__MAIN_TEXT__

Page 1

Newsletter Digital . Janeiro | 2017 . Nº 56

ACONTECE Informativo interno da Fundação CDL

BALANÇO DAS AÇÕES DA FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA EM 2016 Programa Ver é Bom Demais O Programa Ver é Bom Demais tem como objetivos facilitar o acesso à assistência oftalmológica para conhecer, dimensionar e oferecer o tratamento para o problema da perda da capacidade visual de crianças e adolescentes, que prejudica o natural desenvolvimento das aptidões escolares, intelectuais, profissionais e sociais, comprometendo a interação e a participação social. O programa é realizado em 3 etapas: primeiro, é realizado um Teste de Acuidade Visual por voluntários do Programa; posteriormente, as crianças e adolescentes que apresentarem dificuldades durante o Teste são encaminhados para oftalmologistas parceiros, que os atendem gratuitamente; por fim, aqueles que necessitarem de usar óculos, recebem os óculos gratuitamente, doados pelas Óticas Diniz e Centro Visão.

Resultados 2016 - 2 edições:

Ÿ Atendimentos no teste de acuidade - 195 Ÿ Consultas com oftalmologistas – 111 Ÿ Doação de óculos - 50

Programa Sorridente O Programa Sorridente foi criado em 1990, em parceria com o CDL Jovem, e tem como objetivo promover a saúde bucal de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, por meio de ações odontológicas preventivas. Desde sua criação, o Programa já beneficiou mais de 12 mil crianças e adolescentes de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Nesse dia, as crianças realizaram um circuito educativo sobre saúde bucal, que incluiu: pescaria de bactérias com o Grupo PEPO; gincanas e brincadeiras com a temática de saúde bucal; apresentação da Estação Teatral sobre alimentação saudável e cuidados com saúde; aula teórica sobre escovação com o CRO/MG; distribuição de kits odontológicos do CRO/MG (escova de dente, creme dental, fio dental e folheto informativo); escovação supervisionada por dentistas voluntários; avaliação, diagnóstico e triagem das crianças pelo CRO/MG; palestra ministrada pelo Grupo Pepo para os educadores sociais. A Fundação CDL Pró-Criança ofereceu, ainda, lanche e transporte gratuito para as crianças.

Resultados 2016: Ÿ55 crianças atendidas, com idades entre 7 e 14 anos, residentes em instituições de acolhimento; a

ação foi realizada na área de lazer da Instituição Irmão Sol (Bairro Trevo / Pampulha).


ACONTECE

Newsletter Digital . Janeiro | 2017 . Nº 56

Programa Brincadeira é Coisa Séria O Programa Brincadeira é Coisa Séria, criado em 2011, é fruto da parceria entre Fundação

CDL Pró-Criança e CDL Jovem. O objetivo é construir brinquedotecas em instituições de acolhimento, que são espaços de acolhimento para crianças e adolescentes abandonados e/ou em situação de violação de direitos, retirados da convivência familiar por recomendação do Juizado da Infância e da Juventude ou pelos Conselhos Tutelares. São acolhidas crianças e adolescentes de ambos os sexos e de várias idades, em número não superior a 15 em cada instituição. Além disso, futuramente, a Fundação CDL Pró-Criança pretende expandir o programa com a construção de brinquedotecas em creches e hospitais.

Resultados 2016: Lar Irmã Veneranda

Fundação Espírita Nosso Lar

(Bairro Santa Efigênia)

(Bairro Salgado Filho)

Inaugurada em 28 de junho de 2016

Inaugurada em 31 de outubro de 2016

15 crianças beneficiadas

150 crianças beneficiadas

Programa Natal de Todo Mundo

O Programa Natal de Todo Mundo foi criado em 1999 pela Fundação CDL Pró-Criança, em

parceria com o CDL Jovem, para oferecer às crianças em situação de vulnerabilidade social um dia de festividades natalinas.

Resultados 2016: No dia 7 de dezembro, a Fundação CDL Pró-Criança realizou a 23ª edição do Natal de Todo Mundo, que foi destinado a cerca de 120 crianças residentes em instituições de acolhimento de Belo Horizonte. Com direito a apresentação teatral, a presença dos mascotes do Cruzeiro e do América e, principalmente, do Papai Noel, o programa Natal de Todo Mundo, realizado em parceria com o CDL Jovem e CDL/BH, ofereceu aos beneficiados rua de lazer, pintura facial, recreação, brincadeiras e lanches. Houve, ainda, a entrega de presentes pelo Papai Noel.


ACONTECE

Newsletter Digital . Janeiro | 2017 . Nº 56

Programa Educação & Trabalho

O Programa Educação & Trabalho (PET) promove uma formação profissional e cidadã que possibilita aos jovens aprendizes atuarem com qualidade e responsabilidade nos diversos segmentos empresariais. Durante todo o período de aprendizagem, os jovens recebem uma formação técnicoprofissional que prevê a execução de atividades teóricas e práticas e são acompanhados por uma equipe especializada. Além disso, o Programa promove, também, a realização de atividades de cultura, esporte e lazer, que são atividades obrigatórias previstas pela lei de aprendizagem, determinada pelo Ministério do Trabalho. Segundo essa lei, a carga horária da aprendizagem deve ser dividida em: 400 horas/aula de teoria, sendo 32 horas de atividades esportivas e culturais, e o restante de prática na empresa parceira.

Resultados 2016: Ÿ O ano de 2016 foi encerrado com 1.111 aprendizes inseridos no Programa Educação & Trabalho

(PET) e com 460 empresas parceiras, o que representa um crescimento de 22% em relação ao número de empresas parceiras em 2015. Ÿ O Núcleo de Acompanhamento realizou 890 visitas às empresas parceiras; foram realizadas também 1.989 avaliações de desempenho (presencial e on-line), 1.774 feedback’s, 1.047 orientações ao aprendiz e/ou responsável e 1.546 atendimentos às empresas. Ÿ O Setor de Recursos Humanos e Assistência Social realizou 154 palestras, das quais participaram 2.941 pessoas, que foram informadas sobre o PET e sobre o processo de inserção no mesmo. Além disso, foram realizadas 2.502 entrevistas socioeconômicas, sendo que 1.933 jovens foram considerados aptos na entrevista e, desses, 1.253 foram considerados aptos após as oficinas introdutórias, tendo uma chance de ingressar no Programa.

AJUDE A MELHORAR A VIDA DE MILHARES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. FAÇA SUA DOAÇÃO E APÓIE OS PROJETOS SOCIAIS DA FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA! Banco do Brasil Agência 3494-0 | Conta 4639-6

Caixa Econômica Federal Agência 0094 | Conta 501.875-4 | Operação 003

www.fundacaocdl-bh.org.br

Av. João Pinheiro, 495 / 7º andar - Funcionários - BH/MG

(31) 3249-1791

F-Cdl Pró-Criança

company/fundação-cdl-pró-criança

@fcdlprocrianca

@FundacaoCDLBH

Fundação CDL Pró-Criança

Profile for Fundação CDL Pró-Criança

Janeiro2017  

Janeiro2017  

Advertisement