboradores Funfarme

Sim, nós amamos a enfermagem Em comemoração ao Dia Internacional da Enfermagem, comemorado no dia 12 de maio, o Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (Coren) e HB realizaram durante toda a semana eventos e palestras para homenagear os profissionais. Durante o mês de maio, no Teatro Paulo Moura, o evento “Semana da Enfermagem 2019”, realizado pelo Coren, em parceria com a Famerp, HCM e HB, ofereceu para os profissionais um dia de palestras e talk shows sobre temas como o sucesso e desafios em proporcionar a melhor assistência na saúde para todos em partos adequados, atendimento pré-hospitalar, serviço de atendimento domiciliar, entre outros. Ainda durante a semana de comemorações, 2 mil profissionais do complexo Funfarme foram homenageados, com palestras, vídeos motivacionais e visita de palhaços nos setores da instituição.

"É um dia que ajuda a gente a refletir sobre a profissão e pensar o nosso papel, na importância que temos dentro das instituições de saúde que trabalhamos e do quão importante somos para a vida dos pacientes. Samantha Vaccari, gerente de enfermagem

Funfarme Notícias - Maio - 2019

9


Voluntariado

Amor sem Fronteiras Fernanda dedica férias a trabalho voluntário na África “Estamos no céu, aqui no complexo Funfarme”. Com este comparativo, a técnica de enfermagem da UTI Cardiopediátrica do HCM Fernanda Alves inicia sua história sobre o trabalho voluntário que realiza em Moçambique, país do sudeste da África. Há 6 anos na Fundação, ela explica que a carência é imensa naquele continente. “Lá, nos hospitais de grande porte, os pacientes dividem o mesmo leito. É surreal. Não existe nem identificação do paciente”, conta. Ela conheceu o projeto de ajuda humanitária por meio de sua igreja e já esteve duas vezes em Moçambique, nas cidades de Bera e Nampula, durante suas férias do HCM. Ela gostou tanto do trabalho que faz lá, que junto com uma amiga, está desenvolvendo o projeto “Vem Ser África”. “Queremos conseguir ajuda e, assim, oferecer mais atendimentos nas áreas sociais e de saúde de lá”, explica. Enquanto o projeto dela está sendo lapidado, a técnica se prepara para ir, em maio do ano que vem, para Nampula, novamente, com a equipe missionária. “Desta vez, estamos confeccionando 300 peças de roupas infantis, entre vestidos, calcinhas, shorts e camiseta para levarmos”, pontua Fernanda

Em Nampula, Fernanda pesa uma das crianças do projeto que visa combater a desnutrição

Funfarme promove treinamento para 150 voluntários que atuam no complexo Durante o mês de maio a Fundação promoveu um treinamento para 150 voluntários que atuam solidariamente em todas unidades do complexo. Aos novos e antigos integrantes dos grupos foram explicadas as normas e condutas corretas para se trabalhar em uma instituição de saúde. A equipe do Só Rindo apresentou uma peça teatral mostrando de maneira bem humorada o que não fazer quando estiver trabalhando no complexo.

10 Funfarme Notícias - Maio - 2019


Educação

Fisioterapeuta da Fundação é um dos únicos brasileiros selecionados para participar de congresso em Madri O fisioterapeuta do Hemocentro, que também atua na UTI do 5º andar do HB, Thiago Maia foi um dos dois únicos brasileiros selecionados para participar do 16º Congresso Internacional Musculoesquelético, promovido pela Federação Mundial de Hemofilia (WFH, sigla em inglês), realizado entre 10 e 12 de maio, em Madri, na Espanha. Foram enviados quase 150 trabalhos relativos à hemofilia do mundo todo e selecionados, apenas, 40. Entre eles, o do fisioterapeuta da Funfarme. O estudo de Maia traça um perfil dos problemas musculoesqueléticos e social dos pacientes com a do-

ença que, hoje, são tratados no Hemocentro. O profissional começou a monitorar estes pacientes em 2000, à época ainda na faculdade, quando os atendimentos eram feitos no Ambulatório. Os resultados viraram um pôster que foi apresentado no Congresso. “Mais do que aprender novas técnicas, a gente troca experiências e a grande lição é ver o que podemos absorver e aplicar a nossa realidade de trabalho. Além disso, ver o que é possível fazer em outros países, nos dá argumentos para lutar por melhorias no atendimento e infraestrutura daqui”, pontua Maia.

Funfarme oferece treinamento de cateter guiado para 100 residentes Residentes da Funfarme receberam um treinamento sobre o uso do cateter guiado com utilização de ultrassom para visualização em tempo real do procedimento que traz mais segurança para o paciente. Com isso, os riscos de complicações por perfurações diminuem consideravelmente. Até fevereiro deste ano foram feitos 688 procedimentos e o risco de complicações caíram de até 15% para 0,7%. Esse treinamento é dado a todos os profissionais que ingressam na Fundação desde 2013 e, em 2019, a compra de dois simuladores de treinamento para veia e artéria permitiram a complementação da aula teórica com uma parte prática. Ao longo destes 7 anos, mais de 700 residentes em medicina foram treinados.

Funfarme Notícias - Maio - 2019 11


Colaboradores Funfarme

Após 40 anos de trabalho no complexo, Neusa se despede com festa emocionante

Dona Neusa, sentada com a placa, agradeceu ao carinho de todos

Com um pequeno café da manhã na sala do Orçamento do HB usado como desculpa para uma grande festa surpresa no Mezanino, a colaboradora Neusa Bachega se despediu do complexo após quase 40 anos de serviços prestados, no dia 30 de abril. As colegas de trabalho, do setor de Orçamento, organizaram um café da manhã para homenageá-la por sua aposentadoria, decoraram o lugar com bexigas e fotos delas. Após confrater-

nizarem, sua amiga Fabiana Ferreira, que sentava em frente a Dona Neusa, usou a desculpa de serem chamadas à diretoria, mas, que antes, deveriam passar no mezanino para devolver uma chave. Quando Dona Neusa abriu a porta do mezanino, desabou a chorar. Colaboradores de diversos setores, como da Telefonia, médicos, outros profissionais e diretores, a esperavam com uma grande festa de despedida.

Foi emocionante ver todos reunidos, receber tanto carinho e homenagem. Fico muito feliz de ter contribuído com tanta gente. Muito obrigada! Neusa Bachega

Dia Internacional da Síndrome de Ehlers-Danlos A fim de enfatizar e chamar atenção para uma doença que atinge milhares de pessoas no mundo todo e ainda assim pouco conhecida, foi criado no dia 15 de maio o Dia Internacional da Síndrome de Ehlers-Danlos. Esta é uma característica causada por uma falha genética que permite estender as articulações além dos padrões. Muitas vezes, tal condição é erroneamente considerada uma vantagem, como as de contorcionistas, mas, se não tratada no tempo correto, pode até levar à deformidade. O Ambulatório que cuida da doença na Fundação, coordenado pela fisioterapeuta Neuseli Lamari, é referência mundial no assunto e fez alerta para pais e profissionais se atentarem aos sintomas. 12 Funfarme Notícias - Maio - 2019

Neuseli, ao centro, com aprimorandos, pais e pacientes; a doença pode atingir 40% da população, segundo estudos, e acomete a mais de um membro do família


Treinamento

Bem Estar e Qualidade de Vida no Trabalho desenvolve treinamento para lideranças da Funfarme Visando melhorar todos os aspectos da saúde mental e física das lideranças da Funfarme, o setor de Bem Estar e Qualidade de Vida no Trabalho criou treinamento que desenvolve 10 habilidades de vida propostas pelo Ministério da Saúde. O fortalecimento destas competências, por sua vez, melhora a qualidade do serviço prestado. Os en-

contros duram cerca de 1 hora e meia, num total de 10, um para desenvolver cada habilidade. Entre elas estão: Autoconhecimento, Empatia, Comunicação Eficaz, Relacionamento Interpessoal, Tomada de Decisão, entre ouras. A primeira parte do treinamento que começou no dia 11 de março e foi até 24 de maio, é fruto de um trabalho de Douto-

rado e mestrado das psicólogas Eliane Dionisio e Tania Carvalho e, até agora, treinaram 50 líderes de todo complexo. Desde 2013 este setor elabora ações de assistência com todos colaboradores da Funfarme. Lideranças detectam as adversidades e repassam ao Bem Estar, que desenvolvem um treinamento de forma mais objetiva e assertiva para cada um.

Funfarme Notícias - Maio - 2019 13


Dia das Mães

e c i al p s e a i d m U só delas No dia 10 de maio, o Instituto Lucy Montoro preparou uma ação mais que especial para o Dia das Mães. Ao todo, 50 mães passaram por maquiagem completa e em seguida participaram de uma sessão de fotos com os filhos. Quem passou pelos corredores do Lucy, encantou-se com o painéis que ficaram expostos durante todo o mês de maio.

Foi o presente ideal, amei a exposição. Uma ideia muito legal que nos aproxima ainda mais do ambiente e isso fez a gente se sentir mais acolhido. Muito obrigado a todos envolvidos. Nadja de Lima Nadja de Lima, mãe do Enzo Gabriel, ficou encantada com a iniciativa do Instituto e se emocionou com o resultado final

Murais com fotos das mães de pacientes e de pacientes que são mães ficaram expostos na unidade

ICA comemora data com música e café da manhã Pacientes e acompanhantes do ICA tiveram boa surpresa no dia 6 de maio. As voluntárias da AVOHB organizaram um delicioso café da manhã, com pães, bolos e iogurte, com os quais recepcionaram a todos à chegada do instituto. Enquanto degustavam o lanche, puderam aproveitar canções do coral “Operação Alegria em Canto”, formado por 12 voluntárias. Em seguida, o violinista Adriano dos Reis executou obras clássicas e música popular brasileira. Café da manhã servido pela AVOHB agradou aos pacientes 14 Funfarme Notícias - Maio - 2019


Dia das Mães

Dia de beleza e palestra para as mães do complexo Ao final, o diretor da Fundação, Dr. Jorge Fares, sorteou kits de beleza para as colaboradoras

O grupo Amigos de Cuca e alunas do curso de estética da Unorp estiveram no HCM, no dia 10 de maio, maquiando e pintando com henna as sobrancelhas das mamães das crianças. Já no mezanino do HB, a influenciadora digital Ana Paula Castilho palestrou para diversas mães que lotaram o local. A palestra foi sobre a importância da mulher sempre reservar um tempinho para si mesma.

As voluntárias da Unorp transformaram as mães do HCM, deixando o dia delas com mais beleza

Pacientes da Quimioterapia do HB recebem surpresa de alunos da Famerp Nos dias 9 e 10 de maio, em comemoração do Dia das Mães, os alunos Liga de Oncologia da Famerp (LOF) fizeram surpresa às mulheres em tratamento quimioterápico no HB. Os estudantes da Liga ficaram responsáveis por escrever cartas a estas pacientes com o tema “Se você fosse minha mãe...”. Quando chegaram para o tratamento, eles fizeram a leitura da carta e entregaram uma rosa. Dona Claudete Diassati, que está na fase final do tratamento de câncer de intestino, veio com a filha Tamires para fazer o acompanhamento médico da doença. A paciente ficou muito grata com a ação. “Além dela (Tamires), tenho o Thiago. Eles se revezam para me acompanhar aqui na químio. Acabo de comentar que eles me ajudam muito e, saber

Claudete Diassati, ao centrocom a filha Tamires, diz foi uma das surpreendidas pela Liga de Oncologia da Famerp

que alguém também se importa com o que passamos, é muito gratificante. Posso dizer que ganhei mais um filho”, emociona-se Diassati. A atividade faz parte de um Projeto de Extensão da Faculdade, coordena-

do pela Enfa. Profa. Célia Alves, que reúne na LOF alunos de todos os cursos da Famerp e tem o objetivo de ensinar que a humanização é tão importante quanto o tratamento tradicional.

Funfarme Notícias - Maio - 2019 15


Gratidão

Dia do profissional da limpeza é lembrado com palestra para colaboradores No dia do profissional de limpeza, 2 de maio, os colaboradores da Funfarme participaram de uma palestra motivacional para celebrar a data. Em uma aula bem didática e alegre, o palestrante Antônio Carlos, voluntário há 17 anos na Fundação, enfatizou os temas ligados à felicidade, vida financeira saudável, harmonia entre família, amigos e felicidade proporcionada pelo trabalho. Ao final, os colaboradores ainda participaram de sorteio de brindes e mimos da instituição.

Serviço de Higiene e Limpeza Atualmente o SHL conta com colaboradores que atuam nos 3 turnos

440

Imagem de Nossa Senhora de Nazaré visita crianças no HCM No dia 3 de maio, o HCM recebeu a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que emocionou pacientes, acompanhantes e colaboradores do hospital. Os organizadores prepararam uma programação especial nesta décima visita da imagem a Rio Preto. A imagem é a mesma utilizada no Círio de Nazaré, em Belém do Pará, que atrai milhões em uma procissão no segundo domingo de outubro. 16 Funfarme Notícias - Maio - 2019


RHC

Câncer de tireoide é predominante em mulheres A tireoide é uma glândula, que está localizada na parte da frente do pescoço. Ela produz hormônios que regulam o seu metabolismo, ou seja, ela coordena todo o processo de armazenamento e de uso da energia pelo seu corpo. Quando as células desta glândula começam a crescer desordenadamente e a formar nódulos, considera-se um câncer de tireoide.

Traqueia

Distribuição por gênero na Fundação Do total de 560 pacientes atendidos em 5 anos...

18%

Como é feito o diagnóstico A maneira mais confiável de diagnosticar o câncer de tireoide é através da aspiração do nódulo com uma agulha fina, que inserida no nódulo retira células ou fluidos do nódulo que são analisadas ao microscópio.

Fatores de risco Os fatores de risco abaixo podem levar ao aparecimento de um tumor na tireoide. No entanto, não são determinantes para a doença. Alguns pacientes podem não ter nenhum destes fatores e, ainda assim, desenvolver um câncer na glândula. • Ter passado por tratamento com radiação para a cabeça, pescoço ou tórax • História familiar de câncer de tireoide • Idade superior a 40 anos

Causas Não se tem uma causa exata, mas as pessoas com os fatores de risco acima são mais vulneráveis.

Tireoide

82%

Tipos e característica do câncer de tireoide Papilífero:

é o tipo mais comum e representa 80% dos casos. Geralmente cresce muito lentamente e muitas vezes se espalha para os gânglios linfáticos do pescoço. É raro espalhar para os pulmões ou ossos. Atinge as mulheres duas vezes mais que os homens e pode ocorrer em pessoas com idade de 30 a 50 anos. 86% dos casos de câncer de tireoide tratados na Fundação são deste tipo.

Folicular: é o segundo tipo mais comum, englobando cerca de 10 a 15% dos

casos. Raramente se espalha para linfonodos e pode migrar para os pulmões ou ossos. Afeta duas vezes mais as mulheres que aos homens e a idade do paciente típico é de 40 a 60 anos. Se o tumor for detectado ainda pequeno e restrito à tireoide, a taxa de cura total é alta em pacientes jovens. 8% dos casos de câncer de tireoide tratados na Fundação são deste tipo.

Medular: é bastante incomum, abarcando menos de 5 % dos casos. Quando

não se espalha para além da tireoide, os pacientes têm enormes chances de sobreviver. Quando a doença atinge outros órgãos, as chances diminuem em mais de 60%. Este tipo pode ocorrer repetidamente em membros da mesma família e requer uma avaliação cuidadosa para determinar se outros membros da família estão em risco. 0,5% dos casos de câncer de tireoide tratados na Fundação são deste tipo.

Anaplásico:

é a forma mais rara, chegando a cerca de 1 a 2% dos casos, e o mais agressivo. É comum retornar após o tratamento e a expectativa de vida não é muito alta. Afeta mais homens do que mulheres, é muito raro em pessoas jovens e na maioria dos casos ocorre em pessoas com mais de 65 anos. 1% dos casos de câncer de tireoide tratados na Fundação são deste tipo. Funfarme Notícias - Maio - 2019 17


Cultura

Como melhorar sua leitura A leitura é importante para melhorar diversos aspectos de nossas vidas, além de ser um passatempo bastante proveitoso e divertido. É por meio dela que podemos percorrer por literaturas, romances, biografias ou até mesmo crônicas. Ler é uma habilidade enriquecedora e, como qualquer habilidade, requer tempo e prática para que seja dominada. Confira algumas dicas para se tornar um leitor aplicado.

Tenha sempre um livro em mãos

Todos nós temos um tempinho vago durante o dia e, ao invés de pegarmos o celular e passar um bom tempo navegando em vão, poderíamos ler algumas página de um livro. Ao longo de um ano, você terá lido muitos livros.

Se coloque uma meta

Desafie-se a ler um número fixo de páginas todos os dias, enquanto não atingir a meta, não se dê por vencido. Isso fará a maior diferença em suas habilidades de leitura.

Agradecimentos

Leia livros famosos

Um best-seller só é muito vendido por um motivo: o público adora. Normalmente, eles agradam muita gente porque são tramas mais envolventes, ou até com a linguagem fácil e divertida. Livros que são adaptações de filmes, séries ou até mesmo os clássicos, cos-

tumam dar um incentivo extra como por exemplo: Um Amor Para Recordar (Nicholas Sparks), Guerra dos tronos (George R. R. Martin), ou clássicos como Ensaio sobre a cegueira (José Saramago), todos estes podem ser retirados na Biblioteca Funfarme.

Reconhecimento à qualidade do profissional da Funfarme

Gostaria de agradecer enfermeiros e médicos da UTI do 5ª andar do SUS, por toda a equipe que cuidou da minha mãe Antônia Aparecida. Agradeço a Deus por ela ter ido para ao HB de Rio Preto pela competência dos médicos, enfermeiros e estrutura em geral muito boa. Mesmo longe de minha família me senti acolhida por todos.

Como profissional de saúde já tenho um olhar especial aos técnicos da área, porém o que encontrei na equipe técnica de enfermagem, medicina, limpeza e copa foi muito além do que apenas a missão desempenhada, encontrei acolhimento, amor, dedicação e humanização. Agradeço cada gesto, cada procedimento realizado, cada palavra de carinho.

Não tenho nada a reclamar, apenas elogiar. Ficamos no hospital por 21 dias e a todo momento fui bem atendida e sempre que precisei de uma atenção especial médicos e enfermeiras estavam de prontidão. Sou muito grata a todos da equipe de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica.

Luciana Ameri - Rio Preto

Elisabete Reis – Rio Preto

Lorena Bettina Souza Prudencio - Rio Preto

18 Funfarme Notícias - Maio - 2019


Espaço ASFF

SALÃO DE BELEZA ASFF Associados ASFF têm desconto no Salão de Beleza Stylu´s Hair, instalado no Clube da ASFF!

ANUNCIOS

Ateliê Criativo, Cursos, Presentes - 98802-9961 Loja física Avenida Anisio Hadad 3301-4950

Procedimentos estéticos ao seu alcance no bairro Higienópolis 98225-2024

Envie uma mensagem para (17) 99631-3380

Centro Acadêmico Famerp 98162-3129/ 99704-7664

e fique por dentro de tudo o que acontece na ASFF Acompanhem nossas redes sociais e fiquem por dentro das novidades! facebook.com/ asff.funfarmeefamerp

@asffoficial

Funfarme Notícias - Maio - 2019 19


NHE

DENGUE:

O problema é de todos, e a solução também Tabela 2. Doenças e Agravos de Notificação Compulsória, notificados na FUNFARME no ano de 2018 e de janeiro a abril de 2019

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Existem quatro sorotipos do vírus em circulação no país, sendo eles: DENV 1, 2, 3 e 4. Após picar uma pessoa infectada, a fêmea do mosquito pode transmitir o vírus para outras pessoas, não sendo transmissível de pessoa a pessoa. O período de incubação no homem varia de 4 a 10 dias, sendo em média de 5 a 6 dias. SINTOMAS: A infecção pode ser sem sintomas, leve ou causar doença grave, levando à morte. A primeira manifestação é febre alta, de início repentino, que dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo, articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e coceira na pele. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Os óbitos podem ser evitados e dependem, na maioria das vezes, da qualidade da assistência prestada. TRATAMENTO: Não existe tratamento específico, sendo apenas para aliviar os sintomas. É importante procurar um serviço de saúde no início dos sintomas, ingerir bastante líquido e não tomar medicamentos por conta própria. PREVENÇÃO: A forma de prevenção mais eficaz é combater o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo e eliminando possíveis criadouros. Repelentes e inseticidas também podem ser utilizados. Existe apenas uma vacina contra dengue registrada na Anvisa, que não está disponível na rede pública.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Referências: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de Vigilância em Saúde/ Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde– Brasília: Ministério da Saúde, 2017.

*Dados provisórios, investigações em andamento, levantamento até dia 13/05/2019 - **SRAG(Síndrome Respiratória Aguda Grave) - Not.(notificados) Conf.(confirmados) - Dengue e influenza até 13/05/2019

Doenças de Notificação Compulsória! - NOTIFIQUE NHE/FUNFARME - Ramais do NHE/HB – 1380 e 1837. Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00. À noite, nos finais de semana e feriados, no NHE ou no telefone do plantão do Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado de SP (17) 3227-8814. 20 Funfarme Notícias - Maio - 2019

Profile for Funfarme - Hospital de Base

Revista Funfarme - Maio 2019  

Revista Funfarme - Maio 2019  

Profile for funfarme
Advertisement