Page 1

. Junho | 2018 . Nº 14 .

IN F O R M A T IV O MÓDULO INTRODUTÓRIO

VISITA GUIADA AO MERCADO CENTRAL

REVISTA “LABORATÓRIO HUMANO” Durante todo o mês de junho, os aprendizes do Módulo Introdutório desenvolveram diversas atividades em grupo com o objetivo de prepará-los para assumirem seus futuros postos de trabalho. Ao final do módulo, os jovens produziram a revista “Laboratório Humano”, abordando alguns dos temas aprendidos ao longo do mês, como trabalho em equipe, raciocínio lógico, capacidade de lidar com as diferenças, pró-atividade e resiliência.

Nos dias 25 e 28 do mês de junho, os jovens do Módulo Introdutório realizaram uma visita mediada ao Mercado Central de Belo Horizonte. O objetivo da atividade foi possibilitar aos aprendizes a vivência prática dos conteúdos abordados no módulo Qualidade no Atendimento. A visita teve início com uma palestra na qual puderam conhecer a história do local e sua relação com a cidade. Ao final, os jovens fizeram o tour pelo mercado, interagiram com os comerciantes do local, podendo observar como os clientes são atendidos e como um bom atendimento é o diferencial de vários estabelecimentos.

ATIVIDADES CULTURAIS

VISITA AO MEMORIAL MINAS VALE No dia 13 de junho, 65 aprendizes participaram de uma visita guiada ao Memorial Minas Gerais Vale. Por meio das salas interativas do Memorial, os jovens puderam conhecer os costumes e as práticas do cotidiano mineiro do século passado e os principais fatos históricos que remontam à história de Minas. A visita teve como objetivo mostrar o processo de formação sócio cultural de Minas Gerais e também proporcionar aos aprendizes uma vivência no museu, despertando a sensação de pertencimento a diferentes espaços culturais e a todas as suas potencialidades educacionais.


. Junho | 2018 . Nº 14 .

MÓDULO SAÚDE OCUPACIONAL

MAPA DE RISCO

GINCANA DA SAÚDE Durante o mês de junho, 120 aprendizes participaram de uma gincana de perguntas e respostas sobre os temas que estavam sendo abordados no módulo Saúde Ocupacional. Em grupos, os jovens elaboraram as perguntas e depois as fizeram aos colegas, propiciando a revisão de todo o conteúdo de uma forma lúdica e descontraída. A gincana foi realizada na Praça da Liberdade, o que contribuiu para a atividade ser ainda mais prazerosa para os jovens.

No dia 13 de junho, 37 aprendizes desenvolveram atividade em grupo sobre Mapa de Risco. Os jovens desenharam mapas de empresas fictícias, ressaltando os perigos e riscos oferecidos por cada ambiente. O intuito da atividade foi conscientizar os jovens sobre os riscos de acidentes no ambiente de trabalho, sobre a importância de o trabalhador zelar pela própria segurança e estar sempre atento às normas regulamentadoras.

SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO No dia 28 de junho, 34 aprendizes participaram da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). O objetivo dessa atividade foi o desenvolvimento das competências básicas, como marketing pessoal, postura no ambiente da empresa, conhecimento técnico sobre segurança no ambiente do trabalho e saúde do funcionário. A SIPAT contou com um dia de bem-estar e beleza para todos os aprendizes com sessões de limpeza de pele, maquilagem e spa das mãos. Os jovens puderam perceber como o cuidado com o corpo é importante para o marketing pessoal e contribui significativamente para o sucesso profissional.


. Junho | 2018 . Nº 14 .

MÓDULO SAÚDE OCUPACIONAL

CARTILHAS DE EPI/EPC

OFICINA DE MÚSICA

No mês de junho, 35 jovens elaboraram cartilhas informativas ilustrando os principais equipamentos de proteção individual (EPI) e proteção coletiva (EPC), utilizados por determinados profissionais. As informações contidas em cada cartilha foram compartilhadas com a turma, visando a conscientização da necessidade de utilizar tais equipamentos sempre que as atividades profissionais assim o exigirem.

Ainda no módulo de Saúde Ocupacional, 37 aprendizes participaram de uma atividade lúdica sobre a importância de cuidados com a saúde e com a segurança no ambiente corporativo e externo. Em grupos, os jovens criaram músicas acerca do conteúdo e posteriormente as apresentaram para os colegas. A atividade reforçou o aprendizado das temáticas do módulo e possibilitou o desenvolvimento de outras habilidades importantes para o mercado de trabalho, tais como falar em público, trabalho em equipe e criatividade.

PALESTRA “ A SAÚDE DO TRABALHADOR” No dia 21 deste mês, 150 aprendizes participaram de uma palestra com o profissional da área de educação física, Paulo Sabino. O palestrante falou de sua experiência no atendimento às pessoas que desenvolveram problemas de saúde decorrentes de movimentos repetitivos em suas atividades profissionais, aliados à falta de atividades físicas regulares. O palestrante destacou a importância da postura correta, das pausas durante o trabalho, dos alongamentos diários e dos cuidados com a alimentação. Ao final da palestra, ele demonstrou alguns exercícios simples que podem ser feitos durante a jornada de trabalho e que auxiliam na manutenção da saúde e do bem-estar.


. Junho | 2018 . Nº 14 .

MÓDULO SAÚDE OCUPACIONAL

RISCO X PERIGO Durante o módulo Saúde Ocupacional, 38 jovens desenvolveram uma atividade com o objetivo de compreender a diferença entre risco e perigo no ambiente de trabalho. Os aprendizes criaram um portfólio sobre o assunto e descreveram algumas Normas Regulamentadoras - NR's. A partir dessa atividade, além de aprenderem a conceituar corretamente cada uma das palavras, também foi possível identificar os perigos de alguns ambientes e os riscos decorrentes dos mesmos.

MÓDULO MATEMÁTICA

OFICINA DE JOGOS MATEMÁTICOS

ÁLBUM DE FIGURINHAS GEOMÉTRICO Ainda no módulo de matemática, inspirados pelo álbum de figurinhas da Copa do Mundo, os aprendizes confeccionaram os seus próprios álbuns para ilustrar o aprendizado da geometria, um dos assuntos trabalhados no módulo. Os jovens escolheram temas relacionados ao mercado de trabalho e desenharam as figurinhas correspondentes nas diferentes formas geométricas.

No dia 26 de junho, 44 aprendizes foram desafiados a construírem jogos utilizando como base a matemática, que foi o tema trabalhado durante o mês. A atividade contribuiu para a compreensão da aplicabilidade do conteúdo e teve por objetivo o desenvolvimento do raciocínio lógico e das competências matemáticas básicas, identificando como os jovens podem utilizar essa ferramenta no mercado de trabalho.


. Junho | 2018 . Nº 14 .

MUNDO JOVEM III

VISITA AO INSTITUTO GERIÁTRICO AFONSO PENA

PALESTRA “OS DESAFIOS DO MERCADO DE TRABALHO” No dia 26 de junho, 35 jovens em fase de conclusão de contrato participaram de uma palestra com o psicólogo Douglas Gomes, que falou sobre os desafios do mercado de trabalho. O objetivo da palestra foi elucidar para os aprendizes como eles podem se preparar de forma correta para um processo seletivo, a postura profissional exigida e também como se consolidar nesse mercado tão competitivo. Ao final da palestra, foi realizada uma simulação de entrevista de emprego com o auxílio da aprendiz Amanda de Oliveira e, com essa dinâmica, o palestrante pôde mostrar e ressaltar as possíveis falhas do processo e orientar sobre como se apresentar da forma assertiva no meio empresarial.

Para ilustrar o tema “Voluntariado” do Módulo Mundo Jovem III, 17 aprendizes visitaram o Instituto Geriátrico Afonso Pena, que é uma instituição de longa permanência para idosos. Durante a visita, os jovens desenvolveram atividades com música, spa das mãos, recital de poesias e um bate papo com os moradores da casa, que contaram suas histórias de vida e experiências. Na oportunidade, os jovens também entregaram vários itens que arrecadaram para doação, como leite, fubá, maisena, material de higiene pessoal, fraldas geriátricas, etc.

ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES

ESPETÁCULO DIDÁTICO CIA SESC DE DANÇA No dia 20 de junho, 37 aprendizes assistiram ao “Espetáculo Didático Cia Sesc de Dança” no Grande Teatro do Sesc Palladium. O espetáculo contribuiu para ampliar o olhar dos jovens acerca do preparo e dos cuidados com o corpo necessários ao desenvolvimento de suas atividades profissionais, além da importância da atenção, dedicação e disciplina na execução das tarefas. Após o espetáculo, os aprendizes tiveram aula prática de “ginástica laboral” com o intuito de reforçar o conteúdo do módulo Saúde Ocupacional.


. Junho | 2018 . Nº 14 .

ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES

1ª ENCONTRO AÇÃO & CIDADANIA

DIA MUNDIAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL

No dia 12 de junho, 35 aprendizes participaram do 1º encontro do Programa Ação e Cidadania, desenvolvido pela Junior Achievement Minas Gerais (JAMG). O encontro foi realizado no Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development (Seed-MG), um agente do Programa Minas Digital para a aceleração de startups e o fomento de empreendedorismo e inovação no Estado. Durante o evento, os jovens tiveram a oportunidade de assistir a duas palestras e debater questões sobre empreendedorismo, cidadania, ética, liderança e mercado de trabalho. O primeiro palestrante foi o empreendedor e proprietário da Agência Ponto F Design, Felipe Tadeu, que falou sobre como chegar a sete dígitos de faturamento. Ele explicou como os seus erros foram importantes para o seu aprendizado e crescimento e também falou sobre os desafios enfrentados na criação e consolidação de sua empresa no mercado. A segunda palestrante foi a coordenadora de Aceleração do Seed, Isabella Corradi, que também é empreendedora, e mostrou aos jovens como fez para realizar seus sonhos. Ela relatou suas experiências profissionais e contou como colocou em prática seus sonhos, ressaltando a importância da dedicação e da motivação para fazer negócios inovadores, conseguir boas oportunidades profissionais e construir uma história de sucesso. Para os alunos, as palestras foram importantes para abrir a mente para novas possibilidades e para inspirá-los a enxergar os diversos caminhos possíveis para o alcance de seus sonhos.

Em comemoração ao Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho, 37 aprendizes participaram de um evento promovido pelo FECTIPA-MG. Na ocasião, representantes de várias instituições de aprendizagem abordaram questões acerca dos malefícios, impactos e consequências do trabalho infantil e sobre a importância do trabalho legalizado e protegido, que além dos direitos trabalhistas, garante aos jovens a continuidade dos estudos. A Auditora Fiscal do Trabalho, Christiane Barros, ressaltou, em sua fala no evento, a importância das políticas de proteção desenvolvidas pelos órgãos competentes. Todos entenderam que é fundamental que a sociedade não se omita perante os casos de exploração e os denuncie, um dos canais é o disque 100, que é gratuito e anônimo.


. Junho | 2018 . Nº 14 .

UNIDADE MURIAÉ

QUALIDADE NO ATENDIMENTO A fim de ilustrar os conteúdos abordados no módulo “Qualidade no Atendimento”, os aprendizes do Módulo Introdutório da unidade Muriaé realizaram visitas a dois estabelecimentos do comércio local, onde tiveram a oportunidade de conversar e fazer perguntas para vendedores e atendentes, que relataram as técnicas e os desafios que permeiam um atendimento de excelência. Durante a visita, os jovens também puderam observar alguns atendimentos para assimilar de forma prática todos os conteúdos trabalhados em sala.

RACIOCÍNIO LÓGICO & MATEMÁTICA Matemática foi o módulo trabalhado no mês de junho na unidade Muriaé, cujo principal desafio foi romper com a resistência e com o medo que muitos jovens possuem por essa matéria. Os conteúdos trabalhados, através de aulas expositivas e exercícios, proporcionaram os conhecimentos básicos para a utilização da matemática no ambiente profissional e no dia a dia. Os jovens também criaram jogos matemáticos com a finalidade de desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade, habilidades essenciais para todo profissional.

AJUDE A MELHORAR A VIDA DE MILHARES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

APOIE OS PROJETOS SOCIAIS DA FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA! FAÇA SUA DOAÇÃO:

SEJA VOLUNTÁRIO:

Banco do Brasil

Caixa Econômica Federal

Agência 3494-0 | Conta 4639-6

Agência 0094 | Conta 501.875-4 | Operação 003

Envie um e-mail para marianne.policarpo@fundacaocdl-bh.org.br

Av. João Pinheiro, 495 / 7º andar - Funcionários F-Cdl Pró-Criança

@fcdlprocrianca

(31)

3249-1791

@FundacaoCDLBH

(31) 97362-1338

company/fundação-cdl-pró-criança

www.fundacaocdlbh.org.br Fundação CDL Pró-Criança

Informativo PET - Junho / 2018  

Informativo PET - Junho / 2018

Informativo PET - Junho / 2018  

Informativo PET - Junho / 2018

Advertisement