Page 1

Ano VIII / Nº 108 - Dezembro - 2010

FESTA DE FIM DE ANO DO HB

Com salão lotado, festa de confraternização do HB é um sucesso. Confira as fotos. Páginas: 7 a 16


Cartas

Editorial

Uma festa impecável

Bem vindos a

Chegamos ao fim de mais um ano, e como de costume começamos a refletir o que fizemos no ano que se foi e nós da Diretoria da Furfarme e Hospital de Base temos orgulho de analisar a jornada de 2010, afinal além de todo o avanço em atendimento e infra-estrutura do hospital, também efetuamos a implantação da maior informatização hospitalar do Brasil. Uma revolução que trouxe um pouco de dor de cabeça para todas as áreas do hospital, mas que está trazendo modernidade para este complexo hospitalar. Além disso, agora proporciona mais segurança aos pacientes e profissionais do hospital. Sabemos que o sistema ainda tem alguns ajustes para se adequar da melhor maneira ao dia a dia dos profissionais, mas temos que nos orgulhar de olhar esta realidade e agradecer pela compreensão e todo o apoio de nossos colaboradores, afinal este foi o principal destaque no HB em 2010. Aproveitando que estamos iniciando mais um ano, queremos desejar a todos muita paz, esperança, saúde e sucesso. Que neste ano todos tracem seus objetivos e batalhe dia após dia para alcançá-los. Vamos agradecer pela vida e tudo que ela nos proporcionou. Tudo Mesmo! Até as dificuldades e adversidades que se apresentam, pois nada mais são do que as grandes oportunidades de testarmos o quanto somos capazes. Ninguém pode avançar em direção ao novo se permanece obstruído, contaminado pelo velho e não se dá chance. Veja a mudança como um degrau a mais na escada que você sobe na vida. O Tempo não espera por ninguém. Faça você mesmo o seu tempo, mude enquanto é tempo, pois se você não tomar a decisão alguém em qualquer tempo, ou algum fato ou circunstância poderão manobrar o seu processo e efetuar mudanças e transformações na sua vida. Pense e reflita e entre com o pé direito e muito alegria neste ano que acaba de chegar. Feliz 2011!

Diretoria Funfarme e Hospital de Base

2

Revista do HB - Dezembro 2010

Queremos agradecer pela presença em massa dos colaboradores do HB em mais uma linda festa de confraternização organizada com muito carinho. É gratificante ver tanta alegria, tanta fartura e tantos prêmios sendo entregues. Para nós da comissão organizadora da festa é uma honra ouvir de todos os presentes que a festa foi ótima, muito animada e que tinha comida a vontade, afinal fizemos o melhor para tentar agradar a todos. Depois de um ano de muito trabalho, merecemos uma festa de ótima qualidade para nos divertirmos. Temos que parabenizar também a toda a diretoria da Funfarme / HB pelo apoio dado a festa. Parabéns a todos que colaboraram para que a festa tivesse tal beleza e já estamos de olho na festa do ano que vem, que tem que ser ainda melhor.

Éder Pinhabel e Cláudia Imbá, Diretoria e Hospital de Base Comissão Funfarme Organizadora

Expediente Informativo Fundação Faculdade Regional de Medicina Ano VIII / Nº 108 Dezembro - 2010 Diretor Administrativo: Dr. Jorge Fares Diretor Executivo Funfarme: Dr. Horácio José Ramalho Produção Editorial: Intermídia Comunicação Empresarial Fone: (17) 3353 2083 Site: www.intermidiariopreto.com.br e-mail: intermidia@intermidiariopreto.com.br Jornalista Responsável: Mtb 24.527 Fotos e textos: Luís Fernando Neves / Colaboradores Diagramação: Roger Goulart Impressão: Gráfica Fotogravura Rio Preto Fone: (17) 3016-4000


Enfermagem organiza Simpósio sobre cuidados com o paciente Com o tema “Atualização no cuidar em Enfermagem”, mais um simpósio foi organizado pela equipe de Enfermagem do HB que contou com a participação de 160 pessoas, entre enfermeiros do Hospital de Base e de hospitais da região, além dos aprimorandos. “O Simpósio atendeu as nossas expectativas e é lógico que sempre é muito útil a atualização dos profissionais”, diz a gerente de enfermagem, Maria Regina Jabur. O evento contou com a palestra sobre Práticas baseadas em evidência na enfermagem, com a Dra. Cristina Maria Galvão, da USP de Ribeirão Preto, além de mesa redonda com diversos profissionais do nosso hospital, entre eles, Adriana Moreira, Marlon de Souza Freitas, Lidiani Motto Barreta, Joseli Angelini, Jocilene Canova, Kleber Oliveira, Sônia Cavalari e Andrea Oliveira.

O enfermeiro Marlon durante simpósio

Presença ilustre da Dra. Cristina Galvão

Aos doutores Fábio Domingos, Rafael Panizza, Adriano Guirado e toda equipe do Dr. João Armando Padovani:

No dia 20 de dezembro a equipe de médicos, residentes, secretárias e enfermeiras da Otorrino e também as fonoaudiólogas receberam homenagem de uma querida paciente

“É tão triste quando temos que nos despedir de uma pessoa tão querida que apesar de não ter contato frequente já faz parte de nossa vida e é assim que me sinto hoje ao dizer um adeus ao Dr. Fábio, que com tanta dedicação realizou meu tratamento e cirurgia junto com todos os médicos da equipe. Talvez este adeus seja somente um até logo, mas o que realmente importa é a felicidade dele, pois ele merece muito. Toda essa equipe maravilhosa me proporcionou um atendimento digno, todos eles sempre foram muito prestativos, fizeram tudo que podiam para minha cirurgia ser um sucesso. Sou muito grata por tudo o que fizeram e por vocês exercerem da maneira mais bonita o verdadeiro significado de ser médico. Também agradeço as simpáticas secretárias, enfermeiras, fonoaudiólogas, enfim, todas as profissionais que estiveram envolvidas em minha recuperação. Que Deus abençoe e os acompanhe por vossas trajetórias e colham sempre resultados positivos e tenham muito sucesso”. Com carinho, Maria da Glória de Souza, operada em 18 de março de 2010.

Terapeutas Ocupacionais da DIP comemoram o Dia Mundial de Combate ao HIV A equipe de Terapia Ocupacional do HB realiza um trabalho exemplar com pacientes do Ambulatório de HIV, no Departamento de Doenças Epidemiológicas. No dia 1º de Dezembro, Dia Mundial de Combate a AIDS, as terapeutas expuseram os trabalhos manuais desenvolvidos por seus pacientes. O objetivo é arrecadar fundo com a venda dos produtos confeccionados, como enfeites e panos de pratos, para continuar as atividades no setor. O Ministério da Saúde estima que 600 mil pessoas no Brasil vivam com o HIV ou já tenham desenvolvido AIDS. A grande diferença em relação há alguns anos é que hoje há medicamentos, os antirretrovirais, capazes de reduzir a quantidade de vírus no organismo e também trabalhos desenvolvidos por equipe multidisciplinar para proporcionar qualidade de vida aos pacientes. Revista do HB - Dezembro 2010

3


Aconteceu

HB participa do maior banco de dados mundial em cirurgias cardíacas pediátricas O HB recebeu um grupo de médicos americanos do Children’s Hospital Boston, de Harvard Medical School, a melhor faculdade de medicina do Mundo. Durante esta visita os médicos avaliaram a equipe de cirurgia cardíaca pediátrica do HB e os trabalhos realizados, para acompanhar como está o andamento do projeto que vem sendo implantado desde janeiro. O projeto consiste em um banco de dados mundial, que integra os principais hospitais do mundo, localizados em países em desenvolvimento, onde são fornecidos todos os dados de cirurgias cardíacas pediátricas. Com o lançamento de dados neste sistema, que é coordenado em Harvard, é possível analisar as diferenças em cirurgias e resultados pós-cirurgicos dos países participantes. Com esta análise são montados estudos para dar nova qualidade de cirurgia e de vida a estes pacientes. “A estrada para o sucesso do desenvolvimento em um programa deste nível depende de inúmeras variáveis, que incluem apoio da administração do hospital, além de liderança de equipe médica, e também que a equipe médica seja receptiva, comprometida com seu trabalho e com a responsabilidade que este projeto exige, para que possamos trazer mais qualidade a este pacientes”, afirma a médica americana, Dra. Kathy Jenkins.

O HB é o único hospital do Brasil a participar do programa e a partir de agora é referência no mundo. Ele representa a cirurgia cardíaca pediátrica no Brasil.

Grupo da Clínica da Dor e Alegria encerra o ano festejando com os pacientes Executando suas atividades desde 1995, tanto a Clínica da Dor como a Clínica da Alegria surgiram da necessidade de um acompanhamento ainda mais próximo dos portadores de dor crônica, que unem o tratamento médico especializado a um acompanhamento multidisciplinar, com atividades recreativas e relaxamento, adquirindo melhora na qualidade de vida. Já em clima de final de ano e para desejar que o ano de 2011 seja próspero e sem dor, a equipe e pacientes festejaram no Ambulatório, com direito a troca de presentes e muita guloseimas. Durante a festa podemos observar a verdadeira alegria que o grupo proporciona com a diminuição das limitações dos pacientes.

4

Revista do HB - Dezembro 2010

Dra. Kathy Jenkins durante visita ao HB

Equipe de transplante de fígado durante cirurgia

Mega operação salva mais uma vida no HB Mais uma vez o helicóptero Águia da Polícia Militar teve que entrar em ação, desta vez a ajuda veio de Ribeirão Preto e salvou a vida de um senhor de 60 anos de Rio Preto. Segundo a equipe médica, os órgãos não chegariam a tempo sem essa parceria ente os médicos da instituição e a PM. Estes são os profissionais que se dedicam integralmente a salvar vidas e vibram por cada vitória alcançada nesta luta contra o tempo.


HB no clima do natal Solidariedade e compaixão, este é o clima que reina em dezembro no HB, muitos voluntários, muitos presentes e muitas festas para os pacientes. No Instituto do Câncer a alegria era contagiante ao ritmo da violada e do Papai Noel. Na Quimioterapia, as funcionárias organizaram uma mega festa para os pacientes, com direito a petiscos, refrigerantes, algodão doce e claro a visita do “Bom Velhinho”. Já as voluntárias da Avohb não podiam passar em branco, afinal, elas que trabalham com a solidariedade o ano todo, organizam uma super visita a todos os andares com panetone, Papai Noel, balas e muita musica de sanfona, triangulo e viola. A emoção dos pacientes e dos funcionários é contagiante e recompensa todo o esforço desses tão comprometidos voluntários. Confira as fotos

Revista do HB - Dezembro 2010

5


Natal

“Queríamos agradecer a todos que colaboraram para que a festa de final do ano do Ambulatório, parte da Antônia, torna-se inesquecível, prazerosa e a melhor, porque realmente somos uma grande família. Afinal passamos horas e horas juntos e nada mais justo que nos unirmos para selar o ano que se passou e brindar o que entra, essa foi só a primeira de várias que estão por vir. agradecemos o apoio de todos os funcionários que estiveram na chácara nos dias 03,04 e 05 de dezembro”. Eliana, Fisioterapia

6

Revista do HB - Dezembro 2010


Confraternização

Funcionários agitam a festa de confraternização durante toda a noite Tudo do bom e do melhor, foi assim que a comissão organizadora exigiu que fosse a festa de confraternização dos funcionários em 2010. E realmente não há do que se queixar: comida boa e muita música animou a galera noite afora. Até os mais tímidos se destacaram na multidão, afinal ninguém conseguiu ficar parado, todo mundo quis remexer o corpo um pouquinho. E a comissão já manda o recado: “Já estamos estruturando a festa 2011. Aguardem!”.

Revista do HB - Dezembro 2010

7


Confraternização

8

Revista do HB - Dezembro 2010


de confraternização durante toda a noite “ Agradecemos a presença do deputado Eleuses Paiva, do prefeito Valdomiro Lopes, da representante do SinSaúde Nelsi e do representante do Conselho Municipal de Saúde Nivaldo Avelino. Também ficamos gratificados com as mensagens de cumprimentos pela confraternização, do governador Geraldo Alckmin, dos deputados: Itamar Borges, Edinho Araújo, Dimas Ramalho e Vaz de Lima, além do senador Aloysio Nunes e Terezinha Pacha, representante da Secretária Municipal de Saúde”. Diretoria Executiva Funfarme

Premiados 2010

Revista do HB - Dezembro 2010

9


Confraternização

“Foi tudo muito bom, comida a vontade. Tudo do bom e do melhor. Ninguém tem do que reclamar”

Eloy, Departamento Comercial

10

Revista do HB - Dezembro 2010


Confraternização

Revista do HB - Dezembro 2010

11


Confraternização

“Estava tudo muito bem organizado, tudo muito gostoso. É uma festa que a gente tem que prestigiar sempre. E eu não perco né! Me arrumei toda pra ficar bem linda – risos-”

Rosangela Barbarotti, SHL.

12

Revista do HB - Dezembro 2010


Confraternização

Revista do HB - Dezembro 2010

13


14

Revista do HB - Dezembro 2010


Confraternização

Revista do HB - Dezembro 2010

15


Confraternização

“A festa foi muito boa, o pessoal se divertiu muito. Todos nós dançamos bastante, é um momento de diversão com os amigos”

Renata Teixeira, diretoria

16

Revista do HB - Dezembro 2010

Revista hb dezembro 2010