Relatório Clube Arribada

Page 1

C L U B E Abril 2017

a r r i b a d a

http://blog.arribada.org/

Te c n o l o g i a & C o n s e r v a ç ã o para os mais pequeninos

da Ilha do Príncipe


C LUB E A RRIB ADA

M I S S Ã O O Clube Arribada foi criado para ensinar gratuitamente as crianças da Ilha do Príncipe sobre o desenvolvimento de novas tecnologias aliadas à conservação da natureza, inserido na iniciativa Arribada e integrado na missão da Fundação Príncipe Trust.

O COMEÇO... No ano letivo de 2017/2018 inaugurou-se, na cidade de Santo António, ilha do Príncipe, o Clube Arribada. O Clube dá continuação a um programa iniciado no ano passado em colaboração com o Governo Regional e com uma associação portuguesa de voluntariado, https://www.sonhafazacontece.org/ a Sonha Faz e Acontece – sendo que nessa altura as aulas eram dadas numa escola local. Na fase de preparação, contámos ainda com o apoio http://www.academiadecodigo.org/ da Academia de Código Júnior no desenvolvimento do currículo inicial. Este espaço oferece aulas a alunos do 5º e 6º ano nas áreas da Ciência Computacional, Programação e Tecnologias da Conservação.

mudar uma geração: MUDAR UMA GERAÇÃO Desde o início do projeto já foram abrangidas mais de 160 crianças. As aulas têm a duração média de 1 hora e são dadas em regime extracurricular, durante o período da tarde – sendo que estes alunos só têm aulas na escola durante a manhã. Este ano, os alunos do 5º ano foram divididos em 6 turmas, com um máximo de 12 crianças por turma. Os alunos tiveram aulas duas vezes por semana durante um período de 7 meses que acompanhou o ano letivo.

-001-


C LUB E ARRIB A DA

P A R C E I R O S Este projeto encontra-se agora integrado na http://blog.arribada.org/ Iniciativa Arribada, que tem por objetivo disseminar o uso de novas tecnologias na área da conservação das espécies. Com esse intuito, a 'Arrribada' procura desenvolver essas mesmas tecnologias a um custo mais baixo e cria programas que promovam uma maior inclusão das comunidades locais na www.facebook.com/PrincipeTrust/ proteção da sua fauna. O Clube Arribada trabalha ainda em parceria com a Fundação Príncipe Trust, dedicada à proteção do meio ambiente do Príncipe, em particular com o programa de conservação das tartarugas marinhas www.facebook.com/protetuga/ (Protetuga) – que inclui rastreamento GPS, com tecnologia 'Arribada'. Contamos também com o apoio da CST Companhia de Telecomunicações Santomense que nos cede o espaço e providencia ainda acesso gratuito à internet. Desde o início que trabalhamos em proximidade com o Governo Regional do Príncipe, em particular com a Secretaria Regional dos Assuntos Sociais – sob cuja égide recai o Ensino. Esta última colaboração é essencial, uma vez que nos permite o acesso às escolas e aos potenciais alunos do Clube.

-002-


C LUB E A RRIB ADA

O Programa... O currículo do Clube Arribada encontra-se organizado à volta de 6 módulos obrigatórios. No início do ano foi dado aos alunos um cartão para puderem ir marcando o seu progresso com carimbos, atribuídos sempre que completavam um módulo. As aulas incluem diversas atividades, que podem ser divididas em 3 grupos principais, de acordo com os materiais utilizados: - atividades 'de cartão', feitas com materiais do dia a dia; www.computeraid.org/ - atividades com computadores, adquiridos à Computer Aid; - atividades com tecnologias 'Arribada', tais como aparelhos GPS.

-003-


C LUB E A RRIB ADA

Módulo 1 – 'CC: Intro' O nosso módulo inicial, 'CC Intro', serve como uma primeira apresentação à Ciência Computacional. São ensinados alguns conceitos básicos, tais como o sistema binário e unidades e armazenamento de informação. Estas aulas são dadas sem computadores, recorrendo apenas a materiais facilmente acessíveis. A maior parte das aulas encontra-se documentada em vídeo aqui.

V Í D E O S

https://www.youtube.com/watch?v=rqyffMYt9_0&list=PLSwqrfPfTF7Lvf3UgQcAjJDF1cyFFj2NZ

-004-


C LUB E A RRIB ADA

Módulo 2 – 'Scratch Básico'' O segundo módulo introduz a disciplina da Programação, ao mesmo tempo que inicia os alunos na utilização dos computadores. A maior parte das aulas é dada com uma versão offline do programa https://scratch.mit.edu/ Scratch. Através de jogos, os alunos aprendem importantes conceitos de programação, tais como sequência, iteração e condicionais.

-005-


CLUB E A RRIB ADA

Módulo 3 – 'Mestre XY' Com o 'Mestre XY' apresentamos aos alunos as Coordenadas Cartesianas. Neste módulo fazemos uso de atividades físicas, atividades de 'papel e caneta' e também o Scratch. Passo a passo, habituamos as crianças aos eixos X e Y, introduzindo assim o tema dos sistemas de coordenadas – que nos acompanha durante o resto do ano.

-006-


C LUB E ARRIB A DA

Módulo 4 – 'GPS Genial' Este módulo faz a passagem das coordenadas XY para as Coordenadas Geográficas. Os alunos aprendem o que é a latitude e a longitude e como encontrar pontos num mapa. Falamos sobre GPS e explicamos como é que os satélites determinam a nossa posição – utilizando hula hoops e um jogo de tabuleiro em que os satélites são pregos.

-007-


C LUB E ARRIB A DA

Módulo 5 – 'Detetive Animal' Depois de aprenderem como é que funciona o sistema GPS, os alunos puseram a lição em prática com a nossa mascote canina, o Sokis. Colocaram-lhe uma coleira com o aparelho e viram depois o seu trajeto num mapa. Em seguida analisaram os seus passos com alguns dos tradicionais programas do Office Suite – nomeadamente, a folha de cálculo e o processador de texto.

-008-


C LUB E ARRIB A DA

Módulo 6 – 'Código Tetuga' Por fim, vemos a efetiva aplicação destas tecnologias no Príncipe, com as tartarugas marinhas – as 'tetugas', no crioulo local. Em colaboração com o projeto Protetuga, foi organizada uma ida à praia para ver a libertação de crias de tartaruga.

-009-


C LUB E A RRIB ADA

Clube Arribada – 2018/2019 O Clube Arribada está agora a alargar a sua equipa docente com o intuito de dar início ao seu segundo ano de atividade, a partir de Setembro de 2018.

Contacto: Francisco Coutinho Gouveia f.coutinho.gouveia@gmail.com (+351) 966800109

-010-