Page 1

Págs. 8 e 9

Colaboradores e filhos são beneficiados com Kit Escolar 2012

Ano X / Nº 121 - Janeiro 2012

Agradecimento aos Voluntários Retrospectiva Hemocentro 2011 Retrospectiva Ambulatório

Pág. 14 Nova Fachada do Ambulatório

Pág. 10

Pág. 10


Editorial

EDITORIAL

2011 foi um ano de

EDITORIAL

evolução no HB

Na primeira edição da revista de 2012 vamos relembrar alguns fatos que marcaram o ano de 2011 no Hospital de Base. Grandes inaugurações realizadas, como o Centro de Reabilitação Lucy Montoro, Centro Integrado de Pesquisas, novo Laboratório Central – um dos melhores da América Latina – e Unidade de Transplantes. O Ambulatório iniciou várias obras e readequou muitos setores. Entre elas, a reforma do laboratório, a construção e inicio da sala do aparelho PUVA, nova fachada, construção de uma copa para funcionários e cozinha para auxiliar os voluntários, readequação da sala de Otorrino e sala de acupuntura, entre outros. O Hemocentro contou com aquisição de novos equipamentos, desenvolvimento de novas tecnologias, campanhas de doação de sangue e capacitação de funcionários e ISO 9001. Nossos estagiários elegeram o HB como uma das melhores empresas para estagiar, a equipe da enfermagem foi premiada pela excelência na gestão, nossa maternidade foi eleita pelo usuário SUS, como a melhor do Estado de São Paulo, além disso, ganhamos mais uma vez o prêmio amigo do Meio Ambiente. A diretoria se preocupou a todo o momento com a qualidade do serviço e atendimento prestado aos usuários, assim como em um melhor ambiente de trabalho para nossos colaboradores. Nossos voluntários foram muito importantes em 2011, levaram alegria a quem estava triste, alimento a quem estava com fome e uma palavra amiga a quem precisava de um conforto. Com tantas conquistas, podemos evoluir ainda mais em 2012 e contamos com a colaboração de todos os nossos funcionários, parceiros e voluntários.

Dr. Horácio José Ramalho – Diretor Executivo Funfarme/HB Dr. Jorge Fares – Diretor Administrativo HB

Revista HB está com novo visual

A revista do HB de Janeiro vem com um visual moderno e inovador. As páginas e capa estão mais “clean” e com mais ilustrações. O layout com a logo da instituição também mudou. Estamos trabalhando para modernizar sempre e proporcionar ao colaborador uma leitura mais agradável. Não se esqueça de seguir o hospital nas redes sociais – Twitter e Facebook -. Envie-nos sugestões de pauta para a revista e site: ramal: 1496 ou móvel: 2003. Também por e-mail: luis@intermidiariopreto.com.br ou camila@intermidiariopreto.com.br

02 Revista do HB - Jeneiro - 2012

Sumário 02

n

Editorial

n

Retrospectiva 2011

03 a 07

n

Entrega Kit Escolar

08 a 09

n

Hemocentro

10

n

Lucy Montoro

11

n

Ambulatório

n

Voluntarios 2011

12 e 13 14

Unidade de Transplantes

15

1ª Captação de Pulmão

16

n

n

Expediente

Informativo Fundação Faculdade Regional de Medicina Ano X / Nº 121 Janeiro - 2012 • Diretor Executivo Funfarme: Dr. Horácio José Ramalho • Vice-Diretor Executivo Funfarme: Dr. José Luis E. Francisco • Coordenador de RH e DP: Dr. Paulo Nakaoski • Diretor Administrativo HB: Dr. Jorge Fares Vice-Diretor Administrativo HB: Dr. Newton Bordin Júnior • Diretor Clínico: Dr. Jorge Adas Dib • Vice-Diretor Clínico: Dr. João Fernando Picollo • Diretor Técnico: Dr. Roberto Yagi • Diretor do Hemocentro: Dr. Octávio Ricci Júnior • Diretor do Ambulatório: Dr. Aldenis Borim • Diretora Lucy Montoro: Dra. Regina Chueire • Produção Editorial: Intermídia Publicações – 17- 3353-2083 • Jornalista Responsável: MTB: 24.527 • Produção: Luis Fernando Neves • Diagramação: Roger Goulart • Colaboração: Camila Galvão • Impressão: Fotogravura Rio Preto • Tiragem: 2000 exemplares


Retrospectiva 2011

10 de Fevereiro

Inauguração do Novo Laboratório Central Em fevereiro tivemos um grande avanço na estrutura laboratorial do nosso hospital. Foi inaugurado o novo Laboratório Central do HB, o mais moderno de todo o Noroeste Paulista, com equipamentos de última geração, os mesmos utilizados no exterior.

30 de maio

Maternidade do HB é eleita a melhor do Estado A maternidade do Hospital de Base ganha o prêmio estadual de melhor maternidade, eleita pelos usuários do Sistema Único de Saúde.

23 de março

HB inaugura Sala de Telemedicina O HB inaugurou, no dia 23 de março, uma nova ferramenta de tecnologia que traz mais agilidade na discussão de casos clínicos e melhor qualidade de ensino para os residentes e estudantes da Famerp. Com a nova tecnologia é possível trocar informações médicas, estudo de casos, análise de imagens médicas, radiologia por imagem, atualização médica à distância entre outras novidades.

02 de maio

Cantor Marrone é internado no HB Helicóptero cai com o cantor sertanejo Marrone e ele é internado no HB, voltando assim, toda a mídia nacional para o hospital.

Revista do HB - Janeiro - 2012

03


Retrospectiva 2011

26 de julho

07 de julho

Equipe do HB auxilia na 1ª coleta de órgãos do Ielar

Equipe do HB ajuda Santa Casa de Jales a realizar primeira captação de órgãos

No dia 26 de julho, o hospital Ielar de Rio Preto, com a ajuda dos enfermeiros do Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos d HB, fez a primeira captação de órgãos da história da instituição.

Com o auxílio da equipe de Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos do HB, Santa Casa de Jales consegue realizar a primeira captação de órgãos na história da cidade.

28 de junho 03 de junho

Hospital de Base e Famerp recebem visita de comitiva da China Uma comissão chinesa, composta por 8 pessoas e, liderada pelo prefeito de Nantong, Ding Dawei, visitou o HB e Famerp, com o objetivo de firmar um convênio para troca de informações e experiências entre profissionais de nossa instituição e a instituição de saúde chinesa.

04 Revista do HB - Jeneiro - 2012

HB é o primeiro hospital do interior a realizar cirurgia de mal de Parkinson pelo SUS A primeira cirurgia de Mal de Parkinson realizada pelo SUS no interior do Estado, através da implantação de eletrodos no cérebro do paciente, controlados por uma espécie de marcapasso, foi realizada no dia 28 de junho no HB.


Retrospectiva 2011

12 de agosto

HB inaugura um dos 5 maiores Centros Integrado de Pesquisas da América Latina A instituição inaugura Centro Integrado de Pesquisas, Dr. Horácio José Ramalho, que foi planejado para conduzir estudos clínicos e pesquisas básicas, nacionais e internacionais, nas mais diversas especialidades.

Representantes da Secretaria de Saúde do Estado visitam HB Em abril, o Secretário Adjunto da Secretaria de Saúde, Dr. José Manoel de Camargo Teixeira, Dr. Olimpio Bittar - coordenador dos hospitais de ensino do Estado-, Dr. Afonso Viviane - Coordenador das Divisões Regionais de Saúde e Dr. Manoel Pedro Teixeira visitaram o HB em abril, o Centro de Reabilitação Lucy Montoro e Hospital Materno Infantil. Conheceram os setores, as obras concluídas e obras em andamento.

Aumento de leitos pediátricos

Em 2011, o HB aumentou o número de leitos credenciados da UTI pediátrica de 6 para 20, resultando em 14 leitos adicionais, mais opções de tratamento intensivo para as crianças da região. Revista do HB - Janeiro - 2012

05


Retrospectiva 2011

Enfermagem do HB é premiada pelo Coren SP A enfermagem do HB foi premiada pelo Coren São Paulo, por estar entre as 53 melhores organizações hospitalares, públicas e privadas, do Estado de São Paulo com excelência em gestão hospitalar na enfermagem. A equipe do HB, composta por mais de 1500 profissionais foi premiada como “Gestão com Qualidade: Dimensão Hospitalar”, pelo Conselho Regional de Enfermagem.

08 de setembro

01 de outubro

SIPAT 2011

Instituto do Câncer fica Rosa

Com um novo formato, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Funfarme propôs mais interatividade com mini cursos e atividades em que o colaborador foi o grande foco.

Seguindo o padrão mundial no mês de alerta ao câncer de mama, o Instituto do Câncer do HB, pela primeira vez, fica todo cor de rosa para chamar a atenção das mulheres em relação a esta doença que mata milhares de pessoas por ano.

Equipe do HB auxilia na 1ª captação de órgãos da Santa Casa da Cidade A equipe do Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos do HB colaborou na realização da primeira captação de órgãos da história da Santa Casa de Misericórdia de Rio Preto.

06 Revista do HB - Jeneiro - 2012

HB realizou mais uma edição do tradicional jogo dos transplantados


Retrospectiva 2011

10 de dezembro

Ministro da Saúde inaugura Unidade de Transplantes no HB O Hospital de Base de Rio Preto foi destaque na revista Veja, edição 2241- “O Progresso Via Saúde” - às páginas 174 e 175, que integra a grande reportagem “ESPECIAL CIDADES”. A reportagem destaca as cidades referência em boa gestão na saúde e em outras áreas.

29 de outubro

Ministro anuncia unidade de radioterapia e confirma liberação de verba para setor de hemodinâmica do HB

HB é destaque na Revista Veja O Hospital de Base de Rio Preto foi destaque na revista Veja, edição 2241- “O Progresso Via Saúde” - às páginas 174 e 175, que integra a grande reportagem “ESPECIAL CIDADES”. A reportagem destaca as cidades referência em boa gestão na saúde e em outras áreas.

Durante visita ao HB, o Ministro da Saúde, Dr. Alexandre Padilha, anunciou a instalação de uma unidade de radioterapia na instituição e confirmou a liberação de verba para o novo setor de hemodinâmica do Hospital de Base.

25 de outubro

HB recebe 2º prêmio “Amigo do Meio Ambiente” Pelo segundo ano o Hospital de Base recebeu o prêmio da Secretaria de Saúde pelo trabalho desenvolvido na conscientização da sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Neste ano o HB foi premiado pelo trabalho de reciclagem da água na lavanderia da instituição. Com o trabalho desenvolvido, 2 milhões de litros de água são economizados por mês.

Revista do HB - Janeiro - 2012

07


Kit Escolar 2012

FUNFARME FUNFARME

Funfarme entrega 1249 kits As compras de Natal do ano anterior vão ser pagas em janeiro, o IPVA já chegou, o IPTU também e, para quem tem filhos, a lista de material escolar. É nessa hora que o dinheiro diminui e temos que aprender a fazer malabarismo com ele. É pensando nisso, que por mais um ano consecutivo a direção da Funfarme/HB irá fornecer o Kit Escolar para seus colaboradores. Uma ajuda que auxilia muito nos gastos da família. Neste ano 1249 crianças e adolescentes serão beneficiados com o auxílio, que fornece desde as canetas até a mochila escolar, um aumento de 12% em relação ao ano anterior. Outra novidade é que em 2012 foi montada uma comissão de mães para discutir melhorias no Kit. Durante a reunião foi notada a necessidade de incluir dicionário de língua portuguesa, mochilas para maternal e jardim e livros de história infantil, além da agenda de estudante no kit. Confira o que dizem alguns de nossos colaboradores: “Além de ajudar no orçamento, é um incentivo para as famílias que não tem condições de proporcionar um material escolar de primeira para seus filhos. Parabéns HB” Nathalia e Kelly

“É muito gratificante, ajuda muito no orçamento de casa. É muito bom poder contar com este tipo de ajuda” Simone Manuel

“O material é de excelente qualidade. nossas filhas sempre nos perguntam quando o material vai chegar, esperamos ansiosas pela entrega. Uma bela iniciativa do HB” Luciana e Adriana

“Trabalho em 2 hospitais e só o HB tem essa preocupação. Isto é muito lindo, tenho orgulho de trabalhar nesse hospital, pois ele valoriza o funcionário de maneira completa”

08 Revista do HB - Jeneiro - 2012

Adriana


Kit Escolar 2012

s escolares “Adorei a mochila. É muito bonita. Vou mostrar pra todas as minhas amigas.” Gabriela, 7 anos

Para Alessandro, esta é uma bela iniciativa e uma preocupação a menos no orçamento

880 funcionários serão beneficiados com o Kit Escolar 2012

“Me sinto valorizada pela instituição. Os materiais são lindos e de extrema qualidade”

“Essa iniciativa é linda, ajuda muito o orçamento” Alício

Ana Paula

Revista do HB - Janeiro - 2012

09


Retrospectiva Hemocentro 2011

Retrospectiva Hemocentro 2011 O Hemocentro de São José do Rio Preto neste ano que passou contou com a aquisição de novos equipamentos beneficiando doadores e pacientes, com desenvolvimentos de novas tecnologias e capacitação recursos humano.

Janeiro

HEMOBRAS – Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia em parceria com o Ministério da Saúde, através de Termo de Cessão de Uso disponibilizou para o Hemocentro um Blast Freezer e um sistema de monitoramento de temperatura para toda cadeia do frio, proporcionando segurança no armazenamento de sangue e seus derivados com equipamento de congelamento rápido que otimizou a produção dos Plasmas Frescos Congelados.

Fevereiro

A Diretoria do Hemocentro em conjunto com a Diretoria Executiva, com objetivo de garantir a qualidade dos produtos e serviços prestados, firmou contrato com a empresa H2 Acessória e Consultoria Ltda para certificação ISO9001.

Agosto

O Ministério da Saúde e Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados, disponibilizou, através de projeto, verba para compra de uma Centrifuga Refrigerada para bolsas de sangue. Este equipamento agilizou nosso processo de produção de componentes, tornando possível o aumento no atendimento do número de doadores de sangue.

Maio

No Laboratório de Controle de Qualidade, foram incluídos novos exames como Ph, contagem de leucócitos, proteínas entre outros, com a finalidade de avaliar melhor nossa produção, proporcionando aos nossos pacientes sangue e componentes com qualidade comprovada.

Novembro

Os pacientes do Ambulatório de Hematologia Geral, que antes eram consultados no Ambulatório Geral foram transferidos o para o Hemocentro, sendo beneficiados com agilidade dos atendimentos, coleta e realização de exames no mesmo local e aumento no número de consultas.

Outubro

O Hemocentro passou a realizar exame de CD-34 para os pacientes da Unidade de Transplante de Medula Óssea, viabilizando rapidez no diagnostico para início de procedimentos médicos.

10 Revista do HB - Jeneiro - 2012


Lucy Montoro

Com a presença do governador do Estado, Dr. Geraldo Alckmin, diretoria da Funfarme/HB inaugura o Centro de Reabilitação Lucy Montoro Atendimentos Lucy Montoro

de setembro a Dezembro de 2011

A rede abrange as regiões de Rio Preto, Barretos e Araçatuba e presta atendimento a pessoas com deficiência física e doenças potencialmente incapacitantes, sem limite de idade e com equipamentos de alta tecnologia.

Tipo Atendimento Total (Triagem) Médica 865 Serviço Social 865 Psicologia 865 Avaliação Médica 388 Acolhimento 172 Bloqueios 216 Terapêuticos (Atd. Extra Modelo) Psicologia 14 Fisioterapia 05 Enfermagem 17 Fonoaudiologia 03 Nutrição 02 Serviço Social 05 *Modelos (1719) Proc. Especialidade 6077 não Médica Total de Atd.

9494

*Modelo é o programa no qual o paciente está incluído. A cada vinda do paciente, ao qual é contado um modelo, conta-se N atendimentos nas especialidades não médicas (em média 3).

Tipo Atendimento Oficina Grupo de Orientação

Total 14 (09 pac.) 29 (105 pac.)

Revista do HB - Janeiro - 2012

11


Retrospectiva Ambulatório 2011

Melhorias realizadas no ano de 2011 no Ambulatório n Reforma do Laboratório e organização do fluxo, encerrando o atendimento as 12h30

n

Reforma e nivelamento das calçadas Novo Laboratório proporciona conforto e agilidade

n

Implantação de um relógio de Ponto, liberando o acesso de entrada e saída de médicos do estacionamento para ambulatório. (Rua Antonio de Godoy- Ref. Dermato e Ginecologia)

n

Abertura do corredor da Oftalmologia, propiciando a melhoria da circulação do ar neste espaço, com atendimento de 140 pacientes por dia.

n

Construção de uma sala e a instalação do aparelho PUVA para tratamento de psoríase e vitiligo. Pioneiro para os pacientes do SUS.

Dr. João Roberto exibe o equipamento PUVA

n Início da construção da copa com espaço para os funcionários e da cozinha para distribuição da sopa dos voluntários

n Sinalização dos setores através de placas de identifi-

n Instalação de novas cadeiras nos corredores e instalação de sistema purificador de água

cação.

n

n

Mudança da sala de acupuntura, com espaço e acomodações melhor adaptados;

Treinamento e Reciclagem Continua da inserção de consulta online com os colaboradores das regiões de saúde. (Técnicas de treinamento com nível de qualidade)

n Implantação do Sistema Webcas para municípios e DRSs. (viabilizar com eficiência agendamento de consultas regiões de saúde)

12 Revista do HB - Jeneiro - 2012

n Integração Sistemas Webcas e MV (consolidado) (Execução com agilidade, maximizando resultados)


Retrospectiva Ambulatório 2011

n Ampliação da recepção e sala de espera para os pacientes da Otorrino, com atendimento de 80 pacientes por dia.

n Padronização nos remanejamentos de consultas com reposição de vagas nas agendas médicas quando bloqueadas por motivo de férias, congressos e outros.

Silvana e Marta apresentam a sala de espera da Otorrino

n Aquisição de novos equipamentos hos-

n Mudança na tela de agendamento e de

pitalares como: -Cadeiras de roda -Divãs, -2 Eletrocautérios (Cirurgia Geral e Otorrino) -1 Fonte de luz para Otorrino, -3 Cistoscópios e 3 pinças de biópsia para Urologia, podendo assim, adequar a desinfecção dos mesmos junto ao protocolo do CCIH e Central de Materiais.

controle de cotas do programa MV, proporcionando aos funcionários maior agilidade.

n Readequação da chamada de senhas através do painel eletrônico, permanecendo 05 guichês para atendimentos preferenciais com o objetivo de agilizar os atendimentos prioritários.

n Aquisição de cadeiras para obesos. n

Realização agendamento de consultas para funcionários/pais, esposo (a) e filhos dos mesmos.

n Reforma da estrutura, com pintura das grades A Central de Pós consulta está toda informatizada e disponibiliza até senhas prioritárias

n Work book consultas deficiência auditiva. n Locação do novo espe, onde serão armazenados de forma correta e em melhor conservação o inativo dos setores e porte do Same inativo.

que cercam o Ambulatório, dos pisos externos do ambulatório e identificação da fachada do prédio

n Agendamento Cross p/ Lucy Montoro (pac. pós internado)

n Equipamentos hardware novos n Maximização de resultados: número de funcionários compatíveis; agilidade na execução do agendamento no prazo determinado (30 dias) cota/bolsão e pós-internado. Revista do HB - Janeiro - 2012

13


Voluntários

Agradecimento Especial Nosso muito obrigado a vocês voluntários, que fizeram o ano de 2011 ser mais alegre aos nossos pacientes e colaboradores. A ajuda de vocês foi essencial para um ambiente mais aconchegante e feliz. Contamos com vocês em 2012!

14 Revista do HB - Jeneiro - 2012


Transplantes

Unidade de Transplantes do HB inicia atividades A Unidade de Transplantes do Hospital de Base, que foi inaugurada em dezembro pelo Ministro da Saúde, Dr. Alexandre Padilha, iniciou no dia 23 de janeiro, suas atividades. Instalada no 8° andar do hospital, ela já está com 14 leitos em funcionamento para pacientes transplantados de rim ou fígado e futuramente coração. A Unidade dispõe de instalações comparáveis às dos principais centros nacionais e internacionais e ocupa área total de 800m², contando com 32 leitos estruturados para atender especificamente às necessidades de acessibilidade do paciente transplantado. O Hospital de Base é uma das poucas instituições do país a centralizar esses procedimentos com autorização do Ministério da Saúde.

Enfermeira Hellen conversa com paciente Maria Aparecida

Servir quem nos serve No último dezembro, a diretoria da Funfarme e HB fez uma justa homenagem aos colaboradores da instituição, que sempre servem a todos em seu dia a dia. Os funcionários do Serviço de Nutrição e Dietética do HB, que são os colaboradores ligados a área do refeitório e copa foram “servidos” durante um delicioso café-da-manhã. “Eles sempre estão servindo a todos com alegria e satisfação é mais do que justo que eles também tenham um dia para desfrutar de um delicioso café da manhã com seus companheiros”, dizem os diretores Dr. Horácio e Dr. Jorge.

Revista do HB - Janeiro - 2012

15


1ª Captação no HB

HB realiza 1ª captação de pulmões na região A instituição já tem profissional preparado para um futuro serviço de transplante de pulmão Dr. Henrique permaneceu 1 ano no Canadá se especializando em Transplante de Pulmão

No dia 14 de janeiro, médicos do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo e membros do Serviço de Procura de Órgãos do HB realizaram a primeira captação de pulmões da nossa região. “Essa captação de pulmão é uma grande conquista da instituição, um trabalho bem feito pela equipe de captação. Estamos trabalhando para implantar o serviço de transplante de pulmão aqui no HB daqui 2 anos, mas antes temos que aprimorar a equipe”, diz Dr. José Luis Esteves Francisco, vice-diretor executivo Funfarme/HB. E quando o assunto é aprimoramento nesta área, podemos ressaltar que nosso médico Dr. Henrique Netmann, já está bem preparado. Ele ficou por 1 ano no Canadá aprimorando técnicas em relação ao transplante de pulmão e está pronto para auxiliar na estruturação de uma equipe dentro da instituição, com a coordenação do Dr. Francisco Cury. Durante sua jornada no exterior, ele participou de mais de 50 transplantes. O Canadá é referência Mundial neste procedimento, sendo o país que mais realiza este tipo de transplante no mundo.

Orgulho de ser HB Na primeira semana de janeiro, a equipe da UTI do convênio estava em comemoração com direito a refrigerante, bolo e sorvete. Algum motivo especial? – Sim! – A técnica de enfermagem Rosirene, completou 2 anos de HB no dia 07 e fez questão de registrar o momento com os companheiros do setor. “Muitas pessoas podem achar bobagem comemorar 2 anos na instituição, mas para mim é motivo de orgulho. Amo o que faço, amo meu setor e amo a instituição e o meu jeito de agradecer o meu acolhimento desde que entrei é festejar com meus companheiros”.

16 Revista do HB - Jeneiro - 2012

Revista hb janeiro 2012  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you