Page 1

Newsletter Digital . Março | 2017 . Nº 58

ACONTECE Informativo interno da Fundação CDL

FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA REALIZA APLICAÇÃO DE TESTES DE ACUIDADE VISUAL Cerca de 150 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social participaram da aplicação dos testes Nos dias 22, 23 e 24 de março, a Fundação CDL Pró-Criança realizou a semana do Programa Ver é Bom Demais, com aplicação de testes de acuidade visual em cerca de 150 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade de Belo Horizonte, beneficiando, ao total, 14 instituições sem fins lucrativos. A ação foi patrocinada pelo Lions Clube Jaraguá e Gutierrez e contou com a participação de 12 voluntários do próprio Lions e, também, de 9 membros do CDL Jovem. Esta ação consiste na primeira etapa do Programa e foi realizada em diferentes dias, locais e horários, com objetivo de ampliar o número de beneficiados pela ação. No primeiro dia, os testes foram realizados na instituição Vó Angelina (Bairro Grajaú), que tem como objetivo cuidar de crianças residentes no Morro das Pedras, durante o horário de trabalho dos familiares. A instituição Vó Angelina atende, atualmente, 90 crianças com idades entre dez meses e seis anos, porém, devido às especificidades do Teste de Acuidade Visual, participaram da ação apenas as crianças a partir de quatro anos de idade, totalizando 43 beneficiados. A coordenadora pedagógica da Creche Vó Angelina, Andrea Lúcia Campolina, destaca a importância da ação para as crianças da creche. “A ação foi uma excelente oportunidade para as nossas crianças, porque as famílias realmente não têm condições de leva-las a um oftalmologista pagando uma consulta particular e, como nós bem sabemos, a espera por uma consulta no sistema público é muito longa.

Além disso, às vezes, nem os pais e nem os educadores percebem que a criança está apresentando alguma dificuldade de enxergar. Então, é muito importante proporcionar-lhes essa oportunidade, principalmente nessa fase de formação e alfabetização em que elas estão, de modo que a dificuldade de enxergar não as prejudique em seu desenvolvimento tanto físico quanto psicológico e em sua formação educacional”, explica. No segundo dia, foi a vez das crianças residentes no Lar Cristão (Bairro Braúnas) participarem dos testes. O Lar Cristão é uma instituição de acolhimento onde residem 45 crianças de zero a seis anos. A instituição de acolhimento é um espaço caracterizado por acolher crianças e adolescentes em situação de afastamento do núcleo familiar por determinação do Poder Judiciário. Nessa instituição, participaram as crianças a partir de quatro anos de idade, sendo 17 beneficiados ao total. No terceiro dia, os testes de acuidade visual foram realizados no Centro de Desenvolvimento & Educacional e Profissional (CEDEP), que é uma unidade da Fundação CDL Pró-Criança, para onde foram levados 86 crianças e adolescentes residentes em dez instituições de acolhimento. Além disso, também participaram seis aprendizes do Programa Educação e Trabalho (PET) que apresentavam dificuldades visual e demonstraram interesse em participar do Ver é Bom Demais.


ACONTECE

Newsletter Digital . Março | 2017 . Nº 58

A companheira leão do Lions Club Jaraguá, e voluntária nas ações do Programa, Ivânia Alves Costa, ressalta a importância da parceria entre a Fundação CDL PróCriança e o Lions Club. “Essa parceria é muito oportuna, pois nos dá a chance de agirmos para evitar as consequências do déficit na visão das crianças e adolescentes que, muitas vezes, não têm condições de ir a uma consulta com oftalmologistas e, tampouco, arcar com os custos dos óculos”. Já o vice-presidente de Projetos Sociais do CDL Jovem, que também trabalhou voluntariamente na aplicação dos testes, Rafael Mariné, destaca a importância da realização de trabalhos voluntários, afirmando que “poder participar de um projeto como o Ver é Bom Demais é uma grande oportunidade de praticarmos solidariedade e, ao identificarmos e proporcionarmos a correção de problemas na visão dessas crianças, estamos dando a elas a oportunidade de um melhor aproveitamento na escola e, consequentemente, uma vida melhor!”.

1º dia - Vó Angelina

2º dia - Lar Cristão

Do total de crianças e adolescentes avaliados, 67 foram diagnosticados com baixa visão e serão encaminhados para médicos oftalmologistas voluntários do Programa. Em caso de necessidade, eles receberão gratuitamente os óculos. Ver é Bom Demais - Iniciado em 2002, o Ver é Bom Demais oferece assistência oftalmológica para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, por meio da realização de testes de acuidade visual, encaminhamento para exames oftalmológicos e fornecimento de óculos para aqueles que precisarem. O Programa é patrocinado pelo Lions Clube, NOE Oftalmo, CDA Oftalmologia, Clínica dos Olhos (Dr. Icek), Óticas Diniz e Centro Visão, além de contar com o apoio da CDL/BH e do CDL Jovem. A parceria com esses patrocinadores possibilitou a realização de 4.400 testes acuidade visual e de 1.768 exames oftalmológicos, com a entrega de 1.263 óculos.

REALIZAÇÃO:

PATROCÍNIO:

3º dia - CEDEP

APOIO:


ACONTECE

Newsletter Digital . Março | 2017 . Nº 58

MAIS FOTOS DA AÇÃO 1º dia - Vó Angelina

2º dia - Lar Cristão

3º dia - CEDEP

3º dia - CEDEP

3º dia - CEDEP


ACONTECE

Newsletter Digital . Março | 2017 . Nº 58

FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA FIRMA PARCERIA COM PROGRAMA DE RECOMPENSAS CASHFLIX Os usuários do aplicativo poderão realizar doações em dinheiro para a Fundação CDL A startup CashFlix devolve dinheiro (cashback) para clientes em lojas físicas do varejo, como supermercados, drogarias, padarias e materiais de construção. A ideia da empresa é que, ao comprar os produtos e marcas anunciados, o usuário do aplicativo CashFlix acumule dinheiro, ao invés de pontos, e pode sacá-lo direto para sua conta bancária. Parte do dinheiro que o usuário acumular no aplicativo pode ser destinado à Fundação CDL Pró-Criança, basta que ele autorize a doação de uma porcentagem no momento do resgate. A empresa foi criada em 2014, em Belo Horizonte/MG, pelos sócios Fernando Damasio e Flávio Guimarães, a partir da identificação de uma lacuna no mercado varejista: a falta de interação através de ferramentas tecnológicas com os clientes durante o processo de compra. Para os lojistas e marcas, o CashFlix é uma oportunidade de promover o aumento do ticket médio e fornecer informações interativas aos clientes no momento da compra, além de conhecer o perfil de seus consumidores.

APRENDIZES PARTICIPAM DE RODA DE LEITURA NA BIBLIOTECA PÚBLICA INFANTIL E JUVENIL Nos dias 28 e 31 de março, 60 aprendizes do Programa Educação & Trabalho (PET), desenvolvido pela Fundação CDL Pró-Criança, participaram da Roda de Leitura promovida pela Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, localizada na Praça da Estação. A atividade foi realizada com objetivo de proporcionar aos jovens a exploração do espaço da Biblioteca e de seu acervo, complementando a aprendizagem teórica ao possibilitar o exercício da leitura e da oratória.


ACONTECE

Newsletter Digital . Março | 2017 . Nº 58

FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA FALA SOBRE “ACESSIBILIDADE” NO JUVENTUDE FECTIPA No dia 29 de março, a Fundação CDL Pró-Criança foi responsável pela apresentação do tema “acessibilidade” no encontro do Juventude Fectipa, que integra o Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador. A programação do evento incluiu o debate sobre a realidade da pessoa com deficiência, situações de inclusão e exclusão sociais, disponibilidade das cotas no mercado de trabalho e, principalmente, a necessidade e importância do respeito e integração. Além disso, foram realizadas oficinas relacionadas ao Sistema de Braile e de Libras com os participantes. O evento foi realizado no Centro de Referência da Juventude (localizado na Praça da Estação) e contou com a participação de 70 jovens de diversas instituições de aprendizagem profissional.

pantes assumem a responsabilidade de uma temática em um mês específico, dentro do plano. As reuniões e as apresentações acontecem na última quarta-feira de cada mês. Cada instituição tem a liberdade de trabalhar o tema da forma que julgar mais interessante: levando um palestrante, uma pessoa da própria instituição, ou, no nosso caso, os protagonistas foram e serão os jovens aprendizes que participam do Fórum.

O evento foi conduzido pelo orientador educacional Felipe Marques, juntamente com a monitora de acompanhamento Bárbara Martins e seis aprendizes do Programa Educação & Trablho (PET): Diego Vinícius, Karolaine Cristina, Nathália Cristina, Jennifer Katerine, Lucas Fernandes e Lucas Jaques. O Juventude Fectipa reúne representantes de diversas instituições que oferecem a aprendizagem profissional. Ao final de cada ano, é realizado um planejamento de ações para o ano seguinte e as instituições partici-

AJUDE A MELHORAR A VIDA DE MILHARES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

APOIE OS PROJETOS SOCIAIS DA FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA! Ÿ FAÇA SUA DOAÇÃO:

Ÿ SEJA VOLUNTÁRIO:

Banco do Brasil

Caixa Econômica Federal

Agência 3494-0 | Conta 4639-6

Agência 0094 | Conta 501.875-4 | Operação 003

Envie um e-mail para marianne.policarpo@fundacaocdl-bh.org.br www.fundacaocdl-bh.org.br

Av. João Pinheiro, 495 / 7º andar - Funcionários - BH/MG

(31) 3249-1791

F-Cdl Pró-Criança

company/fundação-cdl-pró-criança

@fcdlprocrianca

@FundacaoCDLBH

Fundação CDL Pró-Criança

Março2017  
Março2017  
Advertisement