a product message image
{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade

Page 1

. Setembro | 2017 . Nº 06

IN F O R M A T IV O MÓDULO INTRODUTÓRIO

DISCUTINDO A ADOLESCÊNCIA No dia 14 de setembro, 49 aprendizes do Módulo Introdutório realizaram uma atividade com a temática “adolescência”, durante a qual debateram sobre as transformações vividas durante essa fase da vida e tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e falar sobre as descobertas e experiências vivenciadas. A intenção foi destacar pensamentos e comportamentos que podem prejudicar o desenvolvimento de habilidades, dificultando o progresso na carreira profissional, seja na escolha de cursos e/ou na busca por empregos.

SETEMBRO AMARELO Durante o mês de setembro, a sociedade se une na luta contra o suicídio e a cor amarela foi escolhida como representação dessa ação que caracteriza o “setembro amarelo”. No dia 15 de setembro, 33 aprendizes dos Módulos Introdutório e Mundo Jovem III realizaram uma intervenção urbana na Praça da Liberdade em apoio a essa causa. Os jovens afixaram cartazes no coreto com mensagens de otimismo e positividade e entregaram flores amarelas aos transeuntes como simbolismo da ação, abordando os cidadãos com palavras de valorização da vida. Ao final, eles se reuniram no centro da praça e cantaram juntos, deixando ecoar em todo local uma verdade absoluta: a importância da luta pela vida.

CAMPANHA PELA VIDA No dia 15 de setembro, 36 aprendizes da turma do Mundo Jovem III, realizaram uma atividade de conscientização acerca dos diversos motivos que podem levar alguém a praticar o suicídio. Foram apresentados os vídeos: “Campanha Setembro Amarelo / 2017”, “Depressão não é frescura” e “A história de Amanda Todd” e, posteriormente, foi realizada uma roda de conversa na qual os jovens debateram o assunto.


. Setembro | 2017 . Nº 06 .

MÓDULO LÍNGUA PORTUGUESA II

DOCUMENTOS EMPRESARIAIS Ao longo de todo o mês, os 53 aprendizes do Módulo de Língua Portuguesa apresentaram diversas maneiras de formalizar a comunicação empresarial, como cartas comerciais, atas, contratos, e-mails institucionais, etc. O Módulo possibilitou a evolução da escrita e a ampliação do vocabulário pertinente ao mundo corporativo, como também a análise e a reflexão de temas que estão no cotidiano da nossa sociedade. O jovens elaboraram documentos considerando seus formatos, objetivos e funções. As fotos ilustram os trabalhos apresentados nos dias 11 e 12 de setembro, que ainda tematizaram as atividades com os seguintes assuntos: produção cinematográfica, intolerância religiosa e setembro amarelo (prevenção do suicídio).

PRODUÇÃO TEXTUAL E ABNT O incentivo à produção textual foi a ação-chave dos conteúdos trabalhados durante o Módulo de Língua Portuguesa II, no qual 160 aprendizes desenvolveram textos narrativos, descritivos e dissertativos, construíram mini revistas/jornais e ainda reconheceram algumas regras relacionadas à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A tarefa foi realizada em grupo com o objetivo de estimular competências de liderança e de cooperação.

TIPOS DE COMUNICAÇÃO E SEUS FORMATOS Ao longo de todo o mês, 157 aprendizes criaram ferramentas de comunicação tendo como tema “comunicar significa transmitir uma mensagem, uma informação”. A atividade consistiu na elaboração de layouts para letreiro eletrônico, totem, mural, cavalete, concreto (parede), banner, folder, veículo (plotagem) e faixa, cada um respeitando a demanda específica indicada pelo educador (a). A atividade trabalhou a adequação de vocabulário a cada meio utilizado e a definição estratégica da comunicação conforme cada local.

PIQUENIQUE LITERÁRIO No dia 20 de setembro, 30 aprendizes desenvolveram uma ação no Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Parque Municipal). A tarefa, que recebeu o nome de “Piquenique Literário”, consistiu na colocação das produções textuais desenvolvidas em sala em uma determinada árvore do Parque, na qual todos poderiam ver as produções dos demais grupos e debater sobre elas.


. Setembro | 2017 . Nº 06 .

MÓDULO MATEMÁTICA BÁSICA

MATEMÁTICA CRIATIVA A Fundação CDL PróCriança, antenada com as mudanças no ensino e ligada nos objetivos do milênio (consumo e produção responsáveis), propôs a seus aprendizes a realização de jogos matemáticos com materiais recicláveis. A proposta para o módulo foi trabalhar operações básicas, tão necessárias no trabalho, e confeccionar brinquedos para serem doados para as crianças do 1º ciclo do ensino fundamental da E. E. Afonso Pena. A prática objetivou e estimulou a redução de resíduos por meio da prevenção, reciclagem e reuso. A produção dos brinquedos ficou por conta de 33 aprendizes, que elaboraram o projeto no dia 1º, construíram os objetos no dia 15 e os entregaram à escola no dia 29.

LÓGICA COM PALITOS No dia 12 de setembro, 37 aprendizes foram desafiados a resolver problemas que permitem o desenvolvimento do raciocínio lógico. Os jovens trabalharam em equipe, de forma a atender aos comandos de cada situação: o educador entregou a cada grupo uma quantidade específica de palitos e, gradualmente, solicitou aos aprendizes a construção de alguns desenhos conforme a orientação que estava no quadro; posteriormente, deram novo formato a cada desenho (com palitos), respeitando os critérios de resolução. A dinâmica fez com que cada participante saísse de sua zona de conforto, criasse estratégias, reconhecesse mais de um caminho e, ainda, assumisse uma postura colaborativa em prol de resultados positivos.

ATIVIDADE CULTURAL

VISITA GUIADA AO PALÁCIO DAS ARTES No dia 20 de setembro, 164 aprendizes participaram da visita guiada às exposições do Edital “Arteminas”, no Palácio das Artes. A primeira exposição, “Vulgo – Lembra-se da Grande Mesa na Sala de Jantar”, de Desali, revela a arte com elementos relacionados ao tráfico de drogas. Já a segunda, “À Boca Pequena, Naturalmente”, de Marta Neves, propõe obras de contextos irônicos, como o quadro com a imagem do Osama Bin Laden construído com ursinhos de pelúcia. Os jovens que visitaram os espaços participaram também de uma dinâmica promovida pela monitora do local e refletiram, ainda, sobre as possíveis mensagens que cada obra despertou.


. Setembro | 2017 . Nº 06 .

ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES

FESTIVAL DE TALENTOS No dia 12 de setembro, o FECTIPA promoveu o 3º Festival de Talento Amadores, em parceria com várias instituições de aprendizagem, dentre elas a Fundação CDL Pró–Criança. O principal objetivo do evento é possibilitar um momento de integração entre entidades formadoras e os jovens, todos na luta contra o trabalho infantil. Ao total, participaram 180 aprendizes do Programa Educação & Trabalho (PET) e, dentre estes, estava o aprendiz Vítor Lucas Martins de Souza, que conquistou o 1º lugar na categoria “música” com sua apresentação da música “Air” no violino. O aprendiz foi premiado com uma bolsa de estudos para canto/música e poderá aprimorar seu conhecimento e sua habilidade artística.

PALESTRAS De 25 a 27 de setembro, aproximadamente 105 aprendizes assistiram à palestra da doutora em Economia Social e do Trabalho, Andrea Alcione de Souza, autora do livro Cor e Ascensão Profissional. Ela promoveu uma palestra com roda de conversas, falando sobre o mercado de trabalho e suas possiblidades através da escrita. Os aprendizes demostraram muito interesse e ficaram empolgados em conhecer sobre a pesquisa que culminou na elaboração do livro. Durante o evento, foram sorteados alguns exemplares. Na ocasião, o aprendiz Gustavo Mendes também ministrou uma palestra sobre “Motivação”, evidenciado a importância dos estudos e de como o conhecimento gera resultados.


. Setembro | 2017 . Nº 06 .

ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES

AÇÃO & CIDADANIA No dia 28 de setembro, 36 aprendizes participaram do Programa Ação & Cidadania, promovido pela Junior Achievement. Durante o evento, os jovens simularam uma disputa que envolveu decisões estratégicas de marketing por meio do Programa MESE. Na ocasião, foi realizada a premiação referente ao encontro anterior do Ação & Cidadania, no qual quatro aprendizes do PET foram premiados: Thiago Calazans do Nascimento ficou em 1º lugar com a melhor resenha; Lucca Oliveira da Silva ficou em 3º; e os aprendizes Carlos Henrique Teixeira e Mariana Elisa Ribeiro Silva também foram contemplados.

ANIVERSÁRIO DO CMDCA/BH No dia 29 de setembro, a Fundação CDL Pró-Criança prestigiou o 26º aniversário do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente (CMDCA). O evento foi realizado no MIS Cine Santa Tereza e contou com a participação dos membros do Conselho e de diversas Instituições de Aprendizagem. As falas dos componentes da mesa nortearam as conquistas do CMDCA e a aprendiz do PET, Carla Mariana Augusta da Silva, foi convidada a discursar sobre políticas públicas. Ela comentou sobre os benefícios e as preocupações relacionadas aos espaços públicos e as ações que envolvem os mesmos. Ao total, nove aprendizes tiveram oportunidade de conheceram mais sobre as atribuições do CMDCA.

AJUDE A MELHORAR A VIDA DE MILHARES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

APOIE OS PROJETOS SOCIAIS DA FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA! FAÇA SUA DOAÇÃO:

SEJA VOLUNTÁRIO:

Banco do Brasil

Caixa Econômica Federal

Agência 3494-0 | Conta 4639-6

Agência 0094 | Conta 501.875-4 | Operação 003

Envie um e-mail para marianne.policarpo@fundacaocdl-bh.org.br

www.fundacaocdl-bh.org.br

Av. João Pinheiro, 495 / 7º andar - Funcionários - BH/MG

(31) 3249-1791

F-Cdl Pró-Criança

company/fundação-cdl-pró-criança

@fcdlprocrianca

@FundacaoCDLBH

Fundação CDL Pró-Criança

Profile for Fundação CDL Pró-Criança

Informativo PET - Setembro / 2017  

Informativo PET - Setembro / 2017

Informativo PET - Setembro / 2017  

Informativo PET - Setembro / 2017

Advertisement