__MAIN_TEXT__

Page 1

Newsletter Digital . Setembro | 2018 . Nº 76

ACONTECE HOMENAGEM:

(pág. 2)

DEBATE COM CANDIDATOS AO GOVERNO DE MINAS

3º ENCONTRO AÇÃO & CIDADANIA:

(pág. 3)

(pág. 4)

FEIRA DE PROFISSÕES NEWTON PAIVA

REPRESENTATIVIDADE EM EVENTOS Buteco Solidário - Lions Club Feijoada Solidária - Lions Club (pág. 5)

DIVULGAÇÃO DO PET EM FEIRA DE PROFISSÕES DO PROGRAMA COMUNIDADE VIVA (pág. 5)


ACONTECE

Newsletter Digital . Setembro | 2018 . Nº 76

FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA HOMENAGEIA CDL JOVEM DE BELO HORIZONTE PELO ANIVERSÁRIO DE 30 ANOS Por Andressa Guimarães

No dia 26 de setembro, o presidente da Fundação CDL PróCriança, Vilson Mayrink, prestou uma homenagem à CDL Jovem de Belo Horizonte durante a plenária comemorativa dos 30 anos da entidade, entregando uma placa ao presidente Fernando Cardoso e parabenizando a instituição pelo aniversário. Na ocasião, Vilson destacou a importância do trabalho realizado pela entidade na formação de jovens líderes e empreendedores, ressaltando também a importância da parceria de longa data entre a CDL Jovem e a Fundação CDL Pró-Criança. “Essa parceria é muito valiosa para a Fundação, pois os membros do grupo de jovens empresários estão sempre presentes em nossas ações sociais, nos apoiando na divulgação dos projetos, na captação de recursos financeiros e na execução das ações. Em contrapartida, a Fundação oferece a eles a oportunidade de trabalhar o lado social, como pessoas e como empresários, por meio do voluntariado e da criação de uma filosofia de responsabilidade social dentro de suas respectivas empresas. Com isso, eles obtêm uma formação humanizada e antenada à realidade de outras pessoas na sociedade ao nosso redor, que muitas vezes é muito diferente da nossa própria realidade. Esse aspecto social também é fundamental para o desenvolvimento dos nossos empresários, para que todos nós possamos, juntos, levar mais amor e mais igualdade às crianças e aos adolescentes em situação de vulnerabilidade social”, destaca Vilson. A CDL Jovem, entidade que integra a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), tem como objetivo principal identificar, incentivar e desenvolver jovens empresários por meio da troca de experiências. A CDL Jovem de Belo Horizonte é a primeira entidade de jovens lideranças do País e tem, desde a sua criação, uma atuação comprometida com os anseios da classe, sempre mobilizando e apresentando novas propostas para o setor. Por meio de encontros, palestras e comissões de trabalho, o grupo compartilha conhecimentos sobre gestão, tomadas de decisão, estratégia e empreendedorismo, temas que contribuem no cotidiano do empresário.

Nestes 30 anos de trajetória, nasceram e se desenvolveram diversas iniciativas importantes para o movimento lojista, inclusive em âmbito nacional, como o Dia da Liberdade de Impostos (DLI), que é uma ação que abrange o Brasil todo para conscientizar a população sobre a alta carga tributária brasileira. Além disso, diversos projetos hoje desenvolvidos pela Fundação CDL Pró-Criança nasceram de iniciativas da CDL Jovem, como os programas Brincadeira é Coisa Séria, Ver é Bom Demais e Natal de Todo Mundo. Dessa forma, embora hoje a Fundação seja a responsável pela execução dessas ações, em todas elas é fundamental o apoio concedido pela CDL Jovem, principalmente na divulgação e na captação de recursos, e a participação dos membros como voluntários nos projetos. Para o presidente da CDL Jovem, Fernando Cardoso, “todas as ações, aliadas ao relacionamento e networking com outros jovens empresários, fazem da CDL Jovem BH o ambiente ideal para a formação de um grupo forte e unido em prol da criação de empresas perenes com grande potencial de retorno para a sociedade. Além disso, essa parceria com a Fundação CDL Pró-Criança é fundamental para mostrarmos a eles a importância da responsabilidade social empresarial e do cuidado com o próximo e com a sociedade ao nosso redor. Juntos somos sempre mais fortes e influenciamos positivamente a vida de nossa crianças e jovens de Belo Horizonte. Isso contribui para a formação e aprimoramento dos envolvidos, o que, por sua vez, gera um retorno positivo a partir do momento em que todos somos beneficiados por vivermos em uma sociedade melhor, mais justa e igualitária”, ressalta Fernando. Assim, a Fundação CDL Pró-Criança parabeniza a CDL Jovem pelo aniversário de 30 anos e pelo belo trabalho realizado ao longo desse tempo na formação de jovens líderes e empreendedores, e reforça os votos para que essa parceria de sucesso perdure por muitos anos.


ACONTECE

Newsletter Digital . Setembro | 2018 . Nº 76

APRENDIZES DO PET PARTICIPAM DE DIÁLOGO COM CANDIDATOS AO GOVERNO DE MINAS GERAIS Por Andressa Guimarães No dia 14 de setembro, 36 aprendizes do Programa Educação e Trabalho (PET) tiveram a oportunidade de assistir ao “Diálogo Unecs com os candidatos ao Governo de Minas Gerais”, evento coordenado pela CDL/BH. Unecs é a União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços, da qual participam a CDL/BH, CNDL e FCDL-MG, entre outras. Na ocasião, se apresentaram os candidatos: João Batista dos Mares Guia (Rede Sustentabilidade), Romeu Zema (Partido Novo) e Antônio Anastasia (PSDB). O evento teve como objetivo promover a apresentação das pautas voltadas para os setores de comércio e serviços, além das propostas de cada candidato para o estado de Minas Gerais. Os candidatos exibiram, separadamente, suas ideias dentro de blocos temáticos como 'Eficiência do Estado'; 'Ambiente de Negócios'; 'Garantia dos Direitos'; 'Urbanismo e Serviços Essenciais'. O diálogo foi aberto ao público e à imprensa, sendo que cada candidato teve 45 minutos para apresentação de suas propostas e depois participaram de uma coletiva com a imprensa. A educadora do PET, Ana Karolina Almeida, que acompanhou os aprendizes no evento, ressalta a importância da participação dos jovens em um debate sobre política, principalmente com a proximidade das eleições. “Os adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer com maior profundidade as propostas de cada candidato e analisar a posição de cada um deles para os temas abordados. Essa discussão foi muito importante para que a turma pudesse ampliar sua visão de política e esclarecer que não existe só política voltada para áreas sociais, que são as mais amplamente discutidas, mas também para pontos específicos, como comércio, serviços, urbanidades, empregabilidade, que são tão importantes quanto os demais pontos mais comumente tratados. Ao final, os próprios adolescentes conversaram sobre os assuntos expostos, debatendo entre si os pontos positivos e negativos que perceberam e avaliaram em cada um dos candidatos ao cargo de governador”, relata.


ACONTECE

Newsletter Digital . Setembro | 2018 . Nº 76

3º ENCONTRO DO AÇÃO E CIDADANIA

APRENDIZES DO PET PARTICIPAM DA FEIRA DE PROFISSÕES DA NEWTON PAIVA Por Andressa Guimarães No dia 20 de setembro, aprendizes do Programa Educação & Trabalho (PET) participaram do 3º Encontro do Projeto Ação & Cidadania, desenvolvido pela Junior Achievement (JAMG). Em uma edição um pouco diferente das demais, os jovens tiveram acesso a palestras e oficinas de vários conteúdos, participando da Feira de Profissões do Centro Universitário Newton Paiva. O evento teve início com uma pequena apresentação da instituição e uma palestra sobre escolhas. Os jovens participaram também de oficinas de jornalismo, arquitetura, odontologia, enfermagem, engenharia, ciências contábeis, administração, entre outras. A feira de profissões representa a chance de os jovens entrarem em contato direto com as diversas profissões e carreiras existentes no mercado de trabalho, além de ser uma oportunidade para que se conheça o dia a dia das profissões, as remunerações e desafios de cada área. Nessa fase da vida, é difícil para os jovens tomar uma decisão tão importante a respeito de qual profissão seguir, principalmente porque eles ainda não possuem experiência no mercado de trabalho para evitar uma escolha equivocada. Por isso a importância de participar de um evento como esse. Na ocasião, além dos aprendizes do PET, participaram também outras instituições: EE Maurício Murgel, EE Prof. Francisco Brant , EE Prof. Affonso Neves, EE Prof. José Mesquita de Carvalho e EE Maria Luiza Miranda Bastos. Ação & Cidadania - O projeto, coordenado pela Junior Achievement Minas Gerais, é realizado de forma voluntária e visa debater questões relacionadas a cidadania, ética, liderança e ao mercado de trabalho com jovens das escolas públicas do ensino médio. Nele, os alunos assistem a palestras mensais, além de participar ativamente de programas voltados para a educação empreendedora. O intuito do Ação & Cidadania é contribuir para a melhoria do mundo e da sociedade ao redor, incentivando os estudantes a se destacarem na vida acadêmica e pessoal, tornando-se exemplos vivos de superação e persistência.


ACONTECE

Newsletter Digital . Setembro | 2018 . Nº 76

FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA DIVULGA PROGRAMA EDUCAÇÃO E TRABALHO (PET) EM FEIRA DE TRABALHO E PROFISSÕES Por Andressa Guimarães No dia 27 de setembro, a Fundação CDL Pró-Criança participou da VII Feira de Trabalho e Profissões com o objetivo de divulgar o Programa Educação & Trabalho (PET) para os jovens da região do Bairro das Indústrias, em Belo Horizonte. Na ocasião, estiveram presentes o instrutor de treinamento, Felipe Marques, e a assistente de Recursos Humanos, Jéssica Lisboa, que explicaram aos cerca de 150 jovens participantes do evento quais são os pré-requisitos para ingressar no PET, as etapas do processo seletivo e como funciona o processo de contratação dos aprendizes. A Feira é um evento anual, promovida pelo Programa Comunidade Viva, para proporcionar aos estudantes do Ensino Médio a ampliação de seus conhecimentos sobre cursos, profissões, áreas de atuação e mercado de trabalho. O evento reúne diversas instituições que atuam com aprendizagem, cursos de qualificação profissional, cursos técnicos e de graduação, promovendo a interação entre os jovens e os Programas. Comunidade Viva - é um programa de responsabilidade social que, desde 2005, atua na promoção e na transformação social, por meio do eixo educação/trabalho e do fortalecimento de comunidades, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de comunidades da região do Barreiro e de Contagem. O Programa é desenvolvido pela organização sem fins lucrativos Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana - CDM.

“ÉTICA” É O DESTAQUE TEMÁTICO NAS OFICINAS INTRODUTÓRIAS DURANTE O MÊS DE SETEMBRO No dia 18 de setembro, a Fundação CDL Pró-Criança deu início à 5ª Oficina Introdutória para o Mercado de Trabalho do mês que, assim como as outras, visou capacitar e selecionar candidatos para vagas de aprendizes do Programa Educação & Trabalho (PET). O destaque para a semana em questão, que contemplou a capacitação de 22 jovens, foi a discussão sobre o tema “Ética”. Na ocasião, os envolvidos realizaram um diálogo abrangente sobre a importância da ética no ambiente corporativo, mas sem ficarem presos às situações rotineiras que diz respeito ao conteúdo. Em um debate mediado pela supervisora de RH da Fundação CDL, Isabela Medeiros, os jovens foram provocados a refletirem sobre experiências com comportamentos negativos apontados pelas empresas parceiras da Fundação CDL/BH. Em outras palavras, a conversa contribuiu de maneira significativa para os jovens, tendo funcionado como um alerta para que eles busquem uma atuação profissional responsável, respeitosa, sadia e repleta de princípios éticos. A mediadora ainda reforça: “o melhor recurso para promover o aprendizado continua sendo o exemplo”, ressalta Isabela.


ACONTECE

Newsletter Digital . Setembro | 2018 . Nº 76

REPRESENTATIVIDADE EM EVENTOS

BUTECO SOLIDÁRIO - LIONS CLUB

FEIJOADA SOLIDÁRIA - LIONS CLUB

No dia 15 de setembro, a Fundação CDL Pró-Criança prestigiou o Buteco Solidário promovido pelo Lions Club, com objetivo de arrecadar fundos para as ações sociais patrocinadas pela entidade. O evento foi realizado na residência do governador do Distrito LC-4, Leandro Raphael Alves, no condomínio Bosque do Jambreiro, em Nova LIma/MG. Estiverem presentes no evento os seguintes representantes da Fundação CDL Pró-Criança: o superintendente Rodrigo Martins e sua esposa Ariana Martins; a analista de projetos Marianne Policarpo e seu marido Matheus Pimenta; e a assistente de comunicação Andressa Guimarães.

No dia 22 de setembro, a Fundação CDL Pró-Criança prestigiou a Feijoada Solidária do Lions Club, com objetivo de captar recursos financeiros para os diversos projetos sociais patrocinados pela instituição. O evento foi realizado na residência da integrante do Lions Club Jaraguá, Cal. Ana Lúcia Café, na Pampulha. Estiverem presentes no evento os seguintes representantes da Fundação CDL Pró-Criança: o ex-presidente e atual conselheiro Altair Rezende e sua esposa Gislaine Rezende; o superintendente Rodrigo Martins e sua esposa Ariana Martins; a analista de projetos Marianne Policarpo e seu marido Matheus Pimenta; e a assistente de comunicação Andressa Guimarães e seu namorado Hugo Ribeiro.

AJUDE A MELHORAR A VIDA DE MILHARES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

APOIE OS PROJETOS SOCIAIS DA FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA! FAÇA SUA DOAÇÃO:

SEJA VOLUNTÁRIO:

Banco do Brasil

Caixa Econômica Federal

Agência 3494-0 | Conta 4639-6

Agência 0094 | Conta 501.875-4 | Operação 003

Envie um e-mail para marianne.policarpo@fundacaocdl-bh.org.br

Av. João Pinheiro, 495 / 7º andar - Funcionários F-Cdl Pró-Criança

@fcdlprocrianca

(31)

3249-1791

@FundacaoCDLBH

(31) 97362-1338

company/fundação-cdl-pró-criança

www.fundacaocdlbh.org.br Fundação CDL Pró-Criança

Profile for Fundação CDL Pró-Criança

Jornal Acontece - Setembro / 2018  

Jornal Acontece - Setembro / 2018

Jornal Acontece - Setembro / 2018  

Jornal Acontece - Setembro / 2018

Advertisement