a product message image
{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade

Page 1

. Julho | 2018 . Nº 15 .

IN F O R M A T IV O MÓDULO MUNDO JOVEM III

QUAIS AS PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS EXIGIDAS PELO MERCADO DE TRABALHO?

Nos dias 24 e 30 de julho, os aprendizes do Mundo Jovem III participaram de duas palestras direcionadas ao mercado de trabalho que abordaram as principais competências exigidas atualmente, competências essas que também possibilitam que os jovens se tornem potenciais empreendedores. A psicóloga especialista em Gestão Organizacional, Heloísa Junqueira, abordou as competências necessárias ao mercado de trabalho. Já a jornalista, empresária e empreendedora, Marcelle Pazito, falou sobre noções de empreendedorismo. Durante as palestras, questões como controle emocional, proatividade, atitude, comunicação não verbal, comunicação assertiva e desenvolvimento da escuta ativa permearam a discussão dos temas e, sobretudo, o entendimento da necessidade da aplicabilidade dessas ações dentro das empresas e na vida pessoal.

AÇÃO SOLIDÁRIA NA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA Nos dias 25 e 26 de julho, 44 aprendizes do Módulo Mundo Jovem III, do Programa Educação & Trabalho (PET) realizaram uma ação voluntária com os pacientes internados no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. A atividade teve como objetivo principal promover o desenvolvimento humano e a sensibilização para diversas situações que a vida apresenta. Em pequenos grupos, todos se organizaram de modo a contribuir para tornar o ambiente mais humanizado e acolhedor. Com os pacientes infantis, foram desenvolvidas oficinas de balão e pintura facial e, com os pacientes adultos, os jovens realizaram limpeza de pele, maquilagem e spa das mãos. Um grupo de aprendizes alegrou a todos com música e violão. Os jovens demonstraram compreensão e entendimento das competências comportamentais que são fundamentais na formação profissional, como empatia, criatividade, controle emocional, respeito às diferenças e facilidade de trabalho em equipe.


. Julho | 2018 . Nº 15 .

MÓDULO MATEMÁTICA BÁSICA

MATEMÁTICA COMPETITIVA

OFICINA DE JOGOS MATEMÁTICOS Nos dias 16, 18 e 19 de agosto, aproximadamente 160 aprendizes desenvolveram jogos matemáticos com materiais recicláveis. A atividade teve como principal objetivo ressaltar e reforçar o aprendizado de operações básicas de forma lúdica, utilizando o xadrez, o jogo da velha, o jogo da vida, dentre outros, que também contribuíram para o desenvolvimento da concentração e da atenção. A articulação da matemática com a criatividade dos jovens gerou um aprendizado significativo e prazeroso, quebrando a resistência e o medo que a maioria apresenta pela disciplina.

No dia 11 de julho, 26 aprendizes do Módulo de Matemática realizaram uma competição para a resolução de expressões e equações de primeiro grau com o intuito de aprimorar a agilidade, o raciocínio e o domínio dos números que são utilizados diariamente em qualquer situação cotidiana e também no mercado de trabalho. O desafio foi feito em grupos que escolhiam quais duplas os representariam em cada uma das questões, desenvolvendo também suas habilidades de trabalho em equipe, concentração, paciência e atenção, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um.

SUDOKU E ENIGMA DE FRAÇÕES No dia 16 de julho, 33 aprendizes realizaram uma atividade de “Sudoku”, passatempo que envolve lógica e raciocínio. A ideia do jogo era completar todas as 81 cédulas usando números de 1 a 9 sem repetir numa mesma linha, coluna ou grade (3x3). A atividade proporcionou aos jovens outras formas de pensar e estimular o raciocínio, competências importantes no mercado de trabalho, pois auxilia na capacidade de tomar decisões, na formulação de estratégias, na compreensão de instruções e na criatividade. No mesmo dia, também foi realizado o jogo “Enigma das Frações”, trabalhando frações, proporções e cálculos de medidas usando as regras da matemática básica de forma interativa com o uso da internet, mostrando aos jovens que o uso adequado das ferramentas tecnológicas podem auxiliar nas tarefas profissionais e pessoais de cada um.


. Julho | 2018 . Nº 15 .

MÓDULO ECONOMIA FINANCEIRA

MÓDULO MATEMÁTICA BÁSICA

ENIGMAS E CHARADAS MATEMÁTICAS No dia 17 de julho, 36 aprendizes do Módulo de Matemática realizaram uma competição de Enigmas e Charadas Matemáticas. Divididos em grupos, os jovens eram sorteados para resolver as charadas e os enigmas no quadro e o grupo que demonstrasse mais habilidades como atenção, concentração e domínio do conteúdo seria o “Campeão Matemático”. Além de melhorar a interação da turma e estimular o trabalho em equipe, a atividade teve por objetivo apurar o raciocínio, a agilidade o e domínio do pensamento lógico e rápido, habilidades necessárias em qualquer situação do cotidiano e no mercado de trabalho

COMO ESTÃO SUAS FINANÇAS PESSOAIS?

No dia 17 de julho, 20 aprendizes Módulo Economia Financeira desenvolveram uma planilha de gastos pessoais / familiar dos meses de junho a agosto, detalhando todos os rendimentos (entrada e saída de dinheiro) separados por categorias como: lazer, padaria, sacolão, supermercado, luz, água, telefone, transporte, entre outros. Após esta etapa, os jovens elaboraram um relatório para analisar os gastos apontando onde precisavam economizar mais e criaram um gráfico para facilitar a visualização da planilha de orçamento. O objetivo do trabalho foi mostrar a importância de um orçamento familiar e pessoal para a vida, além de orientar como organizar, gastar e economizar.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA DESCOMPLICADA No dia 24 de julho, 50 aprendizes do Módulo de Economia Financeira participaram da palestra “Educação Financeira: como fazer um bom investimento” com o economista Rafael Cunha Duarte. As temáticas abordadas foram: macroeconomia, microeconomia, poupança, previdência privada, consórcio, outros investimentos, políticas econômicas no Brasil e no mundo, entre outros, visam demonstrar para os alunos a importância de compreender como funciona os sistemas econômicos e como interferem direta e indiretamente em nosso dia a dia. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor os tipos de investimentos e aplicações e perceberam a importância de um bom planejamento financeiro para as instituições e para a vida pessoal, proporcionando assim melhores resultados.


. Julho | 2018 . Nº 15 .

MÓDULO ECONOMIA FINANCEIRA

DICIONÁRIO DE ECONOMIA: ECONOMÊS No dia 3 de julho, os 29 aprendizes do módulo de Economia Financeira produziram um dicionário de economia com as principais termologias utilizadas no mercado econômico. O objetivo era demonstrar para os alunos a importância de compreender cada um desses termos e como eles estão no nosso cotidiano e muitas vezes não percebemos. Alguns termos utilizados e discutidos foram: globalização, inflação, impostos, capital humano, fundos de pensão, política industrial entre outros. Cada termologia foi apresentada e foram utilizadas ilustrações para auxilio e compreensão das mesmas. Com essa atividade, os alunos aprenderam de forma mais dinâmica como a economia está ligada ao nosso dia a dia.

ATIVIDADE CULTURAL:

SEMINÁRIO ABORDA TEMA 'ECONOMIA FINANCEIRA'

Nos dias 20 e 27 de julho, 43 aprendizes participaram de um seminário sobre Economia Financeira, que teve por objetivo estimular o pensamento crítico e racional acerca das questões econômicas que afetam diretamente o dia a dia e o futuro. Para se respaldarem em suas falas, os jovens foram incentivados a buscar matérias atuais com diferentes temas, como o aumento das tarifas de energia elétrica, economia digital, o dólar e suas variações, juros, taxa Selic, dentre outros. O seminário proporcionou um conhecimento mais aprofundado sobre o contexto econômico e suas variações e sobre a importância de um planejamento financeiro em suas trajetórias pessoais e profissionais.

VISITA À COLEÇÃO MUGRABI NO CCBB

No dia 18 de julho, 26 jovens visitaram as Obras da coleção Mugrabi, de Jean-Michel Basquiat, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), localizado no Circuito Cultural da Praça da Liberdade. Basquiat era um dos poucos afroamericanos num mundo artístico predominantemente branco e ele expressa, em suas obras, o universo nova-iorquino dos anos 70 e 80, retratando as experiências e os conflitos que o permeavam, como o racismo, política e a desigualdade social. Durante a visita, os jovens tiveram a oportunidade de contextualizar as suas vivências com as obras e criar um paralelo com os dias atuais. Ao término da exposição, eles passaram por uma sala interativa, onde se relacionaram com a obra de Basquiat e conheceram mais sobre o processo criativo do artista.


. Julho | 2018 . Nº 15 .

UNIDADE MURIAÉ

ECONOMIA FINANCEIRA: ORÇAMENTO E PLANEJAMENTO FINANCEIRO E DOMÉSTICO

DINÂMICA CIRCENCE No dia 24 de julho, 9 aprendizes do Módulo Introdutório da Unidade de Muriaé/MG realizaram a “Dinâmica Circense”, que consiste na criação de uma empresa sem fins lucrativos com a missão de ensinar atividades circenses para crianças em vulnerabilidade social. A atividade foi desenvolvida atendendo a critérios como: missão, visão e valores, criação de setores considerando suas funções e interações e captação de recursos. Os jovens desenvolveram habilidades de empreendedorismo a partir de uma visão ampla e sistêmica sobre o funcionamento de uma empresa e do mercado de trabalho e aprenderam a importância do trabalho em equipe e da criatividade na execução das tarefas.

No mês de julho, 63 aprendizes do Módulo Economia Financeira realizaram uma atividade com o objetivo de dispor do conteúdo exposto acerca do tema “Orçamento e Planejamento Financeiro e Doméstico”. Para essa atividade, eles foram divididos em grupos e receberam uma folha com um arranjo familiar, suas despesas mensais, folhetos de produtos promocionais de alguns mercados e um salário mínimo (R$954,00) em notas ilustrativas. O desafio foi conseguir pagar todas as despesas e, com o valor restante, fazer a compra de mantimentos mensal para a família. Os jovens tiveram a oportunidade de imaginar e reproduzir, de forma concreta, o que foi tratado em sala, sendo levados à reflexão sobre os custos de vida e, também, sobre a importância de um correto e criterioso planejamento financeiro. Saber cuidar bem das finanças pessoais é fundamental para o planejamento do futuro e para a obtenção de qualidade de vida. A Educação Financeira ainda não é uma matéria ensinada nas escolas, portanto, é fundamental trabalhar esse tema no programa da aprendizagem, para que os jovens possam entender a importância de começar a planejar e poupar dinheiro desde cedo, pois isso é essencial para que eles possam ter uma vida financeira mais próspera e tranquila.

TANGRAM No dia 24 de julho, 24 aprendizes do Módulo Economia Financeira confeccionaram o Tangram, um quebra cabeça geométrico chinês formado por 7 peças que tem por objetivo desenvolver a criatividade e a imaginação. A atividade contribuiu para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da noção de proporção e na construção de hipóteses, visando facilitar a adaptação dos jovens ao mundo financeiro, que é uma novidade para a grande maioria.


. Julho | 2018 . Nº 15 .

MÓDULO INTRODUTÓRIO

VOCÊ SABE O QUE SÃO AS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (IST's)?

COMPETÊNCIAS PARA O MERCADO DE TRABALHO No dia 28 de julho, os aprendizes do contrato 6 horas do Módulo Introdutório realizaram uma apresentação para os alunos do contrato de 4 horas, cujo tema foi “Competências Profissionais para o Mercado de Trabalho”. A apresentação teve como foco principal ressaltar as habilidades exigidas pelo mercado de trabalho, tais como: boa comunicação e linguagem, trabalho em equipe, respeito aos colegas e às regras da Instituição, conhecimento e atitude. A apresentação, além de informativa, despertou nos jovens o interesse pelo aperfeiçoamento e desenvolvimento de suas habilidades profissionais, sendo esse despertar profissional essencial para o amadurecimento dos jovens no mercado de trabalho e na contribuição de bons resultados para as empresas em que estão inseridos.

No dia 16 de agosto, 19 aprendizes do Módulo Introdutório realizaram uma atividade com a temática Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's), que teve por objetivo demonstrar para os jovens os diversos riscos a que eles estão expostos nessa fase transitória da adolescência para a vida adulta. Os alunos realizaram uma pesquisa sobre o tema e perceberam como a falta de informação pode ser prejudicial e colocar a própria saúde em risco, e, após a pesquisa, foi realizado um debate em sala a fim de elucidar as principais dúvidas e questões apresentadas. Para ilustrar o tema, os jovens confeccionaram cartazes mostrando os efeitos que algumas doenças podem causar no organismo e, para finalizar, propuseram a criação da hashtag #prevencaoeamelhorsaida para difundir as informações nas redes sociais e conscientizar um maior número de pessoas possível. A prevenção é essencial para evitar doenças e, também, uma gravidez indesejada nessa fase da vida.

VAMOS FALAR SOBRE A ADOLESCÊNCIA? Uma das temáticas trabalhadas com os 35 aprendizes do Módulo introdutório foi a adolescência. Para enriquecer a abordagem do tema, os jovens confeccionaram cartazes e realizaram apresentações sobre o assunto, expondo seus conhecimentos, expectativas, medos e anseios em relação a essa importante fase da vida. Essa atividade teve como objetivo a conscientização e troca de informações acerca das inúmeras transformações, inseguranças, questionamentos e desafios do início da vida profissional e melhor prepará-los para o seu ingresso no mercado de trabalho.


. Julho | 2018 . Nº 15 .

ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES

APRENDIZES DO PET PARTICIPAM DA CARAVANA CONAPETI A convite do Fectipa/MG, no dia 9 de julho, 19 alunos do Módulo Introdutório, que estão iniciando sua trajetória no mercado de trabalho por meio do Programa Educação & Trabalho (PET) , participaram do encontro realizado pela Caravana Conapeti, promovida pelo Comitê Nacional de Adolescente na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. A Caravana que está rodando o país passou por Belo Horizonte com o objetivo de conscientizar os jovens a respeito do combate ao trabalho infantil e a exploração sexual do menor. O encontro foi realizado no Ministério Público do Trabalho (MPT), onde instuições formadoras e representantes do poder público realizaram um bate-papo com os jovens no intuito de trocar informações, gerando assim uma rede de conhecimentos sobre os direitos da Criança e do Adolescente. O palestrante Felipe Caetano, que faz parte da Caravana, relatou sua trajetória de vida e como conseguiu mudar suas perspectivas e passar de trabalhador infantil para um defensor da causa, tornando-se um personagem importante para conscientizar e trocar informações com o público mais jovem. Os aprendizes do PET tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências, expor suas ideias e visões sobre os temas abordados e perceberam que também podem se tornar protagonistas e fazer parte dessa rede de conscientização, defesa e mobilização social.

AJUDE A MELHORAR A VIDA DE MILHARES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

APOIE OS PROJETOS SOCIAIS DA FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA! FAÇA SUA DOAÇÃO:

SEJA VOLUNTÁRIO:

Banco do Brasil

Caixa Econômica Federal

Agência 3494-0 | Conta 4639-6

Agência 0094 | Conta 501.875-4 | Operação 003

Envie um e-mail para marianne.policarpo@fundacaocdl-bh.org.br

Av. João Pinheiro, 495 / 7º andar - Funcionários F-Cdl Pró-Criança

@fcdlprocrianca

(31)

3249-1791

@FundacaoCDLBH

(31) 97362-1338

company/fundação-cdl-pró-criança

www.fundacaocdlbh.org.br Fundação CDL Pró-Criança

Profile for Fundação CDL Pró-Criança

Informativo PET - Julho / 2018  

Informativo PET - Julho / 2018

Informativo PET - Julho / 2018  

Informativo PET - Julho / 2018

Advertisement