a product message image
{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade

Page 1

. Janeiro & Fevereiro | 2018 . Nº 10

IN F O R M A T IV O MÓDULO INTRODUTÓRIO

PALESTRA SOBRE GESTÃO DO CONHECIMENTO

CARTILHA DO INTRODUTÓRIO Durante o mês de janeiro, os 30 aprendizes do Módulo Introdutório elaboraram uma 'Cartilha do Introdutório', na qual eles contaram de forma precisa, lúdica e técnica algumas temáticas que compõem o Módulo. Para a realização da atividade, os jovens desenvolveram uma estrutura de linha de produção, em que cada um e os grupos tinham funções específicas, como: linha editorial, equipe de coordenação, equipe de designer, acabamento final.

No dia 23 de janeiro, os aprendizes do Módulo Introdutório assistiram à palestra da consultora organizacional Edina Bonsucesso. O objetivo era apresentar aos jovens o que as empresas valorizam quando contratam um funcionário, evidenciando a gestão do conhecimento como ponto de partida. A palestrante apresentou de forma bem-humorada, didática e criativa qual é o comportamento e a postura esperada dos aprendizes no mercado de trabalho por parte das empresas.

VISITA GUIADA AO MERCADO CENTRAL Ainda neste módulo, no dia 26 de janeiro, os aprendizes realizaram uma visita guiada no Mercado Central de Belo Horizonte. Durante a visita, os jovens assistiram a uma palestra sobre a história do Mercado Central e conheceram toda a estrutura do local, passando pelos corredores e lojas, além da capela Nossa Senhora de Fátima e da Cozinha Escola da Nestlé. A visita teve o objetivo possibilitar aos aprendizes avaliar o comércio local e perceber o jeito mineiro de atender.


. Janeiro e Fevereiro | 2018 . Nº 10 .

ATIVIDADES CULTURAIS MÓDULO ‘EU, CONSUMIDOR’

CONSUMISMO EM PARÓDIA

VISITA GUIADA AO CENTRO DE ARTE POPULAR CEMIG Nos dias 2 e 3 de janeiro, 247 aprendizes realizaram visita guiada ao Centro de Arte Popular Cemig – equipamento cultural pertencente ao Circuito Liberdade. Na ocasião, artistas e obras mineiras ilustraram um pouco da cultura de Minas Gerais, fortalecendo o conhecimento histórico e proporcionando reflexões acerca de hábitos e crenças da sociedade.

Entre os dias 22 e 26 de janeiro, aproximadamente 170 aprendizes revisaram o conteúdo do Módulo “Eu, Consumidor” e desenvolveram a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade e o senso crítico. A ação ocorreu em pequenos grupos e consistiu na transformação de músicas conhecidas em paródias relacionadas à temática do consumismo.

MÓDULO LÍNGUA PORTUGUESA

LEITURA, ESCRITA E VOCABULÁRIO

Durante o mês de janeiro, 40 aprendizes do Módulo de Língua Portuguesa trabalharam questões relacionadas à leitura e interpretação de texto, gêneros textuais, figuras de linguagem, ampliação do vocabulário, novo acordo ortográfico, concordância nominal e verbal, redação oficial, parágrafo padrão, entre outros assuntos. Os aprendizes tiveram oportunidade de praticar técnicas de interpretação de texto, escrita e oratória.

VISITA GUIADA AO MUSEU MINEIRO No dia 3 de janeiro, 76 aprendizes visitaram o Museu Mineiro, que também compõe o Circuito Liberdade. Na ocasião, os jovens visitaram a Sala das Colunas; a Sala do Colecionador; a Sala do Arquivo Público; e a Sala das Sessões. Os espaços revelam aspectos relacionados à cultura mineira, principalmente elementos religiosos e políticos.


. Janeiro e Fevereiro | 2018 . Nº 10 .

MÓDULO INTRODUTÓRIO

APRENDIZES DO PET PARTICIPAM DE CIRCUITO DO CONHECIMENTO O evento contou com a presença de um juiz federal e outros seis palestrantes Por Andressa Guimarães

No dia 23 de fevereiro, 55 aprendizes do Módulo Introdutório do Programa Educação & Trabalho (PET) participaram do Circuito do Conhecimento, realizado das 14h às 17h, na Faculdade Pitágoras. A atividade teve como objetivo aprimorar, desenvolver e potencializar as competências básicas para o mercado de trabalho, mostrando aos jovens como a gestão do conhecimento pode contribuir para que eles tenham um futuro de sucesso. O evento contou com a presença dos seguintes palestrantes: ŸEliane Pessoa - consultora organizacional especialis-

ta em desenvolvimento de competências; ŸEtiene Martins - jornalista e proprietária de uma

livraria especializada na venda de livros de autores negros; ŸJackson Neves - CEO da startup Carreira EAD e

proprietário de franquias como a Cacau Show e Cebrac; ŸJosé Carlos Machado - juiz federal; ŸJuliano Costa - servidor responsável pelo controle

financeiro da Câmara Municipal de Belo Horizonte; ŸMichele Quintão - proprietária da Butiquim Buffet e

empresária da Hinode; ŸPaulo Agostinho - mestre em comunicação, coa-

ching e leiloeiro oficial.

Cada um desses palestrantes contou aos jovens sua história de vida, como traçaram a sua trajetória de sucesso, mostrando a eles que os obstáculos existem, mas podem ser superados. O ponto comum de todos os relatos foi o destaque dado ao estudo e à busca pelo conhecimento para a construção de uma carreira sólida e de uma vida bem sucedida. A educadora social Elisângela Ciríaco, organizadora do evento, explica que “os aprendizes vêm de realidades muito diferentes, de famílias de baixa renda e muitos até em situação de vulnerabilidade social, porém, o que queremos mostrar a eles é que a realidade atual não precisa definir quem eles serão no futuro. Muitos têm sonho de ser médicos, advogados, arquitetos, empreendedores e queremos que eles saibam que todas as realizações são possíveis, com planejamento, estudo e muita dedicação”, ressalta. Após as palestras, aprendizes e expositores participaram de um coffee break, no qual os jovens tiveram também oportunidade de trabalhar técnicas de interação social e networking com os palestrantes, assuntos abordados durante o Módulo.


. Janeiro e Fevereiro | 2018 . Nº 10 .

MÓDULO MUNDO JOVEM II ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES

SIMPÓSIO DE ONG'S

APRENDIZES DO PET PARTICIPAM DE PALESTRAS COM VEREADORA ÁUREA

No dia 28 de fevereiro, os aprendizes do Programa Educação & Trabalho (PET), integrantes do Juventude Fectipa, assistiram à palestra da vereadora Áurea Carolina, que falou sobre o tema ‘‘Gênero e Violência Contra a Mulher’’. O movimento Juventude Fectipa integra o Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (Fectipa/MG), que é vinculado à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE / MG).

Durante o mês de fevereiro, os aprendizes do Módulo Mundo Jovem, que estão encerrando seus contratos com o Programa Educação & Trabalho (PET), receberam o desafio de propor possíveis áreas de atuação e novas ideias para entreter os jovens em suas próprias comunidades. Após discussões em sala, as ações tomaram o formato de oficinas com materiais recicláveis que poderão ser ofertados pelos grupos. O objetivo da atividade foi promover a consciência sustentável, reduzir a perda de diversidade na natureza e preocupar com a proporção da população sem acesso à água potável e ao esgotamento sanitário.

AJUDE A MELHORAR A VIDA DE MILHARES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

APOIE OS PROJETOS SOCIAIS DA FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA! FAÇA SUA DOAÇÃO:

SEJA VOLUNTÁRIO:

Banco do Brasil

Caixa Econômica Federal

Agência 3494-0 | Conta 4639-6

Agência 0094 | Conta 501.875-4 | Operação 003

Envie um e-mail para marianne.policarpo@fundacaocdl-bh.org.br

www.fundacaocdl-bh.org.br

Av. João Pinheiro, 495 / 7º andar - Funcionários - BH/MG

(31) 3249-1791

F-Cdl Pró-Criança

company/fundação-cdl-pró-criança

@fcdlprocrianca

@FundacaoCDLBH

Fundação CDL Pró-Criança

Profile for Fundação CDL Pró-Criança

Informativo PET - Janeiro e Fevereiro / 2018  

Informativo PET - Janeiro e Fevereiro / 2018

Informativo PET - Janeiro e Fevereiro / 2018  

Informativo PET - Janeiro e Fevereiro / 2018

Advertisement