Revista hb maio 2012

Page 15

SHL e Parque de Resíduos

Soldados da higiene e do bem estar Boas práticas em higiene hospitalar e técnicas corretas de limpeza fazem parte dos princípios do Hospital de Base, que preza na qualidade da higienização para se evitar contaminações e a disseminação de infecções, já que um hospital concentra inúmeros microorganismos, bactérias e vírus nocivos à saúde dos pacientes e também dos trabalhadores. Com cerca de 250 colaboradores, divididos em funcionários contratados e terceirizados, o Serviço de Higiene e Limpeza do HB (SHL) é responsável por proporcionar aos clientes internos e externos um ambiente limpo e esteticamente organizado, livre de mau odor, visando conforto, segurança e bem estar. O setor é supervisionado pela enfermeira Emilângela Andrade, que está há 10 anos no cargo, com o auxílio da encarregada Iraci Finco, que tem esta responsabilidade há 18 anos. Além delas, mais 8 encarregadas e 2 enfermeiras das empresas terceirizadas auxiliam na função. A utilização de boas práticas durante a execução dos processos de limpeza, além de eliminar a sujidade visível e reduzir a carga microbiana das superfícies, evita a disseminação de microrganismos através da adoção de medidas de controle, preserva a saúde ocupacional e o meio ambiente. Segundo a supervisora Emilângela, um grande desafio do setor é encontrar funcionários qualificados para o cargo, para o quadro operacional é fundamental as seguintes características: - pró-atividade, - facilidade de trabalho em equipe, - organização, - comprometimento, - vontade de aprender - ter nível mínimo de escolaridade “Agradeço muito o apoio da Diretoria e Superintendência que estão com uma excelente visão em relação ao SHL e parque de resíduos tem nos apoiado em mudanças, melhorias e avanços tecnológicos. O apoio deles é fundamental para a evolução do nosso setor”, conclui Emilângela.

Parque de Resíduos - O HB produz cerca de 2 toneladas de lixo por dia

O Parque de Resíduos tem 1.300 m² e é o local destinado a coleta de todos os tipos de resíduos do hospital. Separam-se resíduo comum, químicos, reciclagens e, principalmente, é feito o tratamento de todos os resíduos infectantes produzidos no hospital, Ambulatório e Hemocentro. O setor tem uma equipe composta por 04 coletores de resíduos, 02 operadores de máquina (autoclave), 1 operador de guincho e mais 4 funcionários terceirizados. Aproximadamente 800 quilos de lixos são autoclavados por dia, ou seja, esterilizados e descaracterizados de sua forma original, pois após o processo de esterilização, passam por um triturador e assim após todo esse processo se transformam em resíduo comum e são transportados pela Coleta Municipal. Estamos todos envolvidos, diretamente ou indiretamente, com a questão do resíduo hospitalar, por isso o processo não pode parar e assim as melhorias são constantes.

Equipe do Parque de Resíduos

Melhorias realizadas recentemente: • Aumento do quadro de funcionários; • Aquisição de novos containers para resíduos e roupa suja; • Reforma do guincho, espaço das coletas com a reforma das sacadas para colocação dos containers e expurgos de todos os andares de acesso as sacadas; • Em parceria com as engenharias, está sendo discutido o novo projeto de transporte das carretas de lixo até o Parque de Resíduos • Início das reformas no mês de julho e modernização das autoclaves, com parcerias com as engenharias e SESMT.

Colaboradoras do SHL Revista do HB - Maio - 2012

15


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.