Page 1

Ano XIII / Nº 162 - 1 a 15 de julho - 2015

A mais alta tecnologia em imagens para o SUS

Segunda instituição que mais atende usuários do SUS no Brasil, a Funfarme inaugura um dos maiores parques de diagnóstico de imagem do país que beneficiará os milhares de usuários do Sistema Único de Saúde atendidos mensalmente pela Fundação.

Páginas 4 e 5

é um sucesso, com participação de mais de 2.000 colaboradores. Página 13 a 24


Revista Funfarme

Revista Funfarme

Editorial

Busque o equilíbrio para ser feliz Em junho, a Funfarme viveu dias (e noites) bastante agitados, com a realização de nossa Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT. Nos últimos anos, temos procurado extrapolar atemática que todo mundo esperaria de uma SIPAT, ou seja, a segurança do trabalho. Acreditamos que, ao longo do ano, eventos, treinamentos e outras ações já visam conscientizar a todos sobre atitudes que contribuem para segurança em nosso ambiente de trabalho. Nossa SIPAT então passou a ser evento que tem sempre por objetivo oferecer aos colaboradores conhecimento e informações que os façam cidadãos e profissionais cada vez melhores. Nesta 22ª

edição, o tema foi bastante amplo: “Equilíbrio Físico, Emocional e Financeiro”. Na atual realidade do Brasil, sabemos o quanto tem sido difícil ter equilíbrio nestes três aspectos. Mas não há alternativa. Precisamos vencer os muitos desafios que nos são colocados, diariamente, ao mesmo tempo em que buscamos uma vida mais harmoniosa, equilibrada para que possamos ser felizes e alcançar nossos objetivos. E o bem estar físico e emocional passa pelo controle da vida financeira. A palestra promovida em nossa SIPAT já forneceu boas dicas para que possamos organizar nossas contas. O que não podemos é ficar impassíveis ante aos problemas e desafios que se apresentam, incorporando o cômodo papel de vítima.

O destino está em sua mão e o futuro promissor, de harmonia, equilíbrio, felicidade e em paz consigo e com aqueles que você quer ao seu redor depende única e exclusivamente de você. A Funfarme oferece possibilidades de crescimento e aprendizado que poucas instituições de nossa cidade e região têm condições de dispor a seus colaboradores. Várias são as iniciativas e programas em nossa fundação que têm por objetivo ajudar o colaborador em sua formação acadêmica e profissional. Fico apenas no exemplo das bolsas de estudo para cursos superiores. Então, o que está esperando? Busque seu equilíbrio físico, emocional e financeiro! Seja feliz!

Para aprimorar ainda mais o atendimento, HCM promove Workshop de Protocolos Assistenciais Para aprimorar ainda mais o atendimento de qualidade que o faz referência em pediatria e obstetrícia no Estado, o HCM realizou, no dia 20 de junho, o 1º Workshop de Protocolos Assistenciais, reunindo mais de 250 colaboradores, entre médicos e profissionais de enfermagem e de outros setores da instituição. Lideranças médicas e de enfermagem apresentaram palestras nas quais trataram de quatro dos protocolos mais utilizados no dia a dia do hospital. Embora os protocolos referem-se às ações de médicos e profissionais de enfermagem, o workshop reuniu também colaboradores de outros setores, como administrativo e de higiene e limpeza. A abertura teve a presença da superintendente assistencial da Funfarme, Maria Regina Jabur.

“Todos os colaboradores estão envolvidos com o atendimento e podem contribuir com observações e atitudes valiosas para que possamos oferecer o melhor atendimento aos nossos pacientes.”

Dr. Horácio José Ramalho - Diretor Executivo da Funfarme

Funfarme recebe a visita dos engenheiros da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo Os engenheiros do Departamento Técnico de Edificações, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, estiverem no dia 25 de junho visitando as obras e novas alas do Hospital de Base, Hospital da Criança e demais unidades do Complexo Funfarme. O objetivo, além de conhecer as obras, era a troca de experiências em projetos de engenharias e manutenção com os profissionais da instituição. Segundo o engenheiro clínico da Funfarme, Rodrigo Plazas, os visitantes ficaram satisfeitos com a qualidade das obras, tecnologia implantada, quantidade e custo de roupas lavadas e inovações, como o medidor de oxigênio, desenvolvido pela própria equipe do hospital.

Dra. Ziló, médica chefe da Emergência Pediátrica, falou sobre o Time de Resposta Rápida e a importância de acioná-lo no tempo certo. Na sequência, detalhou os protocolos “Sequência Rápida de Entubação” e “Atendimento à Parada Cardiorrespiratória”

Nós temos que falar a mesma língua para atender da melhor forma possível a criança e os familiares. A equipe toda treinada, com uniformidade de ações e agilidade, deixa todos felizes, paciente e familiares.

Expediente Informativo da Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme) Ano XIII/ Nº 162 - 1 a 15 de julho 2015 • Diretor Executivo da Funfarme: Dr. Horácio José Ramalho • Vice-Diretor Executivo Funfarme: Dr. José Luís E. Francisco • Diretor Administrativo do HB: Dr. Jorge Fares • Vice-Diretora Administrativa do HB: Dra. Amália Tieco R. Sabbag • Diretor Clínico: Dr. João Fernando Picollo de Oliveira 2

Funfarme Notícias - 1 a 15 de julho - 2015

• Vice-Diretor Clínico: Dr. William José Duca • Diretor Técnico: Dr. Paulo Nogueira • Vice-Diretor Técnico: Dr. Maurício de Nassau Machado • Diretor do Hemocentro: Dr. Octávio Ricci Júnior • Diretor do Ambulatório: Dr. Aldenis Borim • Diretora do Lucy Montoro: Dra. Regina Chueire • Diretoria do HCM: Dr. Antônio C. T. Gusson e Dra. Eloísa Galão

Dra. Ziló

Áurea Naomi Condo, enfermeira da UTI Pediátrica

Produção Editorial:

Telefone: 17 3011-5435 Jornalista responsável: MTB 24.527 Estagiários: Carlos Cristal e Beatriz Menegildo Diagramação: Roger Goulart Impressão: Fotogravura Rio Preto Tiragem: 2000 exemplares

Aprendi que a limpeza é parte importante no atendimento do paciente. Deixar tudo limpo e organizado é atendimento indireto, que promove o bem estar de todos. Quem não gosta de um ambiente bem limpo e cheiroso? Roseli Aparecida Lopes de Abreu, auxiliar de limpeza do 8º andar

A padronização do atendimento tende a funcionar melhor e valorizar os profissionais. O HCM já é referência e esse treinamento ajuda a equipe como um todo, garantindo a qualidade do atendimento. Dra. Patricia Soares, médica da Emergência Pediátrica

Funfarme Notícias - 1 a 15 de julho - 2015

3


Revista Funfarme

Revista Funfarme

Funfarme/Famerp inaugura maior Parque Tecnológico de Diagnóstico por Imagem de atendimento prioritário ao usuário do SUS As Diretorias da Funfarme e Famerp inauguraram, no dia 19 de junho, os novos equipamentos do Setor de Diagnóstico por Imagens que, dotados da mais moderna tecnologia, permitem exames mais rápidos, precisos e completos, beneficiando os milhares de usuários do SUS atendidos no complexo hospitalar todos os dias. O novo Parque Tecnológico de Imagens do HB já inicia suas atividades, sendo considerado um dos maiores no Brasil, com atendimento prioritário aos usuários do Sistema Único de Saúde.

Ultrassom Supersonic Imagine Este ultrassom capta até 20.000 imagens por segundo em uma velocidade 200 vezes maior do que a do equipamento convencional. No Brasil, existem somente 5 aparelhos deste modelo.

Densitometria Óssea O exame no novo aparelho de densitometria óssea é feito em 1 minuto, reduzindo o tempo do exame em até 15 vezes quando comparado com modelos anteriores. Com a placa de inauguração, Marilza, Dr. Jorge Fares, Dr. Dulcimar, Dr. Horácio Ramalho, Dra. Amália e Dr. José Luís Esteves

Estes equipamentos possuem tecnologia que irá ajudar muito na pesquisa e na descoberta de novas propostas de tratamentos que são conduzidas em nossa instituição.

Centro de Referência no Estado de São Paulo!

O governo estadual tem investido sempre em nossa instituição justamente porque reconhece a qualidade dos nossos serviços à população. Seremos sempre parceiros dos municípios, buscando fazer o melhor para os milhares de usuários do SUS que nos procuram mensalmente.

Os equipamentos já estão sendo utilizados e permitiram importante incremento no atendimento à população. São mais de 200 mil exames realizados por ano pela Funfarme/Famerp.

Dr. Jorge Fares, diretor administrativo do Hospital de Base

Dr. Antonio Soares, chefe do Departamento de Imagem da Funfarme/ Famerp

Dr. Antônio Soares discursa

Oferecemos agora à população o que há de mais moderno no mundo. São aparelhos que realizam exames diagnósticos mais rápidos, precisos e com qualidade de imagem inigualável, disponibilizando aos médicos muito mais informações para que façam o melhor diagnóstico, em benefício dos pacientes.

Tomógrafo 128 canais O novo tomógrafo é de última geração, com 128 canais. Fornece imagens com qualidades excelentes e com mais rapidez, permitindo a realização de mais exames. Outro diferencial importante é o maior controle dos níveis de radiação.

PET/CT O PET-CT é um dos melhores aparelhos de diagnóstico e acompanhamento de câncer do mundo e o HB é a primeira instituição a oferecer este tratamento para usuários do SUS em nossa região.

Mamógrafo digital

Ressonância magnética 100% digital

Dr. Horácio José Ramalho, diretor-executivo da Funfarme

Um dos modelos mais modernos, obtém visualização mais nítida de lesões mínimas de menos de meio centímetro, o que permite o diagnóstico do câncer em estágio mais precoce.

Obtém imagem digital com resolução incomparável e maior rapidez na realização de exames. Sua tecnologia permite ao hospital ampliar o rol de especialidades atendidas.

Gama Câmara de 2 detectores A inauguração teve a presença do deputado federal Dr. Sinval Malheiros, dos deputados estaduais José Carlos Vaz de Lima e Orlando Bolçone, da vice-prefeita de Rio Preto, Ivani Vaz de Lima, além de 4

Funfarme Notícias - 1 a 15 de julho - 2015

diretores, curadores, prefeitos e secretários de Saúde da região, representantes de entidades médicas, lideranças, colaboradores e voluntários da fundação e do complexo hospitalar.

Redução no tempo do exame e ganhos na qualidade das imagens, com menos exposição à radiação. Funfarme Notícias - 1 a 15 de julho - 2015

5


Revista Funfarme

CIEP

Revista Funfarme

Sat odo vapo r

Funfarme/Famerp recebe médico referência mundial em tratamentos da malária

A edição anterior da Revista Funfarme divulgou a estruturação do CIEPS, o novo Centro Integrado de Educação Permanente, unidade que centraliza as inúmeras atividades e eventos científicos, de ensino e capacitação de nossos profissionais. Em junho, primeiro mês de atuação do CIEPS, ficou mais em evidência para todos o quanto é intensa a agenda desta importante área da nossa fundação. Confira nesta e na próxima página.

Professor da USP traz novidades sobre a Doença Renal Policística No dia 24 de junho, o Prof. Dr. Luiz Fernando Unuchic, da Faculdade de Medicina da USP, ministrou aos médicos e residentes da fundação e alunos da Famerp a palestra “Doença Renal Policística”, patologia hereditária que se caracteriza pela presença de múltiplos cistos nos rins, o que compromete seu funcionamento. Dr. Luiz Fernando foi convidado por ser referência como médico e pesquisador na área de Nefrologia Molecular, tendo pós-doutorado pela Escola de Medicina da universidade de Yale (EUA). Durante sua permanência na Funfarme, o professor fez questão de ressaltar a infraestrutura e a modernidade da Instituição, o que há faz destacar-se como referência enquanto complexo hospitalar.

Videoconferência trata da importância da higienização das mãos no ambiente hospitalar

Médico perito do INSS fala sobre reabilitação profissional na Funfarme

Médico do Biocor demonstra nova técnica de cirurgia para pacientes com cardiopatia congênita

O perito médico previdenciário do INSS, Dr.Cláudio Kaoru Kaneoya, esteve no Hospital de Base, no dia 11 de junho, palestrando sobre o ato da perícia médica em colaboradores afastados por problemas de saúde. A palestra teve como objetivo principal esclarecer dúvidas de procedimentos relacionados à reabilitação profissional e foi voltada aos multiprofissionais de saúde, colaboradores e encarregados da Fundação. Recentemente, a Funfarme recebeu Menção Honrosa no 5º Prêmio de Reabilitação Profissional do Centro Brasileiro de Segurança e Saúde Industrial, por reconhecimento ao excelente trabalho de reabilitação de colaboradores na instituição.

O Dr. Fernando Antônio Fantini, médico cirurgião cardiovascular do Biocor - Instituto do Coração em Belo Horizonte, realizou, no dia 15 de junho, a demonstração da técnica de operação Cavopulmonar Total, desenvolvida por ele e importante para correção de corações com fisiologia univentricular. A aula sobre correção das cardiopatias congênitas, direcionada aos médicos, residentes, enfermeiros e demais profissionais que se envolvem no tratamento do paciente com a doença, foi realizada no anfiteatro do terceiro andar do HCM, marcando o encerramento do XIV Curso de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular em Cardiopatias Congênitas de Rio Preto, reconhecido pela Sociedade de Cardiologia do Estado (SOCESP).

Evolução do transplante de intestino é tema de palestra de professor da UFMG Dr. José Renan da Cunha Melo, cirurgião oncologista e também ex-docente da Famerp, apresentou a palestra “Evolução técnica do transplante de intestino” aos colegas médicos, no dia 15 de junho, no Anfiteatro Fleury. Ele abriu espaço para troca de experiências e reviu seus 20 anos como cirurgião, com destaque para a passagem pela Universidade de Pittsburg, nos Estados Unidos, onde participou da evolução de diversas técnicas de transplantes e politransplantes de intestino. Dr. José Renan foi professor da Famerp na década de 70 e ressaltou que o câncer de intestino está entre os cinco tipos mais comuns que afetam os brasileiros, principalmente a partir dos 40 anos. 6

Funfarme Notícias - 1 a 15 de julho - 2015

Profissionais da Funfarme assistiram, no dia 30 de junho, em tempo real, à videoconferência “Higiene das mãos - quais os desafios?”, apresentada pela médica Glaucia F. Varkulja, do Programa Sentinelas em Ação, da Anvisa e transmitida para várias instituições de todo o país. O conhecimento adquirido e a troca de experiências entre as instituições são de extrema importância, como afirma o médico infectologista Inaldo Júnior. “Com as devidas adaptações, programas de sucessos apresentados em outras instituições podem ser perfeitamente implantados em nossa fundação e contribuir para melhorar ainda mais nossos serviços”, afirmou Dr. Inaldo.

Para falar sobre o tema “Perspectivas no Sequestro de Plasmodium: novas ideias e terapias”, a Funfarme/Famerp convidou, no dia 29 de julho, o professor doutor Fabio Trindade Maranhão Costa, associado do Instituto de Biologia da UNICAMP, que mostrou novas técnicas desenvolvidas e avanços no diagnóstico e tratamento da malária. O Prof. Mauricio Nogueira, coordenador do Ciclo de Palestras, ressaltou que o Dr. Fabio é uma liderança mundial no assunto. “A oportunidade que os nossos alunos têm de se encontrarem com profissionais e pesquisas que se encontram no limiar do conhecimento é uma oportunidade ímpar”, afirmou o professor da Famerp.

Professora da USP fala sobre Colestase Neonatal no HCM No dia 25 de junho, os profissionais da Funfarme/HCM foram instruídos a cerca do tema Colestase Neonatal, com palestra ministrada pela professora e doutora Gilda Porta, médica pediatra e hepatologista da Faculdade de Medicina da USP, de SP. A Colestase Neonatal é um tipo de síndrome que causa coloração amarelada na pele e nos olhos do recém-nascido nos primeiros 10 ou 15 dias de vida, e tem como principal diagnóstico o escurecimento da urina e clareamento das fezes. “A Dra. Gilda é reconhecida como referência em hepatologia pediátrica em todo o país. No Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, em São Paulo, ela realiza trabalho que atende crianças de todo o Brasil com doenças hepáticas”, afirmou a médica pediatra do HCM Tereza.

Funfarme realiza palestra que visa melhor tratamento contra dores neuropáticas O Dr. José Eduardo Nogueira Forni, ortopedista, traumatologista e reumatologista da Famerp, ministrou, no dia 24 de junho, aos profissionais de saúde da instituição, palestra sobre o tema “Síndrome Dolorosa Pós Laminectomia e Polineuropatias no HIV”, como parte dos encontros científicos do Ano Mundial Contra a Dor Neuropática Global. Segundo Dr. Forni, assim como em outras doenças crônicas, a neuralgia pós-herpética pode acarretar depressão, alteração do humor e disfunção psíquica e física como consequência da dor persistente. A dor neuropática surge como uma consequência direta de uma lesão ou doença que afeta o sistema sensorial. Os sintomas mais comuns são dor em choque ou em queimação, formigamento e sensações alteradas. Funfarme Notícias - 1 a 15 de julho - 2015

7


Revista Funfarme

Revista Funfarme A Funfarme/HB realizou, em junho, dois eventos reunindo lideranças e profissionais de 13 hospitais e instituições de saúde da região com o objetivo de elaborar estratégias e definir ações para aumentar ainda mais as doações de órgãos e tecidos na região e, com isso, os transplantes. Além de lideranças e médicos da anfitriã Funfarme, o III Encontro Regional dos Centros de Diálise com os Centros de Transplante Renal de Rio Preto e o II Encontro OPO-CIHT reuniram mais de 100 profissionais de outros hospitais de Rio Preto, Jales, Fernandópolis, Votuporanga, Araçatuba e Catanduva. Participaram também representantes da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), da Sopati (Sociedade Paulista de Terapia Intensiva), da Unicamp e Hospital Albert Einstein.

III Encontro Regional dos Centros de Diálise com os Centros de Transplante Renal de Rio Preto II Encontro OPO-CIHT (Organização de Procura de Órgãos - Comissões Intra-Hospitalares de Transplante)

354.560 5.186 2.600 pessoas alcançadas pela publicação

Fundação sedia eventos com 13 hospitais da região para discutirem como aumentar número de doadores de órgãos e tecidos

curtidas e mais de

compartilhamentos gerou a foto do HB feita pela médica residente Paola Paschoalin. A imagem, flagrada no início de junho, repercutiu nas rede social e ganhou destaque no Diário da Região (abaixo) e portal de notícias G1, da TVTEM.

Os desafios são grandes, conforme demonstrou Dr. Valter Duro Garcia (na foto, falando aos colegas), membro do Conselho Consultivo da ABTO e chefe do Serviço de Transplante da Santa Casa de Porto Alegre. Os números abaixo expressam o quanto o Brasil precisa investir e fazer: 22.500 transplantes são necessários para atender os pacientes que precisam de órgãos e tecidos no Brasil. Em 2014, foram feitos 7.649 transplantes, um terço do número ideal.

Cláudia Wolf, diretora técnica do Sistema Estadual de Transplantes, Dr. João Fernando Picollo de Oliveira, coordenador da OPO do HB, Wagner Valença, consultor em relacionamento e comunicação, Priscila de Oliveira, enfermeira especialista em doação e transplante do Hospital Albert Einstein,Dr. Jorge Luís Valiatti, diretor técnico dos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos (Catanduva), Dra. Ida Maria Fernandes Charpiot, da equipe de transplante renal do HB e co-organizadora do Encontro, e Dr. Valter Duro Garcia, membro do Conselho Consultivo da ABTO

8

Funfarme Notícias - 1 a 15 de julho - 2015

Na foto, residente Paola Paschoalin ao lado do diretor executivo da Funfarme, Dr. Horácio Ramalho e o vice diretor, Dr. José Luis Esteves

Funfarme Notícias - 1 a 15 de julho - 2015

9


Revista Funfarme

Revista Funfarme

Funfarme acredita no que tem de melhor: Você Em mais uma iniciativa que visa à valorização dos colaboradores e a melhoria na qualidade do atendimento prestados aos clientes a Funfarme realizou a segunda etapa do Programa de Excelência na Limpeza para a Segurança do Paciente. Cerca de 300 colaboradores do Setor de Higiene e Limpeza (SHL) próprio e de terceirizadas e das portarias receberam valioso aprendizado sobre postura profissional, ética, apresentação pessoal e conduta no trabalho. “Estes colaboradores têm contato constante e intenso com um grande número de pessoas que passam pelos nossos hospitais e unidades, sendo nosso ‘cartão de visitas’ para nossos clientes. Então, é fundamental que saibam o quanto é importante terem imagem e conduta que representem a excelência da Funfarme”, afirmou Silvia que, junto com Andreza, também coordenadora do Setor de Hospitalidade, e enfermeiro Pablo, responsável SHL, organizou o evento.

Curso investe na imagem e conduta profissional de equipes das portarias e limpeza Nós, que somos também donas de casa, acabamos nos esquecendo de cuidar da aparência, até pela falta de tempo. O curso mostrou a beleza de cada colaboradora, além de nos mostrar que podemos melhorar a cada dia em nossas funções. Ketlyn Galdino Silva, colaboradora da portaria há 8 meses

Participaram colaboradoras dos serviços próprio e terceirizado de limpeza O cabeleireiro Bruno Severino deu dicas de penteados para o trabalho

Josefa Souza, do SHL, exibe seu belo coque

10 Funfarme Notícias - 1 a 15 de julho - 2015

Estagiários e Investindo menores aprendizes recebem orientação profissional e vocacional

no futuro

“Estive em dúvida sobre diversas áreas e o curso me fez descobrir que sobre a atuação de diversos profissionais. Agora pretendo seguir para terapia ocupacional ou fisioterapia, só estou pesquisando mercado de trabalho e custo-benefício para me decidir.” Danthiely Bernardo Dias, estudante do ensino médio e estagiária no Setor de Patologia Alunas do Curso de Estética e Cosmética da Unorp, junto com a coordenadora do Curso Selma e a professora Maira, deram curso de automaquiagem básica para o trabalho

Passar uma boa impressão aos pacientes por meio da nossa imagem faz com que a gente trabalhe com outro ânimo. Isso faz toda a diferença! Lenira Aparecida Oliveira Souza, há 8 anos na Funfarme

Dúvidas, dúvidas, dúvidas... é com que lidam os jovens de 16 a 21 anos, quando estão no momento decisivo da vida em que definirão seu futuro profissional. Para os menores aprendizes e estagiários da Funfarme, felizmente esta etapa da vida é encarada com mais tranquilidade, graças ao Programa de Capacitação que a instituição promove ao longo do ano. São encontros e cursos nos quais profissionais do Setor de Recursos Humanos transmitem conhecimento e orientações valiosas que fazem os jovens enxergar a formação acadêmica, o mercado de trabalho e sua carreira de maneira mais clara e ampla. Foi assim que a estagiária de jornalismo Carla Dias deixou a sala de treinamento após o fim da série de seis palestras e treinamentos da qual participou. “O curso ajudou-me a entender que a graduação não é tudo. Posso continuar estudando, fazer mestrado e doutorado, buscando especialização em uma determinada área.” Para o menor aprendiz Daniel Henrique Rodrigues, 17 anos, do Setor de Auditoria, o Programa da Funfarme foi fundamental, já que o ajudou a consolidar uma decisão já tomada: cursar ciências sociais. “Aprendi que a nossa personalidade pode direcionar Através do Programa de Capacitação, a Funfarme seleciona os jovens que menossas escolhas, o que me deu lhor se adaptam com a cultura e os serviços da instituição. mais certeza ainda de minha “A ideia é que eles construam suas carreiras na Funfarme, o que damos total escolha. Agora é só esperar apoio. Caso não aconteça, queremos que estejam preparados, capacitados para o futuro e dedicar-me para enfrentar o mercado de trabalho e sejam bem sucedidos”, afirmou Cristiane Midoconquistar a vaga na uniri, responsável pelo Setor de Recursos Humanos da Funfarme. versidade”.

Funfarme busca também reter os jovens

40 menores aprendizes e 20 estagiários trabalham na fundação atualmente. Funfarme Notícias - 1 a 15 de julho - 2015 11


Influenza

Revista Funfarme

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. Existem 3 tipos de vírus influenza sazonais: Influenza A, B e C. Os vírus influenza tipo A são divididos em subtipos de acordo com a variedade e combinação de duas proteínas de superfície, a hemaglutinina (HA ou H) e a neuramidase (NA ou N). Atualmente, influenza A (H1N1) e A (H3N2) são os subtipos sazonais circulando. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. Esta patologia pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral e está associada com o aumento das taxas de hospitalização e morte por pneumonia. Está indicado, além do tratamento sintomático e a hidratação, independente da situação vacinal, a prescrição do fosfato de Oseltamivir para todos os casos de síndrome gripal, preferencialmente dentro das 48 horas do início da doença, independente da confirmação laboratorial.

Toda pessoa, de qualquer idade, que apreincluídos nos grupos prioritários para vacisente quadro clínico de Síndrome Respiranação, não apenas para sua proteção indivitória Aguda Grave hospitalizada ou óbito, dual, mas também para evitar a transmissão deve ser notificada no SINAN Influenza Web dos vírus aos pacientes de alto risco. e deve ter coleta de amostra clínica de seReferências: creções respiratórias (Aspirado ou Swab da Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Nasofaringe/Orofaringe. Vigilância em Saúde. Informe Técnico 17ª Considera-se caso suspeito de Síndrome Campanha Nacional de Vacinação Contra Respiratória Aguda Grave (SRAG): indivíduo a Influenza 2015. Disponível em: <http:// de qualquer idade com Síndrome Gripal www.cve.saude.sp.gov.br/htm/imuni/pdf/IN(SG) - caracterizada por febre de início súFLU15_INFORME_CAMPANHA.pdf> Acesso bito, mesmo que referida, acompanhada de em 11/06/2015. tosse ou dor de garganta e pelo menos um Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de dos seguintes sintomas: cefaléia, mialgia ou Vigilância em Saúde. Programa Nacional artralgia, na ausência de outro diagnóstico de Imunizações. Informe Técnico “Campaespecífico; e que apresente dispnéia, ou os nha Nacional de Vacinação contra Influenza seguintes sinais de gravidade: saturação de 2015”. Disponível em: <http://www.saude. O2 < 95% em ar ambiente; sinais de desconrs.gov.br/upload/1429543706_Informe_ forto respiratório ou aumento da frequência Cp_Influenza%20_%202015.pdf> Acesso respiratória avaliada de acordo com a idade; 11/06/2015. piora nas condições clínicas da doença de base; hipotensão em relação à pressão arterial habitual do paciente. O uso precoce de antivirais reduz a excreção Doenças e Agravos de Notificação Compulsória dos vírus e a gravidade da doença, (DNC), notificadas no NHE/HB/FUNFARME no sendo indicada para grupos de risco período de janeiro a maio de 2015. para complicações, independentemente do histórico de vacinação e confirmação laboratorial. A principal intervenção preventiva para este agravo é a vacinação. Profissionais de saúde são frequentemente expostos à influenza e estão

Suplemento Especial SIPAT

Revista Funfarme

Equilíbrio físico, emocional e financeiro

Tabela – Nº de casos notificados com Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) para investigação de Influenza, no HB e em outros estabelecimentos de saúde no município de São José do Rio Preto período de janeiro a maio de 2015.

Distribuição

Not

Conf

Not

Conf

Not

Conf

Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Total

2 1 2 10 13 28

1* 1** 1*** 3

3 12 23 22 22 82

1** -

5 13 25 32 35 110

1* 1** 1** 1*** 4

1

Fonte: Influenza online, dados provisórios até 18/6/2015 às 16:30 hrs. (*) Influenza AH1N1 (**)Influenza A não subtipo (***)influenza A/H3sazonal

Alerta - dengue!!! Os números de casos confirmados de DENGUE, residentes em São José do Rio Preto são: dos 5339 casos confirmados no município, 865 foram confirmados no HB, até 16/06/2015 (dados atualizado no Sistema Dengue online atualizado no dia 16/06/2015 às 16:00 horas, dados provisórios sujeitos à alterações. Lembrando aspectos importantes: - Doença de notificação compulsória. - Diagnóstico: Sorologia ELISA IgM - Coleta a partir do 6º dia do início dos sintomas.

(Observação: NS1 Ag apenas para pacientes internados, preferencialmente, nos 3 primeiros dias de sintomas) Atenção para sinais de alarme: dor abdominal intensa e contínua, ou dor a palpação do abdômen, vômitos persistentes, acumulação de líquidos (ascites, derrame pleural,pericárdico), sangramento de mucosas, letargia ou irritabilidade,hipotensão postural (lipotímia), hepatomegalia maior do que 2 cm e aumento progressivo do hematócrito.

A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA foi realizada na FUNFARME e FAMERP nos dias 19, 20 e 28 de Maio de 2015 para todos os profissionais, residentes, aprimorandos, aperfeiçoandos e acadêmicos. Aproximadamente 3.300 pessoas receberam a imunização. Atenção: os profissionais da FUNFARME e FAMERP que não foram vacinados no mês de maio entrem em contato com a enfermeira Mariana da sala de vacina do ambulatório/FUNFARME - Ramal 1280.

Fonte: SINAN Net-FIN-FIE-Planilhas de acompanhamento-Dengue, Influenza online/NHE/HB/FUNFARM *Dados provisórios, investigação em andamento. Dados provisórios até 15 de junho 2015 Not. (notificados) Conf.(confirmados) ** SRAG internados

DENGUE - Doenças de Notificação Compulsória! - NOTIFIQUE NHE/FUNFARME - Ramais do NHE/HB – 1380 e 1837 HTTP://www.hospitaldebase.com.br/nhe - Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. À noite, nos finais de semana e feriados, o telefone do plantão da Vigilância Epidemiológica do município de São José do Rio Preto: 17 - 99784-8863 12 Funfarme Notícias - 1 a 15 de julho - 2015

Funfarme Notícias - 1 a 15 de julho - 2015 13


Revista Funfarme

Revista Funfarme

Diretoria lança projeto com plantio de quatro árvores nativas na instituição

Educação financeira – Equilibrando o bolso Em palestra, colaboradores aprendem como economizar e controlar despesas Ipê Amarelo

Em tempos de crise como o Brasil vive, saber controlar a vida financeira é fundamental para ter tranquilidade e harmonia. Pensando nisso, a Diretoria da Funfarme e a CIPA elegeram este um dos temas principais desta 22ª SIPAT. E as palestras, ministradas pelo advogado Luís Loraschi, do Setor Jurídico da fundação, causaram o maior impacto e muitos comentários nos colaboradores. “Como reduzir despesas e dívidas de maneira eficaz, sem tomar medidas desesperadoras?” propôs-se a responder o advogado. Além das dicas de como regrar o orçamento e o bolso, Dr. Luís também falou sobre os direitos do consumidor e alternativas jurídicas para “sair do vermelho”.

– Plantado pela colaboradora Dulce Picellin, da UTI Cardio Ped do HCM, a árvore de origem brasileira pode atingir até 20 metros de altura e sua floração ocorre de agosto a setembro.

Dicas do advogado já provocam mudança na vida de colaborador Para o auxiliar administrativo Matheus Silva, de 21 anos (na foto, assistindo a palestra), há três na Fundação, o evento serviu para refletir e, já de imediato, o fez tomar decisões. “Foi muito bom saber mais sobre os nossos direitos e conhecer as normas jurídicas que temos a nosso favor como consumidores. Além disso, a conscientização sobre os gastos diários como, por exemplo, com o cartão de crédito, foram extremamente proveitosas. Já redobrei o cuidado com as compras a prazo no cartão e informei todos na minha casa sobre as dores de cabeça com os juros”, disse o colaborador.

Como equilibrar o seu orçamento  Organize suas despesas e receitas

Tenha controle de tudo o que você recebe e gasta, desde contas mensais, como telefone, energia, e aluguel, a pequenas contas diárias, como cafés, doces, salgados e afins.

 Tenha paciência

Por pior que a situação possa parecer, não se desespere. As melhores soluções são formadas com planejamento e 14 Funfarme Notícias - 1 a 15 de julho - 2015

controle da situação.

 Aprenda a guardar dinheiro

Não se guarda dinheiro no final do mês! Adote o padrão 50 - 15 -35 (50% da receita para despesas, 35% para gasto pessoal e 15% para as economias mensais).

 Controle seu cartão de crédito

As taxas de juros do cartão de crédito são extremamente altas, não as deixe acumular.

Pau Mulato

– Plantado pela colabora Elisandra Perpétuo dos Santos Passoni, do setor de Custos da Funfarme, a árvore de origem brasileira pode atingir até 30 metros de altura e sua floração ocorre de unho a julho.

Você sabia que na Funfarme existem 263 árvores? 160 oitis - 13 ficus - 6 sibipirunas 2 goiabeiras - 1 guajuvira - 1 paineira 1 ipê roxo - 1 ipê branco- 3 jacarandás mimosos - 26 resedás mirins - 1 chorão - 2 mangueiras - 36 palmeiras - 3 sete copas - 6 chuvas de ouro - 1 ipê rosa

Uma atividade da SIPAT ganhou significado muito maior, histórico para a Funfarme. Com a presença de lideranças e colaboradores, o plantio de quatro mudas de árvores Dr. Horácio Ramalho, diretor-executivo da fundação, lançou o Funfarme Verde, projeto conduzido pelos setores de Hospitalidade e Engenharia Civil que prevê o plantio de 63 árvores nativas e urbanas da região até o segundo semestre deste ano. As primeiras quatro mudas foram plantadas, no dia 24 de junho, em torno do HCM. Através de sorteio, quatro colaboradores que participaram da campanha “Ideias Premiadas” com propostas relacionadas ao meio ambiente foram escolhidos para plantar mudas de ipê amarelo, flamboyant, jacarandá mimoso e pau mulato. Mais detalhes do Projeto Funfarme Verde na próxima edição da revista.

Flamboyant

– Plantado pela colaboradora Cristiane Midori Takasu, do Recursos Humanos, de origem africana pode atingir até 12 metros de altura e sua floração ocorre nos meses da primavera e verão.

Jacarandá Mimoso

– Plantado pela colaboradora Érica Regiane Azevedo Costa, do setor de Internação do HCM, de origem americana, pode atingir até 15 metros de altura e sua floração ocorre de agosto a novembro.

Funfarme Notícias - 1 a 15 de julho - 2015 15


Revista Funfarme

Revista Funfarme

Palestra sobre equilíbrio emocional físico e feminino sorteia "Dia de Beleza" para o público presente Na manhã e tarde do dia 25 de junho foi ministrada palestra sobre equilíbrio emocional, físico e financeiro com a psicóloga Ingrid Bergamo. Ingrid ressaltou a importância de todos os equilíbrios estarem em sintonia com o ser humano para que possa desenvolver sua atividade profissional. Um cabeleireiro foi contratado para orientar as colaboradoras a se pentear de forma rápida para o trabalho do dia a dia. Ainda como parte da programação foi sorteado “dia de beleza” para duas colaboradoras de cada período que estavam presentes na palestra.

No período da manhã: Rosana Zanelato, da central de matérias, Valnoisa Brito da farmácia Do HB foram as escolhidas para mudar o visual. Durante a tarde, as escolhidas para a transformação foram Maria Tereza do setor do setor de costura e Érica Cristina da Silva do centro cirúrgico do HCM. Além das escolhidas, os profissionais que ficaram responsáveis pela transformação ainda distribuíram brindes para o público presente. A grande parte dos convidados teve direito a massagem corporal, cortes de cabelo, designer de sobrancelhas e técnicas de penteado em um salão de beleza.

VOCÊ JÁ DEU UM ABRAÇO HOJE?

“Conseguimos fugir um pouco da realidade e da correria do dia a dia. Mesmo que, por poucos instantes, a SIPAT nos trouxe alegria e motivação para o restante do ano.” Vanderlei Perpétuo, biomédico Agência Transfusional do HB

A importância e seriedade dos temas abordados na SIPAT não impediram que seus cinco dias fossem de muita alegria, descontração e emoção. Sobretudo nos dias 22 e 23 de junho, quando, com o tema “Abraço Grátis”, colegas da CIPA e palhaços da Companhia Guilherme Camargo Eventos percorreram os corredores do HB, HCM, Hemocentro, Lucy Montoro, Ambulatório e ICA surpreendendo os colaboradores com muitos abraços, enquanto entregavam bombons com mensagens motivacionais. Nesta e nas próximas páginas, confira as fotos destes momentos de emoção e as declarações de alguns colaboradores.

"Com 14 anos de instituição, sempre tive comigo a importância do colaborador receber um carinho e incentivo especial, pois somos a “mola” que impulsiona o nosso grande HB. Nesta noite, pudemos nos sentir especiais, obrigada!" Adriana Cristina Moreira, enfermeira UTI Emergência

Érica Cristina

Rosana Zanelato 16 Funfarme Notícias - 1 a 15 de julho - 2015

Veja o antes e o depois das ganhadoras do Dia de Beleza

Valnoísa Brito

Maria Tereza Funfarme Notícias - 1 a 15 de julho - 2015 17


Revista Funfarme

Revista Funfarme

Podemos perceber ao logo das edições da SIPAT Funfarme evolução notória nas propostas. A conscientização por meio das atividades itinerantes é muito bem recebida pelos colaboradores.”

“O tema proposto com um abraço grátis veio a calhar nessa época, em que falta amor ao próximo. Esse acolhimento, em forma de abraço, nos faz acreditar que ainda vale à pena.” Maria Helena Pracone, auxiliar administrativo – Ambulatório

“Ficamos muito Arialba Costa Fontoura, auxiliar de enfermagem na surpresos com as atividadess ultrassonografia mos em nosso setor. Por trabalharmos do HCM unca no período noturno, quase nunca conseguimos participar das atividades e o fato de virem até nós foi muito motivador” João Cláudio da Cruz, enfermeiro 7° HCM

“Cuidamos de tantas coisas e de tantas pessoas, que às vezes nos esquecemos de nos cuidar e de nossos colegas de trabalho. Acredito que estas atividades da SIPAT servem para valorizarmos o contato entre nós profissionais, o que é extremamente importante.” Marcos Henrique Freire, encarregado serviços Ambulatório

18 Funfarme Notícias - 1 a 15 de julho - 2015

Funfarme Notícias - 1 a 15 de julho - 2015 19


Revista Funfarme

Revista Funfarme

Você pode ver estas e todas as outras fotos das programações da SIPAT na interanet e no facebook do HB

“A melhor forma de interação possível! Os teatros itinerantes proporcionam o envolvimento de todos nós colaboradores de uma só vez.” Mariana Coltro, supervisora de Enfermagem do Hemocentro

“Mesmo em vários anos de casa, foi a primeira oportunidade que tive de encontrar os animadores e receber abraços. Faço questão de participar de todas as programações da SIPAT.” Magda Batista Mergulhão, biomédica do Hemocentro

“Não só os colaboradores, mas os pacientes também se encantaram com o trabalho dos animadores. De parabéns!” “Definitivamente, um dia especial. A possibilidade dass atividades percorrerem todos os setores da Funfarme permite a integração de todos, inclusive de nós, no Lucy Montoro. Fomos pegos de surpresa e adoramos!” Geovana Costa, auxiliar administrativa do Instituto Lucy Montoro

20 Funfarme Notícias - 1 a 15 de julho - 2015

Diego Alonso, oficial administrativo

Colaboradores enviam fotos Alguns colaboradores fizeram quastão de enviar fotos de seus momentos durante a SIPAT. Obrigado pela sua participação!

Funfarme Notícias - 1 a 15 de julho - 2015 21


Revista Funfarme

Revista Funfarme

! ! ! m m m m Huuuuumm Equipe da nutrição e cozinha presenteiam colaboradores com cardápio típico de estados brasileiros

Deliciosa surpresa também no refeitório proporcionou a 22ª SIPAT aos colaboradores. Com o apoio da Diretoria da instituição, o Setor de Nutrição e Dietética elaborou um cardápio especial, surpreendendo a todos com pratos típicos de cinco Estados brasileiros. Os colaboradores também se caracterizaram com trajes característicos de cada Estado. “Foi um desafio para profissionais da nutrição. Todos ficaram muito satisfeitos com tudo o que foi realizado. O entusiasmo dos colaboradores de virem caracterizados fez toda a diferença”, Camila Rocha da Costa – Nutricionista.

Merecida apoteose! Terça-feira

Bahia

Segunda-feira

O Grande circo do equilíbrio

Paraíba

Quarta-feira

Rio de Janeiro

SIPAT de tamanho sucesso não poderia ter outro final senão grandioso e mágico como só o circo proporciona. O espaço entre o HCM e o Lucy Montoro transformou-se no “Grande Circo do Equilíbrio”, onde palhaços, dançarinas e equilibristas contagiaram a plateia, que deliciava-se com pipoca, algodão doce e chá de gengibre.

Quinta-feira

Minas Gerais "Vivemos emoções fortes nestes dias, mas não devemos nos esquecer do objetivo desta Semana: reduzir os acidentes de trabalho. O trabalho com a saúde exige dedicação e vigilância permanentes a fim de evitar danos, sobretudo ao paciente. Esta Semana visa também nos conscientizar sobre os riscos do ambiente hospitalar."

Sexta-feira

22 Funfarme Notícias - 1 a 15 de julho - 2015

Rio Grande do Sul

Dr. Horácio Ramalho, diretorexecutivo da Funfarme

Funfarme Notícias - 1 a 15 de julho - 2015 23


Revista Funfarme

"A peça se encaixou totalmente ao tema da edição da SIPAT. No teatro, através dos personagens e de todo o encanto proporcionado, refletirmos sobre a necessidade de equilíbrio na vida, profissional, afetiva e espiritual.” Maria Regina Jabur – Superintendente assistencial da Funfarme

24 Funfarme Notícias - 1 a 15 de julho - 2015

Revista Funfarme HB - jul/15  

A mais alta tecnologia em imagens para o sus

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you