Page 1

Newsletter Digital . Junho | 2018 . Nº 74

ACONTECE PROGRAMA SORRIDENTE BENEFICIA 100 CRIANÇAS DA VILA ACABA MUNDO (Pág. 2)

REPRESENTATIVIDADE EM EVENTOS Ÿ 2ª Conferência de Odon-

tologia PUC Minas APRENDIZES GRÁVIDAS RECEBEM KITS DE GESTANTE (Pág. 4)

Ÿ Festa junina beneficente

Arraiá das Cegas - Instituto São Rafael

Ÿ Coquetel de encerramento

do mandato da governadora do Distrito LC/4 - Lions Club

ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL ASSISTEM A ESPETÁCULO COM LETÍCIA SABATELLA (Pág. 4)

Ÿ 14ª Encontro Nacional do

Terceiro Setor - ENATS (Pág. 5)


ACONTECE

Newsletter Digital . Junho | 2018 . Nº 74

FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA LEVA AÇÃO DE SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL Ação do Programa Sorridente beneficiou 100 crianças residentes na comunidade da Vila Acaba Mundo (Sion) Por Andressa Guimarães No dia 13 de junho, a Fundação CDL Pró-Criança realizou a ação do Programa Sorridente. Durante a ação, foram beneficiadas 100 crianças, com idades entre sete e 12 anos, que residem na Vila Acaba Mundo (Sion) e são atendidas pela Associação Querubins. Nesse dia, as crianças tiveram oportunidade de assistir a uma peça sobre saúde bucal realizada pela Estação Teatral e a uma apresentação da colaboradora da Fundação CDL Pró-Criança, Maria Aparecida Amorim, que estava fantasiada de fada do dente e passou orientações para as crianças sobre higiene bucal. Posteriormente, elas participaram de brincadeiras e gincanas sobre o tema e receberam kits doados pela Oraldent, contendo escova de dente, creme dental, fio dental, protetor de cerdas e cartilha explicativa. Além disso, as crianças ainda aprenderam a escovar os dentes e passar o fio corretamente por meio das aulas práticas ministradas pela equipe odontológica composta pelas voluntárias: Izabella Queiroz (dentista), Deyse Cordeiro (estudante de odontologia) e Naille Ferreira (assistente odontológica). A dentista Izabella Queiroz destaca os benefícios levados pelo Programa Sorridente para as crianças da Vila Acaba Mundo. “A ação da Fundação CDL foi de grande contribuição para as crianças atendidas pela Associação Querubins. É muito válida a apresentação do teatro sobre saúde bucal, seguido pelas nossas orientações de forma direta e pessoal, com cada criança atendida, e a realização da escovação supervisionada. Dessa forma, nós conseguimos levar para as crianças informações relevantes e muito necessárias para elas nessa fase

da vida, mas de forma lúdica, o que é muito mais eficaz”. O representante da empresa Oraldent, Helvécio Junior, ressalta a gratificação trazida pelo trabalho voluntário e pelo exercício da responsabilidade social das empresas. “É sempre um prazer participar das ações da Fundação CDL. A contribuição na formação e nos cuidados com as crianças que são assistidas é muito gratificante e é algo que nos enche de esperança, pois, apesar de todos os desafios que enfrentamos diariamente, sabemos que existem pessoas de bem se doando para uma causa maior. Sou fã da Fundação; podem contar sempre comigo nos projetos sociais”. O Programa Sorridente foi criado em 1990, em parceria com o CDL Jovem. O presidente da Fundação CDL PróCriança, Vilson Mayrink, explica que “o objetivo do Programa é promover a saúde bucal de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, por meio de ações odontológicas preventivas”. Desde sua criação, o Programa já beneficiou mais de 12 mil crianças e adolescentes de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Associação Querubins - A Associação Querubins é uma entidade sem fins lucrativos, incumbida de desenvolver e difundir a arte, a cultura e a educação. Suas atividades atendem cerca de 200 crianças e jovens da Vila Acaba Mundo (Bairro Sion – Belo Horizonte/MG), buscando preservá-las do risco de marginalização e profissionalizá-las por meio da Arte-Educação. As atividades são ofertadas de forma inteiramente gratuita, sendo a instituição custeada por meio de projetos de incentivo à Cultura, Fundos de apoio à infância e adolescência, editais diversos e doações espontâneas.


Newsletter Digital . Junho | 2018 . Nº 74

FOTOS: Andressa Guimarães

ACONTECE

PEPO

Programa Educativo de Prevenção Odontológica


ACONTECE

Newsletter Digital . Junho | 2018 . Nº 74

FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA LEVA ADOLESCENTES RESIDENTES EM INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO A ESPETÁCULO COM LETÍCIA SABATELLA Por Andressa Guimarães Por meio de parceria firmada com a empresa Rubim Produções, produtora cultural do projeto ''Teatro em Movimento'', a Fundação CDL Pró-Criança repassou cerca de 30 cortesias para adolescentes residentes em instituições de acolhimento (locais onde residem crianças e adolescentes retirados do convívio familiar por determinação do Poder Judiciário). As casas contempladas foram as Casas Herdeiros de Jesus II e III e a Casa Esperança III. Os jovens tiveram oportunidade de assistir à peça "A Vida em Vermelho”, estrelado por Letícia Sabatella e Fernando Alves Pinto. O espetáculo foi exibido no Teatro Sesiminas, nos dias 9 e 10 de junho. Na história, os atores dão vida à cantora Edith Piaf e ao poeta Bertolt Brecht, dois grandes artistas do século 20, e conversam sobre suas carreiras, obras, desejos, medo e futuro. O espetáculo apresenta uma coletânea das principais canções de dois grandes artistas do século 20, o poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht e a cantora francesa Edith Piaf, que possuem realidades e ideologias opostas. Em um encontro hipotético na sala de ensaios, eles falam sobre suas vidas, obras, anseios, angústias, medos, sonhos e realizações. No espetáculo, Letícia Sabatella rouba a cena e impressiona o público com sua qualidade como cantora ao interpretar os clássicos de Piaf.

FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA REALIZA ENTREGA DE ENXOVAIS PARA APRENDIZES DO PET GESTANTES Por Andressa Guimarães Durante o mês de junho, a assistente social da Fundação CDL Pró-Criança, Janaína Silva, e o monitor de acompanhamento, Douglas Gomes, realizaram uma intervenção com as aprendizes gestantes do Programa Educação & Trabalho (PET). O objetivo da orientação foi realizar um acolhimento das futuras mães e verificar suas necessidades nesse momento de gestação. Após essa intervenção, as adolescentes foram presentadas com kits para seus bebês, doados pelo grupo de senhoras ‘Tereza de Ávila’, que é presidido pela também presidente do Lions Club Jaraguá, Vera Bertu. O grupo atua há 16 anos em Belo Horizonte, realizando doações de enxovais para a maternidade do Hospital Odete Valadares e para outras mães em situação de vulnerabilidade social. Além disso, as adolescentes receberam ainda roupinhas de bebês doadas pelo grupo ‘Amigas Solidárias’.


ACONTECE

Newsletter Digital . Junho | 2018 . Nº 74

REPRESENTATIVIDADE EM EVENTOS No dia 9 de junho, a Fundação CDL Pró-Criança foi convidada pela vicepresidente da CDL Jovem e proprietária da Oraldent, Raquel Ferreira, a participar da 2ª Conferência de Odontologia, realizada na PUC Minas. O objetivo da participação da Fundação foi divulgar o Programa Sorridente para captar dentistas voluntários para atender às crianças e adolescentes beneficiados pelo projeto.

No dia 9 de junho, colaboradores da Fundação CDL Pró-Criança prestigiaram o Arraiá das Cegas, festa junina beneficente organizada pelo Instituto São Rafael, com patrocínio do Lions Club, para arrecadar recursos financeiros para o Lar das Cegas.

FOTOS: Andressa Guimarães

No dia 13 de junho, a Fundação CDL Pró-Criança prestigiou o coquetel de encerramento do mandato da governadora do Distrito LC-4, Maria das Graças Amaral, que deu continuidade à parceria entre a Fundação CDL PróCriança e o Lions Club, tendo realizado um belo trabalho durante sua gestão. A Fundação CDL Pró-Criança agradece ao Lions Clube por não medir esforços para o sucesso dessa parceria e deseja que todos esses esforços sejam transformados em felicidade a todos os envolvidos.

Nos dias 18 e 19 de junho, a Fundação CDL Pró-Criança participou do 14ª Encontro Nacional do Terceiro Setor (ENATS), realizado no Cine Theatro Brasil Vallourec. Além de ter um stand no setor de negócios do evento, colaboradores da Fundação participaram dos seminários que debateram a articulação entre os três setores, público, privado e terceiro setor.

AJUDE A MELHORAR A VIDA DE MILHARES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

APOIE OS PROJETOS SOCIAIS DA FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA! FAÇA SUA DOAÇÃO:

SEJA VOLUNTÁRIO:

Banco do Brasil

Caixa Econômica Federal

Agência 3494-0 | Conta 4639-6

Agência 0094 | Conta 501.875-4 | Operação 003

Envie um e-mail para marianne.policarpo@fundacaocdl-bh.org.br

Av. João Pinheiro, 495 / 7º andar - Funcionários F-Cdl Pró-Criança

@fcdlprocrianca

(31)

3249-1791

@FundacaoCDLBH

(31) 97362-1338

company/fundação-cdl-pró-criança

www.fundacaocdlbh.org.br Fundação CDL Pró-Criança

Jornal Acontece - Junho / 2018  

Jornal Acontece - Junho / 2018

Jornal Acontece - Junho / 2018  

Jornal Acontece - Junho / 2018

Advertisement