Page 1

Newsletter Digital . Maio | 2018 . Nº 73

ACONTECE PARCERIA AMPLIA NÚMERO DE ATENDIMENTOS DO PROGRAMA VER É BOM DEMAIS - Pag. 2

ÓCULOS DO PROGRAMA VER É BOM DEMAIS COMEÇAM A SER ENTREGUES - Pag. 2

13/06 Programa Sorridente Pag. 3

FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA PROMOVE INSERÇÃO CULTURAL PARA ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL - Pag. 4

APRENDIZES DO PET ELABORAM PROPOSTAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS - Pag. 5


ACONTECE

Newsletter Digital . Maio | 2018 . Nº 73

PARCERIA DA FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA COM CENTRO MÉDICO BANDEIRANTES AMPLIA NÚMERO DE ATENDIMENTOS DO PROGRAMA VER É BOM DEMAIS

Por Andressa Guimarães

A Fundação CDL Pró-Criança firmou, nesse mês de maio, uma nova parceria para o Programa Ver é Bom Demais: o Centro Médico Bandeirantes (CMB) irá incorporar a rede de patrocinadores do Programa. A partir desta nova parceria, a Fundação CDL conseguirá aumentar o número de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social beneficiados pelo Programa e, aqueles que necessitarem de exames oftalmológicos, poderão realiza-los gratuitamente na clínica CMB. Localizado em Contagem, o Centro Médico Bandeirantes (CMB) proporciona atendimento médico acessível ao cidadão, por meio da prestação de um conjunto de serviços multidisciplinares. A clínica oferece diagnósticos e tratamentos diversificados para os moradores da região de Contagem, de modo que eles não precisem se deslocar até Belo Horizonte em busca de uma assistência médica de qualidade. ‘‘Nós pensamos em fazer a clínica em Contagem exatamente com o intuito de ajudar os moradores da região, principalmente as pessoas mais carentes, para que elas possam ter acesso a um atendimento de boa qualidade e um acompanhamento multidisciplinar com médicos de várias especialidades. Então, o nosso propósito é realmente oferecer um atendimento médico acessível para as pessoas da região, para que elas não precisem se deslocar até Belo Horizonte para obter esse atendimento. Além disso, nós temos o objetivo de ampliar essa colaboração com a comunidade oferecendo as consultas oftalmológicas gratuitas para as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social da região de Contagem, o que conseguimos por meio dessa parceria com a Fundação CDL Pró-Criança’’. Dr. Marcus Vinicius Cardoso de Souza - Oftalmologista PATROCÍNIO:

APOIO:


ACONTECE

Newsletter Digital . Maio | 2018 . Nº 73

FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA INICIA ENTREGA DOS ÓCULOS DO PROGRAMA VER É BOM DEMAIS Por Andressa Guimarães

A Fundação CDL Pró-Criança já começou a realizar a terceira etapa do Programa Ver é Bom Demais, que consiste na entrega dos óculos para as crianças e adolescentes atendidos. Na primeira fase do Programa, realizada em março deste ano, foram submetidos a testes de acuidade visual 150 participantes, dentre aprendizes do Programa Educação & Trabalho (PET), crianças atendidas pela ONG Pequeno Cristo (Morro das Pedras) e crianças e adolescentes residentes em instituições de acolhimento, locais para onde são encaminhados aqueles que foram retirados do convívio familiar por determinação do Poder Judiciário. Desse total, 67 apresentaram baixa visão e foram encaminhados para consultas gratuitas com oftalmologistas parceiros da Fundação CDL. Agora, aqueles que necessitam, estão ganhando os óculos doados pelas óticas parceiras: Centro Visão, Óticas Diniz e Visão Real, que entrou esse ano para integrar a equipe de patrocinadores do Programa Ver é Bom Demais. Essa parceria com a Ótica Visão Real é fundamental para que a Fundação CDL Pró-Criança possa estender o Programa Ver é Bom Demais a um número ainda maior de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, cujas famílias não têm condições financeiras de arcar com os custos dos óculos. Acerca dessa parceria, o diretor da Ótica Visão Real, Thiago Cardoso, destaca que “é com muita alegria que a Ótica Visão Real patrocina um projeto tão importante, que leva saúde visual para crianças e adolescentes em situação de risco. Temos a consciência de que nosso papel inclui transformar a sociedade em que estamos e, por meio dessa parceria, estamos dando a essas crianças e adolescentes a oportunidade de enxergarem melhor, e, com isso, elas terão um melhor desempenho escolar e, consequentemente, um melhor desenvolvimento como um todo, para toda a vida. A aprendiz do Programa Educação & Trabalho (PET), Ellen Batista, conta que foi ‘maravilhoso ganhar esse óculos nesse momento, porque óculos geralmente é algo muito caro, eu não teria condições de comprar por agora. Fiquei encantada com as armações da Ótica Visão Real, tinha cada uma mais linda do que a outra, fiquei muito em dúvida para escolher qual eu queria. Mas, no final das contas, escolhi uma bem bonita, fiquei muito satisfeita mesmo’’, ressalta.

CENTRO VISÃO

ÓTICAS DINIZ PATROCÍNIO:

VISÃO REAL APOIO:


ACONTECE

Newsletter Digital . Maio | 2018 . Nº 73

FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA PROMOVE INSERÇÃO CULTURAL PARA ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL Por Andressa Guimarães

Por meio de parceria firmada com a empresa Rubim Produções, produtora cultural do projeto ''Teatro em Movimento'', a Fundação CDL Pró-Criança repassou 115 cortesias para adolescentes residentes em instituições de acolhimento e para aprendizes do Programa Educação & Trabalho (PET), que tiveram oportunidade de assistir aos espetáculos ‘Baixa Terapia’, com Antônio Fagundes, e ‘Lifting, uma comédia cirúrgica’, com Drica Mores. A peça ‘Baixa Terapia’ foi exibida nos dias 19 e 20 de maio, no Sesc Palladium. Baixa Terapia é uma comédia que aborda diversas situações cotidianas vivenciadas por três casais que fazem terapia de casal. Na ocasião, é realizada uma sessão em grupo e sem a presença da psicóloga. Ela deixa a sala preparada para recebê-los e uma mesa com envelopes numerados com instruções passo a passo de como devem conduzir essa sessão especial. O objetivo é que todas as questões sejam resolvidas em grupo. A partir daí, vêm à tona queixas, confissões, suspeitas, revelações, verdades e mentiras, problemas cotidianos comumente vividos por casais. A peça aborda temas como dilemas da educação e criação dos filhos, machismo, traição, violência doméstica contra a mulher, dependências químicas, preconceito, homofobia, entre outros temas polêmicos e muito presentes na sociedade atual. Já o espetáculo ‘Lifting, uma comédia cirúrgica’, apresentado nos dias 25 e 26 de maio, no Sesiminas, aborda de forma crítica e reflexiva as questões em torno dos padrões de beleza e eterna juventude impostos pela sociedade. Em tempos de hipervalorização da estética e das fotos nas redes sociais, é evidente a pressão que as mulheres sofrem para se manter jovens e belas. Uma correção no nariz aqui. A busca pela magreza ali. Acolá, truques para a pele perfeita. Mas nem tudo são likes. A ditadura estética destrói a autoestima, limita oportunidades profissionais e provoca problemas dos mais variados.


ACONTECE

Newsletter Digital . Maio | 2018 . Nº 73

APRENDIZES DO PET ELABORAM PROPOSTAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS Por Andressa Guimarães

No dia 23 de maio, 35 aprendizes do Programa Educação & Trabalho (PET) participaram da Conferência Livre sobre Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, promovida pelo Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (FECTIPA/MG), no Centro de Referência da Juventude - CRJ. O evento foi realizado com o objetivo de reunir os jovens para discutirem e elaborarem propostas de políticas públicas direcionadas para a juventude, especificamente aquelas que poderiam ser desenvolvidas para combater o trabalho infantil e proteger o jovem trabalhador. Após os debates, as propostas serão encaminhadas para o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), para que elas possam efetivamente ser transformadas em políticas públicas do Município. FECTIPA/MG - O FECTIPA pauta suas ações na defesa dos direitos das crianças e adolescentes no que tange sua proteção ao trabalho e o afastamento das atividades que prejudicam a sua saúde. Para tanto, são realizadas reuniões mensais e itinerantes, audiências públicas, seminários, fiscalizações e mobilizações em datas especiais. O FECTIPA/MG também contribui com alguns avanços na Lei da Aprendizagem, favorecendo um percurso educativo e acompanhamento no trabalho mais adequado ao público atendido. Destaca-se ainda a criação do Juventude FECTIPA – Voz e Ação – pela importância do exercício do protagonismo juvenil que se dá através dos jovens aprendizes que muito nos tem surpreendido com sua responsável participação em todos os espaços como conferência municipal, estadual e nacional pelos direitos das crianças e adolescentes.

AJUDE A MELHORAR A VIDA DE MILHARES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

APOIE OS PROJETOS SOCIAIS DA FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA! FAÇA SUA DOAÇÃO:

SEJA VOLUNTÁRIO:

Banco do Brasil

Caixa Econômica Federal

Agência 3494-0 | Conta 4639-6

Agência 0094 | Conta 501.875-4 | Operação 003

Envie um e-mail para marianne.policarpo@fundacaocdl-bh.org.br

Av. João Pinheiro, 495 / 7º andar - Funcionários F-Cdl Pró-Criança

@fcdlprocrianca

(31)

3249-1791

@FundacaoCDLBH

(31) 97362-1338

company/fundação-cdl-pró-criança

www.fundacaocdlbh.org.br Fundação CDL Pró-Criança

Jornal Acontece - Maio/2018  

Jornal Acontece - Maio/2018

Jornal Acontece - Maio/2018  

Jornal Acontece - Maio/2018

Advertisement