Page 1

. Março | 2018 . Nº 10 .

IN F O R M A T IV O CIRCUITO DO CONHECIMENTO ABORDA ANALOGIA ENTRE O CORPO HUMANO E AS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS No dia 22 de março, 53 aprendizes do Módulo Introdutório do Programa Educação & Trabalho (PET) participaram do Circuito do Conhecimento, realizado das 14h às 17h, na Faculdade Pitágoras. O evento teve como objetivo aprimorar, desenvolver e potencializar as competências básicas para o mercado de trabalho, mostrando aos jovens como a gestão do conhecimento pode contribuir para que eles tenham um futuro de sucesso. A atividade contou com a presença dos seguintes palestrantes: ŸEliane Pessoa - consultora organizacional especialista em desenvolvimento de competências; ŸJuliano Costa - servidor responsável pelo controle financeiro da Câmara Municipal de Belo Horizonte; ŸMichele Quintão - proprietária da Butiquim Buffet e empresária da Hinode; ŸPedro Matos – africano de Cabo Verde, pós-doutorando em Relações Internacionais

Cada um desses palestrantes contou aos jovens sua história de vida, como traçaram a sua trajetória de sucesso, mostrando a eles que os obstáculos existem, mas podem ser superados. O ponto comum de todos os relatos foi o destaque dado ao estudo e à busca pelo conhecimento para a construção de uma carreira sólida e de uma vida bem sucedida. Após o término das palestras, os aprendizes apresentaram para seus colegas e para os palestrantes o trabalho desenvolvido em sala, cuja proposta foi falar dos sentidos e de alguns órgãos do corpo humano com foco nas competências e no mercado de trabalho. Questões relacionadas com o controle emocional, a pró-atividade, a atitude, a comunicação não verbal, a comunicação assertiva e a escuta ativa permearam a apresentação, e sobretudo o entendimento dessas ações para ter êxito dentro das empresas nas quais realizam a formação prática profissional. Posteriormente, aprendizes e expositores participaram de um coffee break, no qual os jovens tiveram também oportunidade de trabalhar técnicas de interação social e networking com os palestrantes, tópicos que também foram abordados durante o Módulo.


. Março | 2018 . Nº 10 .

MÓDULO MUNDO JOVEM II

GIRO DAS PROFISSÕES Os aprendizes do Mundo Jovem III realizaram a atividade “Giro das Profissões” com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre cursos, grade curricular, tempo de duração e áreas de atuação no mercado de trabalho. O Giro ajudou a esclarecer para os jovens quais as perspectivas da área em que pretendem atuar no futuro.

ENCERRAMENTO DO CONTRATO DE APRENDIZAGEM Durante o mês de março, os jovens da turma Mundo Jovem III finalizaram o curso de aprendizagem do Programa Educação & Trabalho (PET). Ao longo de todo o curso, os jovens se dedicarem às temáticas de mercado de trabalho, drogas, sexualidade, análise do aproveitamento do curso teoria/prática e ainda realizaram uma ação voluntária na Igreja São José, na qual foram entregues roupas, recebidas por meio de doações, para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social.


. Março | 2018 . Nº 10 .

MÓDULO LOGÍSTICA I

MÓDULO ESPECÍFICO III

FEIRA DO DESAPEGO

No dia 27 de março, aproximadamente 30 aprendizes produziram trabalhos para a Feira do Desapego, na qual os jovens comercializaram produtos próprios, provenientes de seus desapego (livros, roupas, sapatos, bijuterias, etc.). A atividade tem como objetivo propor a reflexão acerca do sistema capitalista e do consumismo desenfreado estimulado por esse sistema, o que gera um consequente consumo exagerado dos recursos naturais do planeta e produção de lixo.

ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES

DEPOIMENTO: ‘‘A insegurança de muitos com relação às aulas de logística eram muito contundentes, o que inibiu a turma de dialogar de igual para igual a respeito dos conhecimentos adquiridos ao longo do período de trabalho prático. Entretanto, logo em seguida, essas inseguranças foram afastadas, com a ajuda das aulas do educador Thiago, que nos deu a segurança de falar mais a respeito da área de logística. Essa é uma área na qual muitos aprendizes atuam, mas poucos têm a definição do que realmente significa. Durante as aulas, nós discutimos temas como: logística com empreendedorismo, organização, trabalho em equipe, etc. A logística é o começo de tudo, é a visão do futuro da organização, que se estrutura nos fatores ambientais externos, e nos fatores internos, em que são definidos os valores, visões e missão da organização. As decisões tomadas no planejamento estratégico são de responsabilidade da alta administração da empresa. Aumento de variedade de produtos, entregas mais frequentes e menor o tempo no atendimento, menos tolerância a erros de separação de pedidos e pressões para redução dos níveis de estoque, são alguns dos principais motivos da complexidade. Somos gratos por termos tido um educador dedicado a ensinar e aprimorar nossos pensamentos e atitudes profissionais’’. Aprendizes: ŸMateus Ribeiro ŸRafael Souza ŸMatheus Henrique

HABILIDADES PARA O SUCESSO

Durante o mês de março, 1050 jovens participaram do programa “Habilidades para o Sucesso”, da Junior Achievement. Por meio da atividade, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer e entender, sob diversas perspectivas, os desafios do mercado de trabalho e quais as competências e atitudes que os ajudarão a enfrentá-los de uma forma mais ética e assertiva. Dentre as habilidades que foram trabalhadas estão: Leitura e Compreensão, Comunicação verbal e não verbal, Criticidade, Raciocínio lógico, Trabalho em equipe, etc.


. Março | 2018 . Nº 10 .

MÓDULO INTRODUTÓRIO - MURIAÉ/MG

JORNAIS DO PET

MÓDULO INTRODUTÓRIO

DINÂMICA CIRCENSE

Durante o mês de março, a turma estreante da unidade nova unidade da Fundação CDL PróCriança, na cidade de Muriaé-MG, aprimorou seus conhecimentos a respeito dos conteúdos 'Desenvolvimento Pessoal', 'Qualidade no Atendimento' e 'Mercado de Trabalho'. Para finalizar o módulo, os aprendizes produziram jornais personalizados, composto pelos assuntos estudados, que foi apresentado em um café coletivo.

Ao término do Módulo Introdutório, 25 aprendizes realizaram a apresentação da “Dinâmica do Circo”, que consiste na criação de uma empresa, considerando e elaborando questões como a missão, visão e valores, layout, logomarca, tarefas executadas por cada setor e suas interações. Todo o desenvolvimento do trabalho foi baseado na metodologia do “CHA” (conhecimentos, habilidades e atitudes) a fim de proporcionar para os jovens as competências necessárias ao seu desenvolvimento no mercado de trabalho, tais como: trabalho em equipe, comunicação, relacionamento interpessoal, resiliência, comprometimento, dedicação, entre outras.

AJUDE A MELHORAR A VIDA DE MILHARES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

APOIE OS PROJETOS SOCIAIS DA FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA! FAÇA SUA DOAÇÃO:

SEJA VOLUNTÁRIO:

Banco do Brasil

Caixa Econômica Federal

Agência 3494-0 | Conta 4639-6

Agência 0094 | Conta 501.875-4 | Operação 003

Envie um e-mail para marianne.policarpo@fundacaocdl-bh.org.br

www.fundacaocdl-bh.org.br

Av. João Pinheiro, 495 / 7º andar - Funcionários - BH/MG

(31) 3249-1791

F-Cdl Pró-Criança

company/fundação-cdl-pró-criança

@fcdlprocrianca

@FundacaoCDLBH

Fundação CDL Pró-Criança

Informativo PET - Março / 2018  

Informativo PET - Março / 2018

Informativo PET - Março / 2018  

Informativo PET - Março / 2018

Advertisement