Page 1

voluntariado para empresas

Fundação Mata do Buçaco

Vencedor 2013

Com a contribuição do instrumento financeiro LIFE da União Europeia


Sabia que…

e que…

Pode participar, com os seus colaboradores e fornecedores, num dia de lazer e apoio à conservação da Mata Nacional do Buçaco?

O projeto BRIGHT captou cerca de 2/3 do orçamento atribuído pela União Europeia a Portugal na edição de 2010 do instrumento financeiro LIFE+ / Natureza e Biodiversidade, e apoia a sua participação?

O voluntariado corporativo é um desafio para todas as empresas que pretendam realizar ações de voluntariado na Mata Nacional do Buçaco, exercendo assim a sua vertente mais solidária, fomentando o trabalho de equipa e praticando uma atitude de responsabilidade ambiental.

Com uma duração de cinco anos, o projeto é direcionado à conservação de um habitat que apenas aqui existe – o Adernal – através do combate a espécies exóticas e invasoras que o ameaçam.

As ações envolvem, de forma transversal, sessões de introdução/informação seguidas de formação prática e posterior execução de tarefas de apoio aos trabalhos de conservação em curso, no âmbito do Projeto BRIGHT. Estas tarefas incluem orientação e acompanhamento técnico ao longo das atividades e feedback final sobre os resultados dos trabalhos realizados.

O seu caráter inovador está relacionado não só com as técnicas aplicadas mas também com o envolvimento direto de diversos públicos – escolas, turistas e instituições públicas e privadas – nas atividades concretas de conservação, de iniciativas de voluntariado, visitas com atividades práticas, entre muitas outras.

arranque da erva-do-diabo

descasque e arranque de acácias

sementeira de espécies autóctones

recuperação ecológica da mata

e ainda… Empresas como Montepio, SONAE, Sociedade das Águas do Luso, Silvapor, Sanindusa, Alves Bandeira, entre outras, já se associaram a este projeto?


Fundação Mata do buçaco A Mata Nacional do Buçaco constitui um património de valor incalculável, único em Portugal e no Mundo. Trata-se de uma herança secular, incomparável, que reúne num mesmo espaço relevância histórica, religiosa, militar, botânica, faunística, paisagística, arquitetónica, cultural e mesmo de identidade nacional. Um espaço tão singular e sensível requer manutenção cuidada e uma gestão consciente e responsável. Depois de um período de décadas em que o património natural e edificado se viu privado de tais cuidados, comprometendo os valores da Mata, a Fundação Mata do Buçaco, F. P. (Decreto-Lei n.º 120/2009, republicado pelo Decreto-Lei n.º 5014, de 15 de abril) assume atualmente as seguintes missões: - gestão integrada do património natural, histórico, cultural e religioso inserto na Mata; - valorização e requalificação dos espaços; - manutenção de todo o património e serviços associados; - educação ambiental e promoção da cultura científica e patrimonial; - promoção e divulgação turística consciente; - melhoria das condições de receção ao visitante; - promover o desenvolvimento regional através da projeção nacional e internacional da Mata Nacional do Buçaco. O sucesso de tais ações depende de um suporte financeiro que em muito ultrapassa a disponibilidade da Fundação. Assim, é solicitada a colaboração de todos os que têm a oportunidade de a admirar e experienciar. Ao visitar a Mata do Buçaco, o visitante está a contribuir para a preservação do seu património natural e edificado e para que cada vez o possamos receber melhor.

Projeto BRIGHT Beneficiando da existência deste património natural único e visando a sua conservação através do combate a uma ameaça que constitui hoje um dos principais problemas globais – as espécies exóticas invasoras -, com envolvimento direto da sociedade civil nesses trabalhos, o projeto BRIGHT (Bussaco´s Recovery from Invasions Generating Habitat Threats) foi candidatado a apoio da componente Natureza e Biodiversidade do Programa LIFE+. Com a sua execução, pretende-se ensaiar, demonstrar e disseminar um conjunto de práticas de conservação da biodiversidade que assentam essencialmente em três eixos: • a conservação de um habitat relíquia – o adernal – Habitat Único no Mundo. • para aquele efeito, a dinamização de um conjunto de trabalhos continuados centrados no ensaio e aplicação de práticas de controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras (arbóreas e herbáceas). • como forma de assegurar a continuidade e sustentabilidade destes trabalhos, a dinamização de um conjunto de programas de envolvimento de diversos públicos e da sociedade civil (instituições, empresas, grupos organizados, residentes, turistas, entre outros) em trabalhos ativos de conservação/valorização de habitats e de controlo de invasoras.

www.fmb.pt | www.fmb.pt/bright Fundação Mata do Buçaco, F.P. Mata do Buçaco 3050-261 Luso

gabpresidencia@fmb.pt tlf. 231 937 000

Ebook folheto promocional voluntariado empresas  
Ebook folheto promocional voluntariado empresas  
Advertisement