Issuu on Google+

Horário: 19h30 Duração: ___ horas

8 DE MARÇO

GE ER RACAO FOCAS EM AÇÃO

Uma disputa tradicional em nosso colégio, ocorreu novamente esse ano e teve atividades diferentes, além da famosa ida à Chácara Musselli. Enquanto os alunos de 6° ao 9° ano tiveram três dias de competição e muita diversão, o 2° ao 5° ano apenas em uma sexta-feira se divertiram como os mais velhos. Além da alegria durante as brincadeiras com água e os esportes tradicionais, esta também envolveu a Parabéns aos premiação, que resultou em: v encedores e 6° ao 9°ano 2° ao 5° ano agradecemos o 1°Azul auxilio de todos 1°Verde 2°Dourado a q u e l e s q u e 2° Amarelo 3° Verde Limão contribuíram para 3° Azul 3°Laranja que houvesse uma 4°Vermelho boa competição.

Com muita garra e determinação, durante as semanas de 3 a 11 de outubro, nosso colégio participou de um campeonato externo envolvendo 16 escolas de Valinhos e 2.200 atletas, o famoso JEVS. Participando em diversas categorias, alunos de 6°ano a Ensino Médio, entraram nas categorias mirim e infantil, se classificando e garantindo medalhas para nosso colégio. Ao final do campeonato, uma grande surpresa: com 153 pontos, havíamos conquistado o 1° lugar na classificação geral! Parabéns aos alunos que se dedicaram, participaram e se empenharam!


Kids

4°s ANOS EM VISITA DINÂMICA À FAZENDA EM JUNDIAÍ No dia 22 de setembro, os alunos dos 4°s anos, foram para a Fazenda Nossa Sra. Da Conceinção em Jundiaí. Foi estudado a história do café, desde o momento que este chegou ao Brasil, até os dias atuais. Estudaram também ávida dos escravos e dos imigrantes. Tiveram a oportunidade de conhecer o que era uma senzala, a capela construída pelos imigrantes e todo o processo do plantio do café. Os alunos aprenderam e se divertiram muito!

INTEGRAL TRABALHA COM SENTIMENTOS

ANIVERSÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Foi comemorado no dia 06 do mês de outubro o aniversário da educação infantil, cujo tema foi ‘circo’. A festa foi uma delícia! Agora em novembro, o aniversário será comemorado no dia 17 e terá como tema ‘bandeiras’, para aproveitar a comemora-ção do dia das bandeiras.

VAMOS COLORIR

Por que a faxineira não luta karatê? R: Porque ela luta capoeira

O QUE É°°? O QUE É?

Nos dias 17 e 21 de Outubro, a professora Nádia do integral realizou com sua turminha da Educação Infantil uma atividade com o tema “conhecendo os sentimentos”, através da interpretação de sentimentos utilizando fantoches, teatrinhos, entre outros e assim puderam mostrar como se sentiam em determinadas situações. A colaboração e o respeito ao outro são importantes para a boa convivência

tanto dentro como fora do ambiente escolar. Dessa forma, os alunos podem ter oportunidades para construir seu lado afetivo pela expressão e manifestação dos sentimentos.

CAMPANHA CAMPANHA SOLIDÁRIA SOLIDÁRIA

O NATAL DE MUITOS COMEÇA POR VOÇÊ! SEJA SOLIDÁRIO! DOE ALIMENTOS E BRINQUEDOS.


Teens No dia 14 de setembro, os 5°anos foram à Itú com as professoras Kerol e Adriana com o objetivo de conhecer uma das cidades mais antigas do Brasil e rica em história. O foco da visita foi a fábrica São Luís , segunda fábrica a ser instalada no país e símbolo de modernidade, com máquinas à vapor importadas daInglaterra e o Museu Republicano. Outro também foi o

casarão, onde ocorreu a conferência de Itú – conspiração para derrubar o imperador D. Pedro II e instalar a república, dela participaram importantes personalidades do período e ricos cafeicultores. Para f i n a l i z a r, m o m e n t o d e descontração na praça com os “pequenos” objetos de Itú, já que tudo é em tamanho exagerado. Os alunos adoraram a experiência.

6º ano visita o aterro sanitário Os alunos dos 6ºs A e B foram ao estudo do meio no Instituto ESTRE, realizado no mês de setembro, que é um aterro sanitário localizado em Paulínia. Foi muito bom, pois os alunos puderam ter uma ideia de como é um aterro sanitário e

E PARA AS NOTAS FINAIS: PROJETOS INDIVIDUAIS No dia 19 de outubro, ocorrereu a apresentação dos “Projetos Individuais” do 9º ano, trabalho que foi desenvolvido desde abril por eles e que consistiu na produção de um texto científico, um artigo, de 3 a 5 páginas, cujo tema foi escolhido pelo aluno dentre uma lista de possibilidades oferecidas pelos professores orientadores. O repertório foi vasto: apareceram romances, torturas, tecnologias, psicologia, pobreza, AIDS, dentre muitos outros.

Na apresentação oral, que durou até 20 minutos, para uma banca formada pela coordenação e pelos professores (que fizeram perguntas ao final!), os alunos foram avaliados pela pesquisa, pelo texto e pelo desempenho diante da banca. O trabalho ainda valerá pontos para a média do 3º trimestre. Parabéns, 9º ano, pelo sucesso no projeto e na apresentação e pelos muitos pontos conquistados Vocês foram ótimos!

aprender um pouco mais sobre o ciclo do lixo. Esse estudo foi realizado porque estavam aprendendo sobre o lixo e gostaram muito da organização do aterro, conhecida em visita anterior pelos professores.

VIAGEM DE FORMATURA: NR

O NR (acampamento chamado de Nosso Recanto), que envolve os 9º anos, ocorreu de 07 a 11 de setembro. É uma viagem esperada por todos os alunos, desde que entram no 6º ano, porque é uma viagem de formatura, a qual, para muitos alunos, será a primeira vez longe dos pais por tanto tempo e perto apenas dos amigos e dos professores. Eles também gostam porque o local é muito bonito e há as tão esperadas baladas, além de ser todo pensado para formandos, com atividades esportivas e festas. Os professores Raquel e César afirmam que os alunos devem ir e aproveitar. É uma viagem realmente inesquecível!


Aniversariantes

^^

OUTUBRO 02 - CHEN JIA HAO 02 - GABRIELLE LUIZA INOUE JANGE 02 - BÁRBARA SANDES LOURENÇO MIGUEL 03 - BRUNA MOTTA CASILLI 03 - RUI HIDEYOSHI HONDA 04 - GUSTAVO SANCHES CLEMENTES 04 - ISABELA FERREIRA 05 - MATEUS GIAMPAOLI BORIN 05 - ANA LUIZA URVANEJA MAYER 06 - ISABELLE MARIA DE OLIVEIRA 08 - GUILHERME BAPTISTA CIOTTO 08 - CAMILA OSTANELLI CANO 10 - AKARY KAWASHIMA MORIYAMA 11 - ANDRE CONTI LOESCH 12 - GIOVANI SANCHES CLEMENTE 12 - GABRIELA BALLERINE DOS SANTOS 13 - IAN KENZO SIMÕES NISHIKAWA 13 - IGOR MIGUEL MARQUES CAPELATTO 15 - JOÃO PEDRO DA SILVA RIBEIRO 15 - PEDRO DANDOLO AFONSO 16 - ELIS FELDSTEIN BOTELHO 16 - YASMIN KIKUCHI 17 - JOSÉ VITOR VANDEMIATI ROSA 20 - LIVIA RONDINA CATINI 21 - MELISSA AYAME BEPU 21 - BRENDA TURCHETTI 23 - GABRIEL CÉSAR ROGÉRIO 24 - KAIKY GOMES BENTO 24 - LUIZA RIBEIRO GERALDINI 24 - GABRIELA DA SILVA NAZÁRIO 25 - ANA CARLA ROSAS MELO 25 - ORNELLA FERRARO BARDUCHI 26 - VICTOR PETITTO 26 - ANA BEATRIZ VIVAN ESPINOLA 30- MARIA EDUARDA ROSSINI FERNANDES 30 - ANA LUISA CONTI LOESCH 31 - GABRIELLE EDUARDA ALMEIDA DE CAMPOS

Palavras, muitas palavras

(Ruth Rocha ) Cada letra do alfabeto é a primeira letras de muitas palavras que todos gostam e conhecem. Com muita graça e muita rima, todas as letras do alfabeto se apresentam para as crianças. E os desenhos muito alegres fazem com que elas fiquem ainda mais amigas... Uma história para crianças

A Jornada de Hiro

(Tracey West) A jornada de Hiros é um livro de aventura que fala sobre um homem chamado Hiro que, junto com sua família e seus amigos, impedem que o cruel Fujita pegar o amuleto da lua. Mas sua missão não acabou, agora eles tem que impedir que o ninja da escuridão pegue o amuleto do Sol.

AGENDA

Editorial Caros leitores, Em primeiro lugar, a Equipe Geração gostaria de pedir desculpas pelo nosso atraso. Ele foi fruto de algumas mudanças na organização do jornal, que, a partir desta edição, está sendo coordenado por mim, professora Marcela. Esperamos que, apesar da demora, ele esteja no mesmo padrão de excelência! Nesta edição, falaremos sobre Os Jogos Escolares ocorridos nos últimos dias, bem como dos vários eventos de nossa escola: da ida ao NR, da apresentação dos projetos individuais do 9º ano, da ida do 5º ano a Itu, da ida à Fazenda em Jundiái pelo 4º e da festa da Caneta, da qual participaram, da ida do 6º ano ao Aterro Sanitário... enfim, dos muitos Estudos do Meio vivenciados por nossa escola. Esperamos que gostem do que preparamos nesse mês. Nos encontramos em breve! Um abraço, Professora Marcela.

EQUIPE

Fale Conosco: geracao@colegiofundamentum.com.br

GE ER RACAO Produção

Redação Cecília Sochiarelli da Costa Gabriela Brumatti Ribeiro João Luiz Motta

Rafael Cantão e Silva Valquíria de Andrade Berardi

Geração Profª Patricia Furlan

Supervisão Geral

Patrocinador

Laura Mendonça Pimenta Agessi

Coordenação

Profª Marcela Rodrigues

Rua José Paulino, 70 - Campinas - SP - 3236-1778


Geração Novembro