__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES! Março/2020 | Ano XVII | nº 215

Clique aqui e veja como ajudar o Hospital de Base a continuar salvando vidas

NOVO

CORONAVÍRUS E OUTRAS SÍNDROMES RESPIRATÓRIAS GRAVES

ESFORÇOS CONJUNTOS

das diversas equipes da Funfarme são a principal arma contra pandemia

FLUXOS E PROCESSOS MODIFICADOS para atender com segurança aos pacientes, preservando o colaborador, visitantes e acompanhantes

Saiba mais nas páginas 3 à 8

Funfarme Notícias - Março 2020 1


Editorial

Nos ajude a salvar vidas!

Esforço conjunto Caras colaboradoras, caros colaboradores. Obrigado! Muito obrigado! Não queremos deixar para expressar nossa gratidão ao final deste editorial. A humanidade enfrenta o maior desafio deste século, a pandemia do coronavírus COVID-19. A responsabilidade de todos para o seu enfrentamento é enorme, contudo, é ainda maior de nós, profissionais do setor de saúde. E ela ganha dimensão ainda maior para nós, afinal, integramos o maior complexo hospitalar de saúde do interior paulista. Em meio a cenário tão dramático e preocupante, no entanto, há espaço para confirmarmos, com alegria, as nossas expectativas quando já enxergávamos a chegada da pandemia em nosso país, em nossa região, em nossa cidade. Como prevíamos, confirmaram-se todo o envolvimento, empenho e dedicação que esperávamos de nossos colaboradores. Nestes dias de março, o que vimos eram colaboradores se reunindo, pensando, planejando e agindo para adequar e preparar o nosso complexo hospitalar para atender e acolher a nossa população, não só os pacientes suspeitos ou com coronavírus, mas todos os outros pacientes com os mais diversos problemas de saúde. Testemunhamos, emocionados, vários colaboradores chorarem porque, devido a restrições definidas pelo Ministério da Saúde, foram orientados a permanecerem em casa durante este período. O estresse e o cansaço se impõem em alguns momentos a todos nós, mas respiramos fundo, buscamos forças do fundo da alma e seguimos em frente. Se não podemos nos tocar, nos abraçar, não importa. Palavras de conforto e ânimo são compartilhadas e nos bastam para que possamos dar o melhor de nós aos nossos pacientes. Sabemos que precisamos ter condições de trabalho, infraestrutura e materiais (sobretudo EPIs) adequados que nos dê tranquilidade e segurança para exercê-lo. Esta é uma prioridade para a Diretoria. Temos que estar preparados para dias ainda mais difíceis. O avanço do coronavírus e todas as consequências na China, Itália, Espanha e Estados Unidos, principalmente, só nos dão motivos para nos prepararmos para semanas desafiadoras. Como já estamos fazendo, possivelmente, teremos que nos abdicar um pouco de nossos familiares, de nossos amigos, de nossas vidas particulares para salvar vidas. Mas enfim, esta é nossa missão! Assim como temos a certeza dos dias difíceis a enfrentar, estamos convictos de que venceremos esta pandemia! Todas as palavras e gestos são insuficientes para externar nosso agradecimento por termos você como colaborador da Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto. Ainda que sejam insuficientes, fazemos questão de repetir: obrigado! Muitíssimo obrigado!

Funfarme Nossa Missão Transformar a saúde regional por meio da integração de assistência, ensino e pesquisa.

Nossa Visão Ser reconhecido como complexo hospitalar de assistência, ensino e pesquisa de excelência até 2021.

Nossos Valores - Humanismo - Responsabilidade social e ambiental - Meritocracia - Integridade absoluta

- Inovação - Qualidade e segurança - Respeito

Precisamos da sua contribuição para equipamentos hospitalares para reforçar o combate à COVID-19

Expediente Informativo da Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme) Ano XVII / Nº 214 - Fevereiro - 2020 • Presidente dos Conselhos da Funfarme: Dr. Dulcimar Donizeti de Souza • Diretor Executivo da Funfarme: Dr. Jorge Fares • Vice-Diretor Executivo da Funfarme: Dr. Luiz Sérgio Ronchi • Diretora Administrativa do HB: Dra. Amália Tieco R. Sabbag • Vice-Diretor Administrativo do HB: Dr. João Fernando Picollo de Oliveira • Diretor Clínico do HB: Dr. Alceu Gomes Chueire • Vice-Diretor Clínico do HB: Dr. Valdeci Hélio Floriano • Diretora Técnica do HB: Dra. Maria Regina Pereira de Godoy 2 Funfarme Notícias - Março 2020

• Diretor do Hemocentro: Dr. Octávio Ricci Junior

• Diretora Técnica do HCM: Dra. Fernanda Del Campo Braojos Braga

• Diretora Técnica do Hemocentro: Dra. Andreia Aparecida G. Guimarães

• Vice-Diretor Técnico do HCM: Dr. Gustavo Henrique de Oliveira

• Diretor do Ambulatório: Dr. Eumildo Campos Júnior

Produção Editorial: Intermídia Comunicação Empresarial

• Diretora do Lucy Montoro: Dra. Regina Chueire

Telefone: 17 3011-5435

• Diretor Técnico do Instituto do Câncer: Dr. Carlos Eduardo Miguel

Jornalistas: Fernanda Martinazzi, Carlos Cristal e Alexandre Souza

• Diretora Administrativa do HCM: Dra. Leila Neves Bastos Borim • Vice-Diretora Administrativa do HCM: Dra. Maria Lúcia Luiz Barcelos Veloso • Diretor Clínico do HCM: Dr. Wagner Vicensoto • Vice-Diretora Clínica do HCM: Dra. Ana Luiza A. Silva

Jornalista responsável: MTB 24.527

Diagramação: Intermídia Comunicação Empresarial Impressão: Gráfica Fotogravura Rio Preto Tiragem: 2000 exemplares

Ou acesse o site: www.apoiehb.abraceumacausa.com.br Funfarme Notícias - Março 2020 3


Saúde Pública

Fique Atento

Doenças respiratórias graves: mudanças nos fluxos garantem segurança a colaboradores e pacientes

CORONAVÍRUS

Líderes elogiam seriedade e coragem dos colaboradores e recomendam leitura dos informativos diários relacionados a estes atendimentos

COV I D - 1 9 O QUE VOCÊ PRECISA SABER E FAZER

COMO PREVENIR O CONTÁGIO:

Entrada da ala criada para pacientes com quadro de urgências respiratórias, inclusive, do novo coronavírus

Diante da pandemia da COVID-19, a Funfarme, uma das instituições referência para atendimento de casos graves de doenças respiratórias agudas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, estruturou fluxos e áreas para pacientes que se enquadram nestes casos, inclusive, do novo coronavírus. As novas alas, que formam o Serviço de Urgência Respiratória, que contam com consultórios, enfermaria e leitos de UTI exclusivos e isolados para estes pacientes, estão em funcionamento desde o dia 16 de março. Para que todo este plano de ação fosse concretizado, de maneira a garantir a segurança do paciente e do colaborador, líderes e diretores criaram um plano de contingência aplicado a todas as áreas envolvidas no fluxo, especialmente daqueles que tem o primeiro contato com os pacientes, porteiros e recepcionistas, bem como as equipes do Serviço de Higiene e Limpeza (SHL) e daqueles que estão diretamente tratando estes pacientes. Além disso, foi instaurada uma Comissão Interna com profissionais de diversas áreas para determinar novas diretrizes diariamente. 4 Funfarme Notícias - Março 2020

A Comissão Interna vai ajustando os protocolos conforme novas regras lançadas constantemente pelo Ministério e pela Secretaria Estadual de Saúde. “Pedimos aos colaboradores que fiquem atento aos informativos diários enviados por e-mail de todos ou nos Whatsapps das lideranças. São por meio deles que o colaborador recebe as informações verídicas e corretas sobre os protocolos de atendimento às síndromes respiratórias graves”, pontua a enfermeira responsável pela Urgência Respiratória, Viviane Parisi.

“Claro que no dia a dia há muitas mudanças nos protocolos, porque a gente vai aprendendo com os países que já estão enfrentando o problema antes de nós. A verdade é que o esforço conjunto, a organização, a seriedade e a coragem destes nossos profissionais é que fazem o plano funcionar tão bem”

Lave as mãos com água e sabão ou u  se álcool em gel.

Cubra nariz e boca ao espirrar ou tossir.

Maria Regina Jabur Superintendente Assistencial da Funfarme

Evite aglomerações se estiver doente.

Mantenha os ambientes bem ventilados.

Não compartilhe objetos pessoais.

Funfarme Notícias - Março 2020 5


Ações contra COVID-19

NHE

PROTOCOLO DE ENTRADA EM CASA

COVID-19 O que é? Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus (na microscopia, parece uma coroa). A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas.

Tabela 1. Doenças e Agravos de Notificação Compulsória, notificados na FUNFARME no ano de 2018 e 2019

Qual a forma de transmissão? A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo, cerca de 2 metros, por meio de:

Quais os sintomas? O coronavírus (COVID-19) é similar a uma gripe. É uma doença leve a moderada, mas alguns casos podem ficar graves. Os sintomas mais comuns são febre, tosse e dificuldade de respirar.

Qual o tratamento? Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. No caso do coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).

Prevenção

Na situação atual do Brasil com a circulação do vírus em diversos municípios, recomenda-se a restrição do espaço social (escolas, igrejas, viagens, cinema, shoppings, shows e locais com aglomerações).

Fonte: SINANnet-SINANweb-FIN-FII-NHE/FUNFARME *Dados provisórios, investigações em andamento, levantamento até dia 28/02/2020 **SRAG(Síndrome Respiratória Aguda Grave) Not.(notificados) Conf.(confirmados) Dengue e influenza até

Referências: 1. Brasil. Ministério da Saúde: Hepatites. Disponível em: <https://saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus> Acesso em 17 mar 2020.

Doenças de Notificação Compulsória! - NOTIFIQUE O NHE/FUNFARME - Ramais do NHE/HB – 1380 e 1837. Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. www.hospitaldebase.com.br/nhe À noite, nos finais de semana e feriados, no telefone do plantão do NHE (RAMAL 1380/1837) ou do Grupo de Vigilância Epidemiológica – GVE XXIX (17) 3227-8814 6 Funfarme Notícias - Março 2020

Funfarme Notícias - Março 2020 7


Novos Residentes

Apoio da Sociedade

Doações ajudam a combater à COVID-19 de maneira mais segura para pacientes e profissionais da saúde Sentindo o avanço da pandemia do novo coronavírus, empresas de Rio Preto e região comprometeram-se socialmente no combate à doença. Duas empresas fizeram doações importantes para o complexo que garantirão mais segurança biológica no tratamento dos pacientes e na rotina do hospital.

Segunda maior residência do país, Funfarme/ Famerp dá boas-vindas aos seus novos residentes

“Em um momento em que todos nós da saúde lutamos para combater uma pandemia e no qual o álcool 70% e máscaras são fundamentais para descontaminar e proteger do contágio, a Funfarme não poderia deixar de agradecer, já que os produtores e distribuidoras destes dois produtos estão com falta de estoque” Dr. Jorge Fares Diretor Executivo da Funfarme

Funfarme recebe doação de 2 mil litros de álcool líquido 70% da Tereos Para colaborar com o combate à pandemia do coronavírus (Covid-19), a Funfarme recebeu 2 mil litros de álcool líquido 70% da Tereos, no dia 26 de março. O produto será usado nos hospitais do complexo hospitalar, que atendem mais de 120 municípios da região. Ao todo, a empresa vai doar 20 mil litros entre várias instituições de Rio preto e da região que irão receber a doação. A Funfarme foi uma delas.

O diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares, fala aos novos residentes, durante a cerimônia de boas-vindas

Dra. Amália Tieco (de azul, ao centro), diretora administrativa do HB, e outras lideranças da Fundação foram receber a entrega do produto, que chegou de caminhão na instituição

Funfarme recebe doação de mil máscaras da Agrometal

Dra. Amália recepciona colaboradores da Agrometal

8 Funfarme Notícias - Março 2020

A Funfarme recebeu, no dia 26 de março, uma doação de 1.000 máscaras modelo N95 da Agrometal. Seu uso é recomendado especialmente para profissionais que lidam com casos suspeitos de pacientes com doenças respiratórias. O diretor comercial da empresa, Fábio Freitas, ressaltou a importância de doações em momentos críticos como este. “Nossa equipe é solidária a todos profissionais de saúde empenhados nessa guerra contra a COVID-19 e a melhor maneira de demonstrar nossa solidariedade foi através da doação destas máscaras para proteção”, disse. A diretora administrativa do HB, Dra. Amália Tieco, explica a diferença entre a máscara cirúrgica da N95, doada pela Agrometal. “Diferente da máscara de cirurgia, a N95 é capaz de bloquear pelo menos 95% das partículas em suspensão e ajuda na proteção contra doenças por transmissão aérea, como o coronavírus” explica.

Segunda maior residência médica do país, a Funfarme/Famerp deu início no dia 2 de março a mais um programa de residência médica e multiprofissionais, no Centro de Convenções da Famerp. A cerimônia de abertura reuniu os novos profissionais com nossos diretores para uma apresentação do complexo, seus fluxos de funcionamento da instituição. A Funfarme/Famerp conta hoje com aproximadamente 630 residentes e profissionais médicos da saúde. O impacto é tanto na fundação, que os residentes representam mais da metade do corpo clínico da instituição. Somente para o programa da residência médica, em 2020, foram mais de 2.703 inscritos, concorrendo a 267 vagas em 63 programas, número acima do ano anterior, quando foram 1.515 inscrições. Ano a ano, nossos programas de residência atraem cada vez mais candidatos, já que o complexo oferece excelente infraestrutura, alta tecnologia e conhecimento que os jovens profissionais necessitam para atuar na área da saúde. Neste ano, a Funfarme recebeu candidatos de todos os estados do país e 3 estrangeiros. Os estados com mais candidatos foram São Paulo (1.601), Minas Gerais (313 inscritos), Paraná (175 inscritos) Mato Grosso do Sul (136) Goiás (112 inscritos).

Natural de Brasília, o médico Lucas de Souza Poletti, de 29 anos, escolheu dentre diversas instituições de saúde a Funfarme para se especializar em cirurgia vascular. “A Funfarme conta hoje com um dos melhores centros cirúrgicos da área, além de grandes mestres e uma estrutura muito boa. Foram esses os principais motivos que me fizeram escolher a Fundação e a cidade”, disse o médico. Recebemos também mais de 100 multiprofissionais entre terapeutas ocupacionais, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos e nutricionistas. Eles realizarão os Programas de Aprimoramento e de Aperfeiçoamento da COREME (Comissão de Residência Médica), Coaprimo e Coremu.

Quase 3 mil quilômetros separam a Funfarme de Belém, mas isso não foi empecilho para que o terapeuta ocupacional Guilherme Rodrigues (foto acima) se mudasse para Rio Preto. “Sem dúvidas é um programa conceituado que atrai a atenção de muitos os profissionais. Não vejo a hora de começar a trabalhar”, pontuou Guilherme.

“Não temos dúvida de que esse será mais um ano especial. Quero agradecer a confiança de cada jovem que está aqui e que escolheu nossa Fundação para se especializar profissionalmente. É uma honra muito grande vocês estarem aqui” Dr. Dulcimar Donizeti de Souza, diretor geral da Famerp e presidente dos conselhos Funfarme

Funfarme Notícias - Março 2020 9


Homenagem

Dia Mundial do Rim

Dia da Mulher é comemorado em diversos setores da instituição Centro Cirúrgico O pessoal do Centro Cirúrgico do HB preparou uma decoração toda especial na entrada do setor. Para comemorar, as meninas da enfermagem trouxeram lanches para fazer um delicioso café da manhã.

Pacientes do ICA ganham “banho de beleza”, música e café da manhã O ICA presenteou pacientes e acompanhantes com uma série de atividades que visaram proporcionar bem-estar. Pacientes e acompanhantes foram recebidos com um café da manhã, oferecido pelos integrantes da Avohb. Enquanto degustavam café, iogurte, pães, bolos e frutas, elas apreciaram e cantaram juntas belas músicas executadas pelo coral do grupo “Operação Alegria”. Ao mesmo tempo, voluntárias manicures, massagistas, cabeleireiras e designers de sobrancelhas transformaram uma sala do Instituto em “salão de beleza”, onde atenderam as mulheres, pacientes ou não.

Profissionais recebem palestra sobre violência contra a mulher O Setor de Recursos Humanos promoveu, no início de março, palestras sobre violência contra a mulher. A psicóloga Tiemi alertou a todas para situações de abusos que mulheres podem sofrer mesmo sem perceber. Ao final, foi apresentado também o novo benefício para os colaboradores, o Apoio Pass, uma parceria da Funfarme com o Sodexo para um programa de aconselhamento com especialistas, gratuito, nas áreas jurídicas, psicológicas, financeira e social. O colaborador pode entrar em contato pelo telefone 0800 282 6666 e solicitar atendimento.

Funfarme alerta para cuidados com a saúde renal No Dia Mundial do Rim, celebrado em 12 de março, a Funfarme mais uma vez reforçou com a população a importância de manter os rins saudáveis, em campanha que mobilizou centenas de profissionais da saúde em toda a cidade, atendendo mais de mil pacientes em apenas um dia. Este ano, as ações tiveram como tema “Ame seus rins. Dose sua creatinina”, destacando o exame de creatinina como melhor forma de descobrir precocemente se os rins não estão funcionando bem. Foram realizados gratuitamente testes rápidos de urina, de níveis de glicemia e índice de massa corporal. Pacientes que apresentaram alterações nos exames foram encaminhados a serviços especializados. Os profissionais do HB e estudantes de medicina atenderam pacientes das 8h às 15h no Anfiteatro Antônio Fleury Filho, dentro da Famerp, e na praça de alimentação do Shopping HB, situado ao lado do Ambulatório de Especialidades do hospital. Paulo Santana é morador de Nipoã e, ao vir para Rio Preto com sua filha, viu a ação do Dia do Rim e resolveu checar se a saúde estava em dia. “Se depender da gente é difícil parar, marcar consulta e ir ao médico. Como eu estava passando por aqui e vi a ação, resolvi participar. Não tenho o costume de comer alimentos gordurosos e com muito sal, por isso, minha pressão está em dia e níveis de diabetes também. Como tomo muito refrigerante, a indicação foi para que eu bebesse mais água e evitar açúcar”, afirmou Paulo.

“Para estes grupos de risco, fazer o exame preventivo com frequência é fundamental porque a doença renal crônica (DRC) não apresenta sintomas em seu estágio inicial. Por conta disso, pode haver demora no diagnóstico e a DRC só será descoberta pela pessoa quando o funcionamento dos rins já está bastante comprometido, necessitando de tratamento por meio da diálise ou transplante renal. Com apenas a realização de exames simples, como de creatinina e urina tipo 1, é possível detectar problemas futuros”, afirmou Dr. Horácio Ramalho, médico nefrologista do Hospital de Base e um dos coordenadores da campanha da instituição.

Fique por dentro

Pacientes da oncologia ganham mimos A equipe multidisciplinar do setor de Oncologia, junto com voluntária do grupo “Amigos de Cuca”, fizeram uma homenagem às pacientes atendidas no Serviço. As pacientes internadas no 4° andar do nosso hospital, que estão em tratamento contra o câncer, ganharam almofadas em forma de coração, turbantes, uma mensagem, maquiagem e músicas. 10 Funfarme Notícias - Março 2020

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), estima-se que haja atualmente no mundo 850 milhões de pessoas com doença renal decorrente de várias causas. A DRC causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade. Funfarme Notícias - Março 2020 11


Humanização

Humanização

Miguelzinho, o 8º transplantado de coração da Funfarme, recebe alta média

Lucy Montoro oferece oficina de ovos de Páscoa que permite renda extra a pacientes e acompanhantes Com o objetivo de oferecer uma alternativa social para pacientes e acompanhantes ganharem uma renda extra nesta época do ano, profissionais do Lucy Montoro de Rio Preto conduziram aulas de como fazer ovos de Páscoa nos dias 10 e 11 de março. A alternativa de tratamento, além de trabalhar a parte terapêutica dos membros superiores, exercitando a coordenação motora, inclui essas pacientes no mercado de trabalho novamente.

“A reabilitação do paciente acontece em todos os sentidos, inclusive no de dar maior independência e oferecer novas alternativas de vida. Esta oficina é um pedido recorrente deles e um pontapé em dois projetos que temos; o de montar futuramente uma cozinha e, também, o AVD, que são o aprimoramento das Atividades da Vida Diária, ou seja, para aprenderem com a nova condição a cuidarem da própria casa, lavar, passar, cozinhar e etc.” Tatiane Clementino, coordenadora do Lucy Montoro de Rio Preto

A paciente Erica Queiroz, à direita na foto, sofreu um acidente em 2012 e descobriu na culinária um novo olhar para vida. “Tive de parar de trabalhar e comecei a viver só do seguro de saúde. Que não era suficiente. Então, comecei a fazer doces para festas. A oficina vai complementar o que ganho nesta época de Páscoa. Quero fazer e vender ovos de colher” comenta a paciente. 12 Funfarme Notícias - Março 2020

Foi com um sorrisão no rosto que o Miguel, oitava criança transplantada de coração na Funfarme, recebeu a notícia que teria alta hospitalar no dia 6 de março. Ele sofria uma disfunção do coração secundária à arritmia, que colocava em risco a sua vida e o deixou internado na UTI durante 4 meses. Miguelzinho recebeu o novo órgão no dia 31 de janeiro no HCM, depois de longos dias no hospital. Perguntado a Miguel qual seria a primeira coisa que faria quando deixasse o hospital, respondeu rapidamente: “quero jogar bola e comer hambúrguer com batata frita”. Apesar de alguns cuidados especiais, o paciente agora poderá ter uma vida normal. O doador foi um menino de 9 anos, morador de Itajaí, cidade de Santa Catarina, 900 quilômetros de São José do Rio Preto. Como em todo transplante de coração em que doador e receptor são separados por grandes distâncias, este exigiu uma luta contra o tempo, já que, o período entre a retirada e o transplante deve ser de, no máximo, quatro horas.

Setor de cuidados paliativos organiza festa surpresa a paciente Seu Abraão da Silva, internado devido a uma doença pulmonar, completou 78 anos e ganhou uma festa surpresa de toda equipe que o atendeu no dia 11 de março. Emocionado, seu Abraão disse que não tinha palavras para agradecer o carinho da equipe e que ele nem desconfiou da festa porque está internado há 4 dias e já tinha previsão de alta. “Nunca imaginei uma festa dessa dentro de um hospital, estou aqui há pouco tempo mas muito feliz com esse carinho, não tenho nem palavras para agradecer”, conta seu Abraão com os olhos cheios de água. Além da festinha e dos parabéns, ganhou bolo e um beijo apaixonado da dona Thereza.

Funfarme Notícias - Março 2020 13


Acontecimentos

Aprimoramento

Recém-nascidos da UTI Neo ganham adereços novos em seus respiradores Um grupo de 16 amigas resolveu presentear as crianças internadas na UTI Neonatal do HCM. As integrantes do “Poderosas do Vôlei” uniram-se a uma costureira do bairro e confeccionaram 109 touquinhas com velcros para serem usadas no hospital. O novo adereço ajuda a deixar os respiradores dos bebês prematuros na posição correta favorecendo melhor oxigenação. Além de respirar melhor, o tecido evita que o nenê tenha contato com adesivos, o que poderia causar pequenas lesões na pele deles.

Equipe multiprofissional do Lucy Montoro ministra programa de matriciamento

Em busca de melhorar ainda mais o atendimento aos nossos pacientes, a Funfarme estruturou um novo projeto para diminuir o tempo de permanência e espera na Emergência SUS do HB. O objetivo é diminuir gradativamente de 43 horas e 18 segundos (tempo atual) para 30 horas, em 12 meses. Após o término da fase de planejamento, ao longo de 3 semanas, foram elaboradas 48 ações, desdobradas em 231 etapas. As ações visam diminuir o tempo médio da classificação de risco dos pacientes, da avaliação clínica e até liberação de laudos e exames. O projeto teve parceria do Hospital Albert Einstein, que é uma das 5 entidades de excelência que integra o Programa de Desenvolvimento de Apoio Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Desenvolvido para colaborar com o fortalecimento do SUS, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) é concedido aos hospitais filantrópicos de excelência reconhecidos pelo Ministério da Saúde, e que apoiam a promoção da melhoria das condições de saúde da população brasileira.

Os departamentos regionais de saúde da região de Rio Preto receberam curso de matriciamento ministrado pelo Instituto Lucy Montoro. Mais de 190 profissionais das DRS 2 e 15 participaram das atividades que aconteceram no anfiteatro Antônio Fleury Filho. O objetivo é adotar medidas de saúde de forma compartilhada com as cidades dos pacientes atendidos aqui no Lucy. Para isto foram aplicados ciclos de palestras e ações de vivência com a equipe multiprofissional do Instituto.

Funfarme participa de desafio internacional que irá capacitar jovens enfermeiras Funfarme homenageia profissional de Manutenção Geral O setor de Recursos Humanos da Funfarme promoveu, no dia 27, um treinamento e homenagem aos profissionais da Manutenção Geral, em comemoração ao seu Dia. Ao todo, 12 profissionais assistiram a uma palestra sobre atitudes que fazem a diferença no dia a dia, planejamento da vida pessoal e profissional, além de reflexões sobre sonhos e metas.

14 Funfarme Notícias - Março 2020

Planejamento de ações para diminuir tempo de permanência de pacientes na Emergência SUS

A Funfarme deu início no dia 5 de março ao desafio Nightingale, uma iniciativa global que tem o objetivo de capacitar, ao menos, 20.000 enfermeiros e enfermeiros obstétricos, com menos de 35 anos, como potenciais líderes, profissionais e defensores da saúde em todo o mundo em 2020, ano escolhido pela Organização Mundial da Saúde como Internacional da Enfermagem. Aqui no Brasil, somente 4 unidades de saúde participam do desafio e a Funfarme é uma delas. “A ideia é fazer com que a enfermagem seja cada vez mais reconhecida profissionalmente no mundo e a estratégia é investir na capacitação profissional de jovens que vão assumir em breve papeis de liderança na Fundação”, explicou Maria Regina Jabur, superintendente assistencial da Funfarme.

A superintendente assistencial da Funfarme, Maria Regina Jabur, fala sobre o Nightingale. Funfarme Notícias - Março 2020 15


Ações com a sociedade

RHC

Hemocentro vai até UNIP em busca de novos doadores de medula óssea Sabendo que a chance de se encontrar um doador de medula óssea compatível é de 1 para cada 100 mil pessoas, o Hemocentro realiza, durante o ano, diversas ações com a comunidade para atrair mais pessoas a se cadastrarem como doador. Dos dias 3 a 5 de março 7 profissionais do Hemocentro estiveram na UNIP para falar sobre a importância do doador e, na ação, conseguiram 460 novos cadastros.

O câncer de colorretal é um importante problema de saúde populacional. A cada ano, no mundo, são diagnosticados cerca de um milhão de novos casos. Esta doença na maioria das vezes ocorre depois dos 50 anos, mas podem aparecer em qualquer idade, especialmente se o paciente for portador de doenças inflamatórias no intestino, como doença de Chron e a retocolite ulceratira, possuir histórico da doença em parentes de primeiro grau.

Quem pode doar? Podem ser doadores pessoas entre 18 e 54 anos. Não há impedimento ao fato da pessoa ter tatuagem, piercing, diabetes, entre outras enfermidades, ou ter feito cirurgia. Não há também peso mínimo para o doador.

Servidores públicos da cidade mobilizam-se para fazer doação de sangue e cadastro de medula Um grupo com 200 agentes da Saúde de Rio Preto se mobilizou para fazer doações e cadastro de medula óssea no Hemocentro. A ação durou dois dias e, ao todo, foram 130 novos cadastros de medula e mais 120 doações de sangue. “A ação vem em uma hora extremamente necessária, já que nossos estoques estão com defasagem de 20%. Estamos precisando de doações de todos os tipos sanguíneos, em especial dos O negativo e positivo”, explica Mariana Coltro, enfermeira supervisora do Hemocentro. Esta foi a maior mobilização que a Prefeitura de Rio Preto fez para o Hemocentro na história.

16 Funfarme Notícias - Março 2020

ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO Prevenção Como métodos preventivos para esse e outros tipos de câncer, é importante ter sempre hábitos de vida saudáveis como alimentação rica em frutas, verduras, cereais integrais e exercícios físicos. Os alimentos ricos em fibras protegem o intestino porque facilitam a evacuação, aceleram o trânsito intestinal e diminuem o tempo de contato das substâncias carcinógenas (que levam a formação de câncer) com a parede do intestino.

Confira algumas dicas para prevenção Praticar exercícios regulares. Não fumar. Não ingerir bebidas alcoólicas. Não ingerir alimentos defumados, enlatados, embutidos. Ingerir alimentos ricos em vitamina C e E. Dieta rica em fibras e com pouca gordura de origem animal.

Procure conhecer a história clínica de seus familiares que doenças tiveram. Se há casos de pólipos e câncer de colorretal nos parentes próximos. Se houver, não espere pelos sintomas. Em geral, eles não se manifestam nas fases iniciais da doença.

Sintomas Alguns sintomas como sangramento anal por menor que seja, alterações no formato das fezes, que ficam mais finas, anemia, fadiga, dores abdominais, perda injustificável de peso, períodos alternados de diarreia e prisão de ventre são indícios da doença, em qualquer idade, vá ao médico.

Na última década foram diagnosticados 1.982 pacientes com câncer de colorretal no Hospital de Base, uma média de 200 casos novos por ano, e uma mediana de 17 casos por mês. Notamos que de 2009 a 2013, em 808 pacientes diagnosticados com este tipo de câncer, 13% deles tinha menos de 50 anos, já nos últimos 5 anos 1.174 casos novos, 15,2% foi em pacientes com menos de 50 anos, houve um crescimento de 2,2% em pessoas consideradas jovens no desenvolvimento dessa doença. Funfarme Notícias - Março 2020 17


Espaço ASFF

PANDEMIA E BAIXAS TEMPERATURAS

CLUBE ASFF FECHADO Por motivos de força maior (Pandemia Covid-19), o clube da ASFF antecipou a suspensão de suas atividades, programada para Maio, quando as baixas temperaturas impedem a frequência do local. Neste período, nossos funcionários cumprirão férias e serão realizadas manutenções que dependem de interdição das atividades. Então, anote aí! A partir de 01/08 o Clube ASFF retoma as atividades!

Novos Convênios

Kit Bebê Confira a contemplada do Kit Bebê da ASFF Zbelloti Bolsas Vendas somente na Feirinha da ASFF. Espaço Fashion Moda Femininas e Plus Size. Vendas somente na Feirinha, com parcelamento em até 6x. Lego Fashion Moda Adulto, Masculina, Feminina e também no Plus Size. Jeans e moda casual. Vendas na loja. Localizada na Rua Prudente de Morais, 2861 Centro. Telefone: 3121-8874. Santo Santo Santo Produtos com temas religiosos: pulseiras de silicone, pulseiras em couro com orações, medalhas, terços, escapulários dentre outros acessórios. Localizada na Rua Paulo dos Santos, 515 - São Manoel. Gabriela da Silva dos Santos Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades! (17) 99631-3380 @asffoficial asff.funfarmeefamerp 18 Funfarme Notícias - Março 2020

ATUALIZE SEU CADASTRO CONOSCO: (17) 99631-3380

Profile for Funfarme - Hospital de Base

Revista Funfarme - Março 2020  

Revista Funfarme - Março 2020  

Profile for funfarme
Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded