Page 1

Newsletter Digital . Outubro | 2017 . Nº 65

ACONTECE FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA INAUGURA CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL (CDS) Com capacidade para atender 400 jovens por dia, o novo espaço fica na região central de Belo Horizonte Por Andressa Guimarães

No dia em que comemorou seus 31 anos, 10 de outubro, a Fundação CDL Pró-Criança inaugurou sua nova unidade: o Centro de Desenvolvimento Social (CDS). Localizado no centro da capital mineira (Av. Amazonas, 311, 3° andar), o Centro conta com uma estrutura ampla e moderna. Ao todo, são 364 metros quadrados, divididos em quatro salas de aula (sendo três salas modulares), sala de atendimento social, recepção, cozinha e banheiros. O local tem capacidade para atender diariamente 200 jovens em cada turno (manhã e tarde), totalizando 2 mil por semana e 8 mil por mês. Atualmente, circulam diariamente em média 225 jovens pelo espaço e 4,5 mil por mês. Na unidade, são oferecidos cursos de capacitação e formação profissional aos jovens atendidos pelo Programa Educação e Trabalho (PET), que são: auxiliar administrativo, comércio e serviço e logística, além de serem realizadas as Oficinas Introdutórias ao Mercado de Trabalho, para os jovens que querem participar do processo seletivo para serem aprendizes. O objetivo do CDS é, além da capacitação dos aprendizes, o desenvolvimento dos demais projetos sociais da Fundação, que atualmente são: Ver é Bom Demais, Sorridente, Brincadeira é Coisa Séria, Natal de Todo Mundo e o Programa de Estágio Grandes Talentos.

Durante o evento, estiveram presentes os presidentes da CDL/BH, Bruno Falci, da Fundação CDL Pró-Criança, Vilson Mayrink, e da CDL Jovem, Fernando Cardoso, e diretores da CDL/BH, além de autoridades do terceiro setor, como a coordenadora da Promotoria e curadora de Fundações, Dra. Valma Cunha; ex-aprendizes do Programa Educação & Trabalho (PET), como a assistente de desenvolvimento de pessoas na Localiza, Daniela Lima, que deu seu depoimento sobre sua trajetória de sucesso desde a época da aprendizagem até os dias de hoje. O evento foi marcado ainda pela apresentação do violinista e aprendiz Vitor Lucas Martins, que encantou a todos com seu talento musical.

O presidente da Fundação CDL Pró-Criança, Vilson Mayrink, explica a importância da nova estrutura. “Com esse novo espaço, pretendemos aumentar a nossa capacidade de atendimento, proporcionando formação técnico-profissional ordenada e compatível com o desenvolvimento físico, moral e psicológico do jovem como aprendiz, no intuito de capacitá-lo para o exercício de uma profissão”, esclarece. “O nosso trabalho é focado na educação, possibilitando aos adolescentes e jovens oportunidades profissionais e uma vida melhor”, acrescenta Vilson.


ACONTECE

Newsletter Digital . Outubro | 2017 . Nº 65

PROGRAMA EDUCAÇÃO E TRABALHO (PET) PROMOVE A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E A INSERÇÃO DE JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO

O Programa Educação e Trabalho (PET), da Fundação CDL Pró-Criança, tem por objetivo ser o elo entre os jovens em busca da primeira experiência profissional e empresas socialmente responsáveis. O Programa promove a formação profissional e cidadã dos jovens, possibilitando aos aprendizes atuarem com qualidade e responsabilidade nos diversos segmentos empresariais. Durante todo o período de aprendizagem, eles recebem uma formação técnico-profissional que prevê a execução de atividades teóricas e práticas e são acompanhados por uma equipe especializada. Conforme determina a Lei nº 10.097 (Lei do Aprendiz), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), todas as empresas de médio e grande porte devem contratar um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários. Podem se tornar aprendizes do PET os jovens moradores de Belo Horizonte e Região Metropolitana, com idade entre 15 a 20 anos, que estejam cursando a partir do 9º ano regular ou tenham concluído o ensino médio e que a renda per capita do grupo familiar seja de no máximo um salário mínimo. A média de inscrições para o programa PET nos últimos trimestre foi de 1.162 jovens por mês. Elas acontecem diariamente e os interessados são chamados para o processo seletivo, conforme demanda. Por mês, são encaminhados 190 jovens para serem entrevistados pelas empresas, e 85 para contratação. Desde seu início, em 1999, o PET já capacitou cerca de 15 mil jovens e inseriu mais de 4 mil no mercado de trabalho.

INAUGURAÇÃO DO CDS BOMBOU NA MÍDIA - O evento teve ampla divulgação na mídia, tendo sido tema de matéria ao vivo no telejornal MGTV 1ª edição, da Rede Globo, e também no jornal da manhã da Rádio Itatiaia. Além disso, o evento foi noticiado no programa Café com Notícia, da Rádio Itatiaia; nas rádios CDL Fm e Alvorada e nos portais de notícias Diário do Comércio e Maxpressnet.


ACONTECE

Newsletter Digital . Outubro | 2017 . Nº 65

FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIAÇA REALIZA 2ª E 3ª ETAPAS DO PROGRAMA VER É BOM DEMAIS Por Andressa Guimarães

A Fundação CDL Pró-Criança já começou a encaminhar para os médicos voluntários do Programa Ver é Bom Demais as crianças e os adolescentes que foram diagnosticados com baixa visão na primeira etapa do Programa, realizada no dia 11 de setembro. Neste dia, foram aplicados os testes de acuidade visual em cerca de 50 adolescentes em situação de vulnerabilidade social de Belo Horizonte, sendo 11 residentes na instituição de acolhimento Casa Esperança VI e 42 aprendizes do Programa Educação & Trabalho (PET). Do total de adolescentes avaliados, 45 foram diagnosticados com baixa visão e estão sendo encaminhados para clínicas oftalmológicas CDA e NOE, parceiras do Programa Ver é Bom Demais. Em caso de necessidade, eles recebem os óculos gratuitamente, doados pelas Óticas Centro Visão e Óticas Diniz. Além disso, ainda dentro desta 2ª edição do Programa, a Fundação CDL está encaminhando para o recebimento dos óculos as crianças que foram atendidas pela Associação Projeto Providência, no dia 6 de agosto, em uma ação patrocinada pelo Sebrae. Por meio dessa ação, 50 crianças foram avaliadas na Clínica do Bem e, dessas, 20 apresentaram necessidade de usar óculos. Para suprir tal necessidade, a Fundação CDL realizou o intermédio da doação destes óculos junto à Ótica Centro Visão.

PROGRAMA VER É BOM DEMAIS - Desde a criação do Programa, em 2002, em parceria com o

CDL Jovem, já foram realizados 4.400 testes de acuidade visual, 1.768 exames oftalmológicos e 1.263 óculos distribuídos gratuitamente. O Programa conta com a parceria da Clínica CDA Oftalmologia e do Núcleo de Oftalmologia Especializada (NOE), que oferecem gratuitamente as consultas aos beneficiados pelo Programa; e com a parceira das Óticas Centro Visão e Óticas Diniz, responsáveis pela doação das lentes e armações dos óculos. A Fundação CDL Pró-Criança agradece imensamente aos parceiros pelo apoio no desenvolvimento do Programa e a todos os voluntários que doaram seu tempo e contribuíram para o sucesso de cada uma das ações.

REALIZAÇÃO:

PATROCÍNIO:

APOIO:


ACONTECE

Newsletter Digital . Outubro | 2017 . Nº 65

FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA INAUGURA A 10ª BRINQUEDOTECA DO PROGRAMA BRINCADEIRA É COISA SÉRIA Por Andressa Guimarães

No dia 28 de outubro, em comemoração ao Mês das Crianças, a Fundação CDL Pró-Criança inaugurou a 10ª brinquedoteca do Programa Brincadeira é Coisa Séria. A entidade beneficiada foi a instituição de acolhimento Lar Cristão, onde residem 45 crianças com idades entre zero e seis anos. O Lar Cristão é uma entidade que reúne três casas-lares no mesmo espaço físico (Casa Gênesis, Casa Hosana e Casa Emanuel) e cada uma acolhe 15 crianças com tal faixa etária. O Lar Cristão, localizado no bairro Braúnas (Rua Luiz Antônio de Morais, 185), oferece acolhimento para crianças em situação de vulnerabilidade social, que tiveram seus direitos violados. O local onde foi instalada a brinquedoteca, que antes era uma sala de orações sem cor e sem vida, foi transformado em um espaço lúdico-pedagógico com brinquedos, livros, materiais escolares, tatames, cantinho da leitura, televisão e aparelho de DVD. Neste espaço, as crianças podem brincar e desenvolver habilidades motoras e cognitivas, tendo um melhor aproveitamento de seu tempo na casa. O projeto foi assinado pela arquiteta parceira da Fundação CDL, Cristina Santana, e a brinquedoteca foi patrocinada pelo Lions Clube – Divisão LC/4.

A governadora do Lions Club - Divisão LC/4, Maria das Graças Amaral, fala sobre a importância da parceria com a Fundação CDL Pró-Criança. ‘‘O projeto foi fantástico e o Lions se sentiu muito grato por ter tido a oportunidade de patrocinar um projeto tão bonito como este. A instituição é merecedora de todo nosso respeito e carinho, pela forma como elas cuidam daquelas crianças que tanto precisam. E temos a sensação de dever cumprido, pois foi alcançado com êxito o objetivo de levar um espaço adequado para as crianças, onde elas podem se desenvolver e vivenciar as brincadeiras e fantasias próprias da idade. Estamos muito felizes com a parceria com a Fundação CDL e temos certeza de que os nossos laços se tornam mais fortes a cada dia’’. A brinquedoteca recebeu o nome do Sr. David Cardoso, em homenagem ao fundador das Óticas Centro Visão e mais antigo patrocinador do Programa Ver é Bom Demais. David conta que ficou muito emocionado com a homenagem recebida: ‘‘Eu me senti muito agradecido pela homenagem que me foi feita, esse projeto de construção de brinquedotecas da Fundação é muito bonito! Fiquei muito emocionado no evento, se eu fosse mais novo, até gostaria de adotar uma daquelas crianças, mas infelizmente agora já não posso mais. Levei meus filhos e meus netos para que eles possam ter uma conscientização de uma outra realidade, diferente da nossa, e para que eles possam contribuir de alguma forma para melhorar a realidade daquelas crianças. Esse trabalho que a Fundação desenvolve é muito valioso e acredito que todos nós devemos trabalhar mais em prol dessas crianças, que são o futuro da nossa sociedade. Quero, inclusive, a partir de agora, participar das demais ações sociais da Fundação, além do Ver é Bom Demais, que já somos patrocinadores, tentarei estar presente nos outros eventos também. Parabéns à Fundação pelo belo trabalho e muito obrigado a todos pela homenagem!


ACONTECE

Newsletter Digital . Outubro | 2017 . Nº 65

BRINCADEIRA É COISA SÉRIA O programa Brincadeira é Coisa Séria, criado em 2011, é fruto da parceria entre a Fundação CDL Pró-Criança e o CDL Jovem. O objetivo é construir brinquedotecas em instituições de acolhimento, que são espaços de amparo para crianças e adolescentes em situação de violação de direitos, retirados da convivência familiar por determinação do Juizado da Infância e da Juventude ou pelos Conselhos Tutelares. São acolhidas crianças e adolescentes de ambos os sexos e de várias idades, em número não superior a 15 em cada instituição. Além disso, a Fundação CDL Pró-Criança atende também a Organizações NãoGovernamentais (ONG's), creches e hospitais com atendimento infantil.


ACONTECE

Newsletter Digital . Outubro | 2017 . Nº 65

FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA APOIA CAMPANHA INTERNACIONAL DO ‘‘OUTUBRO ROSA’’ Por Andressa Guimarães

No dia 18 de outubro, as colaboradoras da Fundação CDL Pró-Criança assistiram à palestra sobre saúde feminina e prevenção, ministrada pela analista de Serviços Sociais do SESC Venda Nova, Taís Lopes. Na ocasião, receberam destaque informações sobre o câncer de mama e o de colo do útero, que mais afetam o público feminino, reforçando-se a importância do autoexame da mama e da visita anual aos médicos especialistas. A palestra integrou as ações da campanha ‘‘Outubro Rosa’’, movimento que tem como objetivo estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.


ACONTECE

Newsletter Digital . Outubro | 2017 . Nº 65

LIONS CLUB REALIZA XIII NOITE SOLIDÁRIA No dia 25 de outubro, o Lions Club realizou a XIII Noite Solidária, com objetivo de arrecadar recursos financeiros para os projetos sociais da Fundação CDL Pró-Criança. O evento foi no Jaraguá Country Club e incluiu coquetel, música ao vivo, sorteio de brindes e bazar de artesanato. Estiveram presentes o diretor administrativo-financeiro, Moacir Muzzi, e sua esposa; o diretor de assuntos institucionais, José Maria Cunha; o superintendente Rodrigo Martins e sua esposa; a analista de projetos, Marianne Policarpo e seu marido; a assistente institucional Maria Aparecida Amorim e seu marido; e a assistente de comunicação, Andressa Guimarães.

AJUDE A MELHORAR A VIDA DE MILHARES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

APOIE OS PROJETOS SOCIAIS DA FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA! FAÇA SUA DOAÇÃO:

SEJA VOLUNTÁRIO:

Banco do Brasil

Caixa Econômica Federal

Agência 3494-0 | Conta 4639-6

Agência 0094 | Conta 501.875-4 | Operação 003

Envie um e-mail para marianne.policarpo@fundacaocdl-bh.org.br

www.fundacaocdl-bh.org.br

Av. João Pinheiro, 495 / 7º andar - Funcionários - BH/MG

(31) 3249-1791

F-Cdl Pró-Criança

company/fundação-cdl-pró-criança

@fcdlprocrianca

@FundacaoCDLBH

Fundação CDL Pró-Criança

Jornal Acontece - Outubro/2017  

Jornal Acontece - Outubro/2017

Jornal Acontece - Outubro/2017  

Jornal Acontece - Outubro/2017

Advertisement