Page 1

Newsletter Digital . Janeiro | 2018 . Nº 69

ACONTECE FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA REALIZA ALTERAÇÃO ESTATUTÁRIA E EMPOSSA SUA NOVA DIRETORIA PARA O TRIÊNIO 2018/2020 Por Andressa Guimarães No dia 11 de janeiro, a Fundação CDL Pró-Criança promoveu a posse de sua nova diretoria executiva, caracterizada pela recondução do presidente Vilson Mayrink, que atuará juntamente com o diretor administrativo-financeiro, Moacir Muzzi, e com o diretor institucional, Adriano Boscatte, na gestão do triênio 2018/2020. Este novo formato da diretoria, composta por três membros, é fruto da alteração estatutária aprovada em dezembro de 2017, que modificou também a composição dos conselhos da entidade. Conforme análise e orientação do Ministério Público, a Fundação CDL Pró-Criança promoveu a redução no corpo de diretores e de conselheiros, se espelhando também na forma de organização de outras entidades filantrópicas de Minas Gerais. A partir de 2018, a Fundação terá um Conselho Curador, composto por 13 membros, um Conselho Fiscal, com quatro membros, e a diretoria executiva, com três membros.

MOACIR MUZZI

VILSON MAYRINK

ADRIANO BOSCATTE

(Dir. Administrativo Finaceiro)

(Presidente)

(Dir. Institucional)

FOTO: Andressa Guimarães

FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA EXPANDE O PROGRAMA EDUCAÇÃO & TRABALHO (PET) PARA A CIDADE DE MURIAÉ/MG Por Andressa Guimarães A Fundação CDL Pró-Criança iniciou o ano de 2018 com a abertura de uma unidade do Programa Educação & Trabalho (PET) na cidade de Muriaé/MG, localizada na Zona da Mata mineira.

ISABELLA SALVATO

DEISIANE SANTOS

(agente de relações corporativas)

(educadora social)

O município, que possui cerca de 120 mil habitantes, foi escolhido para ser o primeiro polo de expansão do programa por possuir um grande potencial para o desenvolvimento da atividade de aprendizagem. Em pesquisa realizada durante o ano de 2017, juntamente com o Ministério do Trabalho, a Fundação constatou que não havia nenhuma instituição credenciada para atuar na formação de aprendizes em Muriaé e viu nessa oportunidade a possibilidade de expandir seu programa e atender a essa demanda da cidade.

Para desenvolver o Programa Educação & Trabalho, em Muriaé, foram contratadas duas profissionais: Deisiane Santos (educadora social) e Isabella Salvato (agente de relações corporativas). Na primeira quinzena de janeiro, elas passaram por um treinamento na sede da Fundação CDL, em Belo Horizonte, e já na segunda quinzena do mês, foram iniciadas as atividades na cidade, com atendimento às empresas e capacitação dos jovens.


ACONTECE

Newsletter Digital . Janeiro | 2018 . Nº 69

SEJA UM CONTRIBUINTE SOLIDÁRIO: DESTINE SEU IMPOSTO DE RENDA DEVIDO PARA APOIAR OS PROJETOS DA FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA A Fundação CDL Pró-Criança foi autorizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte (CMDCA/BH) a realizar a captação de doações do imposto de renda de pessoas físicas e/ou jurídicas para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte (FMDCA/BH). Os recursos captados serão destinados para a execução do ‘‘PROJETO BRINQUEDOTECA: DISPOSITIVO PARA O PROTAGONISMO INFANTIL’’, que beneficiará crianças em situação de vulnerabilidade social. COMO SÃO FEITAS AS DESTINAÇÕES? ŸPessoa Física – A Lei Federal 8.069/90 permite a toda

pessoa física destinar, até dia 30 de abril de 2018, até 3% do seu Imposto de Renda. Após essa data, a destinação pode ser de até 6%. Para tanto, é preciso que a declaração seja feita no formulário completo e que a destinação seja realizada no ano-base da Declaração Anual do Imposto de Renda. Caso tenha restituição a receber, imposto a pagar ou se o imposto pago durante o ano for o valor exato devido, poderá participar também e não prejudicará as outras deduções relativas a dependentes, saúde educação ou pensão alimentícia. ŸPessoa Jurídica – A dedução será de 1% do imposto

de renda devido sobre o Lucro Real. Para isso, o doador deve preencher um termo de parceria junto ao CMDCA/BH (documento providenciado pela Fundação CDL, que o enviará para o FMDCA/BH).

1º - Pessoa Física e Pessoa Jurídica Depositar ou fazer transferência bancária na conta do FCMDCA/BH: - Caixa Econômica Federal - CC: 71.112-4 - Ag: 0093 - Op: 006 - CNPJ: 13.921.409/0001-92 2º - Enviar o comprovante de depósito ou transferência bancária digitalizado para os e-mails: Fundação CDL (fundacao@fundacaocdl-bh.org.br) ou CMDCA/BH (criancafmdca@pbh.gov.br) com as seguintes informações: nome completo, CPF, nome do projeto e entidade para qual está destinando (Projeto Brinquedoteca: Dispositivo para o Protagonismo Infantil), telefone e endereço. Ao receber o comprovante, o CMDCA/BH providenciará uma carta registrando a sua destinação, que deverá ser anexada aos documentos quando for declarar o Imposto de Renda/2017.

A DOAÇÃO DO SEU IMPOSTO DEVIDO AJUDA A TRANSFORMAR A VIDA DAS NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES!

Converse também com seu contador, ele pode te orientar. Para mais esclarecimentos, ligue: Fundação CDL Pró-Criança (31) 3249-1792

Passo a Passo:


ACONTECE

Newsletter Digital . Janeiro | 2018 . Nº 69

FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA ALERTA: LEI DO APRENDIZ DETERMINA QUE TODA EMPRESA DE MÉDIO OU GRANDE PORTE DEVE CONTRATAR APRENDIZES Conforme a Lei Nº 10.097/2000, a cada sete funcionários, a empresa deve contratar um aprendiz Por Andressa Guimarães Segundo a Lei da Aprendizagem (Lei Nº 10.097/2000) todas as empresas de médio e grande porte devem contratar um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários. Isso significa que a cada sete funcionários, a empresa deve contratar um aprendiz. A multa pela não contratação do aprendiz varia entre R$1.000 a R$1.500,00 por cada aprendiz que deveria ser contratado. O Ministério do Trabalho e Emprego está rigoroso nas notificações e fiscalizações, tendo em vista que o assunto está sendo amplamente divulgado nos veículos de comunicação. Com relação às micro e pequenas empresas, embora elas estejam dispensadas da obrigatoriedade de contratação de aprendizes, aquelas que quiserem podem contratar os jovens trabalhadores e ajudá-los a entrar no mercado de trabalho. Aproximadamente 97% das empresas do país são micro e pequenas e elas propiciam ao jovem, além da experiência profissional, um ambiente onde ele pode adquirir uma visão empreendedora.

Ao entrar para o programa de aprendizagem, o jovem recebe, ao mesmo tempo, formação prática e teórica na profissão para a qual está se capacitando. Para ser aprendiz, ele deve ter entre 15 e 20 anos, cursar a escola regular a partir do 9º ano do Ensino Fundamental (ou já ter concluído o Ensino Médio) e estar matriculado e frequentando instituição de formação técnico profissional, que é o serviço que a Fundação CDL Pró-Criança oferece. A jornada de trabalho do aprendiz pode ser de quatro ou de seis horas diárias, conforme demanda da empresa. O contrato de aprendizagem é um contrato de trabalho especial, com duração máxima de 16 meses, anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, salário mínimo / hora e todos os direitos trabalhistas e previdenciários garantidos. O aprendiz contratado tem direito a 13º salário e a todos os benefícios concedidos aos demais empregados. A Fundação CDL Pró-Criança aconselha a todas as empresas que se enquadram no porte determinado pela Lei a se anteciparem à fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego e a contratarem o número devido de aprendizes, evitando a multa. Há 17 anos, a Fundação desenvolve o programa de aprendizagem Programa Educação e Trabalho (PET), que promove a qualificação profissional e a inserção de jovens no mercado de trabalho. Durante todo o período de aprendizagem, os jovens recebem uma formação técnico-profissional nas áreas comércio e serviços, administração e logística. A equipe do PET é formada por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e assistentes administrativos especializados no terceiro setor e também em aprendizagem.


ACONTECE

Newsletter Digital . Janeiro | 2018 . Nº 69

CURSO DE INICIAÇÃO PROFISSIONAL: Antes de começar a trabalhar como aprendiz, o jovem realiza um curso de iniciação profissional com carga horária de 20 horas, no qual recebe orientações sobre o mercado de trabalho, marketing pessoal, comunicação, entre outros assuntos pertinentes à sua formação. O curso é oferecido gratuitamente aos jovens.

APRENDIZAGEM TEÓRICA E PRÁTICA: Ÿ Professores especializados e atuantes no

mercado de trabalho; ŸPlantões diários das equipes pedagógicas, de acompanhamento, assistência social e departamento social; Ÿ Segmentos de aprendizagem nas áreas de comércio e serviços, auxiliar administrativo e logística; ŸVisitas frequentes às empresas parceiras por meio da equipe de acompanhamento, para avaliações institucionais e dos jovens; ŸAssessoria aos jovens e empresas sobre todo o processo de aprendizagem; Ÿ Reuniões com os responsáveis legais dos aprendizes; ŸAtividades culturais mensais. Entre com contato conosco para contratar agora mesmo: (31) 3249-1885

AJUDE A MELHORAR A VIDA DE MILHARES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

APOIE OS PROJETOS SOCIAIS DA FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA! FAÇA SUA DOAÇÃO:

SEJA VOLUNTÁRIO:

Banco do Brasil

Caixa Econômica Federal

Agência 3494-0 | Conta 4639-6

Agência 0094 | Conta 501.875-4 | Operação 003

Envie um e-mail para marianne.policarpo@fundacaocdl-bh.org.br

www.fundacaocdl-bh.org.br

Av. João Pinheiro, 495 / 7º andar - Funcionários - BH/MG

(31) 3249-1791

F-Cdl Pró-Criança

company/fundação-cdl-pró-criança

@fcdlprocrianca

@FundacaoCDLBH

Fundação CDL Pró-Criança

Jornal Acontece - Janeiro/2018  

Jornal Acontece - Janeiro/2018

Jornal Acontece - Janeiro/2018  

Jornal Acontece - Janeiro/2018

Advertisement