Issuu on Google+

Horário: 19h30 Duração: ___ horas

8 DE MARÇO

GE ER RACAO

Informativo Mensal Interno * Ano 08 * Edição 06 * 28/06/2012

FOCAS EM AÇÃO

FESTA JUNINA 2012 CONFIRA COMO FOI A FESTA MAIS ESPERADA DO ANO festa que tivesse a mesma data Mais uma vez, a nossa festa junina foi um sucesso em todos os aspectos. As comidas estavam de dar água na boca, com destaque para a mandioca com carne seca e para as tapiocas. A decoração estava de encher os olhos: dos móbiles de pet até o museu criativo no refeitório. As danças foram lindas e as crianças arrasaram também na gincana. Segundo o professor César, muitas mães disseram que a festa foi e s p l ê n d i d a . Ta m b é m , a organização foi impecável: uma auxiliar para cada equipe, o que contribuiu para o bom resultado da gincana, que contou com 8 tarefas, entre elas a busca por uma pessoa na

de nascimento que Luiz Gonzaga ou Mazzaropi (13 de novembro e 9 de abril, respectivamente). Sobre o resultado, o pessoal do 2º ao 5º ano fez uma excelente pontuação: o 1º lugar foi do 4° ano, com Vinte e dois mil e novecentos e cinco pontos; o segundo lugar ficou com o 5º ano, com vinte e dois mil quatrocentos e trinta pontos; já o terceiro lugar foi do 3º ano, com vinte mil quinhentos e quarenta e quarenta e cinco pontos e, por fim, o 4° lugar foi do 2° ano, com dezoito mil setecentos e setenta e cinco pontos. Parabéns pela dedicação, pessoal!


Kids 3º ANO APRENDE COMO Você sabia que O em PLANETA SALVAR um aterro sanitário entram para proteger o solo, o lixo 500 caminhões de lixo por dia? Que dentro de um aterro sanitário há uma cooperativa de reciclagem? Que o lixo da cidade de Valinhos vai para o Aterro Sanitário de Paulínia? Os alunos dos 3ºs anos descobriram tudo isso no estudo do meio que fizeram ao Instituto Estre e Aterro Sanitário de Paulínia no dia 19 de junho.O objetivo do estudo foi vivenciar as descobertas feitas durante o 1º semestre nos seguintes projetos desenvolvidos em sala de aula: 3º A e B – “Salvando o planeta” e 3ºC – “Água – Splash!”. Este estudo do meio foi bastante significativo para os alunos, pois puderam observar o processo pelo qual o lixo passa para ser descartado sem prejudicar o meio ambiente: a manta usada

sendo jogado sobre ela, amassado e, por fim, enterrado. Aprenderam também que o chorume (líquido formado na decomposição do lixo) é coletado por canos e levado para ser tratado em uma Estação de Tratamento de Esgoto. Outro ponto a ser destacado é a queima do gás metano (também produzido na decomposição do lixo) e sua transformação em gás carbônico, menos poluente.Para finalizar, os alunos descobriram que o tempo de utilização deste aterro está previsto para 7 anos. Depois disto, ele é fechado e permanece assim por 20 anos. Após esse tempo, o espaço pode ser utilizado somente para construção de praças, parques e campos de futebol.

Alunos em Assembleia Durante o semestre, foram oferecidos os momentos de assembleia para que os alunos pudessem trazer problemas coletivos e buscassem as soluções para resolvê-los. A participação dos alunos foi bastante significativa, com um grande índice de satisfação com as resoluções. O fato contribuiu muito para o aumento da autonomia do aluno.

Um outro trabalho da orientação foi e está sendo o Esquadrão antibullying, que visitou nesse semestre as salas do 3º ano C e B e 4º ano B e pretende para o segundo semestre visitar o 5º ano B, 2º ano B e C e o 4º ano A. As dinâmicas utilizadas para tratar do assunto bullying foram histórias, júri, simulado e jogo de cartas dos componentes do esquadrão.

SARAUZINHO 2012 Apresentando novos talentos Aconteceu na noite de segunda-feira, 25 de junho, a Quarta edição do Sarauzinho, mostra de teatro dos alunos do curso extra de 2º ao 5º ano. Apresentando peças com adaptações próprias, mas utilizando personagens que voltarão a interpretar no final do ano, no Festival Artísticos, os alunos deram um banho de interpretação e mostraram todo o seu talento. O espetáculo teve início com adaptações de contos de fadas, apresentadas

pela turma do 2º ao 5º ano B, onde nos divertimos muito com as histórias e com os atores. Depois, foi a vez da turma da manhã, adaptar personagens de Maria Clara Machado, em histórias e interpretações impecáveis. Sem dúvida, uma noite muito divertida, que nos deixou ansiosos pelo Festival! Parabéns a todos os atores e às Professoras Cristiane Carvalho e Pâmela.


Teens

VENCE GINCANA SEXTO E GANHA NOITE DO PIJAMA Os alunos dos 6° anos obtiveram a vitória da gincana ocorrida no dia de nossa Festa Junina no dia 16/05, com uma pontuação de mais de 100 mil. Como recompensa pela vitória, ganharam uma noite do pijama que ocorreu nos dias 22 e 23 de junho, realizada com 40 alunos. Nessa noite, eles tiveram uma

gincana noturna onde ocorreram muitos jogos para a diversão da garotada e também assistiram ao filme “Os Guerreiros de Aço”. A galera que estava com sono e queria dormir deve ter ficado brava, porque a garotada fez a farra e foi dormir madrugada adentro.

EDITORIAL

7º ANO EM EXPOSIÇÃO

Durante a última semana de aula, antes das férias, os alunos do 7º ano prepararam uma exposição de trabalhos elaborados após a leitura do livro O Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupéry, sob a orientação da professora Renata Gallo. Nessa exposição, buscaram mostrar como esse maravilhoso livro atravessa o tempo, mantendo-se sempre atual. Os trabalhos ficaram expostos na Biblioca, e todos os alunos receberam convites para prestigiar. Parabéns aos alunos pelo excelente trabalho.

Eis que chegam as nossas merecidas férias! Depois de longos meses de muito trabalho, dedicação, aprendizagem, brincadeiras, amizade, avaliativas, avaliações trimestrais, RPA, festa junina, noite do pijama... nosso semestre chega ao fim e, com ele, nosso merecido período de descanso, as tão esperadas férias! Mas o que essa palavra significa? Pela lei, trata-se de um período de descanso, maior que um fim de semana, ocorrido após um ano (de trabalho) ou um semestre (de estudo). A palavra deriva do latim feria, que, nessa língua entre os romanos, significa um dia de descanso por razões religiosas. No século IV, o imperador Constantino santificou a palavra feriae, colocando-a nos dias da semana: prima feria, secunda feria... e assim por diante. Com o passar do tempo, 'prima feria' transformou-se em 'Dominicus dies' (dia do Senhor) e 'septima feria' em 'sabbatu', dia em que os judeus se reuniam para orar. Alguma semelhança? Nossos dias de semana mantêm a palavra em sua nomenclatura, com uma pequena diferença: feriae transformou-se em feira - segunda-feira, terça-feira (e o português foi a única língua a mantê-la). Sábado e domingo continuam dias santos, só que de descanso pelo trabalho ou estudo, não mais para fins religiosos, apenas. Que nossas férias, como na Antiguidade, sejam dias de renovação de qualquer caráter e nos deem muito ânimo para começar o próximo semestre. Para isso, não se esqueçam de descansar, de acordar tarde, de passar um dia inteiro de pijamas, de comer pipocas vendo um filme de que goste (nem que já o tenha visto pela décima vez: quem se importa com essedetalhe?), de brincar muito, de ir ao cinema, de viajar, de qualquer coisa que te faça feliz! Mas não pense que tudo será brincadeira: nossos colegas terão um mês de muito estudo no Canadá e nos trarão informações preciosas sobre essa cultura. Então, não podemos fazer feio: vamos usar as férias para aprender enquanto nos divertimos – siga o seu roteiro de leitura e bom divertimento! Bom, o que tenho a desejar agora é que você aproveite esse merecido tempo livre e que volte cheio de vontade de aprender mais... Eu voltarei! Abraços animados, Professora Marcela.


DICAS PARA AGITAR SUAS FÉRIAS! Para quem ainda não programou nada de especial para as férias, seguem as dicas do Geração. Se você é fã de cinema, deve estar aguardando ansiosamente a estreia de “A Era do Gelo 4”, prevista para o dia 29 de junho, ou seja, o primeiro fim de semana das férias. A temática do novo filme é bem atual, traz o tema do efeito estufa e do degelo como pano de fundo para ilustrar uma série de acontecimentos. O faminto esquilo Scrat provoca a separação dos continentes devido a sua fixação pela noz, que insiste em se afastar dele tornando-se quase uma maldição. Agora, os amigos Manny, Diego e Sid estão à deriva em alto mar e usando icebergs como embarcações. Será que vão se salvar?

Além desse, o ”Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge” também tem estreia prevista para o último fim de semana das férias, 27 de julho. O terrorista Bane volta a assombrar Gotham City, provocando o pânico e o desespero. Sem forças para enfrentar o terrível criminoso, a polícia da cidade chega ao seu limite, fazendo com que Batman retorne de seu exílio por ter sido responsabilizado pelos crimes de Harvey Dent. Quem sairá vencedor dessa batalha?

Vai estrear também o lançamento da Disney: Valente. Considerado o primeiro conto de fadas da Pixar, o filme vai narrar a história da jovem princesa Merida, que não quer saber da vida de realeza e não gosta nem de pensar em ser apenas mais uma esposa para o filho de algum lorde. Indo contra as tradições e os costumes, ela desafia seus pais ao perseguir o sonho de se tornar uma arqueira e, com isso, coloca em risco o reinado de seu pai, o Rei Fergus. E, por fim, Tim Burton inova mais uma vez e cria uma comédia de fantasia, Sombras da Noite, que estreou dia 22 de

junho, e conta a história de Joshua e Naomi Collins, os quais deixam a cidade inglesa de Liverpool juntamente com o filho, Barnabás, rumo aos Estados Unidos. A intenção deles era escapar de uma terrível maldição que atingiu a família. Vinte anos depois, Barnabás, após seduzir e partir o coração de Angelique Bouchard, sem saber que era uma bruxa, é transformado em vampiro e preso numa tumba por dois séculos. Quando, enfim, desperta, dois séculos depois, encontra sua propriedade em ruínas e os poucos familiares ainda vivos escondem segredos uns dos outros. Em meio a um mundo desconhecido, Barnabás se interessa por Victoria Winters, a tutora do jovem David. Suas férias prometem!

DECORAÇÃO SUSTENTÁVEL A decoração da nossa Festa Junina foi elaborada com muito cuidado, pensando em preparar nossos alunos para atitudes sustentáveis e criativas. Como sempre, usamos materiais de reciclagem para confeccionar adornos ligados ao tema da festa, que neste ano foi “de Luiz Gonzaga a Mazzaropi”. Fizemos então, sanfonas de caixas de leite, chapéus de cangaceiro com caixas de pizza

í !! Anote a

e muitos outros. Os enfeites foram confeccionados nas aulas de Arte, com todos os alunos do 2º ao 9º ano. Além disso, os alunos participaram de oficinas de decoração nos intervalos e também tivemos oficinas de confecção de flores com as mães voluntárias de nossos alunos. No dia anterior à festa, formamos grupos de trabalho da decoração com professores,

29/6 - Último dia de

aula do semestre 2 a 31/7 - Férias

Escolares 1/8

EQUIPE

GE ER RACAO

Redação João Luiz Motta

Lorenzo de Andrade Caldana Victoria Pereira de Melo Stefany Muraro Felizardo

Produção Profª Patricia Furlan

- Volta às aulas

funcionários e alunos para colocar estes enfeites pelo colégio. Todo este preparo para a festa envolve nossos alunos de forma descontraída, educativa e divertida. Por isso, a cada ano que passa esta atividade fica mais rica e envolvente, com ótimos resultados.

JULHO

Segunda Quinzena Alunos 16 - Gustavo Luis Mazetto 17 - Victor Reche F. Orellana 18 - Isabela Pitta Crepaldi 18 - Luan Cechetto da Silva 19 - Ana Clara Brombal Briotto 19 - Raquel Lopes de Carvalho 20 - Ana Lívia Barbosa de Oliveira 20 - Igor Mendes Domingues Miras 22 - Juliano Rezende Dos Santos 22 - Giovanna Victoria Camara Lima 23 - Eduardo Cadorin Mosca 23 - Paola Cristina S.G.Oliveira 24 - Luiz Guilherme Motta 25 - Fernanda Russon F.Carmassi 25 - Vinicius Rocca S.S. Pinto 25 - Tiago Gontijo Merighi 26 - Thiago de Lima R. Duarte 31 - Rafaela Barreira Valério 26 - Vinícius Toni Righetto

26 - Wemerson Ananias B. Pereira 27 - Gabriella Giardelli Caetano 27 - Beatriz Helena Ferrari 28 - Pedro Henrique Coelho 28 - Isabelle Mattiazzo Vendemiati 28 - Leonardo Roveri C.Ambrogi 29 - Guilherme Teixeira Lima 30 - Heloísa Ap. de Paula Nogueira 31 - Matheus Campiani Maria 31 - Alice Mendes de Carvalho Funcionários 20 - Ana Carolina Miranda da Silva 22 - Pamela Grazieli Angeli 27 - Juliana Santos 28 - Luciana Maria S. Von Zuben 28 - Marly Ferreira Santana 30 - Roni Gasolla 31 - Mário Eduardo M. Fernandes 31 - Rafaela Barreira Valério

Fale Conosco: geracao.vox@colegiofundamentum.com.br Coordenação

Profª Marcela Rodrigues

Supervisão Geral Laura Mendonça Pimenta Agessi

ANUNCIE AQUI INTERESSADOS ENTRAR EM CONTATO PELO E-MAIL:

geração.vox@colegiofundamentum.com.br


geracao06