Hb outubro novembro

Page 12

Psoríase A Liga da dermatologia do Hospital de Base e Famerp, coordenada por Dr. João Roberto Antonio, realizou no dia 29 de outubro, mais um evento para orientação e atendimento às pessoas com psoríase. Os profissionais orientaram a respeito de como prevenir e tratar essa doença que atinge cerca de dois milhões de pessoas no Brasil e cerca de 2 a 4% da população mundial. Por ter uma manifestação visível, por conta da vermelhidão e descamações na pele, a psoríase causa muito constrangimento ao paciente. O objetivo do evento foi o de esclarecer à população e as pessoas com a doença, que de ela não é contagiosa e tem tratamento. “A psoríase não tem causa definida. É causada por um conjunto de fatores como genética. O estresse, infecções, traumas físicos e psicológicos também podem levar a um desequilíbrio do sistema imunológico”, diz Dr. João Roberto. Esses fatores, segundo o dermatologista, ativam as células chamadas linfócitos, que estimulam a inflamação e, conseqüentemente, aceleram a troca das células da pele. O que ocorre em 28 dias, passa a ser em 7 nos pacientes. • Como saber se é Psoríase? Como a doença se manifesta primeiramente na pele, o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico é um dermatologista e, quanto atinge as articulações, um reumatologista. • Como é feito o diagnóstico? O diagnóstico é feito apenas com exame clínico e, em algumas raras vezes, tem a necessidade de biópsia (retirada de fragmentos da pele para exames). Exames de sangue também são solicitados para verificar se existe alguma doença associada como diabetes, colesterol e aumento de triglicérides.

• A Psoríase tem cura? Assim com outras doenças crônicas, como diabetes e pressão alta, a psoríase ainda não tem cura definitiva. Mas existem medicamentos e cuidados eficazes que mantêm a doença controlada. O paciente deve ficar atento para não surgirem doenças associadas como aumento do colesterol e prevenir doença articular.

12

Revista do HB - Outubro/Novembro 2010

Liga de Dermatologia HB/Famerp celebra Dia Mundial do Combate a Psoríase.

• Quais são os tratamentos? Primeiramente, todo paciente deve buscar uma vida saudável controlando o peso, evitando bebida alcoólica e o tabagismo. O sol é um grande aliado contra a psoríase. A exposição moderada ao sol –fototerapia natural é recomendada, assim como manter a pele hidratada com cremes ou loções. Além dos tratamentos indicados pelo médico que podem ser: pomadas ou cremes; fototerapia; medicamentos por via oral e injetáveis via subcutânea ou endovenosa.

Procure sempre o seu médico. Ele é a pessoa certa para escolher o medicamento mais adequado para a sua doença. Mas lembre-se: Vida saudável ainda é o melhor remédio!

Diretoria realiza reunião com fornecedores para estreitar relação e garantir melhorias Visando sempre a segurança do paciente com a compra de produtos de qualidade e melhores negociações comerciais, a diretoria do HB se reuniu no dia 25 de outubro com os seus fornecedores para discutira alguns projetos e propostas. Segundo Renato Juliani, do setor de compras, o encontro teve como objetivo proporcionar uma relação mais estreita com os fornecedores, expondo interesses comerciais e as dificuldades encontradas no ressuprimento de produtos, como atrasos nas entregas e parcelamentos das notas fiscais, com enfoque na qualificação dos fornecedores. “Dentre as melhorias, podemos destacar o parcelamento programado das notas fiscais, melhorando o fluxo de caixa do departamento financeiro. Também temos as compras programadas, diminuindo os estoques e garantia das entregas”, conclui Renato.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.